Tímese Parabólica Intersubjetiva: A Corporeidade No Reconhecimento e Promoção da Perfeição Teleológica Do Si Mesmo e Do Outro

Kínesis - Revista de Estudos Dos Pós-Graduandos Em Filosofia 14 (37):79-98 (2023)
  Copy   BIBTEX

Abstract

Segundo o conceito de tímese parabólica formulado pelo filósofo brasileiro Mário Ferreira dos Santos, quando um ser humano responde com uma intensidade maior que a dos estímulos recebidos, ele compara sua situação atual com aquela que é capaz de alcançar. A comparação com uma perfeição virtual mostra ao homem algo melhor a ser feito e o estimula a buscar a melhoria de algo ou situação, ou mesmo de si mesmo e de outra pessoa. Quanto ao próprio ser humano, a filosofia indica uma perfeição correspondente à natureza humana, que não se restringe ao exercício de papéis sociais ou tarefas específicas, mas ao cumprimento das potencialidades inerentes à dignidade humana. Ao contrário dos bens externos, cuja disponibilidade é limitada e cuja posse é rival, os bens internos são moldados por cada indivíduo de uma forma que beneficia toda a comunidade. As virtudes pessoais cultivadas pelo indivíduo têm uma repercussão social positiva. Temos o tempo parabólico intersubjetivo quando um percebe o potencial de outrem e estimula o outro a se desenvolver. Isto ocorre principalmente em relação a alguém que se ama ou cujo bem se deseja. Neste artigo, quero defender a afirmação de que a tendência à perfeição teleológica é uma qualidade inerente ao ser humano, que é melhor compreendida através da conjugação da corporeidade e da intersubjetividade: a disposição corpórea é naturalmente adequada ao processo de idealização e busca da perfeição humana específica, que necessariamente ocorre através do intercâmbio sincrônico com o aperfeiçoamento do outro.

Links

PhilArchive



    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 92,283

External links

Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

Corpo e corporeidade no pensamento de J. G. Fichte. Estudos e perspectivas.Benedetta Bisol - 2015 - Revista de Filosofia Moderna E Contemporânea 2 (2):20-33.
Corporeidade e epistemologia.Tadeu João Ribeiro Baptista - 2022 - Filosofia E Educação 14 (1):112-135.
DIFERENÇAS E SEMELHANÇAS ENTRE AS POLÍTICAS DE RECONHECIMENTO EM HONNETH E TAYLOR.Vigevando A. De Sousa - 2019 - Kínesis - Revista de Estudos Dos Pós-Graduandos Em Filosofia.
Diferenças e semelhanças entre as políticas de reconhecimento em Honneth e Taylor.Vigevando Araújo De Sousa - 2019 - Kínesis - Revista de Estudos Dos Pós-Graduandos Em Filosofia 11 (26):149 - 161.
A intersubjetividade em Husserl E em Levinas.Marcelo Luis Pelizzoli - 1996 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 41 (161):47-55.
Intersubjetividade e ontologia social nas revisões da teoria do reconhecimento de Axel Honneth.Luiz Philipe de Caux - 2017 - Ethic@ - An International Journal for Moral Philosophy 16 (1):35-62.
Fenomenologia do Direito em Alexandre Kojève.Agemir Bavaresco & Sérgio B. Christino - 2006 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 51 (4):5-28.
A Corporeidade na Liturgia.Valeriano Dos Santos Costa - 1998 - Revista de Cultura Teológica 25:19-30.
Alma, Corpo, Corporeidade: Reflexões Fenomenológicas.Luciano da Silva - 2015 - Revista Portuguesa de Filosofia 71 (1):81-101.

Analytics

Added to PP
2023-02-04

Downloads
10 (#1,199,114)

6 months
8 (#370,373)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?

Citations of this work

No citations found.

Add more citations

References found in this work

No references found.

Add more references