A Diocese de Nova Iguaçu frente à Chacina da Baixada Fluminense: Memória e Identidade

Horizonte 7 (13):69-84 (2008)
  Copy   BIBTEX

Abstract

Este artigo trata das mudanças ocorridas no universo religioso católico da Diocese de Nova Iguaçu, localizada na Baixada Fluminense, região metropolitana do Estado do Rio de Janeiro, conhecida pela situação de pobreza e pela violência, em especial por ação de grupos de extermínio. O evento que serve de base para investigamos tais mudanças ficou sendo denominado de Chacina da Baixada, que deixou 29 pessoas mortas e uma ferida no bairro da Posse em Nova Iguaçu. A diocese prontamente se mostrou solidária com as famílias das vítimas, cobrando desde o primeiro momento providências das autoridades locais. Entretanto, as visões sobre o envolvimento eclesial se dividem conforme a proximidade dos agentes religiosos, em especial os leigos, da área física dos assassinatos. Assim, os que residem e trabalham pastoralmente mais próximo à localidade apresentam reticências, silêncios e receios não apresentados por leigos entrevistados de outras localidades. Percebemos que, embora haja consenso quanto à necessidade de mobilização da Diocese quanto ao caso, as percepções são abaladas pelo medo que constantemente rege as experiências cotidianas dos moradores daquela região

Links

PhilArchive



    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 92,611

External links

Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

Memória humana e teatro.Edna de Souza Alves & Marcos Antônio Alves - 2001 - Trans/Form/Ação 24 (1):91-100.
Reflexos E espelhamentos – O mito de narciso E o duplo em O espelho - esboço de Uma Nova teoria da Alma hUmana de Machado de assis.Juliana C. Chagas Pereira - 2010 - Principia: Revista do Departamento de Letras Clássicas e Orientais do Instituto de Letras 2 (21):65-72.
Limite da Identidade Pessoal.Claudio F. Costa - 2002 - Princípios 9 (11):05-26.
A identidade como grupo, o grupo como identidade.Claudio Garcia Capitão & José Roberto Heloani - 2007 - Aletheia: An International Journal of Philosophy 26:50-61.

Analytics

Added to PP
2013-11-24

Downloads
22 (#714,863)

6 months
5 (#649,144)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?

Citations of this work

No citations found.

Add more citations

References found in this work

No references found.

Add more references