Sartre e a Gênese Do Fenômeno No Circuito da Ipseidade

Dissertatio 57:117-136 (2023)
  Copy   BIBTEX

Abstract

Em O ser e o nada, para que haja o fenômeno, é preciso o concurso de um ser que seja suaprópria descompressão de ser, um ser que, sendo seu próprio nada, faça com que o mundo sefenomenalize enquanto assombrado (hanté) por este nada, em direção a uma totalização que nuncapode se totalizar, pois o fechamento em uma totalidade compacta seria anular a descompressão de serque é abertura do próprio fenômeno enquanto fenômeno. Este movimento de totalização que nunca sepreenche caracteriza a ipseidade do para-si. O fenômeno, quer o consideremos da perspectiva ôntica doque nos aparece no mundo cotidiano ou da perspectiva ontológica dos modos de ser implicados no queaparece, pressupõe a estrutura ontológica da ipseidade. Além disso, a questão do fenômeno em O ser eo nada não se resume a uma questão ontológica, pois, ao interrogar à gênese do fenômeno, Sartrecircunscreve o problema em uma metafísica que indaga sobre o que teria ocorrido para que o em-si,antes do surgimento da realidade-humana, se descomprimisse para tornar-se para-si. A concepção defenômeno como tendo origem no próprio modo de ser do para-si como ipseidade e a passagem entre aontologia e a metafísica marcam a originalidade do modo como Sartre assimila a fenomenologia em Oser e o nada. Com esta leitura, apoiada em Flajoliet e Bento Prado Jr, reforçamos as linhasinterpretativas que exigem o estudo da obra de Sartre em toda sua variedade de expressões, pois estavariedade não está circunscrita apenas na relação entre filosofia e ficção, visto que na própria obrafilosófica de Sartre há “modalidades” distintas de expressões filosóficas como a ontologiafenomenológica e a metafísica que, ao serem atravessadas, tornam mais profunda a compreensão daipseidade.

Links

PhilArchive



    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 92,682

External links

Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

El ser y la nada.Cristina Rodríguez Blanco - 2010 - Claridades. Revista de Filosofía 2 (1):55-61.
El ser y la nada.Cristina Rodríguez Blanco - 2018 - Claridades. Revista de Filosofía 2 (1):55-61.
Ipseidade e alteridade: uma leitura da obra de Paul Ricoeur.Joaquim de Sousa Teixeira - 2004 - Lisboa: Centro de Literatura e Cultura Portuguesa e Brasileira, Imprensa Nacional-Casa da Moeda.
O problema do Nada e sua relação com a liberdade humana em Sartre.Vinicius Xavier Hoste - 2015 - Clareira: Revista de Filosofia da Região Amazônica 2 (2):120-133.
Dos manifestaciones de la libertad en Jean- Paul Sartre.Yanina Maribel Lo Feudo - 2022 - Contrastes: Revista Internacional de Filosofía 27 (1):41-59.
Sartre.Mary Warnock - 1971 - Garden City, N.Y.,: Anchor Books.

Analytics

Added to PP
2023-09-07

Downloads
6 (#1,476,313)

6 months
4 (#843,989)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?

Citations of this work

No citations found.

Add more citations

References found in this work

No references found.

Add more references