Results for 'epistemologia dos eixos'

1000+ found
Order:
  1.  8
    Entre a Formação, a Epistemologia e a Política.Wanderson Flor do Nascimento - 2016 - Revista Sul-Americana de Filosofia E Educação 24 (24):1-2.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  3
    Ideia de uma heurística transcendental: ensaios de meta-epistemologia kantiana.Leonel Ribeiro dos Santos - 2012 - Lisboa: Esfera do Caos.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  6
    Filosofias em diáspora: epistemologias de terreiro e transformações do eu.Luís Thiago Freire Dantas - 2022 - Trans/Form/Ação 45 (spe):169-184.
    Resumo: Este artigo trata da diáspora africana como fonte epistemológica e, principalmente, de pensar suas implicações para a produção de filosofia africana, no Brasil. Para isso, o corpo será enfatizado como meio de comunicação com o mundo visível ou invisível, através do terreiro, estabelecendo uma relação entre a vivência e o pensamento filosófico. Em seguida, para fundamentar a diáspora, será interpretada a narrativa da orixá Oyá/Iansã, tendo como eixo o “corpo sem fronteiras” que medeia natureza e cultura. Por fim, propõe-se (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  25
    Epistemologia e teorias da educação.Régis Henrique dos Reis Silva, Márcia Chaves-Gamboa & Sarah Maria de Freitas Machado Silva - 2013 - Filosofia E Educação 5 (2):p - 1.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  8
    La filosofía realista y naturalista de John Dewey: contribuciones para una epistemología en la actualidad.Edna María Magalaes do Nascimento - 2017 - Cuadernos de Filosofía Latinoamericana 38 (116):139-165.
    El presente artículo analiza la epistemología realista y naturalista de John Dewey, para discutir su contribución para la epistemología en la actualidad. El eje de esta investigación consiste en articular los conceptos, experiencia y naturaleza de la epistemología de John Dewey a las contribuciones de autores contemporáneos. Al final, se pretende demostrar que el realismo de Dewey, por caracterizarse como naturalista, aporta contribuciones importantes para la epistemología actual cuando ésta es colocada en una vertiente contraria al objetivismo, pero sin prescindir (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  2
    A Crítica de Schopenhauer Ao Formalismo e À Natureza Prescritiva da Moral Kantiana.Matheus Colares do Nascimento - 2021 - REVISTA APOENA - Periódico dos Discentes de Filosofia da UFPA 1 (1):94.
    O objetivo proposto pelo presente trabalho é o de expor a crítica elaborada por Schopenhauer à moral kantiana, em especial, na medida em que ela se volta para os conceitos de vontade-livre e imperativo categórico. Com efeito, Schopenhauer (1788-1860) reconhece os méritos de Kant (1724-1804) não só no âmbito da epistemologia, como também na ética, por tê-la desvinculado de todo eudaimonismo. Porém, ele ainda assim direciona-lhe algumas críticas com enfoque em questões como o formalismo da ética kantiana e o (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  11
    Willard Van Omar Quine e a naturalização da epistemologia: aproximações com o legado de Dewey.Edna Maria Magalhães Do Nascimento - 2019 - Revista Filosófica de Coimbra 28 (56):355-370.
    Este estudo resulta de uma investigação sobre as aproximações teóricas entre o pensamento de Willard Van Omar Quine e o pragmatismo filosófico de John Dewey. O enfoque desta abordagem é a concepção naturalista e realista de conhecimento desenvolvida por estes dois teóricos. Busca-‑se compreender as conexões conceituais presentes na epistemologia de ambos, sobretudo, as referências de Quine a um empirismo radical e sem dogmas. O critério de análise comparatória será as seguintes teses: a ruptura com a filosofia apriorística, o (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  5
    Epistemologias em confronto no direito: reinvenções, ressignificações e representações a partir da interdisciplinaridade.Miguel Ângelo Silva de Melo, Gomes Filho, Antoniel dos Santos & Zuleide Queiroz (eds.) - 2017 - Curitiba, Brasil: Editora CRV.
