Giorgio Agamben e Biossegurança Enquanto Paradigma de Governo: Os Alertas Agambenianos Sobre a Pandemia Do Coronavírus e a Import'ncia da Reflexão Filosófica Na Contemporaneidade

REVISTA APOENA - Periódico dos Discentes de Filosofia da UFPA 2 (4):55 (2021)
  Copy   BIBTEX

Abstract

A presente pesquisa tem como escopo analisar como as denominadas “razões de segurança” enquanto justificadoras de medidas excepcionais e a existência de uma peste são visualizadas por Giorgio Agamben enquanto paradigmas de governo. O objetivo é demonstrar como esses dois fatores, com a pandemia do coronavírus, se uniram e se transformaram no que o filósofo italiano denomina biossegurança. Para tanto, tratando-se de pesquisa essencialmente bibliográfica, de abordagem qualitativa, serão exploradas obras de Agamben sobre seu método, textos anteriores ao COVID-19 e seus alertas acerca dos dispositivos de controle adotados no combate ao vírus. A partir disso, conclui-se pela importância da tarefa do filósofo em lançar constantemente seu olhar crítico sobre os fenômenos atuais, momentos de seu tempo e história, enquanto esta ainda está em curso.

Links

PhilArchive



    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 92,197

External links

Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

A crise tecnocientífica: reflexões filosóficas sobre a pandemia.Gilmar Evandro Szczepanik - 2020 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 11:e51.
Corona e communis: imunidade, comunidade e o COVID-19.Maurício Fernando Pitta - 2020 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 11:e32.
Estado de exceção em Giorgio Agamben.Evandro Pontel - 2012 - Revista Opinião Filosófica 3 (2).

Analytics

Added to PP
2023-01-17

Downloads
7 (#1,391,414)

6 months
5 (#647,370)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?

Citations of this work

No citations found.

Add more citations

References found in this work

No references found.

Add more references