Perspectivas religiosas e críticas da “tradição”

Horizonte:206113-206113 (forthcoming)
  Copy   BIBTEX

Abstract

Este artigo discute formas de analisar criticamente o conceito de _tradição_. _Tradição_ é frequentemente sinônimo de _religião_. Isto aponta para dimensões ideológicas da suposta relação entre a religião e o passado. Uma discussão sobre “a invenção da tradição” leva a três recomendações metodológicas para o estudo crítico da tradição: _tradição_ é relacional, enquadrada com pares de conceitos opostos; é vista como independente de ações intencionais; e sua relação com o passado é uma reivindicação estratégica e ideológica, não como uma característica inerente das religiões. Dois exemplos, o Candomblé e o pereneismo, explicam o contraste entre perspectivas religiosas/essencialistas e críticas/históricas. As visões essencialistas veem a tradição como algo fora da história, enquanto a Ciência da Religião tem a visão oposta, investigando processos de concepção, transmissão, recepção, reconfiguração e (re)invenção de tradições em contextos específicos. O estudo crítico de _tradição _não analisa a tradição em si, mas os discursos sobre ela.

Links

PhilArchive



    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 92,991

External links

Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

Conhecimentos práticos e tradição gestual: um estudo sobre os manuais de encadernação.Fernanda Kelly Silva de Brito - 2020 - Circumscribere: International Journal for the History of Science 25:58.
A Tradição Na Experiência Filosófica Nietzschiana.Lúcia Schneider Hardt - 2014 - Revista Sul-Americana de Filosofia E Educação 22:73-89.
Vida Como Esc'ndalo da Verdade.Lucas Villa - 2023 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 68 (1):e44132.

Analytics

Added to PP
2023-05-21

Downloads
6 (#1,483,753)

6 months
4 (#863,447)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?

Citations of this work

No citations found.

Add more citations

References found in this work

No references found.

Add more references