Dionísio Pseudo Areopagita e o nada de Deus

Griot : Revista de Filosofia 19 (3):294-304 (2019)
  Copy   BIBTEX

Abstract

Seguindo uma célebre afirmação heideggeriana, poderíamos dizer que a história da filosofia ocidental se constitui como uma onto-teo-logia. Essa assertiva, que em seu contexto crítico possui um sentido teórico-metodológico delimitado para os que buscam compreender a questão norteadora da filosofia grega e, posteriormente cristã, ou seja, a do fundamento do real ou do ser, não se sustenta quando aplicada à tradição apofática dionisiana. Marcado pelo diálogo com o neoplatonismo, o Corpus areopagyticum, por sua radical característica apofática, não somente coloca em suspensão uma certa linearidade histórico-filosófica herdeira do pensamento de Platão, mas instaura um modo de tratamento da linguagem humana para com o divino que permanece em vigor até os dias atuais. Esse artigo tem como finalidade pensar, à luz do diálogo com o pensamento neoplatônico, a noção de Deus como “nada de tudo o que é” e suas consequências para a teologia negativa dionisiana.

Links

PhilArchive



    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 92,682

External links

Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

Apuntes sobre la filosofía de Dionisio (Pseudo-)Areopagita.Christian Schäfer - 2004 - Revista Española de Filosofía Medieval 11:29-48.
Má-fé: uma alternativa diante do niilismo.Joedson de Santana Oliveira - 2014 - Griot : Revista de Filosofia 9 (1):46-54.

Analytics

Added to PP
2021-04-24

Downloads
5 (#1,554,030)

6 months
3 (#1,026,267)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?

Citations of this work

No citations found.

Add more citations

References found in this work

No references found.

Add more references