Results for 'ser primeiro'

998 found
Order:
  1.  34
    A substância e o ser dos itens não-substanciais em Z1.Raphael Zillig - 2010 - Doispontos 7 (3).
    Ao introduzir o estudo da substância em Metafísica Z1, Aristóteles apresenta um argumento cujo ponto inicial corresponde a uma questão acerca do estatuto ontológico de certos itens não-substanciais. Normalmente, entende-se que o objetivo desse argumento é estabelecer a compreensão da substância como ser primeiro. Pretende-se, aqui, propor uma interpretação alternativa para tal argumento. A questão acerca do estatuto ontológico de certos itens não-substanciais não teria o papel de estabelecer a compreensão da substância como ser primeiro, mas dirigir a (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   3 citations  
  2.  3
    Os primeiros dias de um curso de lógica.Tomás Troster & Roger Xavier - 2021 - Cognitio 22 (1):e52379.
    Este breve artigo esboça a opinião de um lógico sobre algumas ideias básicas que deveriam ser apresentadas nos primeiros dias de qualquer curso de lógica. Ele trata da natureza e dos objetivos da lógica. Ele discute o que um estudante pode esperar alcançar com o estudo da lógica e também alerta sobre os problemas e obstáculos que um estudante deverá superar ou com os quais deverá aprender a conviver. O artigo também introduz vários termos-chave que um estudante encontrará na lógica.Uma (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  62
    O "primeiro" Habermas: "trabalho e interação" na evolução emancipatória da humanidade.Wolfgang Leo Maar - 2000 - Trans/Form/Ação 23 (1):69-95.
    O objetivo deste artigo consiste em examinar a obra do primeiro Habermas, anterior à virada lingüística, localizada a partir dos estudos preparatórios à Teoria da ação comunicativa. Pretende-se investigar o ensaio “Trabalho e interação”, de 1967, no qual Habermas, discutindo com Lukács, procura legitimar sua concepção de história como evolução emancipatória do homem enquanto ser genérico a partir de textos de Hegel, do período de Iena, até mesmo sugerindo uma releitura do jovem Marx.
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  4. A aquisição dos primeiros princípios.Jaqueline Stefani - 2014 - Dissertatio 40:11-37.
    Examina-se a função da dialética, da indução e da inteligência intuitiva na aquisição dos primeiros princípios em Aristóteles, enfatizando a análise de Segundos Analíticos I 18, II 19 e Tópicos I 2. Afirma-se que o processo de aquisição requer a indução, que leva a perceber o universal nos particulares, a dialética, com seus critérios e testes baseados em endoxa para que, então, os primeiros princípios possam ser apreendidos de forma inequívoca pela inteligência, disposição responsável por conhecer os princípios. Vê-se a (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5. O ensino misto como prática escolar nos primeiros anos de funcionamento do Colégio Sagrado Coração de Jesus, Bento Gonçalves/RS // The blended learning as a school practice in the first years of the Colégio Sagrado Coração de Jesus.Julia Poletto & Kreutz - 2015 - Conjectura: Filosofia E Educação 20 (3):15-37.
    Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa sobre o Colégio Sagrado Coração de Jesus, localizado no Município de Bento Gonçalves/ RS, uma instituição educativa particular e católica. Como recorte temporal, contempla o período de 1956, data da criação do colégio, até 1972, ano em que a instituição apresentou interessantes mudanças em seu processo educativo, em virtude dos reflexos da Lei de Diretrizes e Bases da Educação 5.692/1971. Esta investigação apresenta uma análise sobre a prática do ensino misto presente na cultura (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  5
    A Derivação Do Conceito Ser Para Si Na Ciência da Lógica de Hegel.Antônio Carlos da Rocha Costa - 2023 - Dissertatio 57:214-245.
    Este artigo traz uma apresentação operatória formal da derivação do conceito Ser para si apartir do conceito Finito, derivação que está desenvolvida na Doutrina do Ser, da Ciência da Lógica deHegel. Mostra-se que a derivação do conceito intermediário Infinito Verdadeiro requer, além damacrooperação progressão de etapa, com que se dão todas as etapas de derivação do conceito Finito,uma operação adicional, que é identificada como a operação de determinação do menor ponto-fixo demicrorrelações. Já a derivação do conceito Ser para si a (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7. A presença da história no 'primeiro' Sartre: Roquentin e a náusea frente a ilusão da aventura heróica.Thana Mara de Souza - 2009 - Princípios 16 (26):87-105.
