O MODELO EXPLANATÓRIO-CAUSAL DE ARISTÓTELES EM SEGUNDOS ANALÍTICOS II.8-10 E O CASO DAS SUBSTÂNCIAS HILEMÓRFICAS

In Jeferson Forneck, Daniel Peres dos Santos, João Francisco Cortés Bustamante & Isis Hochmann de Freitas (eds.), XXI Semana Acadêmica Do PPG Em Filosofia da PUCRS Vol. 1. Porto Alegre: Editora Fundação Fênix. pp. 45-59 (2021)
  Copy   BIBTEX

Abstract

Nos Segundos Analíticos II.8-10, Aristóteles apresenta um modelo investigativo de descoberta da essência pela causa a partir de uma estrutura triádica: a demonstração silogística. Esse modelo explanatório-causal é colocado em prática em casos de processos naturais (e.g. eclipse, trovão) e, apesar de mencionadas, as substâncias sensíveis (e.g. homem) não são concretamente analisadas – algo que só se consolida nos livros centrais da Metafísica (mais especificamente, em Z.17) a partir da análise hilemórfica. Além disso, em Segundos Analíticos II.9, Aristóteles apresenta uma restrição quanto ao domínio de aplicação do modelo: apenas os itens que possuem “causa diferente” (ἕτερον αἴτιον) são passíveis de análise nesses termos. Se, por um lado, o capítulo parece ser uma restrição ao caso específico das substâncias, não são explicitados quais itens possuem e quais não possuem “causa diferente”. Desse modo, é suscitada a questão: teria Aristóteles previsto a aplicação do modelo explanatório-causal às substâncias hilemórficas quando da elaboração dos Segundos Analíticos, ou sua utilização na Metafísica representaria uma reformulação posterior? Neste cenário, temos pelo menos duas hipóteses interpretativas: (i) uma leitura restritiva (ou desenvolvimentista), em que as substâncias não teriam sido previstas; (ii) uma leitura não-restritiva, que se opõe à primeira ao defender que as substâncias já estariam previstas na elaboração dos Segundos Analíticos, e sua omissão se daria por economia argumentativa. O objetivo do presente trabalho é apresentar a hipótese não-restritiva como uma solução para o problema do ἕτερον αἴτιον, defendendo uma aproximação entre a Metafísica e os Segundos Analíticos.

Links

PhilArchive

External links

Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

El programa de análisis aristotélico.Michel Crubellier - 2017 - Revista de Humanidades de Valparaíso 10:29-59.
Aristóteles - Analíticos Posteriores.Jorge Y. C. Morán - 1992 - Tópicos: Revista de Filosofía 3:121-125.

Analytics

Added to PP
2022-01-21

Downloads
282 (#71,351)

6 months
128 (#29,974)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?

Author's Profile

Daniela Fernandes Cruz
University of São Paulo

Citations of this work

No citations found.

Add more citations

References found in this work

Aristóteles, Segundos Analíticos, Livro II.Lucas Angioni - 2004 - Campinas, Brazil: Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade de Campinas.
Aristóteles: Metafísica, Livros VII-VIII.Lucas Angioni - 2002, 2005 - Campinas, Brazil: Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp.
Ontological Underpinnings of Aristotle's Philosophy of Science.Breno A. Zuppolini - 2017 - Dissertation, University of Campinas, Brazil

Add more references