Schopenhauer: crítica da razão e fundamentação do pessimismo

Discurso 50 (1) (2020)
  Copy   BIBTEX

Abstract

O pessimismo pode ser encontrado sob diversas formas na obra de Schopenhauer, embora não haja para o pessimismo em geral uma definição precisa. Ele se mostra antes de tudo como uma espécie de valoração da existência tal como o otimismo, seu contrário. Procuro mostrar que o “pessimismo schopenhaueriano” não deve ser tomado como um pressuposto ou postulado acerca do ser originário, tampouco como mero resultado da experiência de vida. Pelo contrário, trata-se da consequência final da crítica da razão que leva à total refutação de toda e qualquer forma de dogmatismo defensor de uma razão para a existência do mundo. Essa consequência abrange todas as questões filosóficas, mas, segundo suas premissas epistemológicas, mantém-se como uma avaliação crítica dirigida ao mundo enquanto pensado sob o princípio de razão. Pode-se, então, dizer que esse “pessimismo” não consiste em uma doutrina filosófica sobre um mal metafísico substancial e impessoal.

Links

PhilArchive



    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 92,369

External links

Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

O pessimismo moral Schopenhaueriano: Origem, significado e alcance.Dax Moraes - 2017 - Ethic@ - An International Journal for Moral Philosophy 16 (2):347-374.
A Razão Teórica Triunfa Sobre A Razão Prática? Habermas Contra A Dialética Do Esclarecimento.Pablo Holmes - 2008 - Ethic@ - An International Journal for Moral Philosophy 7 (1):25-43.
A Conversão da Consciência como princípio da moralidade.Konrad Utz - 2016 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 61 (3):578-602.

Analytics

Added to PP
2020-07-04

Downloads
11 (#1,143,633)

6 months
2 (#1,206,222)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?

Citations of this work

No citations found.

Add more citations

References found in this work

No references found.

Add more references