O conceito de "ação comunicativa fraca" na teoria de Habermas

Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 62 (1):98-115 (2017)
  Copy   BIBTEX

Abstract

O objetivo do presente artigo é analisar em que medida o conceito de ação comunicativa fraca permite que a teoria habermasiana incorpore a possibilidade não apenas de uma mistura entre orientação para o sucesso e orientação para o entendimento, mas uma mistura em que tais orientações são tomadas como aspectos contrários mas dialeticamente interdependentes de certos atos de fala. Em última instância, trata-se de avaliar em que medida esta compreensão mais dialética da relação entre as duas orientações torna a teoria habermasiana menos ingênua e mais sensível à complexidade da prática comunicativa da sociedade contemporânea. Para realizar nosso objetivo, propomos uma conexão conceitual entre a ação comunicativa fraca e, por outro lado, a tensão entre facticidade e validade atuante no âmbito das normas jurídicas.

Links

PhilArchive



    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 92,654

External links

Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

Ação pedagógica, ação comunicativa e Didática.Alexandre Zaslavsky - 2017 - Conjectura: Filosofia E Educação 22 (1):69-81.
A teoria crítica da modernidade de Jürgen Habermas.Jorge Adriano Lubenow - 2013 - Revista de Filosofia Moderna E Contemporânea 1 (1):58-86.

Analytics

Added to PP
2018-11-17

Downloads
7 (#1,394,148)

6 months
2 (#1,206,551)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?

Author's Profile

Antonio Braga
Universidade Federal do Rio de Janeiro

Citations of this work

No citations found.

Add more citations