Results for 'estruturas'

719 found
Order:
  1. Estrutura e autenticidade como problemas da teoria e da crítica literárias.Adolfo Vítor Casais Monteiro - 1968 - São Paulo,:
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  7
    Sistema, estrutura, significação. Alguns paralelos filosóficos nas teorias neokantiana e estruturalista da linguagem.Christian Möckel - 2021 - Kant E-Prints 16 (2):38-61.
    No presente artigo serão discutidas algumas abordagens e explicações comparativas dedicadas à moderna teoria da linguagem, que podem ser encontradas tanto no filósofo neokantiano do símbolo Ernst Cassirer como nos linguistas estruturalistas Nikolaj Trubetzkoj e Roman Jakobson, que frequentemente se referem a Ferdinand de Saussure. Com esta finalidade, recorreremos a conceitualizações inovadoras usadas em comum no pensamento filosófico da primeira metade do século XX, tais como forma, estrutura, sistema, sinal, sentido ou significação e expressão, que determinam as respectivas teorias da (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3. A Estrutura do Yoga na Bhagavad-Gita.Ricardo Silvestre - 2017 - Numen 1 (20):28-46.
    O objetivo deste artigo é analisar o conceito de yoga da Bhagavad-gītā. Cinco concepções de yoga encontradas no texto são descritas: yoga enquanto disciplina ou prática, yoga enquanto disciplina qualificada, yoga enquanto estado mental de equanimidade e renúncia, yoga enquanto estado de união e yoga enquanto poder místico. As relações existentes entre essas concepções são explicitadas e o que podemos chamar de a estrutura do yoga na Bhagavad-gītā é pormenorizada.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  15
    Estrutura predicativa e significatividade.Celso Reni Braida - 2014 - Revista de Filosofia Aurora 26 (39):533.
    O objetivo é apresentar e discutir algumas propostas de explanação da estrutura predicativa por meio da explicitação da estrutura de papéis temáticos a partir de conceitos semânticos primitivos. A sugestão será a de retomar a teoria dos papéis temáticos para justificar a estrutura predicativa, e assim recuperar a noção de conteúdo semântico estruturado, fundamentando-a no plano pragmático. Para isso, será necessário recusar duas suposições gerais comumente aceitas: que a significatividade das expressões linguísticas baseie-se na conceitualização prévia do mundo, e que (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  5. A estrutura conceitual da revolução quí­mica.Paul Thagard, Marcos Rodrigues da Silva & Miriam Giro - 2007 - Princípios 14 (22):265-303.
    Este artigo investiga as mudanças conceituais revolucionárias que ocorreram quando a teoria do flogisto de Stahl foi substituída pela teoria do oxigênio de Lavoisier. Utilizando técnicas extraídas da inteligência artificial, o artigo descreve os estágios cruciais no desenvolvimento conceitual de Lavoisier, de 1772 até 1789. Em seguida, é esboçada uma teoria computacional da mudança conceitual de modo a explicar a descoberta de Lavoisier da teoria do oxigênio e a substituiçáo da teoria do flogisto. Este artigo é uma traduçáo de “The (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark   2 citations  
  6. Verdade, estrutura e objeto.André Henrique Rodrigues - unknown
    Para solucionar a questão “sobre o que há” levantada por Quine, e realizar a tarefa de compreender de forma exauriente as muitas unidades ontológicas que povoam a grande província do Ser, propomos como alternativa à ontologia punteliana, uma nova ontologia designada de “Ontologia Estrutural” (OE). Tal ontologia parte de bases teóricas sistemático-estruturais, mas desemboca em uma visão diversa em que co-subsistem unidades factuais estruturadas, configurações estruturais (dinâmicas), bem como unidades ontológicas aparentes (objetos), todas englobadas pela subdimensão temporal que as interconexiona, (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  17
    A Estrutura Temporal das Imagens.Dietmar Kamper & Juan A. Bonaccini - 1997 - Princípios 4 (5):229-235.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  13
    A estrutura da lógica segundo Tomás de Aquino.Anselmo Tadeu Ferreira - 2011 - Educação E Filosofia 25 (50):445-474.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  23
    A estrutura da autoconsciência na filosofia da mente de John Searle.Tárik de Athayde Prata - 2017 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 62 (2):428-452.
