A Força Que Move Os Planetas: Da Noção De "species Immateriata" Na Astronomia De Johannes Kepler

Cadernos de História E Filosofia da Ciência 16 (2) (2006)
  Copy   BIBTEX

Abstract

O heliocentrismo kepleriano estabelece uma relação de causalidade entre o Sol e os movimentos dos planetas, mediada pela ação da força motriz solar. O conceito é formulado através de uma dupla analogia, com a luz e com o magnetismo. Discutimos aqui a explicação oferecida por Kepler para a geração e difusão da luz e da força motriz solares, procurando esclarecer o significado atribuído pelo astrônomo ao termo latino species, por ele empregado para designar emanações imateriais como a luz, a força motriz e o magnetismo, pelas quais os corpos afetam suas vizinhanças

Links

PhilArchive



    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 92,654

External links

  • This entry has no external links. Add one.
Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

Da Potência Motriz Solar Kepleriana como Emanação Imaterial.Anastasia Itokazu - 2007 - Cadernos de História E Filosofia da Ciéncia 17 (2).
Filosofia e Mecânica: Matéria inerte e força activa.Ricardo Lopes Coelho - 2005 - Revista Portuguesa de Filosofia 61 (1):247 - 280.
Ciência inspirada E inspiração científica: Platão Pensa a poesia no íon.Tatiana Maria Gandelman de Freitas - 2011 - Principia: Revista do Departamento de Letras Clássicas e Orientais do Instituto de Letras 1 (22):89-94.

Analytics

Added to PP
2015-02-05

Downloads
0

6 months
0

Historical graph of downloads

Sorry, there are not enough data points to plot this chart.
How can I increase my downloads?