    Muitos críticos dividem a obra sartriana em dois momentos: o primeiro, caracterizado pelo solipsismo e ausência de preocupações históricas, seria representado pelo livro O ser e o nada , e o segundo, caracterizado pelas questões sociais e marxistas, seria representado por Crítica da Razáo Dialética . Pretendemos mostrar, no entanto, que a história nunca esteve ausente dos escritos filosóficos e literários de Sartre. Embora sem o peso que terá na Crítica , a história aparece em O ser e o (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  11
    natureza como ser e verdade do ser na meditação de Heidegger a respeito da “phýsis” grega.Marcos Aurélio Fernandes - 2022 - Philósophos - Revista de Filosofia 26 (2).
    Resumo: este artigo pretende expor e comentar a interpretação de Heidegger a respeito da concepção grega de natureza. Procura seguir o fio condutor desta interpretação, dado a partir da remissão da “phýsis” à “alétheia”. Ele procura interpretar o dito e o pensado dos pensadores originários dos gregos, bem como de Platão e Aristóteles, desde o não pensado e o não dito da “Lichtung”, a clareira ou a aberta do Ser. Uma maior ênfase é dada à exposição a respeito da essência (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9. A presença da história no "primeiro" Sartre: Roquentin e a náusea frente a ilusão da aventura heróica.Thana Mara de Souza - 2009 - Princípios 16 (26):87-105.
    Muitos críticos dividem a obra sartriana em dois momentos: o primeiro, caracterizado pelo solipsismo e ausência de preocupações históricas, seria representado pelo livro O ser e o nada , e o segundo, caracterizado pelas questões sociais e marxistas, seria representado por Crítica da Razáo Dialética . Pretendemos mostrar, no entanto, que a história nunca esteve ausente dos escritos filosóficos e literários de Sartre. Embora sem o peso que terá na Crítica , a história aparece em O ser e o (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  23
    Deleuze E Leibniz: Um único Lance de dados ou a univocidade do ser E a equivocidade de seus sentidos.Larissa Drigo Agostinho - 2016 - Cadernos Espinosanos 34:105-135.
    Em diversos momentos de sua trajetória filosófica Deleuze recorre à Leibniz. Num primeiro momento para pensar a síntese ideal da diferença em Diferença e Repetição, não sem antes ter tecido duras críticas ao infinito leibniziano. Neste artigo nos consagraremos a este momento. Buscaremos demonstrar a importância do conceito de causa imanente de Espinosa, assim como do princípio de razão suficiente e de suas funções no pensamento leibniziano. Apresentaremos a crítica deleuziana do conceito de identidade em Leibniz e a interpretação (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  23
    Como seria ver como um ser humano?Etienne Bimbenet - 2012 - Dois Pontos 9 (1).
    Perguntaremos aqui "como seria ver como um ser humano". Tal questão é difícil, pois recuando um passo em relação à percepção e considerando que ela pode não ser o que é, essa questão vai de encontro àquilo que é comumente considerado como a "atitude natural". Merleau-Ponty articulou esta relativização da visão humana e seu realismo espontâneo de duas maneiras diferentes. Em primeiro lugar, há o que poderia ser chamado a "via da finitude". Ela consiste em assumir o ponto de (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  8
    Cognição Humana Versus Inteligência Artificial: Uma Abordagem Heideggeriana Sobre o Projeto Do Primeiro Juiz Robô Na Estônia.Paulo Roberto Fontenele Maia, Stefani Clara da Silva Bezerra & Helio Rios Ferreira - 2022 - Revista Brasileira de Filosofia do Direito 7 (2):54.
