Results for 'religião'

818 found
Order:
  1.  33
    Religião e inclusão social: uma análise sobre o trabalho de inclusão de surdos em igrejas cristãs de Belo Horizonte.Marissandra Silva do Rosário Freitas - 2016 - Horizonte 14 (42):665-667.
    Resumo/abstract dissertação de Mestrado FREITAS, Marissandra Silva do Rosário. Religião e inclusão social: uma análise sobre o trabalho de inclusão de surdos em igrejas cristãs de Belo Horizonte.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  13
    Religião e as teias do Multiculturalismo - Resenha.Klaus Paz Albuquerque - 2016 - Horizonte 14 (44):1687-1689.
    Book OLIVEIRA, Irene Dias de. Religião e as teias do multiculturalismo. São Paulo: Fonte Editorial, 2015. 97p. ISBN 978-85-68252-55-0.
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  29
    Religião, Arte e Patrimônio Cultural (Religion, Art and Cultural Heritage) - DOI: 10.5752/P.2175-5841.2013v11n31p840.Ilka Boaventura Leite - 2013 - Horizonte 11 (31):840-842.
    Editorial - Religião, Arte e Patrimônio Cultural Dossiê: Religião, Arte e Patrimônio Cultural (Religion, Art and Cultural Heritage).
    Direct download (7 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  14
    A Religião Como Educação: Que Campo É Esse?Maria Betânia Albuquerque & Marcio Barradas Sousa - 2023 - Aprender-Caderno de Filosofia E Psicologia da Educação 29:12-26.
    Neste texto procuramos traçar os contornos do que estamos considerando como um campo de investigação, ainda que em construção, situado na interface entre duas áreas de conhecimento: a educação e a religião. Tem como objetivo refletir sobre os sentidos da educação, de modo a evidenciar as práticas religiosas como instâncias de educação e formação de subjetividades. Metodologicamente, trata-se de uma reflexão de natureza teórico-bibliográfica inspirada em autores como Brandão (2002), Libâneo, (2010), Albuquerque; Buecke (2019), e outros. Para tanto, apresentamos (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  9
    Religião, teologia, filosofia.Vittorio Hösle - 2002 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 47 (4):567-579.
    O autor mostra a necessidade de uma nova reflexão sobre a relação entre teologia, filosofia e religião nos tempos atuais. Para isso, define, primeiramente, esses três fenômenos, para depois apresentar a resposta, tanto no nível descritivo quanto no normativo, à pergunta sobre a relação entre essas três esferas.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  40
    Religião e ciência. Eduardo Rodrigues da Cruz.Jair Souza Leal - 2015 - Horizonte 13 (37):657-659.
    Resenha: CRUZ, Eduardo Rodrigues da. Religião e ciência. São Paulo: Paulinas, 2014.
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7. A Religião E A Esfera Pública - Religion and Public Sphere.Julio Paulo T. Zabatiero - 2008 - Cadernos de Ética E Filosofia Política 12:139-159.
    Resumo: O objeto deste ensaio é a análise crítica do posicionamento atual de Jürgen Habermas sobre o papel da religião no debate público. A partir da análise de dois textos recentes do mesmo sobre o tema, comparando-os com escritos anteriores, o ensaio aponta as mudanças na descrição habermasiana do papel da religião na esfera pública e em seu conceito de sociedade secular para sociedade pós-secular. Após a análise dos textos, uma avaliação crítica é oferecida, destacando-se os valores e (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  6
    A teoria teológica da religião de David Tracy.Jefferson Zeferino & Rudolf Eduard von Sinner - forthcoming - Horizonte:676-676.
    Ao se ocupar da pesquisa acerca da teoria teológica da religião formulada a partir do pensamento do teólogo jesuíta estadunidense David Tracy, o presente texto objetiva recolher impulsos para o estudo teológico da religião. Para tanto, examinam-se as obras _Blessed Rage for Order: the new pluralism in Theology_, _A imaginação analógica: a teologia cristã e a cultura do pluralismo _ e _Plurality and ambiguity_: _hermeneutics, religion, hope_ no que tange à definição de religião. Como resultado das contribuições (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  4
    Religião, espiritualidade e saúde: funções, convivências e implicações.Lisete Mónico - 2021 - Horizonte:951.