    Abordagens (etno)filosóficas no e do direito -- Criminologia, direito penal e direito internacional humanitário -- Educação em direitos humanos e fundamentais -- Hermanêutica jurídica e sistemas teóricos do conhecimento no direito -- Gênero na transversalidade no direito : epistemologias da marginalização do 'outro' não hegemônico.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  16
    O discurso do livro didático de física: Por Uma escolha pela diferença.Mariana Fernandes Dos Santos, Nathalia Helena Alem & Jorge Ferreira Dantas Junior - 2018 - Odeere 3 (6):290.
    O discurso didático que a escola vem construindo ao longo da história da educação brasileira tem em seu bojo o centralismo epistemológico eurocêntrico institucionalizado. Sendo assim, entendemos ser necessário a constante problematização em torno desses discursos na ação docente. Neste artigo, temos como objetivo analisar a forma como são discursivizadas a História e Cultura Afro-Brasileiras, Africanas, e Indígenas no discurso didático do livro de Física do Ensino Médio Integrado ao Técnico em uso no IFBA, campus Eunápolis. Realizamos uma pesquisa bibliográfica (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  6
    Objetos científicos vivos.Luccas Vaz Dantas dos Santos - 2023 - Cadernos PET-Filosofia (Parana) 23 (1).
    Resumo: A epistemologia é usualmente neutra quanto aos diferentes tipos de objeto que a ciência investiga. Entretanto, seguindo Popper e Stengers, podemos descrever que os objetos vivos impõem à investigação científica uma mudança radical em sua abordagem. As ciências que lidam com objetos vivos não podem mais compartilhar os pressupostos do experimentalismo: o ser vivo não é isolável de seu ambiente. Palavras-chave: Conhecimento; Evolução; Filosofia da ciência.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  58
    A busca pela verdade no crátilo: Naturalismo E convencionalismo na concepção platônica.Rogério Santos dos Prazeres, Me José Moacir de Aquino & Heitor Romero Marques - 2013 - Revista de Teologia 7 (11):p - 99.
    Este texto trata de um clássico da filosofia platônica, o Crátilo. Redigido em forma de diálogo, característico do estilo platônico de escrita, nele está distinta a supervenção de uma das grandes temáticas da filosofia contemporânea, isto é, a linguagem, em que se traz à tona a discussão sobre a adequação de um nome a um objeto, também conhecido coma a justeza do nome à coisa. Figuram-se como questões centrais as teses do naturalismo e convencionalismo, que estruturam o que se entende (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  13
    teoria do agir comunicativo de Habermas na administração de organizações.Clóvis Ricardo Montenegro de Lima, José Rodolfo Tenório Lima, Lidiane dos Santos Carvalho, Asy Pepe Sanches Neto & Anderson Titonelli - 2022 - Logeion Filosofia da Informação 9:440-462.
    Neste artigo mostra-se os resultados de uma busca em bases de dados internacionais sobre a teoria do agir comunicativo de Habermas na área da Administração de Organizações. A teoria de Habermas foi desenvolvida após a sua guinada linguística, de ruptura com a filosofia da consciência e a metafísica em 1981. Nela os usos da linguagem são modos de expressão e representação, mas também modo de construção de vínculos sociais. A partir desta teoria, Habermas desenvolve a ideia de discurso como agir (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  6
    O enigma da representação na Crítica da razão pura entre epistemologia e idealismo absoluto.Paulo R. Licht dos Santos - 2015 - Revista de Filosofia Aurora 27 (42):733.
