Results for 'pesquisa em dor'

999 found
Order:
  1.  4
    Saúde em cidade e território africano: o caso da Anemia Falciforme em Luanda-Angola.Berenice Assumpção Kikuchi & Maria Lucia Ivo - 2023 - Odeere 8 (3):81-100.
    Na doença falciforme, o genótipo HbSS da anemia falciforme, considerado a forma mais grave, prevalente no continente africano, tem alta morbidade e mortalidade. Objetivo: identificar se a estrutura instalada na atenção às pessoas com anemia falciforme e seus familiares, contribui para a redução da mortalidade precoce em Angola. Material e Método: pesquisa exploratória descritiva, realizada em Luanda-Angola, no período entre agosto e dezembro de 2022. Foram aplicados questionários estruturados para 20 pessoas com doença falciforme e 15 familiares, todos com (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  8
    Pesquisa Em Educação: Questões Político-Institucionais e de Formação Do Pesquisador.Siomara Moreira Vieira Borba, Tânia Cristina da Conceição Gregório & Alexandre Augusto E. Souza - 2022 - Desleituras Literatura Filosofia Cinema e outras artes 8.
    Neste capítulo, pretende-se abordar a pesquisa em educação, considerando o processo político-institucional, com a criação dos programas de pós-graduação, e a formação do pesquisador. Para tanto, apresenta-se esta temática a partir de uma pesquisa bibliográfica, com o objetivo de trazer ao debate questões concernentes ao campo acadêmico institucionalizado como locus principal da formação do pesquisador e da consolidação da produção de conhecimento científico. O referencial teórico que subsidia a apresentação da temática centra em Florestan Fernandes e Pierre Bourdieu.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  1
    Pesquisas em educação nas regiões Norte e Nordeste: balanço e perspectivas.Alfredo Macedo Gomes & Telma Ferraz Leal (eds.) - 2014 - Recife: Editora UFPE.
  4. Apontamentos sobre a pesquisa em direito no brasil.Anderson Souza da Silva Lanzillo & Patrícia Borba Vilar Guimarães - 2014 - Revista Fides 5 (1):18-21.
    APONTAMENTOS SOBRE A PESQUISA EM DIREITO NO BRASIL.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  22
    Pesquisa em dia de festa: anotações de Mário de Andrade sobre manifestações populares.Maurício De Carvalho Teixeira - 2019 - Dialogos 23 (2):91.
    Este artigo analisa o pensamento, a metodologia e a literatura de Mário de Andrade, estabelecendo relações com elementos, tais como, as observações de campo, os estudos culturais e o processo de escrita da pesquisa dele sobre manifestações populares, realizada entre as décadas de 1920 e 1940. São examinados alguns textos desse autor que evidenciam essas hipóteses, destacando o manuscrito como fonte documental.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  12
    Pesquisa em Cibercultura: análise da produção brasileira da Intercom.Sandra Portella Montardo & Adriana Da Rosa Amaral - 2011 - Logos: Comuniação e Univerisdade 18 (1).
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7. Pesquisa em educação na perspectiva ontológica: buscando superar a imediaticidade da relação sujeito-objeto.Sonia Regina Landini & Vidalcir Ortigara - 2003 - Quaestio: Revista de Estudos Em Educação 5 (1):p - 27.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8. Pesquisa em música e sua interfaces.Claudio da Costa Trindade & Lia Braga Vieira (eds.) - 2005 - Belém: EDUEPA.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  12
    A pesquisa em educação das relações étnico-raciais na educação matemática brasileira.Washington Santos dos Reis - 2023 - Prometeica - Revista De Filosofía Y Ciencias 27:535-543.
    O objetivo deste trabalho reside na elaboração de um breve apanhado das discussões acadêmicas acerca das relações étnico-raciais no âmbito da educação matemática brasileira. Em especial, pontuarei um dos tópicos que as pesquisas indicam como necessidade urgente para que haja avanços nessa área: a implementação de um debate profícuo na formação de professoras/ies/es que ensinam matemática. Pretendo, neste trabalho, chamar atenção para a necessidade das/des/dos pesquisadoras/ies/es em educação matemática lançarem um olhar para os currículos da formação inicial de professoras/ies/es de (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  8
    A pesquisa em Educação Física no Estado de Sergipe: a produção dos docentes do Ensino Superior.Sarah Freitas Machado Silva & Régis Henrique Reis Silva - 2016 - Filosofia E Educação 8 (3):262.
