Results for 'validades universais'

242 found
Order:
  1.  40
    Validades Existenciais e Enigmas Relacionados.Paulo A. S. Veloso, Luiz Carlos Pereira & Edward H. Haeusler - 2009 - Dois Pontos 6 (2).
    Logic does not have purely existential theorems: the only existential sentences that are valid are those with valid universal analogues. Here, we show indeed this is so, when properly interpreted: every existential validity has a simple universal analogue, which is also valid. We also characterize existential and universal validities in terms of tautologies.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   2 citations  
  2.  5
    A teoria da generalização de M. Singer.Jaime José Rauber - 1998 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 43 (4):1021-1030.
    Com a teoria da generalização de Marcus Singer, procuro mostrar que a proposta de legitimação de normas morais universais que não considerar também as circunstâncias concretas das ações, podem legitimar normas de validade absoluta, o que pode possibilitar a justificação de ações injustas.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  5
    A validade do(s) Princípio(s) de Frege na análise da linguagem natural.Francisco J. Salguero-Lamillar - 2010 - Kairos 1:43-54.
    info:eu-repo/semantics/publishedVersion.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  37
    Scotus acerca dos universais.Vitor Bragança - 2023 - Analytica. Revista de Filosofia 25 (1):4-15.
    ResumoNo presente artigo procura-se oferecer uma análise e avaliação críticas da posição de João Duns Scotus (ca. 1265 – 1308) a respeito do problema dos universais. Para tanto, é levada a cabo primeiramente uma breve exposição dos argumentos e conceitos centrais dos quais ele se utiliza para defender seu realismo. Em seguida, algumas críticas à posição de Scotus, em especial o cerne da que devemos a Guilherme de Ockham (ca. 1287 – 1347), são apresentadas em detalhes e então respondidas.Palavras-chave: (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  14
    Universais.John C. Bigelow - 2006 - Critica.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  55
    Universais.E. J. Lowe - forthcoming - Critica.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  38
    Características de validade convergente e divergente de instrumentos de avaliação da personalidade com o Inventário de Estilos de Personalidade de Millon.João Carlos Alchieri, Janaína Castro Núñez, Clarissa Socal Cervo & Cláudio Simon Hutz - 2008 - Revista Aletheia 28:119-134.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  4
    O Resgate da Validade como Elemento Estruturante das Ações Estatais: O Pós-Positivismo e o Direito Discursivo em Habermas.Renato Horta Rezende & Edimur Ferreira De Faria - 2016 - Revista Brasileira de Filosofia do Direito 2 (1):164.
    Admitindo o pós-positivismo jurídico como a teoria que pretende reconciliar o Direito, moral e política em uma sociedade complexa e plural, foi identificado que a legalidade, isoladamente, não poderia mais sustentar a legitimidade das ações estatais, sendo necessário investigar qual o elemento estrutural concede validade aos atos estatais. Utilizando dométodo hipotético-dedutivo, partiu-se das seguintes hipóteses: a lei isoladamente não compreende o elemento estrutural da validade dos atos; e, a participação dos destinatários danorma em sua formação constitui o elemento estruturante das (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  10
    A questão dos universais: Suarez E o nominalismo.André Rangel Rios - 1998 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 43 (3):671-682.
    A partir do século XN, devido em grande parte à influência de Guilherme de Ockam e à divulgação de seu pensamento, o Nominalismo torna-se corrente dominante ao se tratar do problema dos universais. No presente trabalho examina-se como a questão é colocada na obra de Francisco Suárez.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  22
    Ockham E o problema dos universais: Um comentário ao argumento da summa logicae.Hugo E. A. Da Gama Cerqueira - 2003 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 48 (3):441-454.
    Neste artigo, o autor procura explicar os aspectos centrais dos argumentos de Ockham acerca da natureza dos universais, dando atenção à análise das propriedades semânticas de significação e suposição, como foram expostas porOckham na Primeira Parte da sua Summa logicas.Depois de apresentar a doutrina do conhecimento intuitivo e abstrativo, o autor discute as criticas de Ockham ao realismo e o seu modo especifico de conceber universais.
