Results for 'secularização'

59 found
Order:
  1.  15
    A secularização E a religião como essenciais ao homem.Genildo Ferreira da Silva - 2018 - Philósophos - Revista de Filosofia 23 (1):75-103.
    Discutir o tema secularização significa obrigatoriamente tratar do comportamento humano em seu relacionamento social. Nos últimos três séculos, tal acepção remete ao ideal da modernidade de conceber uma sociedade com o direito de organizar a vida civil tendo como recurso apenas a razão livre da tutela da autoridade religiosa. Rousseau, tendo apresentado no Contrato social elementos como a defesa da Soberania e da Vontade Geral, não deixa de causar estranheza que no fim da obra apresente uma proposta de Religião (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  9
    A secularização dos afetos religiosos nos escritos de Spinoza: esperança e medo, amor e generosidade.Gábor Boros - 2009 - Cadernos Espinosanos 21:11.
    Posicionando-se como “filósofo natural” no tratamento das paixões, Descartes dá início a uma secularização dos afetos ou emoções. Nisso ele é seguido por Spinoza. Em ambos os casos a abordagem filosófica dos afetos tem como consequência desvinculá-los da perspectiva moral, secularizando as emoções: separadas da moral, sua explicação desvincula-se ao mesmo tempo da religião, já que a moral encontra seus fundamentos no deus transcendente. Nesse ponto, Spinoza vai mais longe que Descartes, na secularização das emoções, pois nele o (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  8
    Secularização, teísmo e pluralismo religioso nas sociedades ocidentais contempor'neas.Lisete S. Mendes Mónico - 2015 - Horizonte 13 (40):2064-2095.
    Os fenómenos religiosos ocupam um lugar central na vida dos crentes, na dinâmica dos grupos, na coesão das comunidades locais e na ordenação global das sociedades nacionais e transnacionais. Incidindo sobre a dimensão ideológica da religiosidade, o presente artigo pretende contribuir para um entendimento mais alargado da secularização, seus contornos sociais e consequências individuais nas sociedades ocidentais contemporâneas. Nele se revisita a tese weberiana da Secularização e seus efeitos ao nível da significação religiosa, dos estatutos/papéis religiosos e da (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  11
    Reforma e Secularização: Uma interface histórica.Hans-Georg Flickinger - 2018 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 63 (1):224-234.
    A celebração dos quinhentos anos da Reforma protestante toma como ponto de referência a colocação das 95 Teses de Lutero na porta da igreja de Wittenberg, em 1517. Insinua-se, assim, que a origem da Reforma possa ser identificada com um evento histórico. No entanto, tudo indica que a Reforma foi e continua sendo um processo, do qual nem o início nem o fim podem ser vinculados a uma determinada data. Este artigo explora esse processo de interface histórica através do imbricamento (...)
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  20
    Debate actual da secularização: teorias adeptas versus teorias adversárias.José Pereira Coutinho - 2018 - Horizonte 16 (49):326-355.
    Este artigo tem como objectivo organizar as teorias da secularização de forma diferente, assentando-as em filiações filosóficas/sociológicas e em níveis de análise. Para tal, como método, usa-se a análise comparada de conteúdo das teorias e/ou dos trabalhos mais relevantes dos principais autores. As teorias podem dividir-se em dois grupos principais, adeptos e adversários da secularização. Enquanto os adeptos se afiguram como aprofundamentos e ajustamentos das teorias clássicas à realidade contemporânea, advogando sobretudo a religiosidade individual, os adversários apresentam concepções (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  33
    Pentecostalismo e secularização: Da rigidez doutrinária ao pluralismo religioso (Pentecostalism and secularization: From the doctrinal rigidity to religious pluralism).Ismael de Vasconcelos Ferreira - 2012 - Horizonte 10 (28):1458-1472.