    As religiões sempre foram, em parte, religiões de cura. Ao longo da história, têm sido perspetivadas como aliadas na procura de sentido para a vida e suas vicissitudes, com destaque para as situações de doença. Desde o trabalho inaugura de William James, que referia o papel preventivo da religião em certas doenças, associado à ação da ciência, diversos estudos têm explorado a relação entre religiosidade/espiritualidade e saúde e bem-estar. Mas que papel e funções a religião desempenha hoje em (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  9
    Ciência, religião e saúde.Luciana Fernandes Marques - 2016 - Horizonte 14 (41):8-12.
    Ciência, religião e saúde Editorial v 14, n 41, jan./mar. 2016.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  37
    Religião, patologia e feminilidade: uma análise da saudade em O homem (1887), de Aluísio Azevedo.Cristian J. Oliveira Santos - 2007 - Horizonte 6 (11):89-107.
    Resumo Os estudos literários têm comumente recorrido a ferramentas auxiliares ligadas às ciências sociais, mormente à filosofia e à sociologia. Tal postura tem dado origem a análises interessantes a respeito do discurso literário como produto ideológico configurador de verdades coerentes e totalizantes no que concerne a grupos sociais diversos, o que envolve, freqüentemente, a prática de estigmatização desses na tessitura da engenharia social. Nesse contexto, o presente artigo pretende trabalhar com a representação das beatas valendo-se da análise da personagem Magdá (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  38
    Religião e saber absoluto. A passagem da representação para o conceito na Fenomenologia do espírito.Klaus Vieweg - 2007 - Cadernos de Filosofia Alemã 10:13-34.
    O ARTIGO INVESTIGA A PASSAGEM DO CAPÍTULO DA RELIGIÃO PARA O DO SABER ABSOLUTO NA FENOMENOLOGIA DO ESPÍRITO DE HEGEL. TRATA-SE DE LOCALIZAR A RELIGIÃO COMO TRADUÇÃO DA FORMA OU DA LINGUAGEM DA REPRESENTAÇÃO PARA A FORMA OU A LINGUAGEM DO CONCEITO E AS IMPLICAÇÕES QUE ESSA DETERMINAÇÃO FORMAL TRAZ PARA UMA POSSÍVEL COMPREENSÃO DO LUGAR ESPECÍFICO DO DISCURSO RELIGIOSO, QUE SE MOVE ENTRE O UNIVERSAL E O PARTICULAR.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   3 citations  
  13.  22
    Religião, Democracia e Direitos Humanos: Presença pública inter-religiosa no fortalecimento da democracia e na defesa dos direitos humanos no Brasil.Claudia Danielle Andrade Ritz - 2017 - Horizonte 15 (47):1086-1090.
    Book reviews RIBEIRO, Claudio de Oliveira. Religião, Democracia e Direitos Humanos : Presença pública inter-religiosa no fortalecimento da democracia e na defesa dos direitos humanos no Brasil. São Paulo: Reflexão, 2016. 159p. ISBN 978.85.8088.194-3.
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  14.  9
    Reconhecimento, religião e secularismo em Charles Taylor.Juliano Cordeiro da Costa Oliveira - 2019 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 64 (1):e30758.
    O artigo objetiva investigar, à luz do filósofo Charles Taylor, a questão do reconhecimento dos sujeitos a partir da relação entre secularismo e religião. O fio condutor do pensamento de Taylor é o comunitarismo. Este se relaciona com a ideia de que o contexto das normas que regem uma sociedade deve ser o de uma comunidade que, em seus valores, práticas e instituições formam um horizonte constitutivo para a identidade de seus membros. Somente assim seria possível colocar as questões (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  24
    Evolução, religião e ambiente (Evolution, religion and environment) - DOI: 10.5752/P.2175-5841.2010v8n17p109.Martin Lindsey Christoffersen - 2010 - Horizonte 8 (17):109-124.