    A tese defendida no presente artigo é que a autoconsciência, na visão de Searle é uma caraterística do campo unificado de consciência. Após uma discussão de três distinções a respeito da consciência propostas por Rosenthal, é discutido o conceito de consciência de Searle – como um fenômeno qualitativo, subjetivo e unificado – e o caráter holístico desse conceito. A discussão que Searle faz dos conceitos de autoconsciência e de introspecção mostra que ele acredita que uma autoconsciência implícita é uma característica (...)
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   2 citations  
  10.  44
    Estruturas, Modelos e os Fundamentos da Abordagem Semântica.Jonas R. Becker Arenhart & Fernando T. F. Moraes - 2010 - Principia: An International Journal of Epistemology 14 (1):15-30.
    Neste artigo, a partir de tópicos presentes na obra de Newton C. A. da Costa, propomos uma fundamentação rigorosa para de uma possível formulação de teorias científicas através da abordagem semântica. Seguindo da Costa, primeiramente desenvolveremos uma teoria geral das estruturas; no contexto desta teoria de estruturas mostraremos como caracterizar linguagens formais como um tipo particular de estrutura, mais especificamente, como uma álgebra livre. Em seguida, discutiremos como associar uma linguagem a uma estrutura, com a qual poderemos formular (...)
    No categories
    Direct download (7 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  7
    Estruturas filosóficas do ensinamento de lutero.Enio R. Mueller - 2002 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 47 (2):249-259.
    O objetivo deste artigo é pesquisar, no subterrâneo do pensamento de Martim Lutero, indícios de uma Denkweise, um modo de pensar que lhe seria peculiar. A hipótese é que há uma consistência filosófica nesse pensamento, mas que suas características o distinguem das razões filosóficas tradicionais da escolástica tardia. Os anos de imersão na Bíblia deram a Lutero não só uma interpretação da justiça da fé que foi revolucionária em sua época, mas também um modo de pensar que revela características do (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  12
    A estrutura da moral kantiana.Francisco Eliandro Souza do Nascimento & Francisco Rogelio dos Santos - 2018 - Griot : Revista de Filosofia 17 (1):61-84.
    Neste artigo, faremos uma exposição da estrutura da moral kantiana partindo da análise dos seus principais pressupostos. Iniciaremos com a análise do conceito de homem em Kant, abordando as suas duas dimensões, racional e sensível, buscando uma compreensão da dualidade que se estabelece no nível da razão prática, entre o caráter empírico do sujeito prático e o caráter inteligível, e qual dessas duas dimensões se sobressaem no campo da ética. Em seguida trataremos da liberdade como princípio fundante da moral perguntando (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  14
    Estruturas conceituais e estratégias de investigação: modelos representacionais e instanciais, analogias e correspondência.Valter Alnis Bezerra - 2011 - Scientiae Studia 9 (3):585-609.
    No categories
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   2 citations  
  14.  18
    A estrutura do prólogo e do párodo de Assembleia de Mulheres de Aristófanes.Greice Ferreira Drumond - 2010 - Synthesis (la Plata) 17:13-24.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  8
    Da estrutura à função: o direito penal em Arthur Schopenhauer.Felipe Durante - 2015 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 6 (2):136.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  12
    A estrutura da Ética da Compaixão de Schopenhauer em relação à Filosofia Transcendental.Yukiko Hayashi - 2018 - Revista de Filosofia Aurora 30 (49).
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  56
    A estrutura fundamental da eucaristia. Verheul, ambroos. São Paulo: Paulinas, 1982. Isbn 82-1440.Antonio Wardison C. Silva - 2012 - Revista de Teologia 6 (9):p - 133.
    A reforma litúrgica, ocasionada pelo Concílio Vaticano II, provocou inúmeras mudanças no interior da ação celebrativa. Todas elas buscaram garantir uma participação ativa, consciente e frutuosa do povo na celebração. No entanto, ainda que plausível tal tentativa, a liturgia não se tornou claramente conhecida e operada. A presente obra A estrutura Fundamental da Eucaristia, de Ambroos Verheul, procura resgatar os valores básicos da teologia eucarística, no seu aspecto bíblico e litúrgico-sacramental. E, com isso, apresentar o que de fato constitui a (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18. A estrutura linguí­stica e o fundamento das verdades analí­ticas.Celso R. Braida - 2009 - Princípios 16 (25):27-61.
