O Estatuto A Priori Da Mec'nica No "tractatus"

Cadernos de História E Filosofia da Ciéncia 17 (1) (2007)
  Copy   BIBTEX

Abstract

Aquilo que se poderia chamar de ?epistemologia do Tractatus?, isto é, sua reflexão sobre a ciência e, mais especificamente, sobre a Mecânica, foi alvo de pouca atenção por parte dos comentadores de Wittgenstein, muito embora seja considerável a quantidade de aforismos dedicados ao tema e essa reflexão seja inequivocamente importante para a história da epistemologia no século XX. O que pretendemos fazer aqui ? para além de lembrar esse tema esquecido ? é tão somente levantar um dos problemas que esses aforismos levantam ? o do estatuto a priori da mecânica ?, e indicar a direção geral na qual a sua solução deve ser procurada. Este artigo pretende determinar essa ?direção geral? de forma quase que tão somente negativa, indicando-a ao afastar certas interpretações. Se nos demoramos nessas interpretações , é porque elas fornecem, na sua contraposição à leitura que julgamos correta, uma base para avaliar a contraposição entre linguagem fenomenológica e linguagem fisicalista, tais como concebidas por Wittgenstein em 1929. O interesse de tal exame, assim, extrapolaria a exegese de teses tractarianas e atingiria um dos eixos da ruptura entre o Tractatus e o assim chamado ?segundo Wittgenstein?

Links

PhilArchive



    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 92,611

External links

  • This entry has no external links. Add one.
Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

O Estatuto Das Hipóteses Científicas Na Epistemologia De Espinosa.Cristiano de Rezende - 2008 - Cadernos de História E Filosofia da Ciéncia 18 (1).
‘aplicação’ E ‘uso’ No Período Intermediário De Wittgenstein.Rafael Azize - 2004 - Cadernos de História E Filosofia da Ciéncia 14 (2).
O Estatuto Cognitivo Dos Conceitos Psicológicos.Luiz de A. Dutra - 2001 - Cadernos de História E Filosofia da Ciéncia 11 (2).
Transcendental idealism in Wittgenstein's tractatus.Hao Tang - 2011 - Philosophical Quarterly 61 (244):598-607.
Kant e a Quantidade como Categoria do Entendimento Puro.Sílvia Altmann - 2007 - Cadernos de História E Filosofia da Ciéncia 17 (1).

Analytics

Added to PP
2015-02-05

Downloads
0

6 months
0

Historical graph of downloads

Sorry, there are not enough data points to plot this chart.
How can I increase my downloads?

Author's Profile

Bento Prado Neto
Universidade Federal de São Carlos

Citations of this work

No citations found.

Add more citations

References found in this work

No references found.

Add more references