    Neste Ano Internacional da Biodiversidade, reflito sobre as responsabilidades crescentes das entidades religiosas no contexto atual da Crise Ambiental. Faço uma retrospectiva sobre a origem evolutiva das religiões no contexto da evolução cultural do homem. Em seguida, menciono algumas dimensões ecológicas do pensamento religioso, significativas para os problemas ambientais. Paradigmas religiosos se originam de forma semelhante aos das ciências. As doutrinas sociais das igrejas, especialmente a igreja católica, estabelecem compromissos com os excluídos e promovem o desenvolvimento integral da pessoa humana, (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16. Religião e política no pensamento de Maquiavel.J. L. Ames - 2006 - Kriterion: Journal of Philosophy 47 (113):51-72.
    For Machiavelli, religion is valued not by the importance of its founder, the content of its teachings, the truth of its dogmas or the significance of its rites. It is not the essence of what really matters but its function and importance for collective life. Religion teaches to recognize and respect political rules through the religious commandments. This collective norm could assume the outer coercive aspect of the military discipline as well as the inner persuasive character of civic and moral (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  17.  14
    Ética, religião e política.Alberto Antoniazzi - 1997 - Horizonte 1 (1):59-70.
    O tema é, evidentemente, muito amplo. Era necessário escolher uma abordagem particular, limitada. Escolhi uma abordagem empírica, uma análise de fatos, tomada como ponto de partida para provocar reflexões e debates. O presente artigo pretende responder às seguintes questões: a religião ameaça a paz?; como se pode refletir hoje sobre o tema religião e modernidade?; quais as perspectivas de futuro: conservadores ou progressistas?; pode haver ética política sem democracia?; e, finalmente, a democracia ameaça a religião?
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  18
    Horizontes da religião (Horizons of religion) - DOI: 10.5752/P.2175-5841.2011v9n23p633.Eduardo Hoornaert - 2011 - Horizonte 9 (23):633-636.
    Horizontes da religião (Horizons of religion) - DOI: 10.5752/P.2175-5841.2011v9n23p633.
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19.  1
    Religião e direitos humanos, entre avanços e recuos.Rodrigo Ferreira Toniol - forthcoming - Horizonte:15-15.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20.  22
    Religião E projeção em Freud. Elementos para O debate entre psicanálise E religião.Fabiano Veliq - 2016 - Synesis 8 (2):49-65.
    O presente artigo visa a ser uma contribuição para o debate entre Religião e Psicanálise a partir do conceito de projeção formulado por Freud. Freud várias vezes é colocado como defensor de um ateísmo do qual não se pode escapar na contemporaneidade e em poucos momentos é pensada a “sobrevivência” da religião apesar das críticas de Freud. Neste artigo procuraremos trabalhar a noção de religião no pensamento freudiano a partir do conceito de projeção mostrando que a crítica (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21. História natural da religião, de David Hume.David Hume & Jaimir Conte - 2005 - São Paulo, SP, Brasil: Editora da Unesp.
    Tradução para o português da obra "História natural da religião", de David Hume. Tradução, apresentação e notas: Jaimir Conte. Editora da UNESP: São Paulo, 1ª ed. 2005.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22.  50
    Religião, Biodiversidade e Território (Religion, Biodiversity and Territory) - DOI: 10.5752/P.2175-5841.2013v11n30p439.Pedro Assis Ribeiro de Oliveira - 2013 - Horizonte 11 (30):439-442.
    Editorial - Religião, Biodiversidade e Território. Dossiê: Religião, Biodiversidade e Território (Dossier: Religion, Biodiversity and Territory).
    Direct download (7 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  5
    A religião civil E o legislador no modelo contratualista de Rousseau.Thomaz Kawauche - 2019 - Kriterion: Journal of Philosophy 60 (144):711-725.
