A analítica do poder pastoral na genealogia das artes de governo em Foucault

Griot : Revista de Filosofia 18 (2):421-434 (2018)
  Copy   BIBTEX

Abstract

No curso de 1978 Segurança, Território, População Foucault toma como objeto de análise o poder pastoral desenvolvido e ampliado pela Igreja Católica do século III ao século XVI. Como podemos situar esse estudo no percurso foucaultiano? Pensamos que a analítica do poder estendida ao âmbito pastoral serve à realização da genealogia da governamentalidade moderna, de modo que a arte de governar cristã é inserida no interior da história das práticas políticas racionalizadas. Procuramos demonstrar a tese do autor de que as técnicas empreendidas pela pastoral cristã produtoras de um poder ao mesmo tempo individualizante e totalizante se fazem presentes na governamentalidade política atual. Para isso, marcamos a especificidade do poder pastoral em relação à racionalidade política, o que confere sua exterioridade frente ao pensamento grego antigo e as artes de governo desde a modernidade. Assim, se evidencia a recusa de uma leitura laicizante do pastorado, pois as técnicas de governo pastoral ultrapassam o âmbito religioso em que estavam circunscritas, colocando a questão de como governar em diferentes campos sociais.

Links

PhilArchive



    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 92,227

External links

Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

Estado pastoral e governo político dos homens.Cicero Josinaldo Silva Oliveira - 2020 - Griot : Revista de Filosofia 20 (2):75-87.
Hacia una analítica de las relaciones de poder. Michel Foucault y la genealogía.Martín Arias Albisu - 2010 - Páginas de Filosofía (Universidad Nacional del Comahue) 11 (14):23-48.

Analytics

Added to PP
2021-04-24

Downloads
7 (#1,392,075)

6 months
5 (#648,432)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?

Citations of this work

No citations found.

Add more citations

References found in this work

No references found.

Add more references