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  11
    Adaptação e evidências de validade da versão brasileira do Questionário Revisado de Controle da Ansiedade.Luanna dos Santos Silva & André Faro - 2022 - Aletheia 55 (2):100-115.
    O Questionário de Controle de Ansiedade-Revisado ( QCA-R ) foi desenvolvido para avaliar a percepção do indivíduo quanto a sua habilidade de controle diante de reações relacionadas à ansiedade. Objetivo. Adaptar o QCA-R para o português brasileiro e reunir evidências iniciais de validade de conteúdo, estrutura interna e relação com variáveis externas. Método. Participaram 293 indivíduos,com idade superior a 18 anos. Utilizou-se o QCA-R, o Patient Health Questionnaire -4 (PHQ-4) e um questionário sociodemográfico. Resultados. A partir de análise fatorial exploratória, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  23
    Boa-fé E validade dos contratos em Hobbes: Uma interpretação a partir de Rawls.Delamar José Volpato Dutra - 2018 - Kriterion: Journal of Philosophy 59 (140):385-408.
    RESUMO O texto acalenta a hipótese de que as razões pelas quais Hobbes justifica a desobediência e mesmo a resistência ao soberano possam ser compreendidas a partir da teoria da boa-fé contratual, tal qual apresentada por Rawls em Uma teoria da justiça. ABSTRACT The text raises the hypothesis that the reasons why Hobbes justifies disobedience and even resistance to the sovereign can be understood from the contractual good-faith theory, as presented by Rawls in A Theory of Justice.
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  79
    Motivação para aprender: evidência de validade convergente entre duas medidas.Acácia Aparecida Angeli dos Santos, Jocemara Ferrreira Mognon, Adriana Rosecler Alcará & Thalyta Hulsen Lemos - 2011 - Revista Aletheia 35:36-50.
    Este trabalho teve como objetivo buscar evidência de validade convergente entre a Escala de Motivação para Aprendizagem em Universitários (EMAPRE-U) e a Escala de Avaliação da Motivação para Aprender de Alunos Universitários (EMA-U) e, também, verificar possíveis diferenças entre as variáveis sexo,..
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  59
    Suporte laboral e identificação organizacional: um estudo de validade.Makilim Nunes Baptista, Fabián Javier Marin Rueda, Daniel Bartholomeu, Sanyo Drummond Pires & Fernando Rochael - 2010 - Revista Aletheia 32:53-69.
    Este trabalho teve como objetivo buscar evidências de validade baseada na relação com variáveis externas para a Escala de Suporte Laboral (ESUL). Participaram 175 universitários trabalhadores de ambos os sexos. Para a coleta de dados, além da ESUL, foi utilizada a Escala de Identificação Organizacio..
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  4
    Recapitulando uma disputa medieval: Boécio comentador de Porfírio e a Querela dos Universais.Carlos Eduardo de Oliveira - 2019 - Analytica. Revista de Filosofia 21 (2):9-36.
    Segundo alguns intérpretes, Porfírio, no início de sua Isagoge, formula um problema que, “graças à Boécio, se tornará o principal problema lógico e metafísico da Idade Média ocidental”: a querela dos universais. Aqui pretendemos mostrar o quanto essas narrativas podem se afastar da compreensão que o próprio Boécio teve dos problemas propostos por Porfírio. Abstract:According to some interpreters, Porphyry introduces a dispute at the beginning of his Isagoge that, “thanks to Boethius, will become the main logical and metaphysical problem (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  20
    Severino Boécio e o problema dos universais.Claubervan Lincow Silva & Marcilio Bezerra Cruz - 2015 - Cadernos Do Pet Filosofia 6 (12):68-75.
    O presente artigo objetiva examinar o pensamento de Severino Boécio acerca da aporia dos termos universais e suas respectivas implicações nos séculos V e VI da era cristã. Tais pensamentos são postos por ele em seu Comentário à Isagoge de Porfírio, fazendo ligações com algumas das principais obras que contribuíram para com o assunto. Boécio acaba por aplicar os termos universais à pluralidade das coisas, demonstrando que podemos pensá-los num sentido singular, quando, por exemplo, os percebemos sensivelmente nas (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  25
    Escala de Altruísmo Autoinformado: evidências de validade de construto.Valdiney V. Gouveia, Rebecca Alves Aguiar Athayde, Rildésia S. V. Gouveia, Ana Isabel Araújo Silva de Brito Gomes & Roosevelt Vilar Lobo de Souza - 2010 - Revista Aletheia 33:30-44.