    This text analyzes the structure, source and content of analytical truths in order to show the legitimacy of this concept. Traditionally the concept of analytical truth is associated with the notions of a priori knowledge, a necessary proposition, and unrestricted validity. However, such truths can be conceived without this correlation. This way of conceiving the sentences whose truth is attainable by analysis will be defended and explored here. The aim is to show that this notion is legitimate and operational, although (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19.  9
    A estrutura afetiva dos tipos de governo em Hobbes. I Pressupostos.Fernando Dias Andrade - 2021 - Cadernos Espinosanos 44:61-94.
    Os pressupostos da estrutura afetiva dos tipos de governo em Hobbes dizem respeito aos afetos fundamentais que determinam as ações humanas desde o estado de natureza, em especial o medo, o egoísmo e a glória. O medo, para Hobbes, talvez seja o afeto mais restritivo da liberdade natural no estado de natureza e, ao contrário, a principal condição para a obtenção da paz no estado civil, mas a esperança de glória é tão relevante quanto o medo para a transformação do (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20. Estrutura e subjetividade no último Merleau-Ponty.Reinaldo Furlan - 2008 - Dois Pontos 5 (1).
    resumo O texto aborda algumas noções centrais nos estudos que Merleau-Ponty realizava através de seus cursos nos Collège de Fra nce ent re os anos de 1954 e 1960. Trata da passagem da anima l idade ao corpo hu mano, e tão importante quanto marcar sua diferença, procura mostrar seu Ineinander, um no outro ou pertença comum. A seguir, dá destaque às noções de instituição e de inc o ns c ie nte: com a prime i ra, o filósofo pretende (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21.  11
    Estrutura da Metafísica: IV Reunião italiana de Estudos filosóficos cristãos.Carlo Giacon - 1949 - Revista Portuguesa de Filosofia 5 (2):183 - 200.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22. Estrutura e função do diálogo lírico-epirremático em Ésquilo.Manuel Oliveira Pulquério - 1965 - Humanitas 17.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  23.  10
    Estrutura, tema ou contexto: em que concentrar o trabalho do historiador da filosofia, especialmente do medievalista?Juvenal Savian Filho - 2019 - Trans/Form/Ação 42 (SPE):13-30.
    Resumo: Muitos trabalhos em história da filosofia, eminentemente em história da filosofia medieval, são marcados por uma oposição metodológica entre três abordagens: a ênfase na estrutura interna de um pensamento; a ênfase na investigação de um tema ou conceito; a ênfase na inserção de um pensamento em seu contexto histórico-filosófico. No entanto, é possível defender a aproximação dessas três abordagens, e mesmo a combinação delas, em vista de um ganho de inteligibilidade dos pensamentos estudados. É o que pretende o presente (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24. Estruturas e sistemas no idealismo kantiano.Elisabeth Schwartz - 2008 - Dois Pontos 5 (1).
    resumo No chama do período do “estrutura l i s mo” defendeu-se a id é ia de que havia uma oposição ent re essa filosof ia e o idealismo, especia l mente o ide a l i s mo subjetivo. O propósito deste texto é defender a tese oposta, de que há um forte elo interno entre o criticismo kantiano e o método estrutural em história da filosofia. Esse elo é partic u l a r me nte visível no estrutura (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  25.  13
    A estrutura das revoluções científicas de Kuhn: uma breve exposição.Marcos Antonio Alves & Alan Rafael Valente - 2020 - Griot : Revista de Filosofia 20 (1):173-192.
    Como ocorre o progresso científico? Existem critérios para a escolha de teorias científicas? Qual o impacto de valores cognitivos e extra-cognitivos sobre as comunidades científicas? Para tratar de questões como estas, o filósofo da ciência Thomas Kuhn adota uma perspectiva estruturalista com embasamento histórico. Apresentamos a estrutura das revoluções científicas proposta por este pensador. Tratamos, inicialmente, da noção de paradigma, conceito chave da sua explicação do funcionamento da ciência e do progresso científico. Em seguida, expomos as fases pelas quais uma (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26. Estrutura e sentido do Mundo da Vida in Edmund Husserl.Af Morusao - 1988 - Revista Portuguesa de Filosofia 44 (3):367-381.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27.  26
    A estrutura formal da argumentação de São Paulo e as suas possíveis relações com a lógica estóica.Jorge Cesar Mota - 1974 - Trans/Form/Ação 1:173-214.
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28.  24
    A estrutura da ação por dever nas obras de fundamentação da moralidade e no escrito sobre a religião a partir da noção de ordem moral dos móbiles.Letícia Machado Spinelli - 2014 - Studia Kantiana 16:124-143.
