Constitucionalismo pluralista, bem viver e vida boa

Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 65 (3):e36645 (2021)
  Copy   BIBTEX

Abstract

O presente artigo investiga a unidade de valor entre ética e moral, proposta por Ronald Dworkin, assumindo, como ponto de partida, o constitucionalismo pluralista latino-americano. Para tanto, o bem viver, afirmado pelas Constituições boliviana e equatoriana mediante o resgate da sabedoria indígena ancestral – pelo reconhecimento respectivamente do suma qamaña e do sumak kawsay como fundamentos da ordem constitucional – é problematizado a partir da relação que possui com o desafio de consolidação de uma vida boa que expresse o comprometimento com os valores de liberdade, igualdade e comunidade. Referido objeto demandou abordagem interdisciplinar, com destaque para a interação entre o Direito Constitucional e a Filosofia. Os resultados da investigação apontam para a convergência entre a concepção de vida boa aludida por Dworkin e o bem viver que fundamenta as constituições pluralistas latino-americanas. A pesquisa se insere na vertente jurídico-sociológica para o desenvolvimento de investigação de tipo jurídico-investigativo e técnica bibliográfica. Para consideração das fontes, foi adotado o procedimento de análise de conteúdo, com a predominância de raciocínios dedutivos e dialéticos.

Links

PhilArchive



    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 92,323

External links

Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

Euroia na ética do bem viver em Epicteto.Fernando Fontoura - 2018 - Prometeus: Filosofia em Revista 11 (27).
La ética de la vida buena del Filebo ¿una ética pluralista?Francisco Bravo - 2008 - Estudios de Filosofía (Universidad de Antioquia):569-580.
Una mirada al constitucionalismo popular.Roberto Niembro O. - 2013 - Isonomía. Revista de Teoría y Filosofía Del Derecho 38:191-224.
O argumento do valor intrínseco da vida humana contra a morte de embriões humanos.Lincoln Frias - 2012 - Ethic@ - An International Journal for Moral Philosophy 11 (3):239-259.
Constitucionalismo Y democracia: Una revisión crítica Del argumento contra-epistémico.Felipe Curcó Cobos - 2016 - Isonomía. Revista de Teoría y Filosofía Del Derecho 44:63-97.

Analytics

Added to PP
2022-09-13

Downloads
6 (#1,466,578)

6 months
2 (#1,206,262)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?

Citations of this work

No citations found.

Add more citations

References found in this work

No references found.

Add more references