    A filosofia crítica apoia-se na noção de representação, de ponta a ponta, como fundamento de sua investigação. Essa noção, contudo, acaba por tornar-se um problema na Dedução Transcendental da Crítica da razão pura, ponto de partida de pelo menos duas tradições distintas de apropriação da filosofia kantiana: a epistemologia e o idealism absoluto. Para compreender os momentos estruturais do problema representação, tal como se apresenta na Dedução Transcendental, recuamos para duas etapas da trajetória kantiana, de algum modo pressupostas pela (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  5
    O desenvolvimento regional como eixo estruturante dos institutos federais de educação, ciência e tecnologia.Marcio Rogerio Olivato Pozzer & Roberta dos Reis Neuhold - 2024 - Prometeica - Revista De Filosofía Y Ciencias 29:41-82.
    Este artigo discute o projeto de desenvolvimento presente na constituição da política federalde educação profissional e tecnológica Brasileira inscrita na lei de criação dos InstitutosFederais de Educação, Ciência e Tecnologia. A hipótese central era a de que odesenvolvimento regional se tornou a coluna vertebral daquela política pública, que destacoua importância dos arranjos produtivos, sociais e culturais locais no processo de expansão einteriorização da educação profissional. A partir de pesquisa documental sobre os processoslegislativos, o estudo mapeou a construção do projeto de (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  25
    Toda terra é Karbala, todo dia é Ashura: a pedagogia do martírio nas narrativas xiitas e a construção de uma identidade de resistência. 2018. Tese – Programa de Pós-graduação em Relações Internacionais, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG.Patrícia Simone do Prado - 2019 - Horizonte 16 (51):1427.
    Propõe-se nesta tese analisar como as narrativas sobre o martírio de Imam Hussein no deserto de Karbala no ano 680 d.C, pode constituir um tipo de pedagogia, entre os xiitas, e como essa pode influenciar a construção de um tipo de identidade entre eles. Estruturada em cinco capítulos, buscou-se compreender e interpretar a construção da identidade xiita, como religiosa e política, a partir do ensino e aprendizagem da narrativa sobre o martírio de Imam Hussein. Através da pesquisa de campo no (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  11
    Educação e epistemologias.Manoel Francisco do Amaral - 2022 - Filosofia E Educação 14 (1):65-91.
    O texto tem como objetivo desenvolver reflexão atualizada em relação à pedagogia das competências como tendência pós-moderna à luz da pedagogia histórico-crítica. É apresentado em três partes além da introdução e conclusão. Na primeira, pretende-se caracterizar a pedagogia histórico-crítica; segunda, algumas críticas à pedagogia das competências; terceira, revelar a relação entre a pedagogia das competências e a educação do estado de São Paulo; na conclusão, a necessidade urgente de resgatar a concepção de educação pautada na totalidade, superação da visão individualista, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  38
    A resposta do senso comum ao problema do mundo externo.Luis Fernando Dos Santos Souza - 2016 - Cadernos Do Pet Filosofia 7 (13):40-52.
    Nosso objetivo nesse artigo é discutir o argumento do senso comum contra o ceticismo acerca do mundo externo. Apresentaremos o argumento que faz uso de hipóteses céticas e que conclui pela impossibilidade do conhecimento sobre o mundo externo. A seguir apresentaremos o senso comum segundo o filósofo G. E, Moore. Moore defende que o senso comum é capaz de refutar o ceticismo e propõe uma Prova do Mundo Externo, mas terá que livrar sua teoria de duas acusações principais: sua teoria (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18. Percurso E singularidades do ensino de sociologia em alagoas.Amurabi Oliveira, Vanessa do Rêgo Ferreira & Claudovan Freire - 2014 - Saberes Em Perspectiva 4 (8):13-33.
    A Sociologia é reintroduzida em nível nacional nos currículos escolares em 2008, o que tem fomentado a discussão em torno do seu ensino na Educação Básica, contudo, as realidades regionais são bastante diversas, e em alguns estados a introdução de seu anteriormente, como no caso de Alagoas que examinamos aqui. Realizamos uma análise considerando alguns eixos principais: a) a institucionalização das Ciências Sociais em Alagoas; b) a introdução da Sociologia no processo seletivo para o ingresso na Universidade Federal de (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19.  25
    La filosofía realista y naturalista de John Dewey: contribuciones para una epistemología en la actualidad.Edna Maria Magalhães do Nascimento - 2017 - Educação E Filosofi 31 (62):909-942.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20.  4
    A import'ncia das humanidades na construção do conhecimento.João Alberto Mendonça Silva, Álisson Muryel dos Reis & Josemar de Campos Maciel - 2019 - Filosofia E Educação 11 (1):195-217.
