Do paradigma físico, às lutas e campo simbólico na Ciência da Informação

Logeion Filosofia da Informação 8 (2):116-129 (2022)
  Copy   BIBTEX

Abstract

Considerando as concepções epistemológicas do paradigma físico da CI, constituindo-o como o dominante na gênese da CI, baseando-se nas relações das Ciências Empírico-Analíticas sistematizadas em regras técnicas do conhecimento empírico e constituindo os demais paradigmas cognitivo e social, o paradigma físico da CI é problematizado produzindo simbolicamente obstáculos epistemológicos ao conceito de informação no campo científico, como é discutido por Bourdieu (1989), Capurro (2003) e Gonzalez de Gomez (2000). Além disso, destaca-se a concepção central no texto de Gonzalez de Gomez (2000) de que a informação é flutuante e produz diferentes efeitos de sentido em diferentes contextos, a “informação”. Portanto, trata-se de um estudo teórico, de abordagem crítica e interpretativa sobre o paradigma físico na CI, cujo desenvolvimento pautou-se na autorreflexão, pois é nesse arcabouço metodológico que se estabelece o significado da validade desta categoria de afirmações críticas, colocando o paradigma físico a uma compreensão de interesse emancipatório pelo conhecimento e contrapondo as relações discursivas aos poderes hipostasiado. Por isso, precisa-se de uma reconstrução propriamente pautada na compreensão teórica e, sobre isso, González de Gomez (2000) destaca a informação como um termo flutuante que pode estar inserido em áreas e contextos diferentes. Isso faz com que ocorra uma disputa interna no próprio campo da CI com os paradigmas. Com os estudos culturais em informação, no entanto, pode-se afirmar que, em comparação com os teóricos que defendem a abordagem física no campo da CI, há uma constituição de estudos, cruzado no "status" ou "poder". Ainda é tímido o lugar de influência dos demais paradigmas se comparado ao reconhecimento do paradigma físico. Torna-se necessário entender e realizar essas fissuras, buscando uma reconstrução epistemológica nesse paradigma.

Links

PhilArchive



    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 92,574

External links

Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

Hacia un nuevo paradigma de la ciencia en el tiempo de la globalización.Andrzéj Lukomski - 2009 - Logos: Revista de la Facultad de Filosofia y Humanidades 15:75-82.
Biblioteconomia e ciência da informação (bci) como filosofia da informação aplicada: uma reavaliação.Luciano Floridi - 2010 - InCID: Revista de Ciência da Informação E Documentação 1 (2):37-47.
Del paradigma del" mal legislador" al paradigma del" mal juez".Juan José Gil Cremades - 1988 - Theoria: Revista Trimestral de Teoria, Historia y Fundamento de la Ciencia 3 (7-8-9):109-119.
DeI paradigma deI “mal legislador” al paradigma deI “mal juez”.Gil Cremades & Juan José - 1987 - Theoria: Revista de Teoría, Historia y Fundamentos de la Ciencia 3 (1-3):109-119.
Yusuf en el universo imaginario de Ibn Arabi.José Puerta Vilches - 2004 - Revista Española de Filosofía Medieval 11.
La revolución kuhniana.Armando Aranda-Anzaldo - 1987 - Ciencia y Desarrollo 13 (74):97-104.

Analytics

Added to PP
2023-01-12

Downloads
8 (#1,325,033)

6 months
7 (#441,920)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?

Author's Profile

Jetur. L. Castro
Universidade de Brasília

Citations of this work

No citations found.

Add more citations

References found in this work

Existe Um Pensamento Informacional Ibero-Americano?Carlos Alberto Ávila Araújo - 2018 - Logeion Filosofia da Informação 4 (2):31-55.

Add more references