Entendimento e sociedade na filosofia Humeana

Prometeus: Filosofia em Revista 10 (23) (2017)
  Copy   BIBTEX

Abstract

A interação entre indivíduos depende de uma complexa teia de relações na filosofia de David Hume, que necessitam da maneira como o encadeamento de ideias é feita na mente humana, estando estes assentados sobre os mesmos princípios que fornecem a inclinação do sujeito para asseverar sobre os eventos da matéria. Mais do que ancorar sua teoria da Moral ou da Política sobre os mesmos princípios da crença, a filosofia humeana parece adotar um caminho que se configura por uma via em mão dupla, pois é justamente neste espaço da interação social que o sujeito, ou cada indivíduo de uma sociedade, encontra o alicerce para a fixação da própria crença, aparentemente individual, no fluxo da matéria. Neste sentido, não é apenas a aprendizagem dos costumes que depende da interação social do indivíduo, mas também vemos um grau forte de dependência até mesmo na formação dos termos que são referidos às ideias gerais; sendo importante notar que esta aprendizagem necessita do ponto inicial do reconhecimento do outro para ser efetivada. Desta forma, a nossa pesquisa busca compreender os primeiros fundamentos para esta armação complexa da estrutura cognitiva do sujeito, que precisa tecer para construir os fortes pontos de amarração com o tecido social, fornecendo as linhas de fixação do sujeito com o mundo.

Links

PhilArchive



    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 92,197

External links

Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

Crença no mundo exterior: Mente e objetividade em Hume.Andrea Cachel - 2013 - Revista de Filosofia Moderna E Contemporânea 1 (2):194-225.
A “superação" schellinguiana do entendimento plotiniano da transição do bem para a matéria e o mal.Edrisi Fernandes - 2013 - Archai: Revista de Estudos Sobre as Origens Do Pensamento Ocidental 10:127-140.
A justiça em termos Humeanos.Elcio Alcione Cordeiro - 2010 - Prometeus: Filosofia em Revista 3 (5).
Protágoras: do indivíduo ao sujeito.Eliane De Souza - 2010 - Hypnos. Revista Do Centro de Estudos da Antiguidade 24:93-109.

Analytics

Added to PP
2019-07-27

Downloads
12 (#1,089,546)

6 months
8 (#368,968)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?

Citations of this work

No citations found.

Add more citations

References found in this work

No references found.

Add more references