Equilíbrio reflexivo na bioética

Dissertatio 34:135-159 (2011)
  Copy   BIBTEX

Abstract

O presente artigo discute as diferentes aplicações do método de justificação conhecido como 'equilíbrio reflexivo' na bioética. Na primeira parte, reconstrói-se a caracterização do método feita por Rawls em "A Theory of Justice", a distinção posterior entre "Equilíbrio Reflexivo Estrito" e "Equilíbrio Reflexivo Amplo" e, finalmente, algumas aplicações do próprio Rawls na discussão da eugenia e aborto. Na segunda parte, discute-se as extensões feitas por Norman Daniels da teoria da justiça de Rawls, suas aplicações do método e suas próprias contribuições para a bioética, principalmente para a construção de um sistema de saúde justo. Na terceira parte, aborda-se a adoção do método pelos principialistas Beauchamp e Childress. Na parte conclusiva, algumas críticas feitas ao método são avaliadas a partir das aplicações feitas à questões de bioética.

Links

PhilArchive



    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 92,991

External links

Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Analytics

Added to PP
2019-06-29

Downloads
3 (#1,727,655)

6 months
1 (#1,515,053)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?

Citations of this work

Moralidade positiva e moralidade crítica.Marcelo de Araujo - 2015 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 60 (1):148-166.

Add more citations

References found in this work

The way we reason now: reflective equilibrium in bioethics.John D. Arras - 2007 - In Bonnie Steinbock (ed.), The Oxford handbook of bioethics. New York: Oxford University Press. pp. 46--71.

Add more references