    O pentecostalismo é a religião que mais cresce, em número de fiéis, no Brasil de acordo com a última contagem populacional do IBGE. Este crescimento não se deu somente através dos métodos de evangelismo pessoal e de massa já empregados há anos pelas igrejas pentecostais, mas também teve um importante acréscimo se forem analisados os efeitos secularizantes da modernidade e que inevitavelmente afetaram essas igrejas. Com o incremento do número de pentecostais, houve também alterações significativas de suas tradições doutrinárias. Sendo (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7. A Questão da Secularização.Oscar Federico Bauchwitz - 1995 - Princípios 2 (2):143-157.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  6
    Filosofia, Religião e Secularização.A. G. B. Maia - forthcoming - Philbrasil.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  16
    A Temática da Secularização: Hannah Arendt, Leitora de Kierkegaard.M. G. Paula - 2009 - Páginas de Filosofía 1 (2):93-116.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  7
    A crítica de Arendt ao conceito de secularização.Theo Magalhães Villaça - 2023 - Cadernos de Filosofia Alemã 28 (3):81-94.
    O presente artigo busca expor a crítica que Hannah Arendt faz ao teorema da secularização, como apresentado por autores contemporâneos. Em primeiro lugar, será distinguido o teorema do processo de secularização que ocorreu na modernidade, tal como é feito em Hans Blumenberg e na própria Arendt. Em um segundo momento, serão comentadas as teorias de Karl Löwith e Eric Voegelin, que exemplificam o teorema da secularização criticado por Hannah Arendt. Por fim, vamos expor as críticas da autora (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11. Castelo branc0, phvb secularização inacabada: Política E direito em Carl Schmitt.Diogo da Silva Roiz - 2012 - Conjectura: Filosofia E Educação 17 (2).
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  17
    Democracia, (pós)secularização e folclorização do religioso (Democracy, (post) secularization and religious folklorization) - DOI: 10.5752/P.2175-5841.2010v8n18p65. [REVIEW]Marcelo Martins Barreira - 2010 - Horizonte 8 (18):65-84.
    O artigo procura fornecer elementos para uma leitura positiva do atual fenômeno de folclorização do religioso. A folclorização evocaria uma dupla laicidade, que se coloca dialeticamente quanto à institucionalidade religiosa e independente no tocante à verticalidade dos saberes especializados e seus procedimentos metodológicos, numa perspectiva que se pretende pós-metafísica e democrática. Faz-se, de início, uma síntese atual sobre a relação entre secularização e religiosidade para ilustrá-la com o relato de experiências religiosas específicas, todas anglicanas e localizadas na sociedade estadunidense; (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  2
    Da teologia à metodologia: secularização e crise do pensamento jurídico.Nelson Nogueira Saldanha - 1993 - Belo Horizonte: Editora del Rey.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14. Mundanidade e secularizaçao: Um diálogo entre Kierkegaard e Agostinho.Marcio Gimenes de Paula - 2010 - Philosophica -- Revista Do Departamento de Filosofia da Faculdade de Letras de Lisboa 35:33-44.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  35
    Aqui se tropeça em Igreja: estudo sobre a relação entre as Igrejas evangélicas do Capelinha, modernidade e secularização à luz da sociologia da religião de Danièle Hervieu-Léger.Júnio dos Reis Moreira - 2015 - Horizonte 13 (37):623-624.
    Dissertação: MOREIRA, Júnio dos Reis. Aqui se tropeça em Igreja: estudo sobre a relação entre as Igrejas evangélicas do Capelinha, modernidade e secularização à luz da sociologia da religião de Danièle Hervieu-Léger. 2014. Dissertação , Programa de Pós-graduação em Ciências da Religião, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Belo Horizonte.
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16. A kênósis entre o sagrado e o profano: a polí­tica e a secularização em Kierkegaard e seu dialogo com algumasdas teses de Vattimo.Marcio Gimenes de Paula - 2008 - Princípios 15 (23):233-253.
    la82 12.00 Normal 0 21 false false false PT-BR X-NONE X-NONE MicrosoftInternetExplorer4 Um dos objetivos do presente artigo é analisar a temática da política e da secularizaçáo na obra do filósofo Kierkegaard (1813-1855). Duas obras do pensador dinamarquês seráo especialmente analisadas aqui: O Indivíduo e Exercício do cristianismo . O segundo objetivo, é promover o diálogo de suas teses, contrárias ao processo de secularizaçáo, com as teses de Gianni Vattimo (1936-), pensador italiano e entusiasta de um mundo secularizado. A despeito (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  25
    Uma república para os modernos. Arendt, a secularização e o republicanismo.Helton Adverse - 2012 - Filosofia Unisinos 13 (1).
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  25
    Feuerbach e o processo de secularização ocidental.Francisco Jozivan Guedes de Lima - 2015 - Outramargem 2 (2).
