Results for 'emoções'

74 found
Order:
  1. Emoções Musicais.Federico Lauria - 2023 - Compêndio Em Linha de Problemas de Filosofia Analítica, Ricardo Santos e David Yates (Eds.), Lisboa: Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa.
    A música pode causar emoções fortes. Como havemos de compreender as respostas afetivas à música? Este artigo apresenta os principais enigmas filosóficos atinentes às emoções musicais. O problema principal diz respeito ao chamado "contágio": os ouvintes percebem a música como sendo expressiva de uma certa emoção (por exemplo, tristeza) e a música suscita neles essa mesma emoção. O contágio é desconcertante, pois entra em conflito com a principal teoria da emoção, de acordo com a qual as emoções (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  18
    Emoções quotidianas e emoções éticas em Aristóteles e Heidegger.Hélder Telo - 2020 - Filosofia Unisinos 21 (2):218-227.
    This article studies an aspect of the relation between emotions and ethics that is usually neglected in the recent debate on moral emotions. By focusing on the contributions of common or everyday emotions to the development of moral behaviours and attitudes, the debate loses sight of the emotional side of the ethical attitude and the way it involves different, specifically ethical emotions. In contrast, such emotions play an important role in Aristotle’s and Heidegger’s thought. As will be shown, both authors (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3. O Lugar das Emoções na Ética e na Metaética.Flavio Williges, Marcelo Fischborn & David Copp (eds.) - 2018 - Pelotas: NEPFil online/Editora da UFPel.
    Esta coletânea explora o papel desempenhado pelas emoções na teorização em ética e metaética. Inclui capítulos escritos por pesquisadores do Brasil e de outros países.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4. Emoções corporificadas: uma perspectiva sistêmica sobre estados emocionais.Matheus de Mesquita Silveira - 2019 - Sofia 8 (1):236-263.
    A tese principal deste artigo é que emoções são parcialmente constituídas por estados corporais. No centro da discussão está a tradição James-Lange e serão estabelecidas duas premissas para identificar as abordagens mais relevantes acerca desse ponto: a Premissa de James, que será investigada a partir do trabalho do próprio autor; e a Premissa de Lange, que será investigada a partir do trabalho de Prinz. Embora se inscreva na mesma tradição, a perspectiva apresentada neste artigo diverge de ambas posições ao (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  12
    Emoções e sentimentos: considerações sobre sua apropriação na abordagem dos dilemas morais.Ricardo Bins Napoli & Lauren Lacerda Nunes - 2015 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 60 (1):129-147.
    This work aims at elucidate the reasons for appropriating the sentiments and emotions in the approach of moral dilemmas. Therefore, first it will start with an analysis of Williams in his article Ethical Consistency where the author approaches de role of the emotions such as remorse and regret, and also introduces the idea of “moral remainder” in moral dilemmas. In a second moment, this work will be concentrated in the analysis of Statman in his article The debate over the so-called (...)
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6. Emoções e motivação moral: Prinz versus Kant.Borges Maria de Lourdes - 2017 - Conjectura: Filosofia E Educação 22 (Espec):59-67.
    Esse artigo pretende responder à seguinte pergunta: Emoções e sentimentos são necessários para a moralidade? Essa questão será desdobrada em três outras: 1) Emoções e sentimentos são necessários para a determinação do correto moralmente?; 2) Emoções e sentimentos são necessários para a motivação moral?; e 3) Emoções e sentimentos são necessários para a ação moral? Para responder a essas questões, usa dois modelos distintos: o de Prinz, tal como apresentado no livro The emotional constructions of morals (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  3
    A relação entre as emoções de rivalidade e as categorias do desejo em Aristóteles.Mateus Barreiro & Marta Furlan - 2024 - Filosofia E Educação 14 (3):119-140.
    Na filosofia de Aristóteles, o sentimento de amizade apresenta uma ambivalência com as emoções de rivalidade (philotimia) como a cólera (orgê) e a emulação (zêlos). Neste sentido, este artigo tem como objetivo principal refletir sobre os aspectos emocionais que envolvem a noção de amizade, visando aprofundar a relação entre as emoções de rivalidade e as categorias do desejo em Aristóteles. A produtividade dessas reflexões, aponta que o modo como as diversas relações sociais e a construção do conhecimento desenvolvido, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  8.  15
    O papel das emoções nas determinações da ação.Marconi Pequeno - 2002 - Manuscrito 25 (3):271-284.
    A emoção sempre foi definida como um estado afetivo que se contrapõe à cognição ou à atividade racional. Tal distinção é hoje radicalmente negada pelas pesquisas em neurociências. As emoções, stricto sensu, se expressam sob forma de manifestações intensas, abruptas, inesperadas. Convém, por isso, reconhecer que a emoção envolve uma experiência sensorial e uma dimensão comportamental ou expressiva representada pela resposta motora que ela suscita . Assim, as emoções comportariam sentimentos e/ou atitudes , cujas manifestações variam segundo a (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  14
    O papel das emoções no processo de tomada de decisão moral diante de conflitos bioéticos.Caroline Izidoro Marim - 2020 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 65 (2):e36830.
    O presente artigo tem por objetivo mostrar o papel crucial das emoções nas tomadas de decisões morais e sua contribuição na solução de conflitos bioéticos. Ao contrário da tese racional, as tomadas de decisão morais demandam a colaboração entre razão e emoção, ou nos termos dos estudos em Metaética, cognição e emoção. Por meio da análise da teoria de Antônio Damásio, teses de filósofas morais feministas, como Kathryn Pyne Addelson, entre outras, pretendemos refutar as recorrentes teses bioéticas conservadoras cuja (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  13
    Política e emoções na construção da imagem de Isabel a Católica.Adriana Vidotte - 2016 - Dialogos 20 (2):99.