    O presente artigo abordará a construção do conhecimento em Giambattista Vico embasando-se no discurso De Nostri Temporis Studiorum. Com a troca da “imaginação” pela “racionalidade”, colocou-se de lado a engenhosidade humana, anulando assim a verossimilhança que fora negada por não apresentar verdades factuais levando à atrofia do engenho. O intuito aqui é analisar o desenvolvimento imaginativo proposto por Vico, gerando uma nova crítica. Conclui-se sobre uma possível epistemologia das humanidades, na qual cada sujeito possa, com seus próprios instrumentos, desenvolver (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21.  69
    A busca pela verdade no crátilo: Naturalismo E convencionalismo na concepção platônica.Rogério Santos dos Prazeres, Me José Moacir de Aquino & Dr Heitor Romero Marques - 2013 - Revista de Teologia 7 (11):99-107.
    Este texto trata de um clássico da filosofia platônica, o Crátilo. Redigido em forma de diálogo, característico do estilo platônico de escrita, nele está distinta a supervenção de uma das grandes temáticas da filosofia contemporânea, isto é, a linguagem, em que se traz à tona a discussão sobre a adequação de um nome a um objeto, também conhecido coma a justeza do nome à coisa. Figuram-se como questões centrais as teses do naturalismo e convencionalismo, que estruturam o que se entende (...)
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22.  13
    Olho e a Orelha.Augusto Jobim do Amaral & José Luís Ferraro - 2023 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 68 (1).
    O trabalho pretende, a partir da publicação das “Confissões da Carne”, analisar o impasse que diz respeito a sua não publicação em vida por Foucault, em especial em função da entrada do sujeito como terceiro componente do triângulo arqueológico-genealógico, impondo uma reviravolta decisiva em sua pesquisa. A força aletúrgica do sujeito implica uma definitiva dessoberanização do dispositivo de poder. Por um lado, se a forma moderna prevê a sua transferência de um poder sobre si próprio aos outros, o complexo de (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23. O que é a Educação Infantil?Khyara Fantollini dos Santos - manuscript
    Entendemos a Educação Infantil em amplo sentido, isto é, há um leque de conceitos em que pode-se gozar dentro da Pedagogia e as Ciências da Educação, é nessa modalidade de ensino que podem-se englobar todas as esferas educativas vivenciadas pelas crianças de, conforme Lei, 0 à 5 anos de idade, pela família e, também, pelo próprio corpo social, antes mesmo de atingir a idade educativa obrigatória que é, vide Lei, aproximadamente a partir dos 7 anos de idade. A EI também (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24.  9
    Historicismo e naturalismo em Dewey.Edna Magalhães Do Nascimento - 2023 - Cognitio 24 (1):e61844.
    O presente artigo analisa o projeto filosófico de John Dewey (1859-1952) que consta de uma crítica radical à epistemologia tradicional a partir da concepção pragmatista de experiência. O status científico da filosofia, conforme Dewey, não exigirá uma teoria científica passível de prova, mas um programa metafísico construído a partir de lógicas situacionais. O presente artigo apresenta as dimensões históricas e científicas da metafísica empírica de Dewey, argumentando a favor da articulação entre as duas abordagens que configuram o projeto de (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25.  5
    Investigações iniciais sobre O estatuto da sensibilidade no processo de atualização intelectiva.Brenda Oliveira do Espirito Santo - 2019 - Cadernos Do Pet Filosofia 10 (19):35-57.
