Um ecossistema desfavorável à perpetuação documental

Cultura:59-69 (2019)
  Copy   BIBTEX

Abstract

Este artigo procura ser uma incursão introdutória num dos problemas mais pre­mentes para quem se propõe estudar e conhecer os processos como a cultura impressa se engendra e como, através dos seus itinerários de circulação e apropriação, ela corresponde e correspondeu a uma das fórmulas de enunciação e circunscrição do mundo na modernidade. Esse problema surge como consequência do reconhecimento da relevância dos acervos docu­mentais e materiais de editores e livreiros para o estudo e análise do processo sócio-histórico de construção da cultura impressa. Aborda-se e explora-se o difícil ecossistema social de pro­dução e sobrevivência desses acervos, num contexto nacional e internacional de actividade e de enquadramento institucional desfavorável à constituição, preservação e patrimonialização dessas fontes fundamentais para o conhecimento da cultura impressa.

Links

PhilArchive



    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 92,923

External links

Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

Some Ethical Issues Concerning Medical Reproduction In Portugal.M. Cristina Rosamond Pinto - 2005 - Eubios Journal of Asian and International Bioethics 15 (1):12-12.
Rawls in Portugal and Spain.João Cardoso Rosas - 2002 - European Journal of Political Theory 1 (2):243-255.
Os acervos da ditadura na mesa de montagem.Anita Matilde Silva Leandro - 2017 - Logos: Comuniação e Univerisdade 23 (2).

Analytics

Added to PP
2023-01-08

Downloads
5 (#1,557,834)

6 months
4 (#855,130)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?