Do “regionalismo aberto” à proposta de uma comunidade sul-americana das nações: o processo histórico de criação da UNASUL (União das Nações Sul-Americanas)

Ágora – Revista de História e Geografia 22 (1):121-137 (2020)
  Copy   BIBTEX

Abstract

A UNASUL é um projeto de integração entre países da América do Sul, criado em 2008 a partir da assinatura do Tratado Constitutivo da UNASUL, que tem como signatários: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Guiana, Paraguai, Peru, Suriname, Uruguai e Venezuela. O artigo considera aspectos históricos da criação da UNASUL para analisar mudanças que ocorreram nas concepções de integração sul-americana a partir da “guinada à esquerda” observada na década de 2000 na América do Sul. Busca-se, nesse sentido, compreender como a ascensão de governos nacionais comprometidos com forças sociais e políticas que se opuseram aos projetos neoliberais de reestruturação do capitalismo, adotados na América do Sul durante a década de 1990, repercutiu no processo histórico de constituição da UNASUL.

Links

PhilArchive



    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 92,261

External links

Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

Psicologia e arte: um paradigma estético dos processos de criação.Aline Groff Vivian & Jorge Trindade - 2003 - Aletheia: An International Journal of Philosophy 17:107-121.
Mercosul.Manoel Junior Américo - 2001 - Araucaria 3 (5).

Analytics

Added to PP
2020-08-15

Downloads
19 (#803,294)

6 months
5 (#648,432)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?

Author's Profile

Citations of this work

No citations found.

Add more citations

References found in this work

No references found.

Add more references