    Na questão 84, artigo 6 da Suma Teológica Tomás de Aquino apresenta o conceito de materia casuae para admitir a necessidade da participação do conhecimento sensível para que ocorra o conhecimento intelectivo. A noção de materia causae, evidencia o limite da atividade intelectiva, uma vez que o intelecto precisa da atualização sensível para que possa conhecer a natureza da coisa extra-mental. Assim, o conceito de materia causae aponta a dependência do intelecto em relação aos sentidos, sem que isso possa interferir (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26.  9
    A filosofia realista e naturalista de John Dewey: Mediações naturais, causais, cognitivas e culturais.Edna Maria Magalhães do Nascimento - 2018 - Pensando - Revista de Filosofia 8 (16):250.
    O presente artigo analisa a epistemologia realista e naturalista de John Dewey, discutindo sua contribuição para a epistemologia contemporânea. O ponto de partida da investigação consiste em articular os conceitos experiência e natureza da epistemologia de John Dewey às teorias de base naturalistas. Ao final pretendemos revelar que o realismo de Dewey por se caracterizar como naturalista traz contribuições importantes para a epistemologia atual quando se coloca numa vertente contrária ao objetivismo, mas sem prescindir da ciência. (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27.  7
    O caráter não-rortyano da filosofia de Dewey/The non-rortyan character of Dewey’s Philosophy.Edna Maria Magalhães do Nascimento - 2013 - Pensando - Revista de Filosofia 3 (6):131.
    O presente artigo é uma crítica à interpretação rortyana de Dewey. Nosso propósito é argumentar que as hipóteses de Rorty sobre o pragmatismo deweyano não podem ser confirmadas. Existem diferenças significativas entre a filosofia de Dewey e o neopragmatismo de Rorty. Nesse sentido, faremos objeções a alguns conceitos que aparecem na apropriação rortyana da filosofia de Dewey, a saber, a ideia do fim da filosofia, o relativismo expresso em sua crítica à ciência e a teoria conversacionalista como substituta da (...). Argumentaremos, especialmente, contra a proposta de Rorty, em que o conceito de linguagem tomaria o lugar do conceito de experiência na obra de Dewey. Assim, apresentaremos a metafísica empírica de Dewey em toda a sua especificidade, mostrando a inadequação da interpretação rortyana, condição que nos ajudará a confirmar o caráter não-rortyano da filosofia de Dewey.: This article is a critique of Rorty interpretation of Dewey. Our purpose is to argue that the hipoteses of Rorty about Dewey's pragmatism can not be confirmed. There are significant differences between the philosophy of Dewey and Rorty's neo-pragmatism. Accordingly, we will object to some concepts that appear in the appropriation of Dewey Rorty's philosophy, namely, the idea of the end of philosophy, relativism expressed in his criticism of the science and theory of epistemology conversacionalista as a substitute. Argue, especially against the proposed Rorty, in which the concept of language would replace the concept of experience in the work of Dewey. Thus, we present empirical metaphysics Dewey in all its specificity, showing the inadequacy of interpretation Rorty, a condition that will help us to confirm a character non-Rorty's philosophy of Dewey. Keywords: Dewey, Rorty, pragmatism, experience, metaphysics. (shrink)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28. Unamuno y la poiesis educativa: las tecnicas de enseñanza y aprendizaje enfocadas a partir de la import'ncia de los elementos del triángulo pedagógico // Unamuno and educational piesis.Emanuel José Maroco dos Santos - 2015 - Conjectura: Filosofia E Educação 20 (3):198-223.
    O presente artigo procura determinar a poiesis educativa unamuniana, ou seja, as técnicas de ensino e de aprendizagem propostas por Unamuno para o ensino espanhol das primeiras décadas do século XX. Num primeiro momento, centrar-se-á no eixo professor-aluno. Para o autor, o decisivo é que a relação que une professor e aluno não seja austera como na escolástica, na qual os referidos elementos permaneciam afastados entre si, mas que fosse estruturada numa espécie de amor filial. A sua proposta pedagógica consiste, (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29.  17
    Epistemologia qualitativa, fenomenologia e pesquisa-ação: diálogos possíveis.Erikson de Carvalho Martins & Gilberto Lacerda dos Santos - 2017 - Filosofia E Educação 9 (3):18.