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19.  28
    Juventude numa era secular: Estudo dos impactos da secularização e condições de crença entre os jovens universitários da PUC Minas Betim.Eurides Rodrigues - 2015 - Horizonte 13 (40):2317-2319.
    Thesis summary: RODRIGUES, Eurides.Youth in a secular age: study of the impacts of secularization and belief conditions among university students of PUC Minas in Betim.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20.  17
    A vocação niilista da hermenêutica filosófica de Gianni Vattimo radicada no processo da secularização cristã.Omar Lucas Perrout Fortes de Sales - 2015 - Horizonte 13 (39):1580-1608.
    The emergence of philosophical hermeneutics as the possible common language of contemporaneity forces us to reflect on the path of hermeneutics from its genesis and through its development. This article briefly covers this trajectory, in order to elucidate the close relationship between hermeneutics and nihilism, as well as place the ¨weak thinking” of the Italian philosopher Gianni Vattimo as the expression of the nihilistic vocation of hermeneutics. Therefore, the article highlights the key role played by Gadamer in the emergence of (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21. A kênósis entre o sagrado e o profano: a polí­tica e a secularização em Kierkegaard e seu dialogo com algumasdas teses de Vattimo.Marcio Gimenes de Paula - 2008 - Princípios 15 (23):233-253.
    la82 12.00 Normal 0 21 false false false PT-BR X-NONE X-NONE MicrosoftInternetExplorer4 Um dos objetivos do presente artigo é analisar a temática da política e da secularizaçáo na obra do filósofo Kierkegaard (1813-1855). Duas obras do pensador dinamarquês seráo especialmente analisadas aqui: O Indivíduo e Exercício do cristianismo . O segundo objetivo, é promover o diálogo de suas teses, contrárias ao processo de secularizaçáo, com as teses de Gianni Vattimo (1936-), pensador italiano e entusiasta de um mundo secularizado. A despeito (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22.  9
    Da Violência do Sagrado à Caritas da Secularização.Gianni Vattimo - 2004 - Revista Portuguesa de Filosofia 60 (4):1025 - 1029.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  25
    A aceitação irônica do sagrado: Gianni Vattimo e a secularização. 2011. 100 folhas. Dissertação (Mestrado) – Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Programa de Pós-graduação em Ciências da Religião, Belo Horizonte. [REVIEW]Marcos Paulo Nogueira da Silva - 2012 - Horizonte 10 (26):658.
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24.  10
    Hannah Arendt e o problema da secularização na fundação de novos corpos políticos.Daiane Eccel - 2018 - Trans/Form/Ação 41 (2):119-136.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25.  34
    Constitutional Secularization: Religious Pluralism and the Canadian Courts (Secularização constitucional: O Pluralismo Religioso e os tribunais canadenses) - DOI: 10.5752/P.2175-5841.2011v9n21p220. [REVIEW]Steven Joseph Engler - 2011 - Horizonte 9 (21):220-241.
    Este artigo oferece um breve panorama da jurisprudência canadense desde a promulgação da Carta Canadense dos Direitos e Liberdades, em 1982. Ao mesmo tempo em que busca consolidar mais firmemente a liberdade religiosa, a Carta também tem colocado limites explícitos sobre o direito dessa mesma liberdade. Os Tribunais canadenses se mostram dispostos a intervir no funcionamento interno das instituições religiosas. A proteção legal foi ampliada no sentido de incluir não apenas as religiões não cristãs, mas também as crenças não religiosas (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26.  13
    Existe um imaginário social secularizado na América Latina? (Is there a secularized social imaginary in Latin America?) - DOI: 10.5752/P.2175-5841.2013v11n29p133. [REVIEW]Elton Vitoriano Ribeiro - 2013 - Horizonte 11 (29):133-148.
    Neste artigo, pretende-se interpretar a posição de Taylor sobre a situação da sociedade contemporânea secular a partir do seguinte itinerário: (1) discutindo em grandes linhas sua concepção filosófica da multiculturalidade de nossas sociedades atuais, (2) propondo uma narrativa que aponte para uma interpretação do imaginário social multicultural e secularizado, e finalmente (3) apontando para o lugar da racionalidade filosófica neste percurso. A análise se faz tendo em mente que a coexistência cada vez maior de pessoas, grupos e comunidades, com tradições (...)