    O uso da inteligência artificial no Poder Judiciário ainda encontra fortes limitações à luz da compreensão representacional-computacional da mente. A exemplo do projeto pioneiro do juiz robô na Estônia, a dificuldade reside na incapacidade de apreensão da narrativa subjetiva da máquina. Logo, através da experiência do ser-aí-no- mundo de Heidegger, define-se um contraste entre cognição humana e funcionamento computacional. Partindo de uma pesquisa qualitativa e de cunho bibliográfico, busca-se demonstrar a complexidade de conceber dispositivos puramente físicos com inteligências aptas a (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  26
    Do santuário de Trindade ao jornal “Santuário da Trindade”: Reflexões sobre as mudanças de posicionamento religioso dos primeiros Redentoristas alemães em Goiás ( From “Santuário da Trindade” to “Santuário da Trindade” Journal. Considerations on the ch).Robson Rodrigues Gomes Filho - 2011 - Horizonte 9 (23):897-915.
    Normal 0 21 false false false MicrosoftInternetExplorer4 A vinda da Ordem Redentorista para o estado de Goiás, em 1894, revela um contexto político, econômico e religioso peculiar vivido pelo estado, em que, com o fim do regime de padroado, o controle das romarias populares, tanto quanto das manifestações religiosas não-católicas, foram de fundamental importância para a manutenção da hegemonia católica local. O papel desempenhado pelos redentoristas em Goiás, tanto no controle da romaria de Trindade, quanto no combate às religiões e (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  16
    Zurechnung Bei Kant: Zum Zusammenhang von Person Und Handlung in Kants Praktischer Philosophie.Claudia Blöser - 2014 - Boston: De Gruyter.
    Die vorliegende Studie erschließt erstmals umfassendden Zurechnungsbegriff in Kants praktischer Philosophie. Ein Zurechnungsurteil bringt zum Ausdruck, dass eine Handlung auf den freien Willen einer bestimmten Person zurückgeführt wird. Zurechnung ist ein zentraler Begriff des Rechts und von grundlegender Bedeutung für unsere alltägliche Praxis, wenn wir andere Personen loben, tadeln oder dankbar sind. Eine fundamentale Relevanz des Zurechnungsbegriffs zeigt die Autorin auch für Kants praktische Philosophie auf. Ausgehend von Kants Definition des Zurechnungsbegriffs in der Metaphysik der Sitten wird deutlich, wie Zurechnung (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   7 citations  
  15.  1
    La grande illusione.Giulio Ser-Giacomi - 1952 - Ascoli Piceno,: Tip. E. Tassi.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  31
    A relação entre o corpo e a alma do ser humano na teologia cristã: uma aproximação histórica e contemporânea. (The relation between body and soul of human being in Christian Theology: A historical and contemporary approach).Renato Alves de Oliveira - 2013 - Horizonte 11 (31):1081-1105.
    A relação entre o corpo e a alma do ser humano na teologia cristã: uma aproximação histórica e contemporânea. (The relation between body and soul of human being in Christian Theology: A historical and contemporary approach) - DOI: 10.5752/P.2175-5841.2013v11n31p1081 O objetivo deste artigo é apresentar como se deu, no plano histórico, e se dá, atualmente, na contemporaneidade, as relações entre o corpo e a alma, no âmbito da antropologia cristã. Historicamente, primeiro se constatou a existência do corpo e da (...)
    Direct download (8 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  3
    Közművelődés, értékrend: [gyűjtemény a TIT Szegedi XIV. Művelődéselméleti Nyári Egyetemének előadásaiból.László Tráser (ed.) - 1985 - Szeged: TIT Csongrád Megyei Szervezete.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  7
    Os saltos de Heidegger desde sua retomada do pensamento grego clássico em vista da edificação de um novo princípio para a abordagem do Ser.Francisca Soares Rutigliano - 2022 - Eikasia Revista de Filosofía 111:115-162.
    A crítica enérgica de Heidegger à Metafísica moderna, a qual funda a possibilidade de determinação do Ser na Subjetividade, levou-o a começar a sua investigação do sentido do Ser voltando-se para a Filosofia grega. Com Aristóteles Heidegger procurou solo conceitual para demonstrar na facticidade do existir, antes que na Consciência, o fundamento da compreensividade de todo, e com Platão, o Filósofo buscou um ponto de partida fundado para legitimar uma investigação positiva do não-Ser – aqui o seu intuito foi precisamente (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19.  8
    O retorno ao pensamento do ser na filosofia de Heidegger.Ana Carla De Abreu Siqueira - 2020 - Griot : Revista de Filosofia 20 (2):215-223.