    Este artigo tem por objetivo identificar e discutir alguns encontros e desencontros existentes entre a epistemologia qualitativa, a fenomenologia e a pesquisa-ação, no que diz respeito à natureza, aos objetivos e procedimentos adotados. Nesse sentido, realizamos uma revisão teórica para identificar as características comuns e divergentes entre as categorias de pesquisa investigadas. Para tanto, buscamos as contribuições teóricas de González Rey acerca da teoria da subjetividade e de sua epistemologia qualitativa, de Moreira e seus estudos sobre a fenomenologia (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30.  7
    Ciência da Informação à luz da epistemologia da complexidade.Laís Lupim Santos Gomes, Gleice Pereira & Lucileide Andrade de Lima do Nascimento - 2023 - Logeion Filosofia da Informação 10 (1):165-180.
    Para o profissional da informação, é necessário compreender como seus objetos de estudo se interligam, pois esta interligação é parte essencial na construção diária do saber científico. Além disso, é também a base para que estes conhecimentos possam ser aplicados na prática profissional. A interdisciplinaridade é a essência dessa questão, pois permite a união de diversas áreas do saber para que se consiga entender os fatos ocorridos. A Teoria da Complexidade também vem de encontro a essa necessidade de inter-relação entre (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31.  13
    História da filosofia da psicanálise no Brasil: momento de fundação (Parte I).Richard Theisen Simanke, Ana Carolina Marinho Amaral & Lavínia Couri Montese do Amaral - 2023 - Dois Pontos 20 (2).
    Este artigo se propõe a analisar o primeiro estágio do desenvolvimento da área de pesquisa em filosofia da psicanálise no Brasil, apresentando e descrevendo os trabalhos fundadores de seus pioneiros, produzidos entre a segunda metade dos anos 1970 e o início dos anos 1990. A seguir, ele discute e procura elucidar a ideia de uma “epistemologia da psicanálise” que domina este período inicial, propondo um conjunto de quatro argumentos para proporcionar uma visão mais sistemática de suas principais teses, a (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32.  13
    A LENDA E A LEI: A ancestralidade afro-brasileira como fonte epistemológica e como conceito ético-jurídico normativo.Augusto Sérgio dos Santos De São Bernardo - 2018 - Odeere 3 (6):226.
    Nossas motivações e leituras de mundo sustentam-se no pressuposto de que as moralidades geram eticidades e as eticidades geram juridicidades. Tal correspondência une o destino a um modo ancestre de decidir sobre as situações do presente. Pensar ou exercitar uma epistemologia a partir da ancestralidade significa adotar uma postura ética frente a uma camada questionável de pensamentos e saberes identificáveis como africanos e diaspóricos. Isso implica numa mudança na carga teórico-epistemológica em que são construídos estes conceitos. A ancestralidade pode (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  33.  18
    As reações aos pós-modernismos.Silvio Ancizar Sánchez Gamboa, Márcia Chaves-Gamboa & Régis Henrique dos Reis Silva - 2010 - Filosofia E Educação 2 (2):p - 1.
    A Revista Filosofia e Educação – Revista Digital do Grupo de Estudos e Pesquisas Paideia – abre um importante espaço para a publicação do dossiê intitulado Epistemologia e teorias da Educação: as reações aos pós-modernismos, que estampa as comunicações das mesas-redondas e os trabalhos apresentados no III Seminário de Epistemologia e Teorias da Educação e no IV Colóquio de Epistemologia da Educação Física, ambos realizados na Faculdade de Educação da Unicamp nos dias 09, 10 e 11 de (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34.  14
    Aspectos das convergências e divergências entre os pensamentos de Kant e Bohr.Eduardo Simões, Erickson Cristiano dos Santos, Helen Cristina Pereira Lima, Maxwell Diógenes Bandeira de Melo & Walter Ribeiro dos Santos - 2023 - Perspectivas 8 (1):141-183.