    RESUMO No “Contrato social”, os capítulos do legislador e da religião civil parecem incompatíveis com a ideia de um corpo político laico que se autoinstitui enquanto tal e que só se submete a leis estabelecidas por seus próprios membros. Trata-se de examinar neste artigo o método de exposição adotado por Rousseau para descrever, à luz da tradição, sua doutrina contratualista e, em particular, esclarecer nessa doutrina a necessidade da relação entre política e religião no problema da origem da (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24. Da religião natural à religião civil em Rousseau.Thomaz Kawauche - 2008 - Princípios 15 (23):117-133.
    Este artigo tem como objetivo evidenciar o aspecto político da Profissáo de fé do vigário saboiano a fim mostrar, na passagem do Emílio para o Contrato social , a idéia rousseauniana de tolerância como elo de ligaçáo entre religiáo natural e religiáo civil.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25.  12
    Liberdade e religião: Reflexões Kantianas sobre a não coercitividade, a veracidade e a publicidade na relação entre religião e política.Joel Thiago Klein - 2015 - Ethic@ - An International Journal for Moral Philosophy 14 (2):222-251.
    De acordo com a filosofia kantiana existem três princípios que deveriam regular a forma como a política se relaciona com a religião, quais sejam, o princípio da não coercitividade da crença religiosa; a exigência moral da veracidade nas profissões de crença e a incapacidade de máximas com conteúdo religioso se conformarem com o princípio político-jurídico da publicidade. O objetivo deste artigo é apresentar, explicar e justificar a aplicação desses três princípios com relação à religião e indicar como eles (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26.  14
    A Religião e o Esgotamento do Iluminismo - Estudo de Filosofia da Religião a Partir da Dialética do Iluminismo.Manoel Ribeiro Moraes Junior - 2016 - Horizonte 14 (43):937-951.
    Studies of religion in Renaissance and Enlightenment modernity were always under the conditions of the emancipatory promises of secular knowledge, technology experimental and critical traditions, aiming at social emancipation from the old ways of thinking and society. However, the disasters of the great wars and the problems arising from political and economic forms of technical and bureaucratic characteristics favored painful ailments and even bloody in the twentieth century. Religion has always been treated in the size of traditional societies, of which (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27.  17
    Religião, Verdade e Hermenêutica.Elton Vitoriano Ribeiro - 2011 - Horizonte 9 (21):354-361.
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28.  7
    Religião e política: embate de sentidos sobre a fé evangélica em posts de pastores no Instagram.Cristiane Carvalho de Paula Brito & Thyago Madeira França - 2024 - Bakhtiniana 19 (2).
    ABSTRACT This work aims to reflect on possible meanings for the evangelical faith based on utterances produced by three evangelical ministers in their social networks when they enunciate on themes that are linked, directly or indirectly, to political agendas. Based on the theoretical scope of studies in Applied Linguistics and on Bakhtinian conceptions of language, our analyzes point to three predominant meanings, which mean the evangelical faith as: i) reaffirmation of identity; ii) exercise of otherness and respect to the other; (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29.  21
    Religião e Revolução nas principais obras de Edmund Burke e Alexis de Tocqueville.Christian Jecov Schallenmueller - 2010 - Cadernos de Ética E Filosofia Política 17:153-171.
    This paper aims at discussing the relations between religion and revolution according to Edmund Burke’s and Alexis de Tocqueville’s considerations on the unleashment of the French Revolution. There is a rare dialog between both authors made by the French thinker, mainly in his book The Old Regime and the Revolution. Nonetheless, I intend to deepen this dialog. This procedure will make it possible to review the comparisons – between the English and the French Revolutions – made by both authors and (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30.  49
    Religião e Ciência: sustentação e entraves acerca do debate.Andréia Christina Nascimento Dias - 2014 - Horizonte 12 (34):604-605.