    Este artigo pretende apresentar uma análise comparativa entre as obras de fundamentação da moralidade e o escrito sobre a religião no que tange à estrutura da ação por dever. Tal análise se justifica em vista de Kant, no escrito sobre a religião, apresentar a definição da ação por dever e da ação moralmente má nos termos de hierarquia e ordem moral dos móbiles, formulação que, aparentemente, não é apresentada no âmbito da fundamentação da moral. Dessa análise se sobressai, ainda, a (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29.  23
    A estrutura retórica do verbete Spinoza.Marilena Chaui - 2009 - Kriterion: Journal of Philosophy 50 (120):313-334.
  30.  22
    A estrutura retórica do verbete Spinoza.Marilena Chaui - 2009 - Kriterion: Journal of Philosophy 50 (120):313-334.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   2 citations  
  31.  11
    Estrutura e ontologia na obra de Merleau-Ponty.Ericson Falabretti - 2013 - Revista de Filosofia Aurora 25 (37):305.
    Esse trabalho discute a renovação e a centralidade do conceito de estrutura no projeto ontológico de Merleau-Ponty. Estabelece, primeiro, a ideia de que na obra de Merleau-Ponty não existe um sentido unívoco para a noção de estrutura, mas uma polissemia de usos e sentidos que acompanham o desenvolvimento do seu pensamento. Merleau-Ponty, sobretudo no momento da elaboração d’O visivel e o invisivel, não objetivava apenas se apropriar da noção de estrutura – gestalt – já em uso na psicologia, na linguística (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32.  48
    Algumas estruturas argumentativas a favor dos direitos culturais.Daniel Loewe - 2011 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 56 (1):30-51.
    O artigo apresenta algumas estratégias recorrentes para justificar os direitos culturais (tais como comunidade justificativa, o valor da diversidade, as teorias do reconhecimento da diferença cultural, o valor da autonomia, a justificação de igualdade) e as examina criticamente à luz de seus próprios méritos, a partir da perspectiva do liberalismo enquanto doutrina política. De acordo com o artigo, todas essas justificativas são fadadas ao fracasso.
    No categories
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33.  4
    Estrutura jurídica do crime.Everardo da Cunha Luna - 1993 - São Paulo, SP: Editora Saraiva. Edited by Everardo da Cunha Luna.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34.  22
    Estrutura conceitual e impasses teóricos em "Além do princípio do prazer".Fátima Caropreso - 2020 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 11 (2):41-61.
    A teoria elaborada por Freud em Além do Princípio do prazer apresenta uma série de impasses, muitos dos quais tampouco são solucionados em sua obra subsequente. Em especial, as hipóteses da oposição entre as duas classes de pulsões e do caráter regressivo das pulsões de vida apresentam inconsistências que fragilizam a teoria do segundo dualismo pulsional. Nesse artigo, é realizada uma análise passo a passo das principais ideias apresentadas no texto, com o objetivo de discutir algumas das questões que permanecem (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35.  76
    Estruturas e fundamentos sociais: a leitura honnethiana de Habermas.Hélio Alexandre da Silva & Herbert Barucci Ravagnani - 2013 - Trans/Form/Ação 36 (2):155-178.
    O presente artigo pretende sublinhar, na forma de breves apontamentos gerais, os contornos mais amplos da crítica de Honneth a alguns aspectos do pensamento habermasiano. Tal crítica é norteada especialmente por uma investigação dos critérios morais e normativos das lutas sociais que Honneth recupera, por meio de uma apropriação crítica do pensamento do jovem Hegel. O ponto central defendido por Honneth é que as possibilidades da experiência interativo-comunicativa não podem ser resumidas ou tomadas exclusivamente na interação linguística, nem mesmo esta (...)
    Direct download (8 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36.  5
    A Estrutura Diárquica da Democracia Representativa Milliana Como Oposição À Crítica de Honneth À Liberdade Jurídica.Flávio Augusto de Oliveira Santos & Veronica Calado - 2024 - Cadernos Do Pet Filosofia 14 (28):67-81.