    O objetivo deste trabalho é apresentar a filosofia de Kant e o pensamento de Bohr como formas de conhecimento que se encontram, segundo alguns comentadores, a partir de conceitos da física clássica. Ademais, a epistemologia de Kant apresentou grande aproximação com a filosofia natural de Newton e, conceitualmente, alguns limites de fronteira com a filosofia da física quântica, se consideramos a fase inicial da mecânica clássica. Tais conceitos limítrofes adquiriram forma na física de Bohr e, por sua vez, se (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35.  10
    Violência escolar e racionalidade comunicativa.Adrielly Benigno de Moura, Francisco Ribeiro dos Santos Júnior & Edna Gusmão de Góes Brennand - 2022 - Logeion Filosofia da Informação 9:292-307.
    Compreender a violência na sociedade contemporânea requer o mapeamento dos fatores geradores de atos violentos bem como sua prevenção por meio de políticas públicas e de processos educacionais. Este artigo traz algumas reflexões sobre a racionalidade comunicativa e a violência escolar no contexto da crescente exclusão social e a crise de horizontes utópicos para a construção da educação e da formação de sujeitos de direitos. A abordagem metodológica está ancorada na perspectiva da análise de conteúdo de Laurence Bardin (2016), do (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36.  5
    Epistemologia do processo civil.Rafael Cavalcanti Lemos - 2017 - [Forte da Casa, Portugal]: Petrony.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37.  43
    EPISTEMOLOGIA DO TESTEMUNHO: críticas à refutação do reducionismo local quanto ao desempenho justificacional do testemunho.Ronaldo Miguel Da Silva - 2014 - Cadernos Do Pet Filosofia 5 (9):17-32.
    A epistemologia do testemunho tem reacendido forte interesse entre a classe dos atuais epistemólogos. Tem sido redescoberta a sua indispensabilidade epistêmica e reassumida a posição de que o testemunho é uma fonte de crenças penetrante e natural, no qual muitas das crenças nele fundamentadas constituem conhecimento e estão justificadas. Reducionistas e antirreducionistas se alternam, repetidamente, para explicar o papel epistêmico do testemunho na justificação da crença testemunhal, gerando um acirrado debate na epistemologia contemporânea. Advogada do Reducionismo local, Elizabeth (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38. Multiculturalismo, juventude e formação do professor: potenciais para uma discussão sobre a diferença.William de Goes Ribeiro - 2010 - Conjectura: Filosofia E Educação 15 (1):79-92.
    O presente artigo discute possibilidades de articulação da dimensão multicultural na perspectiva do professor e da juventude, analisando implicações para o ensino na escola. Utilizei como fonte o Banco de Teses do site da Capes. O objetivo foi pensar como a epistemologia multicultural pode contribuir à identidade juvenil de maneira positiva. O eixo principal da interrogação está na dualidade diferença/ igualdade na luta contra preconceitos e estereótipos. A pesquisa indica limites e potenciais nas mudanças curriculares numa perspectiva multicultural crítica. (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39.  7
    A epistemologia do uso e a educação.Valdomiro Pinheiro Teixeira Junior - 2022 - Filosofia E Educação 14 (1):259-287.
    Este ensaio teórico, indico a epistemologia do uso de Arley Moreno, apoiada em Kant, Granger e Wittgenstein, como atividade terapêutica que possibilita “curar” concepções educacionais de problemas existentes quando apoiadas em teorias dogmáticas e, assim, analisar a questão do ensino e da aprendizagem a partir de uma de uma nova concepção filosófica. Para atingir esse objetivo, situo a epistemologia do uso de Moreno no campo teórico e abordo seus fundamentos filosóficos, alguns conceitos, a partir dos quais passo às (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40.  2
    A natureza estético-reflexiva do eixo politização-judicialização.Rafael Zanlorenzi - 2019 - Cadernos PET-Filosofia (Parana) 17 (2).