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27.  12
    O cristianismo não religioso em Bonhoeffer e Vattino.Suzel Magalhães Tunes - 2008 - Horizonte 6 (12):157-168.
    Resumo Qual o papel da religião numa sociedade secularizada? Qual o papel da Igreja? O artigo propõe uma reflexão sobre essas questões a partir de um "diálogo virtual" entre o teólogo alemão Dietrich Bonhoeffer (1906-1945) e o filósofo italiano contemporâneo Gianni Vattimo. Esses dois autores, separados pelo tempo e pela geografia, aproximam-se, no entanto, na forma de pensar o fenômeno da secularização - ambos a entendem como algo intrínseco ao Ocidente cristão. A dissolução do sacro e o movimento em (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28.  21
    Trânsito religioso e reinvenções femininas do sagrado na modernidade.Sandra Duarte de Souza - 2006 - Horizonte 5 (9):21-29.
    O trânsito religioso é indicador de que os “modelos oficiais e religião” têm sido substituídos, ou coexistem com oferenciais religiosos cambiantes, respondendo à demanda dos sujeitos de fé. Os anseios de significação imediata dos sujeitos de fé encontram na “vagabundagem religiosa” sua atitude mais coerente. A vagabundagem semântica dos crentes infiéis é o elemento dinamizador do campo religioso moderno. No presente texto nos propomos a discutir o trânsito religioso de mulheres, suas motivações e as implicações dessa “andança religiosa” para a (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29.  18
    Dos interesses weberianos dos sociólogos da religião: um olhar perspectivo sobre as interpretações do pentecostalismo no Brasil.Paulo Gracino Júnior - 2008 - Horizonte 6 (12):69-92.
    Resumo O objetivo central deste texto é mapear a influência da sociologia weberiana na produção intelectual sobre o fenômeno religioso no Brasil. Mais especificamente, buscaremos compreender de que forma a prédica weberiana que estabelece a "afinidade" do protestantismo pietista com o "desencantamento" das imagens religiosas do mundo e a modernidade capitalista foi apropriada pela Sociologia da Religião, na tentativa de compreender o crescimento do pentecostalismo no Brasil. Assim, rastrearemos a produção sociológica, buscando estabelecer um paralelo entre as representações da sociedade (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30.  14
    Nomadismo Religioso: Trânsito religioso em questão (Religious Nomadism: the question of the traffic) - DOI:10.5752/P.2175-5841.2011v9n22p493. [REVIEW]Ricardo Bitun - 2011 - Horizonte 9 (22):493-503.
    Procuramos mostrar neste breve artigo que o processo de secularização estudado por Max Weber, levou a religião a adaptar-se num ambiente de livre-escolha, conduzindo os sujeitos a uma escolha na qual o indivíduo, diante de inúmeras possibilidades e necessidades, é capaz de optar por aquela que melhor lhe servir. Apesar de a secularização ter perdido sua hegemonia, ela continua a suscitar calorosas discussões e inúmeros debates entre os pesquisadores do fenômeno religioso, particularmente sobre o pluralismo, as mudanças dos (...)
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31.  10
    Imprensa católica e identidade ultramontana no Brasil do século XIX: uma análise a partir do jornal O Apóstolo.Ana Rosa Cloclet da Silva - 2020 - Horizonte 18 (56):542-542.
    O presente artigo analisa a experiência brasileira da secularização, observando o modo como, nas páginas da imprensa católica publicada na segunda metade do século XIX, o religioso e o secular se articularam de diferentes maneiras e se modelaram reciprocamente. Como argumento central, sustenta que a difusão das formas impressas, considerada uma das principais condições históricas associadas ao advento da modernidade ocidental, foi também responsável, no contexto analisado, pela veiculação dos referenciais associados ao catolicismo romanizado e a uma Igreja independente (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32.  27
    “O religioso após a religião”: um debate entre Marcel Gauchet e Luc Ferry (“The religious after religion”: an debate between Marcel Gauchet and Luc Ferry) - DOI: 10.5752/P.2175-5841.2010v8n19p71. [REVIEW]Henrique Marques Lott & Wilmar do Valle Barbosa - 2010 - Horizonte 8 (19):71-100.
