Entre sintomas e textos literários: a Psicanálise e a escolha dos nomes literários

Revista Natureza Humana 21 (3) (2019)
  Copy   BIBTEX

Abstract

o presente artigo analisa a singularidade epistemológica que implica a utilização, tanto por parte do âmbito médico-psiquiátrico-, quanto, - e especialmente-, da psicanálise, dos nomes próprios de Sade e de Sacher-Masoch, autores oriundos da literatura não da medicina, nas suas tabelas sintomatológicas. Os nomes de Sade e Masoch identificam determinadas condições psíquicas bem conhecidas, assim como ajudam a organizar uma taxonomia do campo das perversões: o sadismo e o masoquismo. O texto aborda dois tópicos conceituais que se derivam desta escolha epistemológica: o primeiro visa determinar quais condições e caraterísticas muito específicas estas sintomatologias devem possuir para que não poderem ser nomeadas, como habitualmente, com os nomes dos médicos que reconhecem e isolam o conjunto sintomático. O segundo tópico analisa certo uso não literário que a psicanálise propõe destes sintomas nomeados por literatos, em particular a afirmação da necessária constituição de um complexo sadomasoquista. Neste sentido, o artigo verifica que, se levadas em consideração as literaturas de Sade e de Masoch, - no que elas expõem sobre tipos psíquicos e sobre produção desejante-, este complexo, esta reunião, não seria possível. A psicanálise reuniria o que a literatura, com tanto cuidado diferenciou. Para levar adiante esta reflexão, o texto acompanha a leitura que Gilles Deleuze propões da obra de Sacher Masoch, no seu texto, Apresentação de Sacher-Masoch: o frio e o cruel.

Links

PhilArchive



    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 92,611

External links

Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

O texto filosófico-literário E o texto literário-filosófico.Jayme Paviani - 2019 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 48 (4):449-558.
Kant avec Masoch.François Zourabichvili - 2006 - Multitudes 2 (2):87-100.
Nota Sobre o Frege de Evans.Sagid Salles - 2019 - Investigação Filosófica 10 (2):39-46.
Dejemos en Paz a la literatura.Rodrigo Díez Gargari - 2008 - Isonomía. Revista de Teoría y Filosofía Del Derecho 29:149-175.
Gilles Deleuze over sacher-masoch: Literatuur AlS symptomatologie.Tomas Geyskens - 2006 - Tijdschrift Voor Filosofie 68 (4):779 - 801.
Heidegger e a técnica: sobre um limite possível.Eladio Craia - 2013 - Revista de Filosofia Aurora 25 (36):241.
PSICANÁLISE: uma leitura heideggeriana.Zeljko Loparic - 1998 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 43 (1):25-41.

Analytics

Added to PP
2021-05-11

Downloads
10 (#1,201,046)

6 months
7 (#441,920)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?

Citations of this work

No citations found.

Add more citations

References found in this work

No references found.

Add more references