    Este trabalho tem como objetivo apresentar as características gerais da pesquisa em Educação Física no Estado de Sergipe, a partir das dissertações e teses dos docentes que atuam nos cursos de Educação Física das instituições públicas e privadas de Ensino Superior. Os dados iniciais do balanço apontam que existe uma variabilidade de modelos teórico-metodológicos e um número considerável de docentes que não realizaram seu mestrado e/ou doutorado na área de Educação Física, mas em outras áreas do conhecimento, e em (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11. Pesquisa em Linguagem na Contemporaneidade.João Wanderley Geraldi - 2006 - Quaestio: Revista de Estudos Em Educação 8 (1).
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12. A pesquisa em escolas urbanas.Howard S. Becker - 2013 - Enfoques: Sociologia e Antropologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro 13 (1).
  13.  14
    A pesquisa em ciências humanas: uma leitura bakhtiniana.Solange Jobim E. Souza & Elaine Deccache Porto E. Albuquerque - 2012 - Bakhtiniana 7 (2):109-122.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  8
    Ética na pesquisa em saúde: avanços e desafios.Dirce Guilhem & Fabio Zicker (eds.) - 2007 - Brasília: Editora UnB.
    Neste livro, novos desafios da ética em pesquisa com seres humanos são explorados pelos autores - da pesquisa com populações vulneráveis às pesquisas em Ciências Sociais. Dentre os destaques da obra está o caso do Sangue Yanomami e a pesquisa antropológica e genética conduzida nos anos 1970.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15. François de Dainville ea Pesquisa em História da Educação.César de Alencar Arnaut de Toledo - 2006 - Quaestio: Revista de Estudos Em Educação 8 (2).
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  11
    A pesquisa em teopoética no Brasil: pesquisadores e produção bibliográfica.Antonio Geraldo Cantarela - 2014 - Horizonte 12 (36):1228-1251.
    The field of knowledge named Theopoetics, associated with the interfaces between literature and the general scope of the sciences that study religion and the spiritualties, has produced a large number of events and publications in the last three or four decades in Brazil. This paper presents radiography of bibliographic output within Theopoetics, focusing on four aspects: i) gender, age and institutional affiliation of the researchers; ii) their academic background and titling; iii) publications in the area and main investigators; iv) models (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17. Os bastidores de uma pesquisa em história da educação: a Faculdade Católica de Filosofia de Rio Grande/RS.Giane Lange do Amaral & Josiane Alves da Silveira - 2012 - Conjectura: Filosofia E Educação 17 (2):166-182.
    O presente trabalho apresenta os bastidores de uma pesquisa realizada sobre a Faculdade Católica de Filosofia de Rio Grande (1960- 1969), cuja criação marcou o início dos cursos superiores voltados à formação docente na cidade. Para destacar sua história, recorre-se a diferentes fontes, como documentos institucionais, jornais locais e relatos orais, cuja utilização será aqui abordada. Nesse sentido, tem-se como base os caminhos abertos pela História Cultural as quais vêm propiciando a ampliação de problemas, objetos e temas de (...) histórica. Constata-se que a multiplicidade de histórias e memórias sobre essa instituição educacional só foram descortinadas devido à ampliação do olhar sobre as diferentes fontes de pesquisa. (shrink)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  7
    Voluntariado e humanização com palhaços: por quê? Para quê? Intervenções em crianças hospitalizadas. [REVIEW]Aline Sommerhalder, Ana Maria Lino & Maria Elisa Nicolielo - 2019 - Conjectura: Filosofia E Educação 24:019028.
    O artigo origina-se de uma investigação sobre uma prática social vivenciada por adultos voluntários que atuaram como palhaços e personagens em intervenções realizadas em um hospital no município de São Carlos/SP. O objetivo foi identificar e refletir nos recursos circenses e na atividade voluntária, indicadores para uma relação dialógica entre os participantes e analisar a finalidade com que a ludicidade é proposta durante a internação de crianças para tratamento de saúde. As atividades, a estrutura e a forma de organização do (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19.  10
    As duas alternativas da pesquisa em espiritualidade e saúde.Humberto Schubert Coelho - 2021 - Horizonte:998.
