O positivamente indeterminado: Símbolo como entidade de sentido aberto

Aufklärung 9 (3):97-108 (2022)
  Copy   BIBTEX

Abstract

Martin Heidegger postula a recuperação da potência criativa da palavra como sendo a tarefa fundamental da fenomenologia, identificando na poesia a conservação dessa forma privilegiada de relação com a linguagem. O presente trabalho trata da linguagem como via de acesso às esferas primordiais do ser através de uma interpretação das experiências místicas como ocasiões para o rompimento do automatismo linguístico que impede ver na palavra algo além de um mero instrumento para a transmissão de informações. A partir das reflexões sobre o símbolo desenvolvidas por pensadores como Gaston Bachelard, Paul Ricoeur, Mircea Eliade e Gershom Scholem, propomos uma conceituação fenomenológica do símbolo como entidade de sentido aberto, cuja origem remete ao positivamente indeterminado que constitui o “objeto” das experiências místicas. Positivamente indeterminado é a nossa expressão para dizer o divino, interpretando-o como fonte de todo sentido que é, por isso mesmo, ausente de qualquer sentido determinado, não por uma falta, mas por um excesso de significação. O excesso de significação se apresenta, então, como a chave para uma forma de relacionamento com a palavra concebida como força de criação.

Links

PhilArchive



    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 92,611

External links

Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

Cassirer y Gadamer: el arte como símbolo.Patricia Carolina Montero Pachano - 2005 - Revista de Filosofía (Venezuela) 51 (3):8-9.
Kant, filósofo da linguagem?Fernando Silva - 2018 - Con-Textos Kantianos 7:293-320.
Símbolo e Cultura.Joaquim Braga - 2014 - Coimbra, Portugal: Grácio Editor.
Cassirer y Gadamer: El arte como símbolo.Patricia Montero Pachano - 2005 - Revista de Filosofía 23 (51):58-69.
Cassirer y Gadamer: El arte como símbolo.Patricia Montero Pachano - 2005 - Revista de Filosofía (Venezuela) 51 (3):58-69.

Analytics

Added to PP
2023-02-03

Downloads
9 (#1,261,065)

6 months
5 (#649,144)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?

Citations of this work

No citations found.

Add more citations

References found in this work

No references found.

Add more references