    O objetivo deste artigo é apresentar como o filósofo alemão Martin Heidegger propõe um retorno ao pensamento do ser. Em primeiro lugar, ele indica a importância de uma questão fundamental, a qual ficou esquecida pela tradição metafísica. Seu argumento revela que o pensamento do ser consiste na essência do pensar. Diante das ciências e da técnica, Heidegger defende a necessidade de resgatar pensamento do ser como uma tarefa primordial da existência humana e que nos possibilita fazer as perguntas em (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20.  7
    Podem as Razões Subjacentes a Uma Acção Ser as Causas (Eficientes) dessa Acção? / O Labirinto do Descontínuo: Gramática, Fenomenologia e Ontologia da Acção.Paulo Renato de Jesus - 2011 - Revista Portuguesa de Filosofia 67 (1):105 - 128.
    Razões e causas tipificam duas gramáticas ou jogos de linguagem que tendem para a incomensurabilidade. Estas gramáticas instituem uma discriminação qualitativa entre a auto-eficácia de se ser alguém e a eficácia simétrica, impessoal, de se ser algo. As razões podem comportar-se como causas, embora seja profundamente absurdo interpretar razões como causas e vice-versa. Contudo, para que as razões possam assumir tal eficiência causal, é necessário admitir vários postulados: primeiro, uma ontologia monista assegurando a comunicação de eficiência dinâmica entre duas (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21. Aktuálisak-e Lukács korai etikai írásai?Tráser László - 1983 - In László Hársing (ed.), Tanulmányok a fiatal Lukácsról. [Budapest]: Művelődési Minisztérium Marxizmus-Leninizmus Oktatási Főosztálya.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22.  4
    Theodor Litt, Eduard Spranger: Philosophie und Pädagogik in der geisteswissenschaftlichen Tradition.Peter Gutjahr-Löser, Dieter Schulz & Heinz-Werner Wollersheim (eds.) - 2009 - Leipzig: Leipziger Universitätsverlag.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  13
    To obtain the formal resolution of the Liar paradox that can be considered as the common generalization of the theorems concerned, we shall reformu-late it in a step–by–step manner in four main stages. First we shall seek an ordinary language equivalent of the paradox in a form that shows clearly its logical structure, and then we shall directly translate the expression we have.Gy Orgy Ser Ény - 2003 - Bulletin of Symbolic Logic 9 (1).
  24.  4
    Icônes et saintes images: la représentation de la transcendance.Philippe Sers - 2002 - Paris: Belles Lettres.
    Aborde la question de l'image chrétienne face à la révolution de la modernité, en montrant comment la nature spécifique de l'image conduit à l'exigence d'un discernement en engageant le spectateur à dépasser ses propres limites. Démontre également que le modernisme de la représentation iconographique n'a rien perdu de son actualité.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25.  14
    Notes sur le Paradigme de l'avant-garde radicale.Philippe Sers - 2010 - Rue Descartes 69 (3):58.
    No categories
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26.  5
    Point de vue critique.Philippe Sers - 2002 - Cités 11 (3):107-115.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27. Contemplata aliis tradere : Aspekte der inneren Schau und der Vermittlung bei Meister Eckhart.Freimut Löser - 2018 - In Martina Roesner (ed.), Subjekt und Wahrheit: Meister Eckharts dynamische Vermittlung von Philosophie, Offenbarungstheologie und Glaubenspraxis. Peeters.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28. sig til romernes annektering af Grækenland i 146 fvt., eller deres annektering af Egypten ved Kleopa.Digter Og Læser & Viden Og Verden - 2011 - In Ole Hã¸Iris & Birte Poulsen (eds.), Antikkens Verden. Aarhus Universitetsforlag.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29. tras (ca. 70-30 fvt.) død. Hellenismens politiske arv-tager er under alle omstændigheder Det Romerske.Digter Og Læser & Viden Og Verden - 2011 - In Ole Hã¸Iris & Birte Poulsen (eds.), Antikkens Verden. Aarhus Universitetsforlag.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30.  9
    Effectiveness of data auditing as a tool to reinforce good research data management (RDM) practice: a Singapore study.Yusuf Ali, Ser Lin Celine Lee & Hui Xing Lau - 2021 - BMC Medical Ethics 22 (1):1-8.