    Na medida em que o termo espiritualidade é em si mesmo ambíguo, o desafio específico da pesquisa em espiritualidade e saúde enquanto campo é definir de que maneiras o conceito ‘espiritualidade’ pode ser frutiferamente aplicado à saúde física e mental. Uma vez que a relatividade hermenêutica de um conceito humanístico tem de se relacionar com os resultados mensuráveis das ciências empíricas, algumas dificuldades inevitavelmente surgem. Isso não impediu, contudo, a formação de duas abordagens claramente definidas na pesquisa em (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20.  11
    Ix encontro de pesquisa em filosofia da ufmg.Daniel Arruda Nascimento - 2011 - Cadernos Do Pet Filosofia 2 (3):88.
    O Programa de Educação Tutorial e o Departamento de Filosofia da UFMG convidam graduandos e pós-graduandos para o IX Encontro de Pesquisa em Filosofia, a ser realizado de 03 a 07 de outubro de 2011, na Faculdade de Filosofia e Ciencias Humanas, Campus Pampulha. As inscrições estarão abertas do dia 09 de maio ao dia 15 de agosto.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21. Netnografia: considerações iniciais para pesquisas em educação.Eliete Jussara Nogueira, Luiz Fernando Gomes & Maria Lúcia de Amorim Soares - 2011 - Quaestio: Revista de Estudos Em Educação 13 (2):p - 185.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22. Apontamentos Teórico-Metodológicos da Pesquisa em História da Educação: O Método Materialista Histórico-Dialético.Denise Kloeckner Sbardelotto, Adair Angelo Dalarosa & Maria Isabel Moura Nascimento - 2009 - Quaestio: Revista de Estudos Em Educação 11 (1).
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23. Sobre o Conceito de Pesquisa em Filosofia.Zeljko Loparic - 1983 - Cadernos de História E Filosofia da Ciência 5:135-137.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24.  3
    Cartografia GelNE: 20 anos de pesquisas em linguística e literatura.Cleber Ataíde & Valéria Severina Gomes (eds.) - 2019 - Campinas, SP: Pontes.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25. Quem é quem na pesquisa em letras e lingüística no Brasil.Luíz Antônio Marcuschi & Kazue S. M. de Barros (eds.) - 1992 - Recife: ANPOLL.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26.  10
    Padrões sociointelectuais da pesquisa em nanoescala: laureados com o Prêmio Feynman de Nanotecnologia, 1993-2007.Terry Shinn & Anne Marcovich - 2009 - Scientiae Studia 7 (1):11-39.
  27. Cartografia como estratégia metodológica: inflexões para pesquisas em educação // Cartography as methodological strategy: inflections for research in education.Marilda de Oliveira & Mossi - 2014 - Conjectura: Filosofia E Educação 19 (3):185-198.
    O presente artigo objetiva refletir acerca de possíveis inflexões ofertadas pela proposta metodológica amplamente conhecida como Cartografia. Procurando cumprir tal intuito, primeiramente explanaremos minimamente de que se trata a perspectiva cartográfica e em que ela difere de outros modos de fazer pesquisa, baseados, sobretudo, pelo impacto epistemológico conduzido por Deleuze & Guattari – propositores desse conceito – no campo da filosofia e que acaba por respingar no que concerne à produção investigativa na área das Ciências Humanas em geral e (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28. Traçando os caminhos da pesquisa em educação ambiental: uma reflexão sobre o II EPEA.Maria Rita Avanzi & Rosana Louro Ferreira Silva - 2004 - Quaestio: Revista de Estudos Em Educação 6 (1).
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29.  37
    Tendências epistemológicas da pesquisa em educação especial no Brasil: a análise das dissertações e teses do PPGEEs/UFSCar.Régis Henrique dos Reis Silva - 2010 - Filosofia E Educação 2 (2):p - 227.
    Este estudo teve como objetivo geral, analisar, a partir das abordagens metodológicas, as implicações epistemológicas das dissertações e teses produzidas no PPGEEs/UFSCar, levando em consideração suas inter-relações com os determinantes sociais, políticos e econômicos. Em linhas gerais obtivemos os seguintes resultados, 88,9% dos documentos analisados adotaram a abordagem empírico-analítica, 11,1% a fenomenológica-hermenêutica e 0% a crítico-dialética. Considerando as articulações entre o lógico e o histórico, verificamos que a predomínio da abordagem empírico-analítica, está relacionado com os determinantes sociais, políticos e econômicos (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30.  43
    Unidades del dolor del siglo XXI. ¿Protocolos de consenso o medicina basada en la evidencia?José Correa & Patricia Abella Palacios - 2018 - Persona y Bioética 22 (1):29-38.