    A riqueza do debate ocorrido entre os filósofos Luc Ferry e Marcel Gauchet, em janeiro de 1999, deu origem a este artigo, em que os autores exploram os temas e as questões discutidas naquela ocasião. O artigo apresenta as diferentes posições dos dois pensadores franceses, cuja preocupação maior é pensar as condições de possibilidade da religião e do religioso nos tempos atuais. Tempos em que, segundo os debatedores, predomina a individualização da crença e nos quais a presença de uma religiosidade (...)
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  33.  32
    A formação do Estado secular brasileiro: notas sobre a relação entre religião, laicidade e esfera pública (The Formation of Brazilian Secular State...) - DOI: 10.5752/5841.2013v11n29p149. [REVIEW]Elisa Rodrigues - 2013 - Horizonte 11 (29):149-174.
    A formação do Estado secular brasileiro: notas sobre a relação entre religião, laicidade e esfera pública ( The Formation of Brazilian Secular State: Notes about the relation between religion, laicity and public sphere). RESUMO Este artigo apresenta abordagens teóricas que discutem as categorias descritivas esfera pública e esfera privada, as noções de laico/laicidade, o paradigma da secularização e o secular. Objetivamos contribuir para uma analítica sobre o uso desses termos no tratamento de questões que envolvem a relação entre Estado (...)
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34.  31
    Laicidade, Estado e Religião: o novo paradigma (Secularity, State and Religion: the new paradigm) - DOI: 10.5752/P.2175-5841.2010v8n19p41. [REVIEW]João A. Mac Dowell - 2010 - Horizonte 8 (19):41-52.
    As relações Estado-Religião têm sido regidas na modernidade pelo princípio da laicidade do Estado. Esta laicidade assumiu, muitas vezes, o caráter de negação dos valores transcendentes, sob a capa de neutralidade do Estado. Tal posição se explica pela origem do Estado laico como reação à influência dominante das Igrejas cristãs sobre toda a vida social, no período anterior à Revolução Francesa. Ora, esta contraposição entre as esferas religiosa e política perdeu qualquer sentido no mundo atual, pelo menos, no Ocidente. Com (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35.  55
    Resenha: BARROZO, Victor Breno Farias. Modernidade religiosa: memória, transmissão e emoção no pensamento de Danièle Hervieu-Léger.Fabiano Victor Campos - 2014 - Horizonte 12 (35):1028-1035.
    Review BARROZO, Victor Breno Farias. Modernidade religiosa : memória, transmissão e emoção no pensamento de Danièle Hervieu-Léger. São Paulo: Fonte Editorial, 2014.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36.  10
    Hannah Arendt e a busca por uma fonte imanente e secular de autoridade.Theo M. Villaça - 2024 - Controvérsia 20 (1):148-159.
    O objetivo do presente artigo é mostrar a relevância das reflexões de Hannah Arendt sobre a possibilidade de encontrar uma fonte de autoridade na política que não se remeta a algo que esteja acima dessa esfera. Em um primeiro momento, buscaremos definir autoridade e sua importância. Em segundo momento, será investigada a tentativa de Arendt de localizar a fonte da autoridade na esfera imanente, com os exemplos das revoluções modernas francesa e americana. Por fim, será apontado a organização política espontânea (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37.  24
    A relação entre pós-modernidade E religião segundo Gianni Vattimo.Marco Cesar de Souza Melo - 2013 - Cadernos Do Pet Filosofia 4 (7):30-37.
    Este trabalho apresenta algumas considerações do pensador italiano Gianni Vattimo acerca da religião na idade contemporânea. O referido filósofo tem como base de suas reflexões a ideia de uma filosofia pós-moderna que se caracteriza pela desconstrução da metafísica da tradição moderna. Nesse sentido, o autor visualiza nas filosofias de Nietzsche e Heidegger a inauguração de uma nova orientação do pensamento ocidental, marcada por esse rompimento com as filosofias totalizantes e pela consideração do ser como resultado das circunstancias eventuais que compõem (...)
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38.  13
    Hannah Arendt and the problem of secularization in the founding of new political bodies.Daiane Eccel - 2018 - Trans/Form/Ação 41 (2):119-136.
    Resumo: A questão da secularização também tem espaço no pensamento de Hannah Arendt. A autora sempre procurou um conceito puro de política, que fosse independente de qualquer raiz religiosa ou que estivesse desvinculado de toda fonte metafísica e transcendente. No entanto, desde Platão, a tradição do pensamento político ocidental não encontra tal autonomia e esse problema se repete nos tempos modernos, sobretudo no momento da fundação de corpos políticos, como é o caso das revoluções, por exemplo. Além disso, Arendt (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39. O mal em um mundo sem Deus-The evil in a world without god.Jean-Christophe Merle - 2012 - Conjectura: Filosofia E Educação 17 (1).
