O perspectivismo nietzscheano enquanto rigor hermenêutico

Cadernos Do Pet Filosofia 7 (14):1-10 (2016)
  Copy   BIBTEX

Abstract

Opresente estudo pretende demonstrar o perspectivismode Nietzsche enquanto rigor hermenêutico. Este é o da hermenêutica contemporânea,como é colocada por Heidegger, enquanto pensamento pós-metafísico.Distinguindo-se da Metafísica e das ciências positivas, a hermenêutica não ofereceuma teoria geral sobre o ser, mas propõe a interpretação histórica do seusentido; e tal interpretação não se pretende exata como as pesquisas dasciências positivas, mas busca o rigor do pensamento reflexivo. Contudo, oprincipal problema surge quando o próprio Heidegger compreende o pensamentonietzscheano como ainda metafísico, colocando a vontade de poder como uma teoria geral do ser, ainda refém doplatonismo como sua mera inversão. No entanto, ver-se-á que essa interpretaçãoé questionável e que, em verdade, a noção de vontade de poder não é umprincípio metafísico, mas, ao invés disso, o que justamente aproxima Nietzschedo autor de Ser e Tempo, uma vez que ela é a disposição do homem parainterpretar o mundo. Tal caráter não metafísico do conceito nietzscheano é oque caracteriza o seu perspectivismo,que não é um relativismo, justamente em virtude do rigor em relação ao sentidohistórico. Esta aproximação, ademais, é corroborada por Gianni Vattimo, em um capítulo do seu livro Diálogos comNietzsche, denominado "Nietsche, intérprete de Heidegger".

Links

PhilArchive



    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 92,227

External links

Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

Perspectivismo y crítica social. De Nietzsche a la Teoría Crítica.José Manuel Romero Cuevas - 2015 - Logos. Anales Del Seminario de Metafísica [Universidad Complutense de Madrid, España] 48:141-163.
Sobre ‘El problema de Sócrates’.Juan David Salazar Montoya - 2016 - Saga - Revista de Estudiantes de Filosofía 15 (27):36-45.
A existência no pensamento de Heidegger.Marcos Aurélio Fernandes - 2014 - Revista de Filosofia Moderna E Contemporânea 2 (1):125-142.
Nietzsche: caos y voluntad de poder.Clademir Luís Araldi - 2007 - Estudios de Filosofía (Universidad de Antioquia) 6:5-18.
Perspectivismo E desenho: Objetividade expressiva.Vânia Dutra de Azeredo - 2011 - Philósophos - Revista de Filosofia 16 (2):10-5216.

Analytics

Added to PP
2017-09-21

Downloads
21 (#741,388)

6 months
4 (#798,951)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?

Citations of this work

No citations found.

Add more citations

References found in this work

No references found.

Add more references