    DIAS, Andréia Christina do Nascimento. Religião e Ciência: sustentação e entraves acerca do debate. 2014. Dissertação (Mestrado), Programa de Pós-graduação em Ciências da Religião, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Belo Horizonte. Palavras-Chave: Religião. Ciência. Razão. Psicologia. Moral. Educação. Keywords : Religion. Science. Reason. Psychology. Morals. Education.
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31.  20
    Religião, Festa e Sociedade (Religion, Feast and Society) - DOI: 10.5752/P.2175-5841.2011v9n20p6.Mauro Passos - 2011 - Horizonte 9 (20):6-8.
    Editorial - Dossiê: Religião, Festa e Sociedade ( Religion, Feast and Society) DOI – 10.5752/P.2175-5841.2011v9n20p6.
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32.  13
    Religião, Ética e Psicanálise: um diálogo possível?Paulo César Nodari & Sandra Krindges - 2018 - Conjectura: Filosofia E Educação 23 (Especial):181-206.
    Resumo : Constatando, na atualidade, uma espécie de vazio ético, e, tendo presente que a religião deixou de ser fonte articuladora e aglutinadora de sentido, a partir das críticas descerradas por Freud à religião, e, também, a evidência do declínio da representatividade da lei paterna e de autoridade, este artigo tem o objetivo de apresentar, por um lado, uma possível conexão entre vazio ético e existencial com o campo religioso nos dias atuais, podendo, por exemplo, o trânsito religioso (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33.  8
    Secularismo, religião e o problema da emancipação humana em Marx.Juliano Cordeiro da Costa Oliveira & Mayra Carneiro De Carvalho - 2021 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 66 (1):e39810.
    O artigo objetiva investigar a relação entre secularismo e religião na sociedade burguesa à luz do problema da emancipação humana, a partir de escritos do jovem Marx, como, por exemplo, Sobre a Questão Judaica, Crítica da Filosofia do Direito de Hegel – Introdução, entre outros, que dizem respeito ao momento inicial de seu pensamento crítico; além de A Ideologia Alemã, obra posterior em que Marx retoma algumas das discussões iniciadas naquele período. A novidade trazida por Marx para o debate (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34.  72
    Literatura e Religião: a relação buscando um método (Literature and Religion: The search for a method - DOI: 10.5752/P.2175-5841.2012v10n25p29. [REVIEW]Joe Marçal Gonçalves dos Santos - 2012 - Horizonte 10 (25):29-52.
    Um estudo sobre a relação entre literatura e religião tomando ambas como expressão de produtividade da interpretação no contexto da Modernidade. O artigo aborda os pressupostos filosóficos da relação entre história da salvação e história da interpretação, e suas consequências para a consciência histórico-cultural do Ocidente, tal como examinado por Gianni Vattimo. Segundo este, o legado do Cristianismo se atualiza na Modernidade tardia em termos de produtividade da interpretação, ampliando a noção de linguagem e discurso por suas implicações ontológicas (...)
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35.  5
    Ciência, religião e escola.Saulo Quintana Gomes & Silvia Fernanda de Mendonça Figueiroa - 2022 - Prometeica - Revista De Filosofía Y Ciencias 25:66-82.
    Interessa ao educador científico contemporâneo compreender as relações entre ciência e religião, particularmente investigando como elas se dão entre seus estudantes e na realidade por eles vivenciada, posto que essa bagagem cultural está presente na sala de aula. Neste sentido, o presente trabalho objetiva identificar e analisar as principais características e tendências de investigações sobre as relações entre ensino de ciências e a religião, a fim de fornecer subsídios atualizados para quem o desejar ou necessitar. Para tanto, uma (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36.  21
    A religião à luz da fenomenologia hermenêutica heideggeriana (The religion in the light of Heidegger's hermeneutic phenomenology).Paulo Sérgio Lopes Gonçalves - 2012 - Horizonte 10 (26):566-583.