    À luz da secularização da sociedade, que marcou a época moderna e a contemporânea e, sobretudo, com a larga difusão do ateísmo, trata-se de discutir a questão do mal, mostrando, por um lado, que a crença em Deus poderia atribuir uma importância cada vez maior à questão do mal, mas, por outro, poder-se-ia esperar, à luz da influência do ateísmo, que o mal assumisse uma significação inédita, ou seja, o deslocamento da questão do mal, exclusivamente, à perspectiva moral. Neste (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40. O mal em um mundo sem Deus.Jean Christophe Merle - 2012 - Conjectura: Filosofia E Educação 17 (1):83-100.
    À luz da secularização da sociedade, que marcou a época moderna e a contemporânea e, sobretudo, com a larga difusão do ateísmo, trata-se de discutir a questão do mal, mostrando, por um lado, que a crença em Deus poderia atribuir uma importância cada vez maior à questão do mal, mas, por outro, poder-se-ia esperar, à luz da influência do ateísmo, que o mal assumisse uma significação inédita, ou seja, o deslocamento da questão do mal, exclusivamente, à perspectiva moral. Neste (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41.  17
    Discursos religiosos e sociedade democrática.Alberto Paulo Neto & Ildo Perondi - 2017 - Horizonte 15 (47):828-854.
    O artigo investiga a pertinência dos discursos religiosos para a construção da sociedade democrática. A contemporaneidade filosófica tem observado que as religiões podem contribuir para a realização do objetivo de fraternidade e solidariedade entre os cidadãos com distintas orientações axiológicas. A teoria do discurso de Jürgen Habermas analisa que as sociedades contemporâneas estão vivenciando o processo de pós-secularização e o ressurgimento das religiões na esfera pública. O filósofo alemão considera que as instituições religiosas têm o conteúdo normativo e a (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42.  5
    O Acordo Secreto: Uma Leitura Derrideana de Walter Benjamin.Maria João Cantinho - 2014 - Philosophica: International Journal for the History of Philosophy 22 (43):115-131.
    Na sua obra Spectres de Marx, Derrida parte da análise da tese II da obra de Benjamin, Über den Begriff der Geschichte, onde o autor fala do índex messiânico que cabe ao historiador redescobrir e restaurar. Benjamin não se refere a este messianismo em termos teológicos nem tradicionais, mas pensa, a partir de uma ideia de secularização do messianismo, que contém um potencial inédito para a compreensão e leitura da história. Derrida segue-lhe o raciocínio e interpreta, de forma magnífica, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43.  27
    Sociedade de São Vicente de Paulo: história e análise da sua crise de renovação institucional.Itamar Ary Sacramento Santos - 2018 - Horizonte 16 (49):405-407.
    O presente estudo teve como objeto a Sociedade de São Vicente de Paulo - SSVP, e visou analisar a crise institucional da associação, relacionando-a com a crise religiosa contemporânea, tendo em vista a dificuldade na admissão de novos quadros para a entidade, como também a complexidade da manutenção de seus membros. A motivação do trabalho foi compreender como a crise socioreligiosa contemporânea contribui para esse processo, valendo-se também da observação empírica nas reuniões, festas e eventos realizados pela instituição. Buscou-se ainda (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44.  34
    Teologia política E utopia social: Apontamentos sobre a concepção messiânica de justiça de Walter Benjamin.Jéverton Soares dos Santos - 2015 - Cadernos Do Pet Filosofia 6 (12):45-67.
    Partindo de premissas teóricas totalmente diferentes e até incompatíveis Jacques Derrida e Axel Honneth chegam a uma conclusão bastante semelhante sobre o significado político do messianismo de Walter Benjamin: trata-se de uma tentativa de fundamentar uma forma terrorista de ação política. Não estou seguro que essa seja a melhor interpretação do significado político do messianismo de Benjamin, ainda que não negue que em diversas passagens dos escritos do autor a impressão que fica é exatamente essa. Como alternativa hermenêutica sugiro cotejar (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45.  11
    Kénosis e Caritas como chaves de leitura do cristianismo não religioso de Gianni Vattimo.Antonio Glaudenir Brasil Maia & Renato Almeida de Oliveira - 2021 - Conjectura: Filosofia E Educação 26:021050.