    Este artigo objetivou adaptar a Escala de Altruismo Autoinformado (EAA), reunindo evidencias de sua validade de construto. Realizaram-se dois estudos em Joao Pessoa (PB), nos quais os participantes responderam a EAA e perguntas demograficas. No Estudo 1 participaram 331estudantes universitarios com ..
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  5
    Reconstrução para além do Estado constitucional: a recepção de Facticidade e Validade na obra de Axel Honneth.Felipe Chieregato Gretschischkin & Ricardo Juozepavicius Gonçalves - 2022 - Dois Pontos 18 (2).
    O presente trabalho visa apresentar a recepção que Axel Honneth faz da obra de Facticidade e Validade de Jürgen Habermas. Argumenta-se que, por mais que Honneth não explicite isso em seus escritos posteriores a publicação do livro de Habermas, a obra exerce influência determinante em suas produções que culminam em O direito da liberdade. Assim, apresenta-se tanto a primeira crítica a de Honneth a Habermas, quanto os momentos posteriores de diálogo com a Facticidade e Validade. Ao final, busca-se identificar as (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19.  28
    Para se avaliar o que se espera: reflexões acerca da validade dos testes psicológicos.Marcos Alencar Abaide Balbinotti - 2005 - Aletheia: An International Journal of Philosophy 21:43-52.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20.  6
    Habermas e a tensão entre facticidade e validade imanente à linguagem.Antonio Ianni Segatto - 2022 - Dois Pontos 18 (2).
    Pretende-se é elucidar alguns aspectos da teoria pragmática da linguagem de Habermas tal como apresentada no primeiro capítulo de Facticidade e validade relacionando as teses apresentadas nessa parte do livro a teses apresentadas sobretudo na segunda parte de Pensamento pós-metafísico a fim de elucidar com como a teoria discursiva do direito e da democracia apresentada em 1992 tem seu ponto de apoio em uma concepção específica da linguagem. Essa estratégia permite examinar os pressupostos normalmente deixados à sombra nas discussões da (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21.  12
    A terceira significação dos nomes universais na Logica Ingredientibus de Abelardo.Luiz Roberto Takayama - 2019 - Discurso 49 (2).
    Este artigo pretende fazer uma breve apresentação do platonismo não-realista de Abelardo através da solução dada na Logica Ingredientibus à célebre “querela dos universais”.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22.  36
    Inteligência emocional e desempenho em policiais militares: validade de critério do MSCEIT.Monalisa Muniz & Ricardo Primi - 2007 - Aletheia: An International Journal of Philosophy 25:66-81.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  5
    H. H. Price, Paradigmas e o problema dos universais.Valdetonio Pereira de Alencar - 2018 - Pensando - Revista de Filosofia 8 (16):325.
    Neste artigo, realiza-se uma análise do Nominalismo de Semelhança tal como formulado por Price. Inicialmente, apresento a posição de Price e suas críticas ao Realismo a respeito dos universais. Segundo ele, o Realismo não fornece uma correta explanação da semelhança inexata entre diferentes particulares. A fim de estabelecer a sua posição nominalista, ele se dedica a refutar duas objeções clássicas: o argumento do aspecto e o argumento do regresso. Posteriormente, analiso as principais críticas contra o Nominalismo de Price: o (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24.  23
    O NOMINALISMO DE ROSCELINO DE COMPIÈGNE: os universais como “flatus vocis”.Marcilio Bezerra Cruz & Claubervan Lincow Silva - 2014 - Cadernos Do Pet Filosofia 5 (9):48-55.