    La investigación en medicina tiene por objetivo generar nuevos conocimientos que ayuden al diagnóstico, el tratamiento y la prevención de enfermedades. Pero la medicina no es una ciencia exacta, sino una actividad humana heterogénea que se basa solo parcialmente en la ciencia, con varios factores no científicos que influyen en la forma de desarrollar esta actividad. El dolor, como síntoma o como enfermedad, es probablemente el trastorno que más afecta y preocupa a las personas y el que con mayor frecuencia (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31.  12
    Discourse Diversity Database (3D) para pesquisa em linguística clínica: projeto, construção e análise.Mariya Khudyakova, Natalia Antonova, Maria Nelubina, Anastasia Surova, Anna Vorobyova, Alina Minnigulova, Natalia Gronskaya, Konstantin Yashin, Igor Medyanik, Tatiana Shishkovskaya, Galina Ryazanskaya, Andrey Zuev & Olga Dragoy - 2023 - Bakhtiniana 18 (1):32-57.
    ABSTRACT Discourse Diversity Database (3D) is a corpus designed for clinical linguistics research. It consists of oral speech samples of three different genres: picture-elicited narratives, personal stories, and picture-based instructions. The sub-sections of 3D include recordings by Russian speakers from three independent groups: people with brain tumors before and after tumor removal, people with schizophrenia, and neurologically healthy individuals. This article is devoted to the description of the data collection, the annotation scheme, and the specific characteristics of each sub-section of (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32.  14
    As diversas formas do conhecimento: bases histórico-filosóficas da pesquisa em educação.Silvio Sánchez Gamboa - 2017 - Filosofia E Educação 9 (3):120.
    Visando contribuir com o debate sobre a qualidade da pesquisa educacional e de procurar critérios epistemológicos que favoreçam essa qualidade, retomamos algumas bases históricas e filosóficas sobre as diversas formas do conhecimento. O artigo apresenta justificativas sobre a importância da literatura clássica para compreender a problemática atual da produção do conhecimento. De acordo com a filosofia clássica grega, os critérios que diferenciam os saberes, tais como, o opinativo, a razão mítica, a episteme e a filosofia, hoje continuam válidos para (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33.  8
    Contribuições da Ontologia Marxista Para a Pesquisa Em Educação Ambiental e Ensino de Ciências.Lucas André Teixeira - 2020 - Simbio-Logias Revista Eletrônica de Educação Filosofia e Nutrição 12 (17):140-160.
    Partindo do pressuposto que a educação ambiental e a educação em ciências possuem aproximações e distinções que as caracterizam como áreas de pesquisa, o estudo se propõe a abordar as contribuições da ontologia marxista para a pesquisa nas referidas áreas. O texto é resultado dos estudos iniciais da obra lukatiana e apresenta uma discussão teórico-metodológica em torno do eixo norteador radicado na categoria ontologia do ser social. Com efeito, foi realizada uma breve configuração dessas áreas de pesquisa (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34.  18
    IX Encontro de Pesquisa em Filosofia da UFMG.Helder Buenos Aires de Carvalho - 2011 - Cadernos Do Pet Filosofia 2 (3):88.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35. Os desafios na trajetória da construção do conhecimento científico: pistas e encaminhamentos para pesquisa em educação.Milena Inês Sivieri Pistori - 2004 - Quaestio: Revista de Estudos Em Educação 6 (2).
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36.  11
    Educação Ambiental Crítica e a Pedagogia Histórico-Crítica: Reflexões a Partir Do Grupo de Pesquisa Em Educação Ambiental – Gpea/Unesp.Daniele Cristina de Souza - 2020 - Simbio-Logias Revista Eletrônica de Educação Filosofia e Nutrição 12 (17):52-66.
    In view of the concern with the insertion of critical environmental education in school, we seek theoretical-methodological contributions in critical historical pedagogy. In this sense, this article will address theoretical reflections that are born within the “Grupo de Pesquisa em Educação Ambiental” - Unesp-Bauru and that were issued during the 1st Symposium on Dialectical Historical Materialism and Research on Science Education and Environmental Education. Thus, we approach the question of the content of critical environmental education from the curriculum design (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37.  7
    Teoria do conhecimento e epistemologia na pesquisa em Educação Física.Gabriel Pereira Paes Neto, Ney Ferreira França & Renan Santos Furtado - 2016 - Filosofia E Educação 8 (3):13.