    Axel Honneth, em O direito da liberdade, apresenta uma crítica aos elementos problemáticos da liberdade jurídica desde sua primeira formulação, no século XVII, de caráter negativo, até um segundo momento, marcado pela ampliação dos direitos subjetivos, que transforma o espaço privado em um lugar de reflexão ética de onde derivam juízos de “bem” e de “justiça”. Como exemplo desde segundo momento, Honneth se vale do pensamento de John Stuart Mill. Ocorre que, mesmo reconhecendo a importância das teorizações millianas, Honneth insiste (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37.  22
    A estrutura de organização do corpo político na concepção de Hannah Arendt.José Luíz Oliveira - 2009 - Filosofia Unisinos 10 (3):265-277.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38.  21
    As estruturas formais da arte e do psicoanálisis. Pode-se tumbar a arte no divã?Leandro Palencia Galán - 2008 - Revista Aletheia 28:21-31.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39.  17
    A estrutura do sucessivo.João Quartim de Moraes - 1979 - Discurso 11:25-40.
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40.  14
    Estrutura, estruturalismo e história estrutural.Jurandir Malerba - 2008 - Dialogos 12 (1).
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41.  50
    A estrutura de um ensaio filosófico.A. P. Martinich - 2003 - Critica.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42.  9
    Estrutura e função das imagens na ciência e na arte: entre a síntese e o holismo da forma, da força e da perturbação.Anne Marcovich & Terry Shinn - 2011 - Scientiae Studia 9 (2):229-265.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  43.  11
    Uma estrutura quase-conjuntista para a mec'nica qu'ntica não-relativista.Jaison Schinaider - 2013 - Principia: An International Journal of Epistemology 17 (1):103.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44.  42
    Estruturas, Modelos e os Fundamentos da Abordagem Sem'ntica DOI:10.5007/1808-1711.2010v14n1p15.Jonas R. Becker Arenhart & Fernando T. F. Moraes - 2010 - Principia: An International Journal of Epistemology 14 (1):15-30.
    In this paper, gathering several topics present in the work of Newton da Costa, we propose a rigorous foundation for a possible formulation of scientific theories according to the semantic approach. Following da Costa, as a first step we develop a general theory of structures; inside this theory we show how we can characterize formal languages as particular kinds of structures, more specifically, as free algebras. Next we discuss how we can link a language to a structure, with which we (...)
    No categories
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45. Movimento em estruturas "sócio-espaciais" : em busca dos sujeitos subalternos.Andrelino Campos - 2014 - In Cátia Antônia da Silva, Andrelino Campos & Nilo Sérgio D'Avila Modesto (eds.), Por uma geografia das existências: movimentos, ação social e produção do espaço. Rio de Janeiro, RJ, Brasil: Consequência.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46. Esparsidade, Estrutura, Escalamento e Estabilidade em Algebra Linear Computacional.Julio Michael Stern - 1994 - Recife, Brazil: IX Brazilian Computer Science School.
    Sparsity, Structure, Scaling and Stability in Computational Linear Algebra. Tutorial book for the IX Brazilian Computer Science School, held at Recife, in 1994.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47.  13
    Tripartição e estrutura bipolar da alma em Platão.Marcelo Perine - 2014 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 59 (3):417-429.
    Quando Platão trata das “afecções e as formas que ela [a alma] tem na vida humana”, ele a descreve segundo um esquema tripartite, tal como aparece também na exposição dos seus gêneros na República. No Timeu, ao tomar a via mais longa para expor a natureza da alma, Platão apresenta a Ideia da alma cósmica como uma mistura de três Ideias intermediárias procedentes de um princípio bipolar. Assim como na alma do mundo, também a alma humana possui uma estrutura tripartite (...)
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48.  24
    A estrutura organizacional da Delegacia de Ordem Política e Social do Estado do Espírito Santo.Pedro Ernesto Fagundes - 2011 - Dialogos 15 (2).
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49. Validação da estrutura da Escala Triangular do Amor: Análise fatorial confirmatória.J. A. E. Hernandez - 1999 - Aletheia: An International Journal of Philosophy 9:15-25.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50.  18
    Panóptico Digital e Estruturas Psicopolíticas.Fabiano Corrêa da Silva Couto - 2023 - Logeion Filosofia da Informação 9 (2):106-123.
    Este artigo discute o conceito de "panóptico digital" e seu papel na sociedade contemporânea. O filósofo Byung-Chul Han introduz a idéia do "panóptico" - inicialmente desenvolvido por Jeremy Bentham no século 18 - para descrever uma forma de controle e vigilância presente na sociedade moderna. São discutidos os efeitos das tecnologias digitais no acompanhamento e controle do comportamento individual, bem como a ameaça que isso representa para a privacidade e a autonomia. Também discute o conceito de "psicopolítica" e como ele (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 719