    O presente trabalho consiste em analisar sistematicamente o nominalismo de Roscelino de Compiègne e suas principais objeções ao problema dos universais que fora profundamente discutido ao decorrer de toda a trajetória da historia da filosofia, mas que ganhou um destaque sui generis na Idade Média. Buscaremos, a partir de uma apresentação mais ampla sobre o tema, destacar as concepções do supracitado filósofo frente às demais correntes vigentes em sua época, sublinhando e comentando também as prevalecentes críticas efetuadas por seus (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25.  26
    Constituição do Sentido e justificação da validade. Heidegger e o problema da filosofia transcendental.Karl-Otto Apel & Jorge Neves - 1989 - Revista Portuguesa de Filosofia 45 (3):413 - 461.
    O artigo interpreta o pensamento de Heidegger como transformação da filosofia transcendental que conduz à sua radicalização e, ultimamente, destruição. A este projecto contrapõe Apel a sua tentativa de estabelecer uma filosofia transcendental linguístico-pragmática que procura estabelecer um compromisso entre as temáticas da constituição antepredicativa do sentido e da exigência de validade intersubjectiva. /// L'article interprète la pensée de Heidegger comme transformation de la philosophie transcendantale qui conduit à sa radicalisation et, en dernier lieu, à sa destruction. A ce projet, (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26.  8
    Um círculo virtuoso: Uma chave para a validade indutiva no "Velho" problema da indução.Renata Maria Santos Arruda - 2009 - Prometeus: Filosofia em Revista 2 (3).
    O objetivo desse trabalho é apresentar a proposta do filósofo Nelson Goodman para adeterminação da relação de confirmação válida entre hipóteses e enunciados de prova a partir dotratamento de David Hume para seu problema da indução. Goodman reconhece, no que ele chama de“velho” problema de Hume, uma possibilidade de se superar um grande desafio enfrentado pela filosofiada ciência: o de distinguir as inferências indutivas válidas das inválidas. Com a indicação do hábitocomo o responsável pela nossa confiança em certas inferências indutivas, (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27.  5
    A Informação Entre Sentido e Validade: Glosas Reconstrutivas.Vinícios Souza de Menezes - 2016 - Logeion Filosofia da Informação 2 (2):8-39.
    Trata-se de um encontro dialogal da virada pragmático-linguística filosofia com a informação e a teoria crítica da sociedade. O escopo de tal encontro é a busca pelas possibilidades férteis que a teoria crítica da sociedade pós-virada linguística oferece para os estudos sociais da informação, em especial, o método da reconstrução racional, cujo propósito reconstrutivo traz consigo dois conceitos fundamentais que se assemelham e coexistem com as ações prático-cognitivas da informação: sentido e validade. Versa acerca de um encontro público entre as (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28.  9
    Nota sobre a questâo dos universais en Tomás de Aquino.Carlos A. R. Do Nascimento - 2000 - Revista Española de Filosofía Medieval 7:137-140.
    En esta nota, el autor recuerda cómo Santo Tomás de Aquino se ha ocupado del problema de los universales, señala los textos más importantes en que aborda tal cuestión y formula algunas observaciones en torno a ellos. Finalmente, traduce al portugués uno de estos textos.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29. Do restabelecimento do prazo de validade dos créditos de celulares pré-pagos: Uma análise da decisão do stj a partir da legislação consumerista.Jéssica Helena Maruoka da Silva & Maise Gindre Mosseline - 2014 - Revista Fides 5 (2).
    DO RESTABELECIMENTO DO PRAZO DE VALIDADE DOS CRÉDITOS DE CELULARES PRÉ-PAGOS: UMA ANÁLISE DA DECISÃO DO STJ A PARTIR DA LEGISLAÇÃO CONSUMERISTA.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30.  14
    O debate sobre a gênese e a validade dos direitos naturais subjetivos: Michel Villey e Brian Tierney.Giuseppe Tosi - 2019 - Revista Portuguesa de Filosofia 75 (2):1067-1102.
    In the debate on the origin of modern natural rights, the French philosopher Michel Villey became famous for his counter current theses: that the origin of modern subjective rights was a “deformation” or “degeneration” of the ancient and medieval concept of law; that those responsible for this rupture were Ockham and his nominalist disciples, as well as the Scholastics of Salamanca; that these last ones betrayed the thought of Aquinas on the right adhering to the nominalist. These theses serve the (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31.  25
    Escala de Altruísmo Autoinformado: evidências de validade de construto.Valdiney V. Gouveia, Rebecca Alves Aguiar Athayde, Rildésia Sv Gouveia, Ana Isabel Araújo Silva de Brito Gomes & Roosevelt Vilar Lobo de Souza - 2010 - Revista Aletheia 33:30-44.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32.  24
    Habermas E a questão da validade cognitiva dos enunciados teóricos E morais.Antonio Saturnino Braga - 2009 - Philósophos - Revista de Filosofia 14 (1):11-44.
