As qualidades fenomênicas da experiência e o argumento do conhecimento

Principia: An International Journal of Epistemology 20 (3):393-416 (2016)
  Copy   BIBTEX

Abstract

O argumento do conhecimento de Frank Jackson defende que a qualidade sentida das sensações é caracterizada pelos qualia, propriedades intrínsecas das experiências conscientes não redutíveis ao físico. Os qualia seriam o objeto do conhecimento fenomênico, conhecimento factual adquirido somente por experiência. Os meus objetivos são apresentar uma formalização que mostre o aspecto epistêmico e o aspecto metafísico do argumento do conhecimento, e analisar algumas das principais objeções que lhe foram opostas. Dividirei essas objeções em três tipos. O primeiro tipo se refere às objeções que negam o conhecimento fenomênico. O segundo tipo se refere às objeções que aceitam o conhecimento fenomênico, mas negam que esse conhecimento se refira a propriedades não-físicas. E o terceiro tipo nega que todos os fatos físicos e funcionais podem ser conhecidos somente por meio do conhecimento físico. Após analisar objeções e respectivas respostas, concluirei que as objeções analisadas não são decisivas contra o argumento do conhecimento.

Links

PhilArchive



    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 92,440

External links

Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

Crenças “gettierizadas” e conhecimento procedimental.Luis Estevinha Rodrigues - 2015 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 60 (3):438-446.
A virtude do saber-como.Felipe Rocha L. Santos - 2015 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 60 (3):483-499.
O mito do conhecimento.Laurence BonJour, Albertinho Luiz Gallina & Kariane Marques da Silva - 2016 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 61 (3):503-534.
Revisiting knowledge from Falsehood.Tiegue Vieira Rodrigues - 2017 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 62 (3):705-724.

Analytics

Added to PP
2019-07-06

Downloads
0

6 months
0

Historical graph of downloads

Sorry, there are not enough data points to plot this chart.
How can I increase my downloads?

Citations of this work

No citations found.

Add more citations

References found in this work

No references found.

Add more references