    BackgroundInstitutions, funding agencies and publishers are placing increasing emphasis on good research data management (RDM). RDM lapses in medical science can result in questionable data and cause the public’s confidence in the scientific community to crumble. A fledgling medical school in a young university in Singapore has mandated every funded research project to have a data management plan (DMP). However, researchers’ adherence to their DMPs was unknown until the school embarked on routine data auditing. We hypothesize that research data auditing (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31. Racionalidad Y autodeterminación.Biológica de la Moral la Justificación, Llama A. Juicio A. la Ciencia, Arbitrariedad Y. Posibilidad la Filosofíade Alteración, En Wittgenstein de Lenguajes, Indestructibilidad de Nuestro Verdadero Ser Por & La Muerte - 2002 - Ideas Y Valores 51 (118).
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32. "Vom Grund des Grundgesetzes": zeitgeschichtliche Dimensionen des Wirkens von Theodor Litt 1947 bis 1962.Barbara Drinck, Peter Gutjahr-Löser & Dieter Schulz (eds.) - 2013 - Leipzig: Leipziger Universitätsverlag.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33. Der Philosoph und Pädagoge Theodor Litt in Leipzig, 1920-1948: Beiträge gehalten im Alten Senatssaal der Universität Leipzig am 1. Dezember 1992.Peter Gutjahr-Löser (ed.) - 1993 - [Leipzig]: Universität Leipzig.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34. Explainable Artificial Intelligence (XAI) 2.0: A Manifesto of Open Challenges and Interdisciplinary Research Directions.Luca Longo, Mario Brcic, Federico Cabitza, Jaesik Choi, Roberto Confalonieri, Javier Del Ser, Riccardo Guidotti, Yoichi Hayashi, Francisco Herrera, Andreas Holzinger, Richard Jiang, Hassan Khosravi, Freddy Lecue, Gianclaudio Malgieri, Andrés Páez, Wojciech Samek, Johannes Schneider, Timo Speith & Simone Stumpf - 2024 - Information Fusion 106 (June 2024).
    As systems based on opaque Artificial Intelligence (AI) continue to flourish in diverse real-world applications, understanding these black box models has become paramount. In response, Explainable AI (XAI) has emerged as a field of research with practical and ethical benefits across various domains. This paper not only highlights the advancements in XAI and its application in real-world scenarios but also addresses the ongoing challenges within XAI, emphasizing the need for broader perspectives and collaborative efforts. We bring together experts from diverse (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35.  15
    Text-close thick translations in two English versions of Laozi.Weixing Huang, Ang Lay Hoon, Ser Wue Hiong & Hardev Kaur - 2019 - Asian Philosophy 29 (3):231-247.
    ABSTRACTLaozi is the most translated Chinese text. It has profound philosophical thoughts and is written in a pithy style. It is essential to present its cultural, social, and historical contexts t...
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36. Hybrid Information Technology Using Computational Intelligence-Security Intelligence: Web Contents Security System for Semantic Web.Nam-Deok Cho, Eun-ser Lee & Hyun-gun Park - 2006 - In O. Stock & M. Schaerf (eds.), Lecture Notes in Computer Science. Springer Verlag. pp. 4252--819.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37.  12
    A brasilidade modernista: sua dimensão filosófica.Eduardo Jardim de Moraes - 2016 - Rio de Janeiro: Editora PUC-Rio.
    Ao ser lançado em 1978, A brasilidade modernista - sua dimensão filosófica ganhou notoriedade pelo ineditismo da abordagem do movimento modernista. Esta nova edição, amplamente revista pelo autor, mantém a organização e as teses do livro, mas a forma da exposição foi simplificada e aperfeiçoada. Por isso mesmo, fica realçada a ruptura de Eduardo Jardim com as teses inocentes que, ainda nos anos setenta, viam a Semana de 1922 como o ato fundador do Brasil moderno. O propósito de abordar filosoficamente (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38.  15
    A herança Greco-árabe na filosofia de maimônides: Profecia E imaginação.Rosalie Helena de Souza Pereira - 2015 - Kriterion: Journal of Philosophy 56 (131):107-128.