    O presente artigo apresenta as categorias da kénosis e da caritas como chaves de leitura interpretativa da experiência de Deus na contemporaneidade no horizonte do chamado cristianismo não religioso pensado pelo filósofo italiano Gianni Vattimo. A hipótese central do texto considera que uma reflexão sobre a experiência de Deus hoje a partir de tais categorias implica compreendê-la como experiência que não desemboca em violência, fundamentalismos e intolerâncias. A experiência de Deus na contemporaneidade, marcada pela pluralidade cultural e religiosa, exige o (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46. O discurso pós-metafísico em uma sociedade secularizada segundo Habermas // The postmetaphysical speech in a society secularized by Habermas.Paulo César Nodari & Alexandre Bressiani - 2016 - Conjectura: Filosofia E Educação 21 (2):309-337.
    Este trabalho apresenta e situa o pensamento do filósofo alemão Jürgen Habermas no discurso pós-metafísico em uma sociedade secularizada. Esta reflexão articula-se em dois momentos. Em um primeiro momento, trata-se de apresentar o discurso da Modernidade, evidenciando os principais aspectos da crítica à razão instrumental de Horkheimer e Adorno, a importância do conceito hegeliano de Modernidade, e Nietzsche como o ponto de inflexão para o discurso pós-metafísico. Em um segundo momento, apresenta-se, mais exatamente, o discurso pós-metafísico em uma sociedade secularizada. (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47.  8
    Secularismo, religião e o problema da emancipação humana em Marx.Juliano Cordeiro da Costa Oliveira & Mayra Carneiro De Carvalho - 2021 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 66 (1):e39810.
    O artigo objetiva investigar a relação entre secularismo e religião na sociedade burguesa à luz do problema da emancipação humana, a partir de escritos do jovem Marx, como, por exemplo, Sobre a Questão Judaica, Crítica da Filosofia do Direito de Hegel – Introdução, entre outros, que dizem respeito ao momento inicial de seu pensamento crítico; além de A Ideologia Alemã, obra posterior em que Marx retoma algumas das discussões iniciadas naquele período. A novidade trazida por Marx para o debate tradicional (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48. A Religião E A Esfera Pública - Religion and Public Sphere.Julio Paulo T. Zabatiero - 2008 - Cadernos de Ética E Filosofia Política 12:139-159.
    Resumo: O objeto deste ensaio é a análise crítica do posicionamento atual de Jürgen Habermas sobre o papel da religião no debate público. A partir da análise de dois textos recentes do mesmo sobre o tema, comparando-os com escritos anteriores, o ensaio aponta as mudanças na descrição habermasiana do papel da religião na esfera pública e em seu conceito de sociedade secular para sociedade pós-secular. Após a análise dos textos, uma avaliação crítica é oferecida, destacando-se os valores e alguns dos (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49.  12
    Decisão como mediação e representação em Carl Schmitt.Pedro Hermínio Villas Bôas Castelo Branco - 2017 - Revista de Filosofia Aurora 29 (47).
    Este artigo discute como os conceitos de mediação e representação se articulam na reflexão de Carl Schmitt em alguns de seus primeiros escritos e preparam o terreno para a formulação da ideia de representação política em um de seus trabalhos mais conhecidos: Teoria da Constituição. O procedimento mediante o qual se traduz uma realidade amorfa ou um coletivo em forma de representação política se atém à noção de presentificar algo ausente ou tornar visível algo invisível. Toda ideia entra no mundo (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50.  64
    A fé cristã diante dos desafios da cultura contemporânea.Luis Romera - 2012 - Synesis 4 (2):137-144.
    A cultura contemporânea é normalmente chamada de pós-modernidade. Ela se relaciona com a modernidade de modo dialético, pois se inspira em alguns aspectos modernos e critica algumas das suas pretensões. O resultado é um contexto com luzes e sombras, no qual surgem importantes desafios: a recuperação de uma razão não unilateral e a superação dos reducionismos sociais e antropológicos, causados pela secularização. Se a marginação da religião e o indiferentismo religioso – fenômenos próprios do processo de secularização (...)
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 59