    Trata-se de estudo bibliográfico pelo qual analisamos a pesquisa na educação física em torno da perspectiva de reaproximação da epistemologia com a teoria do conhecimento. Analisamos que as pesquisas devem pressupor a práxis e a dialética, sendo que à luz destas devem abordar os problemas do conhecimento, da história e da realidade, também pressupondo o materialismo histórico dialético enquanto epistemologia e o socialismo enquanto projeto histórico. A pesquisa em educação física deve reverter o seu circuito de conhecimento, superando (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38. Vulnerabilidade e proteção: a prática e a pesquisa em psicologia.Alice Maggi - 2009 - Conjectura: Filosofia E Educação 14 (1):157-165.
    O artigo discute algumas considerações a respeito dos conceitos de vulnerabilidade e proteção, quando relacionados à prática e à pesquisa em psicologia. Estabelece ligações entre conceitos clássicos, principalmente na área da filosofia e demais ciências humanas, como ética, moral e educação e as circunstâncias cotidianas e contemporâneas, como o acesso facilitado às informações, o incentivo à formação de recursos humanos na área da pesquisa e o desenvolvimento tecnológico das últimas décadas. Ao fim, sinalizam-se alternativas práticas e possíveis para (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39.  40
    Reflexões sobre questões metodológicas e práticas em pesquisas em educação.Bernardete Angelina Gatti - 2010 - Filosofia E Educação 2 (2):p - 53.
    Comunicação apresentada no III Seminário de Epistemologia e Teorias da Educação e IV Colóquio de Epistemologia da Educação Física. Trata da problemática da identificação do campo relativo às pesquisas educacionais e suas relações com questões formativas.Ponencia presentada em el III Seminário de Epistemología e Teorias de La Educación y IV Coloquio de Epistemología de la Educación Física. Trata de los problemas de la identificación del campo relativo a lãs investigaciones educacionales e sus relaciones com cuestiones formativas.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40.  11
    O Método Materialista Histórico e Dialético Para a Pesquisa Em Educação.Marília Freitas de Campos Tozoni-Reis - 2020 - Simbio-Logias Revista Eletrônica de Educação Filosofia e Nutrição 12 (17):67-84.
    This article presents the Historical and Dialectical Materialist Method as a possible approach to interpret social reality, and, consequently, the educational reality. The logical construction of this Method, which substantiates the Marxist thought, presents itself as a theoretical (logical instrument) and methodological (guiding pathways) possibility to interpret reality. This methodological perspective is distinguished by the movement of thought through the historical reality of men’s life in society, i.e., it deals with discovering (by the movement of thought) the fundamental laws that (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41.  6
    A unidimensionalização da linguagem e a fragilização teórica do campo investigativo educacional: desafios para a pesquisa em educação.Vivian Baroni - 2021 - Educação E Filosofia 34 (71):965-987.
    Resumo: Tendo por base o conceito marcuseano de linguagem unidimensional, o presente ensaio pretende problematizar esse tema com relação às suas implicações no campo da pesquisa educacional. A não utilização do conceito e do excesso de significado que a linguagem bidimensional traz em si, resulta na fragilidade teórica fortemente sentida no campo da pesquisa educacional, que resulta, em última instância, na dificuldade de validação do seu conhecimento. Nesse sentido, defendemos a importância da retomada dos estudos de caráter teórico, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42.  4
    Mapeamento do método fenomenológico nas pesquisas em educação no Brasil.Rafael Belo & Luís Paulo Leopoldo Mercado - 2022 - Filosofia E Educação 14 (1):136-166.
    O presente estudo tem o objetivo de mapear dissertações e teses brasileiras na área da Educação que, no método de investigação, utilizaram-se da Fenomenologia como referência. O levantamento foi realizado no Banco de Teses e Dissertações da Capes, encontrando-se 1.142 registros, dos quais 89 foram analisados, referentes aqueles orientados pelos pesquisadores com maior número de orientações nesta perspectiva. Constatou-se um aumento da presença da Fenomenologia nos estudos da área da Educação, além da grande diversidade de procedimentos adotados. Identificou-se, ainda, a (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43.  7
    Apontamentos Sobre a Escrita Acadêmica No Contexto Acadêmico-Científico da Pesquisa Em Educação.Tânia Gregório & Aline de Carvalho Moura - 2022 - Desleituras Literatura Filosofia Cinema e outras artes 10.