    A cognitivist and discursive ethics must distinguish itself from two other metaethical positions: on one side, a cognitivist but non-discursive ethics; on the other side, a noncognitivist but communicative, argumentative and procedural ethics. The aim of the present work is to use Habermas’ reflections on the topic of truth to develop an ideal-typical scheme which could be helpful in explaining those distinctions. This scheme will contain three typical conceptions about the truth of theoretical statements: realist-intuitionist conception, objectivist-semantic conception and discursive-consensual (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33.  41
    Suporte familiar e saúde mental: evidência de validade baseada na relação entre variáveis.Mayra Silva de Souza, Makilim Nunes Baptista & Gisele Aparecida da Silva Alves - 2008 - Revista Aletheia 28:32-44.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34.  30
    Os tesouros de Crateto: sobre a validade do estudo histórico da filosofia.Gregorio Piaia - 2002 - Trans/Form/Ação 25 (1):19-28.
    Em relação ao nosso presente, o passado é ao mesmo tempo próximo e distante, semelhante e distinto. Geralmente estudamos a história da filosofia para encontrar semelhanças ou afinidades com nossa atitude filosófica.Mas o pensamento do passado é freqüentemente diferente do nosso e nos leva a rever nossas respeitáveis opiniões. A abertura ao “outro”, em sentido diacrônico, é hoje o valor formativo essencial (e não só informativo!) da história da filosofia.
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35. Constituiçao do Sentido e justificaçao da validade. Heidegger eo problem da filosofia transcendental in Martin Heidegger no Centena'rio do seu Nascimento 1889-1989. [REVIEW]K. -O. Apel & Jorge Neves - 1989 - Revista Portuguesa de Filosofia 45 (3):413-461.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36.  46
    Estudo sobre as categorias de interpretação das Matrizes Coloridas de Raven e DFH-Escala Sisto.Fabián Javier Marín Rueda & Fermino Fernandes Sisto - 2006 - Aletheia: An International Journal of Philosophy 23:17-26.
    O objetivo do estudo foi verificar evidência de validade simultânea para o Desenho da Figura Humana-Escala Sisto. Mais especificamente se o DFH-Escala Sisto diferencia as categorias de interpretação fornecidas pelo manual das Matrizes Progressivas Coloridas de Raven. Participaram 279 crianças do Ens..
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37.  16
    Por que o belo apraz com pretensão de um assentimento universal? As três justificações de Kant e o problema da sua unidade.Bernd Dörflinger - 2014 - Studia Kantiana 17:161-183.
    Um dos pontos mais polêmicos da teoria estética de Kant, tratada na primeira parte da Crítica da Faculdade do Juízo, é a questão da validade universal do juízo de gosto. Não sendo um juízo determinante, nem de conhecimento, nem de caráter moral, mas reflexionante, ele exige uma justificação própria. A figura crucial da argumentação que Kant usa para provar que o juízo de gosto estético pode reivindicar, com direito, o assentimento de todos é a de uma “universalidade subjetiva”. Pretendo mostrar, (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38. As Aporias Do Realismo Classico.Claudio Costa - 1994 - Princípios: Revista de Filosofia 1.
    o problema dos universais pode ser posta sob a forma de uma pergunta muito simples: "Existem universaisT' Essa perguuta supOe que tenhamos claro 0 que entendemos por universais. Um bom caminho para se chegara talescJarecimento econcebe-Ios, como PIat40 mesmo 0 fazia, como os objetos a serem designados por termos gerais em sua forma no.l' ,-~ n....&:cados " -' '--"" ...c. •..IA-' • " podemnuna JZuua. .r.~ como ...... UUUI, ...... lUOl;;llUCO a... , tomar a forma de DOmes como (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39.  7
    Habermas sobre a forma-direito: quatro comentários e uma crítica.Ivan Rodriges - 2022 - Dois Pontos 18 (2).
