Perspectiva naturalizantes de Nietzsche em 'Além do bem e do mal'

Dissertatio 41 (S2):229-255 (2015)
  Copy   BIBTEX

Abstract

O título deste paper conecta duas palavras, frequentemente aplicadas ao pensamento de Nietzsche, mas usualmente não de forma simultânea, dado que perspectivismo e naturalismo são frequentemente vistos como conceitos alternativos, ou mesmo contraditórios. Enquanto perspectivismo é associado a leituras estéticas, construtivistas, kantianas e mesmo relativistas e pós-modernas de Nietzsche, a noção de naturalismo o aproxima da ciência, do empirismo e do realismo. Por esta razão, muitos dos que atribuem a Nietzsche versões de perspectivismo abrigam reservas com relação a leituras naturalistas e vice versa. Esse paper, todavia, argumenta que Nietzsche não defende ou desenvolve abertamente ‘naturalismo’ ou ‘perspectivismo’ na forma de doutrinas ou teorias. Devemos ser relutantes em aplicar denominadores, aparentemente tão estreitos a sua filosofia, haja vista poderem muito bem ser, fundamentalmente, enganadores. Ademais, tais abordagens tendem a resultar em preconceitos confirmados ao invés de novas ideias. Então, com relação a questão de se Nietzsche deve ser chamado de um ‘naturalista’, me parece que a maldade [evil] tem peso consideravelmente maior do que a necessidade, nesse caso. Nietzsche não ensina doutrinas mas exemplifica, testa e propõe certas práticas filosóficas, sendo que essas sim contêm características naturalistas e perspectivísticas. Ele convida o seu leitor a adotar perspectivas naturalistas e as explora experimentalmente nos seus respectivos contextos práticos a fim de perseguir um dado projeto. As abordagens naturalizantes de Nietzsche da mente, filosofia e ciência, seu aparente empirismo, sensualismo e materialismo são sempre contrapesados por uma epistemologia crítica.

Links

PhilArchive



    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 92,168

External links

Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

Nietzsche E o proto-perspectivismo de zur teleologie.Ricardo Bazilio Dalla Vecchia - 2016 - Philósophos - Revista de Filosofia 21 (2):219-251.
Sobre ‘El problema de Sócrates’.Juan David Salazar Montoya - 2016 - Saga - Revista de Estudiantes de Filosofía 15 (27):36-45.
O perspectivismo moral nietzschiano.Pietro Gori & Paolo Stellino - 2014 - Cadernos Nietzsche 34:101-129.
Nietzsche y el perspectivismo.Pietro Gori - 2017 - Cordoba: Editorial Brujas.
Transvaloração E redenção na filosofia de Nietzsche.Ildenilson Meireles - 2016 - Philósophos - Revista de Filosofia 21 (2):85-106.

Analytics

Added to PP
2019-06-29

Downloads
8 (#1,321,511)

6 months
3 (#982,484)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?

Author's Profile

Helmut Heit
Technische Universität Berlin

Citations of this work

Add more citations

References found in this work

Nietzsche.Richard Schacht & Ted Honderich - 1983 - Boston: Routledge and Kegan Paul.
Nietzsche.Richard Schacht - 1983 - New York: Routledge. Edited by Ted Honderich.
Nietzsche.Richard Schacht (ed.) - 1983 - New York: Routledge.
Nietzsche's Positivism.Nadeem J. Z. Hussain - 2004 - European Journal of Philosophy 12 (3):326–368.

View all 12 references / Add more references