    Para elaborar sua profetologia, Maimônides retoma conceitos relativos às teorias do intelecto de Al-Fārābī e de Avicena, que, por sua vez, se baseiam nas noções sobre a alma de Aristóteles. Dessa perspectiva, a Revelação divina deve ser considerada um fato natural inserido na totalidade da natureza criada por Deus. Compreender a Revelação significa, portanto, compreendê-la a partir do homem, uma vez que o profeta, apesar de se tratar de alguém que se destaca do conjunto da humanidade, é sempre um ser (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39.  3
    A brasilidade modernista: sua dimensão filosófica.Eduardo Jardim de Moraes - 1978 - Rio de Janeiro: Graal.
    Ao ser lançado em 1978, A brasilidade modernista - sua dimensão filosófica ganhou notoriedade pelo ineditismo da abordagem do movimento modernista. Esta nova edição, amplamente revista pelo autor, mantém a organização e as teses do livro, mas a forma da exposição foi simplificada e aperfeiçoada. Por isso mesmo, fica realçada a ruptura de Eduardo Jardim com as teses inocentes que, ainda nos anos setenta, viam a Semana de 1922 como o ato fundador do Brasil moderno. O propósito de abordar filosoficamente (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40. Considerações acerca das noções de ação e liberdade em Espinosa. Temporalidade e Contingência.Lia Levy - 2000 - Revista de Filosofia Política 6:43-61.
    Nesse primeiro momento da análise do problema da liberdade em Espinosa, gostaria de mostrar que, embora Espinosa trate o conceito de contingência como relacionado à finitude do entendimento humano, o que sugere uma abordagem meramente negativa, ele, na verdade, desenvolve uma abordagem positiva, a saber : a contingência, assim como o tempo , é uma forma necessária do pensamento humano que tem um fundamento na realidade das coisa s às quais ele se aplica, embora não possa ser considerado uma (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41.  9
    Sobre o sentido.Luiz Rohden - 2004 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 50 (2):292-303.
    Neste artigo refletiremos e aprofundaremos um tema constituinte do filosofar que tece a história da filosofia. Estamos falando do tema do sentido que, enquanto “o primeiro nome do ser”, raramente foi tomado como “objeto” específico e explícito da filosofia. Por isso nos propusemos tematizar e explicitar o problema do sentido do Ser enquanto fio condutor das reflexões ontológico-metafísicas. Teceremos nossa reflexão entrelaçando três momentos distintos, mas dialético-complementares: inicialmente faremos uma breve leitura fenomenológica do sentido [1]; a seguir, a partir (...)
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   2 citations  
  42.  7
    Domínios cognitivos e domínios ideológicos na teoria da relatividade e suas implicações epistemológicas.Ricardo Capiberibe Nunes & Wellington Pereira de Queirós - 2023 - Perspectivas 8 (1):72-104.
    No primeiro caderno do cárcere, Gramsci sugeriu que o conhecimento científico poderia ser decomposto em dois domínios: um cognitivo e um ideológico; e por essa razão, não era necessário opor a ciência burguesa, uma ciência do proletariado, pois estes poderiam se apropriar do conteúdo cognitivo das ciências burguesas, sem se comprometer com o conteúdo ideológico. Nesse ensaio, propomos elevar a proposta de Gramsci de que todo saber é o produto de uma relação dialética e dialógica entre domínios cognitivo e (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43.  1
    Ao professor E padre Amadeu matias bernardes filho.Dayvide Magalhães de Oliveira - 2020 - Cadernos Do Pet Filosofia 11 (22):02-04.
    O primeiro contato aconteceu na sala 305 do CCHL. Era o período letivo acadêmico de 2002/01. Uns quatro ou cinco minutos depois das dezoito horas entra aquele senhor calvo e de óculos. Coloca sua pasta sobre a mesa, acomoda uns textos fotocopiados próximo à pasta; se apresenta. Depois de um sonoro “boa noite”, e de falar o nome da disciplina, diz seu nome: Amadeu Matias. Era o Padre Amadeu. Dezoito anos passaram. Mas ainda ressoa na memória o timbre grave (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44.  24
    Marsílio de pádua sobre a translação do império.José Antônio de C. R. De Souza - 1998 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 43 (3):703-723.