    Em Facticidade e Validade, a forma-direito é um conceito central que possibilita a Habermas: enfocar a dimensão institucional do direito; elucidar a problemática da legitimação do direito; realizar uma abordagem funcionalista do direito propícia a reconstrui-lo racionalmente; e explicitar o sistema dos direitos fundamentais. Entretanto, Habermas não procede a uma análise sistemática do nexo funcional entre a forma-direito e o modo de produção de mercadorias. Por isso, ele deixa de prover uma compreensão mais abrangente e mais crítica da forma-direito e (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40.  11
    Informação.Frank Thomas Sautter - 2021 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 65 (3):e37290.
    Formulações da validade dedutiva clássica costumam recorrer explicitamente a modalidades: por exemplo, um argumento é classicamente dedutivamente válido se, e somente se, necessariamente se as premissas forem verdadeiras, a conclusão também é verdadeira. Não é possível abolir completamente esse apelo ao discurso modal, porque a lógica clássica é o domínio das possibilidades. Não obstante, pode-se, por intermédio de uma semântica informacional, evitar que o usuário da lógica clássica tenha de manipular modalidades, ainda que elas estejam, de algum modo, imbricadas nos (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41.  7
    O argumento de Putnam contra O senhor skep: Por que Kant estava Certo quanto à existência do mundo exterior?Luis Milman - 2001 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 46 (1):131-144.
    O artigo defende a validade dos argumentos transcendentais. Hilary Putnam fez uso deste tipo de argumento para fixar uma condição metafísica para a semântica. Seu raciocínio segue o estilo de inferência desenvolvido por Kant, na refutação do ceticismo fenomenista e idealista. Segue-se da argumentação de Putnam a necessidade metafísica do princípio externalista em semântica. Com isso, desarmam-se as tentativas de fixar condicionamentos exclusivamente intersimbólicos para a constituição do significado.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   2 citations  
  42.  5
    Möglichkeit und notwendigkeit der existenz gottes: Anselms ontologischer gottesbeweis in der modallogischen deutung Von Charles Hartshorne.Jörn Müller - 2003 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 48 (3):397-415.
    O autor analisa a validade de uma certa variante do “argumento ontológico" deAnselmo, a saber, a versão lógico-modal de Charles Hartshorne. Ele investiga, primeiramente, a origem dos argumentos de Hartshorne, partindo de uma interpretação de Anselmo; em segundo lugar, o argumento lógico-modal é apresentado, junto com as suas pressuposições e implicações. Finalmente, o autor propõe uma avaliação da abordagem de Hartshorne.
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43.  6
    Friedrich Nietzsche e a crítica da subjetividade cartesiana.Alfredo Gatto - 2021 - Educação E Filosofia 34 (72):1105-1122.
    Friedrich Nietzsche e a crítica da subjetividade cartesiana O nome de Descartes aparece várias vezes nas obras publicadas e nos fragmentos póstumos de Nietzsche. As considerações do filósofo alemão são quase sempre críticas e recuperam, embora com um diferente juízo de valor, a interpretação do pensamento cartesiano fornecida pela tradição idealista. Nesta perspetiva, Descartes é considerado o pai do racionalismo ocidental, o pensador que teria colocado o cogito no centro da representação. A este respeito, analisar criticamente a leitura nietzschiana não (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  44.  32
    A reconstituição da moral na Crítica da razão pura.Vinicius de Figueiredo - 2004 - Discurso 34:87-108.
    O questionamento da validade do princípio sistemático do kantismo trouxe inicialmente consigo tentativas de aperfeiçoá-lo e, em seguida, a suspeita de que a revolução filosófica trazida pela Crítica sela um compromisso arbitrário com os dogmas da moral e da religião, reforçada pelo fato de serem eles reabilitados na filosofia prática a despeito da interdição do dogmatismo. Ao revés dessas interpretações e a partir da retomada do "2 Préfácio" da Crítica da razão pura, argumenta-se aqui que, em Kant, moralidade e sistema (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45. O Arcabouço filosófico da biologia proposto por Ernst Mayr [Ernst Mayr's Framework for a Philosophy of Biology].Luana Poliseli, Edson F. Oliveria & Martin L. Christoffersen - 2013 - Revista Brasileira de História da Ciência 6 (1):106-120.