    Objetiva-se neste artigo apresentar a religião à luz da fenomenologia hermenêutica heideggeriana, cujo centro é a faktische Lebenserfahrung , elaborada por Martin Heidegger (1889-1976) nos primórdios de sua obra. Para atingir esse objetivo, serão tomadas três obras do filósofo alemão: Phänomenologie des Religiösen Leben s , de 1920-21; Phänomenologische Interpretationen zu Aristoteles , de 1921-22; e Ontologie. Hermeneutik der Faktizität , de 1923. Delas serão inferidos os conceitos de fenomenologia, de hermenêutica e de facticidade, que fundamentam outros conceitos importantes, (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37.  16
    Religião e relações de gênero: Igrejas Evangélicas fundadas por mulheres na região industrial de Contagem, Minas Gerais.Rosane Aparecida de Souza Guglielmoni - 2015 - Horizonte 13 (39).
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38.  9
    Religião e condição humana: uma leitura comparada entre Ludwig Feuerbach e Georg Simmel.Adriana Veríssimo Serrão - 2021 - Conjectura: Filosofia E Educação 26:021045.
    O presente artigo aborda, em leitura comparada, alguns aspectos centrais da filosofia da religião de Ludwig Feuerbach e de Georg Simmel. Para além das diferentes orientações filosóficas, aproxima-os uma perspectiva genética que reconduz as religiões historicamente instituídas à sua fonte na subjetividade. Na origem da religião estão a fé viva e a religiosidade, expressões da experiência vivida que incluem dimensões não intelectuais, como o sentimento e a emoção. Ao aceder a zonas não conceptualizáveis do ser humano, a filosofia (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39.  22
    Biodiversidade, política e religião (Biodiversity, politics, religion) - DOI: 10.5752/P.2175-5841.2010v8n17p7.Leonardo Boff - 2010 - Horizonte 8 (17):7-10.
    Editorial - Dossiê: Biodiversidade, Política e Religião - (Dossier: Biodiversity, Politics and Religion) Biodiversidade, política e religião (Biodiversity, politics, religion) - DOI: 10.5752/P.2175-5841.2010v8n17p7.
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40.  17
    Religião e linguagem: uma leitura da religião na Escrita do Deus de Jorge Luis Borges.Abdruschin Schaeffer Rocha & Kenner Roger Cazotto Terra - 2020 - Horizonte 18 (55):350.
    Nietzsche é considerado figura de vital importância na crítica a certa “inflação do sentido” verificada no pensamento ocidental, tanto no que diz respeito à tradição filosófica quanto no que concerne ao Cristianismo. Esse caráter tirânico do sentido fortaleceu sua crítica que, em geral, conclui que todo sentido deriva do fenômeno, que é a representação subjetiva e interpretativa do mundo. Mesmo que não tenha sido a intenção de Nietzsche, suas reflexões ensejaram novos parâmetros para a compreensão da religião em bases (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41.  11
    A religião como fundamento ético para os direitos humanos segundo o pensamento de John Finnis.Laura Souza Pires do Rio - forthcoming - Horizonte:1651.
    A presente pesquisa propõe apresentar, pela primeira vez na área de conhecimento das Ciências da Religião, a análise do pensamento jusnaturalista de John Finnis acerca do aspecto humano da religião. Nas obras de sua autoria, Finnis apresenta uma reconstrução inovadora da teoria do direito natural de Aristóteles e Tomás de Aquino. Tal inovação foi publicada em 1980, sob a orientação de Herbert Lionel Adolphus Hart, que foi seu mentor quando na conclusão de seu doutorado, sendo que este último (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42.  14
    Religião e criminalidade: da cultura da morte à cultura da paz e do perdão.Robson Sávio Reis Souza - 2005 - Horizonte 3 (6):97-120.