    A presente pesquisa tem como objetivo principal colocar em revisão os fundamentos decisores dos hard cases (Dworkin) que envolvem ativamente posicionamentos políticos no âmbito material da discussão apresentada em litígio.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41.  7
    Das epistemologias do Sul a um novo Ethos Sulista: comunidades tradicionais e responsabilidade ambiental.Jelson R. De Oliveira - 2022 - Trans/Form/Ação 45 (spe):439-454.
    RESUMO: Pretende-se, com este artigo, analisar como a noção de epistemologias do Sul possibilita pensar também em um ethos sulista, no sentido de que a crise ambiental que assola a civilização tecnológica, crescida sob os auspícios do saber científico moderno, acabou por levar ao maior impasse ético da história humana, aquele que põe em xeque a própria possibilidade de sua existência no futuro. Dessa forma, almeja-se analisar como as comunidades tradicionais representam a concretização fática daquilo que o filósofo alemão Hans (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42.  13
    As Epistemologias do Sul de Boaventura de Sousa Santos: Por Um Resgate do Sul Global.F. M. Gomes - 2012 - Páginas de Filosofía 4 (2):39-54.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  43.  5
    A epistemologia do professor: o cotidiano da escola.Fernando Becker - 1993 - Petrópolis: Vozes.
  44.  2
    Epistemologia do sentido.Fernando Belo - 1991 - Lisboa: Servico de Educac~ao Fundac~ao Calouste Gulbenkian.
    vol. 1. Entre filosofia e poesia, a questão semântica.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45. Prolegômenos â epistemologia do behaviorismo radical.Roberto Refinetti - 1987 - Manuscrito 10.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46. Considerações sobre a epistemologia dos experimentos mentais // Considerations about epistemology of thought experiments.Marcia Regina Santana Pereira - 2015 - Conjectura: Filosofia E Educação 20 (3):181-197.
    A ciência é feita das escolhas de seus protagonistas e como tal, repleta de subjetividade. Uma teoria científica é uma suposição explicativa e negar a influência da imaginação como agente ativo na construção do conhecimento seria no mínimo ingenuidade. Embora a ciência possua regras bem definidas, seu método se limita a obtenção e tratamento de dados. O surgimento da ideia ou da hipótese inicial é fruto do salto intuitivo da livre imaginação humana. A Experimentação Mental é o processo de empregar (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47.  16
    Ensaios sobre epistemologia do testemunho.Felipe de Matos Muller & Kátia Martins Etcheverry (eds.) - 2017 - Porto Alegre: Editora Fi.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48. Epistemologías del Sur: epistemologias do Sul.Maria Paula Meneses & Karina Bidaseca (eds.) - 2018 - Ciudad de Buenos Aires, Argentina: CLACSO.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49. A irredutibilidade do conceito de confiança na epistemologia do testemunho.Patricia Ketzer - 2016 - Conjectura: Filosofia E Educação 21 (3):496-513.
    Confiança é um conceito indispensável quando pensamos o ser humano interagindo com outros sujeitos, pois auxilia-nos a pensar a ordem política e a cooperação social. Mas está longe de possuir uma definição única. A procura por uma definição mostrou-nos ser necessário retornar às origens do conceito, na busca por compreender seu uso em Epistemologia. Na Filosofia Moral estabelece-se uma distinção entre duas formas de confiar: 1) a confiança, que se caracteriza por ser uma relação interpessoal mais profunda, a qual (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50.  7
    O fim do império cognitivo: a afirmação das epistemologias do Sul.Boaventura De Sousa Santos - 2018 - Coimbra: Almedina.
    Em "O Fim do Império Cognitivo" Boaventura de Sousa Santos desenvolve o seu conceito de «Epistemologias do Sul», delineando um universo teórico, metodológico e pedagógico que desafia o domínio do pensamento eurocêntrico. À semelhança de uma coleção de con.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 1000