    Known as the Darwin of the twenty-first century, the German biologist Ernst Walter Mayr (1904-2005) studied a great variety of subjects such as Ornithology, Genetics, Evolution, Classification, History, and Philosophy of Biology. This scientist was a giant of the previous century and an icon of Evolutionary Biology. He became famous for his Biological Species Concept and his conclusion that allopatry is the main cause for the origin of species. He provided a decisive contribution to the New Systematics and was the (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46.  6
    A unidimensionalização da linguagem e a fragilização teórica do campo investigativo educacional: desafios para a pesquisa em educação.Vivian Baroni - 2021 - Educação E Filosofia 34 (71):965-987.
    Resumo: Tendo por base o conceito marcuseano de linguagem unidimensional, o presente ensaio pretende problematizar esse tema com relação às suas implicações no campo da pesquisa educacional. A não utilização do conceito e do excesso de significado que a linguagem bidimensional traz em si, resulta na fragilidade teórica fortemente sentida no campo da pesquisa educacional, que resulta, em última instância, na dificuldade de validação do seu conhecimento. Nesse sentido, defendemos a importância da retomada dos estudos de caráter teórico, assim como (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47.  3
    Causalidade kantiana e leis científicas contingentes.Irio Vieira Coutinho Abreu Gomes - 2021 - Griot : Revista de Filosofia 21 (2):417-432.
    A causalidade diz respeito à ligação entre dois eventos em que um causa o outro. Essa ligação deve ser necessária e permanente, ou seja, o primeiro evento causa o segundo sempre e irrevogavelmente. Suspeitas quanto à validade do princípio de causalidade são recorrentes em filosofia, parecendo estar nas investigações de David Hume sua melhor crítica. Contudo a causalidade se põe como essencial e inevitável na formulação de inúmeras leis científicas. Por sua vez, essas leis, desde as críticas da epistemologia do (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48.  10
    Temas aristotélicos en La determinación autoperceptiva de la Nada (1932), de Nishida Kitarô.Agustin Jacinto Zavala - 2020 - Educação E Filosofia 33 (69):1139-1187.
    Temas aristotélicos en La determinación autoperceptiva de la Nada, de Nishida Kitarô Resumen: El texto que ahora presento es un examen del diálogo continuado de Nishida con Aristóteles según lo podemos ver en el volumen VI de las Obras completas de Nishida Kitarô. El resultado nos permite ver la especial atención que en 1932 Nishida presta a cinco temas básicos que se desarrollan en 16 puntos de la siguiente manera: la expresión, la autopercepción, la base del conocimiento, los universales y (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49. Acerca do belo no Hípias Maior de Platão.Beatriz Saar - 2023 - Dissertation, Universidade Federal Do Rio de Janeiro
    O objetivo deste estudo é propor um modelo explicativo ao problema da beleza desenvolvido no diálogo Hípias Maior de Platão. É um lugar-comum entre os estudiosos defender o senso aporético do diálogo, ressaltando como todas as hipóteses formuladas são descartadas pelos interlocutores, tese que é geralmente endossada pela afirmação final de que as coisas belas são difíceis (304e8). No entanto, no epicentro deste emaranhado de hipóteses, algumas conclusões importantes surgem e serão, conforme se espera demonstrar, fortemente incorporadas em outros lugares (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50.  9
    O PROCESSO: condição da emergência do novo.Odone José de Quadros - 1997 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 42 (4):945-956.
    O novo é uma possibilidade, uma realidade ou uma ficção? O encaminhamento de uma possível resposta passa pela concepção da realidade: ou linear: desdobramento de uma totalidade prévia; ou por rupturas: onde o próximo momento pode ser antes nunca existente nem na mente, nem na potencialidade da coisa, nem na natureza. O fundamento da possibilidade da real emergência do novo será buscado na concepção de processo, ponto de partida e resultado. Aparecerá a diferença entre processos naturais e processos que são (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 242