    Um dos principais problemas sociais da atualidade é o assustador crescimento de várias modalidades de crimes violentos em várias cidades brasileiras. O retrato atual da violência no Brasil pode ser assim exposto: crescimento da delinqüência urbana, com espantoso aumento dos homicídios em torno do tráfico de drogas nas grandes cidades; consolidação da criminalidade organizada, através de redes de tráfico internacional, tráfico de órgãos e seres humanos, máfias internacionais de contrabando e pirataria; aumento das violações de direitos humanos, comprometendo a ordem (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43.  21
    Religião, pluralismo e sociedade: uma análise do discurso paulino e sua contribuição para a comunidade cristã atual em seu diálogo com a sociedade de pluralismo religioso e Cultural.Jackson Martins de Andrade - 2014 - Horizonte 12 (35):1018-1020.
    Dissertação ANDRADE, Jackson Martins de. Religião, pluralismo e sociedade : uma análise do discurso paulino e sua contribuição para a comunidade cristã atual em seu diálogo com a sociedade de pluralismo religioso e Cultural. 2014. Dissertação – Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Programa de Pós-graduação em Ciências da Religião, Belo Horizonte.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44.  26
    Religião e cultura: um breve itinerário do fim do mundo antigo aos dias de Kierkegaard.Marcio Gimenes de Paula - 2014 - Revista de Filosofia Aurora 26 (38):191.
    Kierkegaard nos mostra, em boa parte de suas obras, sua categórica rejeição em aceitar que a religião cristã pudesse ser reduzida a uma questão de cultura. Mesmo vivendo numa época em que muitos parecem aceitar essa premissa, o filósofo enfrenta inúmeras dificuldades para fazer valer seu posicionamento e, por outro lado, sua proposta parece, ao mesmo tempo, profundamente discutível e polêmica. O cristianismo parece se confundir com a cultura desde seus primórdios e, inclusive, talvez tenha dependido disso para sua (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45.  37
    Religião e feminismo descolonial: os protagonismos e os novos agenciamentos religiosos das mulheres no século XXI.Anete Roese - 2015 - Horizonte 13 (39):1534-1558.
    Religions and the research about them were significantly affected by the feminist practices and studies in the twentieth century. In the religious context that has been presented in this third millennium, marked by the autonomy of women and their role in society, further studies are necessary to understand the religious phenomenon that occurs in the silent protagonism of women. One has to ask how to research and to think religion from a feminist perspective at this time; what religion is for (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46.  20
    A religião como fundamento da reflexão filosófica e como meio de ação política nas Leis de Platão.Luc Brisson - 2003 - Kriterion: Journal of Philosophy 44 (107):24-38.
  47.  12
    A religião como fundamento da reflexão filosófica e como meio de ação política nas Leis de Platão.Luc Brisson - 2003 - Kriterion: Journal of Philosophy 44 (107):24-38.
  48.  10
    Religião e política na obra de Giorgio Agamben.Benjamim Brum - 2021 - Griot : Revista de Filosofia 21 (1):446-453.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49.  7
    Religião e educação: elementos para a autotransformação do ser humano.Amarildo Luiz Trevisan & Gary Camargo da Luz - 2021 - Conjectura: Filosofia E Educação 26:021042.
    This illustration aims to present the contributions of religion, as an alert, to the distancing from different types of criminality. It identifies which benefits the religious experience, more specifically, the feelings of faith and religiosity. It brings to the person who is in a situation of delinquency and the margin of society, due to his acts committed against the norms established for the harmonious coexistence of society. In addition, it seeks to present social factors intertwined with the criminality situation, that (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50.  68
    Reiki: Religião ou prática terapêutica? (Reiki: religion or therapeutic practice?) - DOI: 10.5752/P.2175-5841.2009v7n15p142. [REVIEW]Niédja Barros Teixeira - 2009 - Horizonte 7 (15):142-156.
    O objetivo deste artigo é analisar a imposição de mãos, através da técnica da utilização dessa terapia conhecida como reiki. Nele, focamos os agentes de cura que se utilizam dessas práticas consideradas não religiosas, suas raízes e a sua formação como parte do cenário religioso brasileiro. Para esses fieis em busca de saúde exclui a ideia de salvação comum em todas as religiões. Em suas práticas ritualísticas enquanto grupos organizados estão sempre ancorados na ideia de um Deus como energia criadora (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 818