    Este capítulo tem por cerne a escrita acadêmica, considerando-a dentro do contexto da linguagem científica. Nesse sentido, tem-se por objetivo colocar em debate duas questões fundamentais: a necessidade de rigor na escrita acadêmica e a necessária inter-relação entre a leitura e a escrita acadêmica na produção do conhecimento científico. O referencial teórico que subsidia esse debate centra nas contribuições de Pierre Bourdieu para o campo científico.De forma descritiva, apresenta-se neste capítulo um levantamento das produções bibliográficas publicadas em periódicos relacionados à (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44.  33
    Análise da produção do conhecimento: pesquisa em rede com base no materialismo histórico-dialético.Kátia Oliver Sá, Ivson Conceição Silva & Gilson Trindade dos Santos - 2013 - Filosofia E Educação 5 (2):p - 264.
    Este trabalho é parte de um relatório de investigação que tem oito projetos de pesquisa integrados em rede, atrelados à pesquisa matricial do Grupo LEPEL/FACED/UFBA, que se articula ao grupo PAIDÉIA/FAE/UNICAMP, que coordena uma pesquisa cujas bases têm vinculação e é intitulada: Produção do conhecimento em Educação Física: Impacto do sistema de pós-graduação das regiões sul e sudeste do Brasil na formação e produção de mestres e doutores que atuam nas instituições de ensino superior da região nordeste (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45. O uso de fontes orais na pesquisa em Lomba Grande/RS: aspectos das escolas isoladas // The oral sources for use in research in Lomba Grande/RS: aspects of isolated schools.José Edimar de Souza - 2016 - Conjectura: Filosofia E Educação 21 (2):441-459.
    Este estudo trata de aspectos da história do ensino no meio rural de Lomba Grande/RS, entre 1940 a 1952, a partir da memória de alunos e professores de Escolas Isoladas municipais. Objetivo foi construir a partir de fontes orais aspectos das Escolas Isoladas públicas primárias municipais, nesta localidade. As memórias são analisadas na perspectiva do “tempo social”, no sentido que trata Halbwachs, pelas relações formais ou informais, por meio de mediações culturais diversas que compõem os quadros sociais de memórias. Sob (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46.  13
    Abordagem quanti-qualitativa: superação da dicotoamia quantitativa-qualitativa na pesquisa em educação.Kellcia Rezende Souza & Maria Teresa Miceli Kerbauy - 2017 - Educação E Filosofia 31 (61):21-44.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47.  17
    A investigação sobre ética e política na dinâmica da pesquisa em educação no Brasil e sua importância para a formação do educador.Dermeval Saviani - 2011 - Filosofia E Educação 3 (1):p - 7.
    O texto resgata os fundamentos históricos e conceituais de Ética na tradição cultural ocidental. Define os pressupostos políticos da Ética e indica a proeminência do ponto de partida teórico-metodológico, consubstanciando os elementos que sinalizam a direção em que se movem os conteúdos da ética e da política. Faz um inventário crítico das principais teorias éticas e políticas e destaca as fontes a serem analisadas nesse campo investigativo da Filosofia e da Educação. Articula os projetos históricos de integração entre Ética e (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48.  12
    Balanço da produção do conhecimento em Educação Física no Maranhão: exemplo de uma pesquisa em rede.Silvana Martins de Araujo, Ana Paula Vieira & Aline Silva Andrade Nunes - 2016 - Filosofia E Educação 8 (3):231.
    Nossa pesquisa procurou mapear a produção científica de mestres e doutores que atuam nos cursos de Educação Física do Maranhão, coletando e analisando informações sobre suas características epistemológicas, segundo as referências utilizadas na produção das teses e dissertações encontradas. Constatou-se que essa produção aborda temáticas distintas, incorrendo num ecletismo teórico ou numa indefinição epistemológica.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49.  10
    Narradores de Javé e a pesquisa em educação.Cristiane Ludwig & Amarildo Luiz Trevisan - 2011 - Educação E Filosofia 25 (50):675-690.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50.  45
    Abordagem quanti-qualitativa: superação da dicotoamia quantitativa-qualitativa na pesquisa em educação.Kellcia Rezende Souza & Maria Teresa Miceli Kerbauy - 2017 - Educação E Filosofia 31 (61):21-44.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 999