Origem, ontologia e política em Heidegger e Cassirer

Studia Heideggeriana 8:95-112 (2019)
  Copy   BIBTEX

Abstract

O presente artigo busca comparar as ontologias desenvolvidas por Heidegger e Cassirer mostrando que ambos possuem concepções distintas sobre a origem dos múltiplos sentidos do ser, as quais servirão para sustentar interpretações opostas acerca da ascensão do nacional-socialismo na Alemanha. Em Heidegger o sentido é pensado a partir de uma origem única: seja a temporalidade do Dasein, seja a epocalidade do ser no Heidegger tardio. Cassirer, por sua vez, pensa o ser como dado mediante uma multiplicidade de origens expressas nas formas simbólicas da cultura. Curiosamente, ambos os filósofos se utilizarão de suas respectivas ontologias para pensar o surgimento do nacional-socialismo a partir da relação entre mito e técnica. Assim, no início dos anos de 1930, Heidegger pensar história do ser a partir da perspectiva de uma origem mito-poética, vendo o nacional-socialismo como uma possibilidade de retorno ao início grego do pensamento ocidental e da irrupção de um novo modo de doação do ser que pudesse superar o domínio planetário da técnica moderna. Cassirer, ao contrário, verá no nazismo uma infiltração indevida do elemento mítico na sociedade tecno-científica. Por fim, a comparação entre as duas ontologias mostrará, ao mesmo tempo, as limitações de cada posicionamento filosófico. Se Cassirer valoriza o pensamento técnico-científico a ponto de não conseguir ver nele um modo de dominação e ameaça ao humano, Heidegger não parece perceber os perigos que se escondem na sua mitificação da origem.

Links

PhilArchive



    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 92,611

External links

Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

Origem em Heidegger e Winnicott.Zeljko Loparic - 2007 - Human Nature 9 (2):243-274.
Notas sobre a técnica no pensamento de Heidegger.Oswaldo Giacoia Junior - 1998 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 43 (1):97-108.
Myth, Primitive Sign, Poetry: From Cassirer to Heidegger.Robert S. Leib - 2018 - Research in Phenomenology 48 (2):244-264.
Martin Heidegger, Ernst Jünger.Alexandre Franco de Sá - 2003 - Revista Portuguesa de Filosofia 59 (4).

Analytics

Added to PP
2020-07-08

Downloads
20 (#773,462)

6 months
9 (#320,673)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?

Citations of this work

No citations found.

Add more citations

References found in this work

The myth of the state.Ernst Cassirer - 1946 - Westport, Conn.: Greenwood Press. Edited by Charles William Hendel.
An Essay on Man.Ernst Cassirer - 1945 - Philosophical Review 54 (5):509-510.
Kant und das Problem der Metaphysik.Ernst Cassirer - 1931 - Société Française de Philosophie, Bulletin 36:1.

View all 10 references / Add more references