    O primeiro capítulo versa a respeito do objetivo do que há de ser tratado. O segundo mostra de que modo o Império Romano permaneceu sem alteração durante trezentos e cinqüenta e quatro anos e cinco meses, governado por trinta e três imperadores. O terceiro aborda porque os Orientais, a saber, os Persas, os Árabes, os Caldeus e outras nações limítrofes se subtraíram do domínio do Império Romano. O quarto capítulo discorre sobre quais foram os principais povos que se rebelaram (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45.  18
    Possibilidades da antropologia filosófica a partir da analítica existencial.Ernildo Stein - 2000 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 45 (1):37-50.
    No primeiro esforço de aproximaçãoentre analítica existencial e antropologia filosófica,este ensaio procura estabelecer, em lugarde destaque, a idéia de compreensão do sercomo elemento determinante do modo de serno-mundo do ser humano. Dessa primeira idéiadecorrem então os dois teoremas de finitude: ocirculo hermenêutico e a diferença ontológica.Temos, nestes dois pilares da filosofia hermenêutica,um novo modo de fundação e um novomodo de dar-se de todo ente. A diferençaontológica constitui o como tudo é acessível,vem ao encontro, mas ela mesma éinacessível ao pensamento (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46.  44
    O projeto fenomenológico de fundação das ciências.Marcus Sacrini - 2009 - Scientiae Studia 7 (4):577-593.
    m primeiro lugar, este artigo esclarece que o sentido de fundação das ciências proposto por Husserl não deve ser confundido com algum tipo de fundacionismo epistêmico (seção 1). Em seguida, expõe o primeiro modelo de fundação do conhecimento defendido por Husserl, em Filosofia da aritmética, e as principais críticas recebidas (seções 2-3). Por fim, acompanha a elaboração de um segundo modelo, apresentado em Prolegômenos à lógica pura (seções 4-7).
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47.  4
    Criação do mundo e consciência de si em Confissões, XIII, 1-3.Lorenzo Mammì - 2021 - Dois Pontos 18 (1).
    Nos primeiros parágrafos do livro XIII das Confissões, Agostinho interpreta os primeiros versículos do Gênesis de maneira a entrelaçar criação do mundo, surgimento da consciência e história da conversão. Para isso, lança mão tanto da literatura neoplatônica quanto de uma tradição cristã já quase consolidada. Uma das fontes poderia ser o conjunto de tratados sobre a Trindade de Mário Vitorino.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48.  3
    A ordem do discurso: aula inaugural no Collège de Frances, pronunciada em 2 de dezembro de 1970.Michel Foucault - 1996 - São Paulo: Edições Loyola.
    Por Laura Fraga de Almeida Sampaio, tradutora do livro A aula inaugural, que Foucault pronunciou ao assumir a cátedra vacante no Collège de France pela morte de Hyppolite, pode ser considerada um texto de ligação entre suas obras, datadas dos anos 60, como História da loucura, As palavras e as coisas, A arqueologia do saber, centradas predominantemente na análise das condições de possibilidade das ciências humanas, e as que se seguiram a maio de 68, como Vigiar e punir, voltados ao (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   8 citations  
  49.  5
    via trágica do pensamento de Martin Heidegger.Marina Coelho Santos - 2023 - Princípios 30 (62).
    A questão do trágico é um importante eixo teórico da filosofia alemã pautado não somente na filosofia da arte, mas também no desenvolvimento de teses ontológicas que constituem a chamada filosofia do trágico. Heidegger, como herdeiro da tradição alemã, se debruçou sobre essa questão - principalmente em sua interpretação do primeiro estásimo da Antígona de Sófocles - que pode ser encontrada em diversos pontos de sua filosofia no período de 1935-1946. Inserindo-nos no debate da filosofia do trágico, nosso objetivo (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50.  3
    Educação e experiência.Rainri Back - 2021 - Educação E Filosofia 34 (72):1277-1301.
    Educação e experiência Resumo: Este artigo visa aprofundar o conceito de experiência tal como Hegel o concebe na Fenomenologia do Espírito. Para tanto, me basearei nas interpretações de Jean Hyppolite e, sobretudo, de Heidegger. Ela, a experiência, será compreendida como aspecto determinante de uma concepção filosófica de educação. O artigo se divide em seis sessões. Primeiro, justifico por que a experiência, como Hegel a compreende, contribui para a elaboração de uma concepção filosófica de educação. Depois, abordo aspectos básicos da (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 998