Roger Bacon: a alquimia como ciência positiva

Perspectivas 7 (1):207-218 (2022)
  Copy   BIBTEX

Abstract

Este artigo apresenta um pouco dos estudos de Roger Bacon sobre Alquimia. Filósofo medieval, Bacon deu sequência à tradição de estudos herméticos. Como parte de uma das ciências especiais, assim como ele a compreendia, a Alquimia teve destaque como elemento importante no seu projeto filosófico-científico. A fim de apresentar um pouco o lugar da Alquimia no corpus baconiano, o texto parte de uma breve exposição da possível origem dessa arte entre os povos da antiguidade oriental e, posteriormente, sua chegada à Europa medieval. Passa-se então a apresentar os ensinamentos alquímicos transmitidos por Bacon; sua compreensão de Alquimia não como magia, mas como ciência positiva, cujos métodos e resultados podiam ser corroborados pela Ciência Experimental; a elaboração de uma breve chave de leitura dos termos alquímicos enviados ao Papa Clemente IV, juntamente com a defesa de que a Alquimia é uma arte hermética e precisa ser preservada da ignorância do homem comum, sendo revelada a quem a mereça em corpo e alma.

Links

PhilArchive



    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 92,168

External links

Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

The Opus Majus of Roger Bacon - Volume 1.Roger Bacon & John Henry Bridges - 2000 - London,: Cambridge University Press. Edited by Robert Belle Burke.
Roger Bacon et la composition des trois « Opus ».Pierre Mandonnet - 1913 - Revue Néo-Scolastique de Philosophie 20 (77):52-68.

Analytics

Added to PP
2023-06-01

Downloads
12 (#1,088,955)

6 months
11 (#242,683)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?

Citations of this work

No citations found.

Add more citations

References found in this work

No references found.

Add more references