    O artigo propõe abordar a construção da imagem de Isabel, a Católica aproximando duas perspectivas historiográficas, a História Política e a História das Emoções. Limita-se à observação das emoções e dos gestos emocionais revelados na articulação da condição feminina de Isabel ao modelo masculino de rei, destacando como tópicos o amor e a autoridade. Focando esses dois tópicos, destaca as emoções reveladas nas crônicas do período e no Testamento da Rainha e os ajustes das manifestações emocionais de (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  12
    Kant sobre as emoções e a crítica de Williams.Maria de Lourdes Borges - 2013 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 58 (1):131-150.
    Bernard Williams critica a moral kantiana como responsável por uma falha crucial da ética contemporânea. Em Problemas do Eu, ele afirma que os filósofos ingleses limitam-se a reconhecer as emoções como um componente potencialmente destrutivo da moralidade. Opondo-se a isto, ele tenta refutar várias visões de Kant sobre emoções, de acordo com as quais as emoções seriam apenas um produto de uma causa natural, além de volúveis e experimentadas de forma passiva. Mostrarei que Kant tem um lugar (...)
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  22
    A integração Das emoções no processo educativo.Anderson Machado R. Alves - 2015 - Synesis 7 (1):21-43.
    Esse artigo expõe as principais características das filosofias do dever moral e daquelas que explicam a ação humana a partir do sentimento moral. Essas filosofias são opostas em muitos pontos, mas coincidem na contraposição entre sentidos e razão humanos. Ambas as propostas filosóficas têm repercussões na Ética, no Direito e na Pedagogia, os quais acabam recebendo forte influência racionalista ou sentimentalista. Confrontamos esses dois sistemas com a atual “Ética das Virtudes”, a qual pretende sair do impasse surgido do debate entre (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13. Georges Rey, Emoções e Funcionalismo: Em Defesa do Cognitivismo.Isabel Góis - 1998 - Disputatio (4):1-13.
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  10
    A natureza evolutiva das emoções sociais básicas: uma investigação do orgulho e da vergonha.Matheus De Mesquita Silveira - 2019 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 64 (3):e33986.
    O presente artigo tem como objetivo estabelecer o papel que a constituição biológica de mamíferos e as construções culturais têm na expressão de emoções sociais básicas. A relevância social das emoções será investigada a partir da discussão entre o evolucionismo e o construtivismo, com enfoque no papel dos movimentos expressivos na sua comunicação em diferentes espécies de animais e culturas humanas. O estudo relativo às expressões emocionais será realizado mediante a apresentação dos princípios gerais das emoções desenvolvidos (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  75
    O Lugar Das emoções E dos afetos na ética da responsabidade de Hans Jonas: Um contraste com a perspectiva emotivista.Eduardo José Lima de Oliveira - 2012 - Cadernos Do Pet Filosofia 3 (5):33-40.
    Mediante o assustador avanço da técnica e da ciência todas as éticas que até então se manifestaram na história da humanidade não dão mais conta de resolver determinadas questões, pois todas as propostas éticas tradicionais são insuficientes pelo fato de serem ou antropocêntricas ou imediatistas em si. No Princípio Responsabilidade Jonas a propõe a preencher estes espaços que estas éticas tradicionais não conseguem mais dar conta. Tomando essa proposta como referencial é que este trabalho se empenha em destacar o lugar (...)
    Direct download (9 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  13
    Ouvir, sentir e compreender: sobre o papel das emoções na experiência estético-musical.Gerson Luís Trombetta - 2023 - Discurso 53 (2):158-173.
    O artigo examina o papel das emoções na experiência com a música (instrumental), desenvolvendo três teses básicas: 1) a música pode ser considerada como um “texto narrativo”, que realiza um modo específico de engajamento; 2) as emoções aparecem na experiência musical basicamente de duas formas: como expressão (ou “clarificação”), onde o agente psicológico portador de tais emoções é a persona musical, e como algo que deve constituir a experiência do ouvinte; 3) as respostas emocionais do ouvinte constituem (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  12
    Amizade e emoções de rivalidade em Aristóteles: uma origem comum?Cristina Viano - 2008 - Journal of Ancient Philosophy 2 (1).
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   2 citations  
  18.  27
    Considerações sobre a teoria do cérebro triuno e sua relev'ncia para uma filosofia da mente e das emoções.Gabriel José Corrêa Mograbi - 2015 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 60 (2):222-241.
    Este artigo estabelece algumas relações fundamentais entre evolução, a teoria do cérebro triuno e a relevância que esta pode ter para a fundamentação empírica de uma filosofia da mente e das emoções. Inicialmente, será especialmente considerada a posição do filósofo Ronald de Sousa no seu já clássico artigo “The Mind’s Bermuda Triangle: Philosophy of Emotions and Empirical Science”, parte do Oxford Handbook of Philosophy of Emotions. A segunda seção discute a validade da teoria do “cérebro triuno” como abordagem neuroetológica (...)
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19.  5
    Lótman continua a surpreender: revoluções e emoções coletivas.Laura Gherlone - 2019 - Bakhtiniana 14 (4):170-191.
    Resumo Entre 1988 e 1993, Iúri M. Lótman formulou algumas proposições sobre “a voz da massa anônima”: uma voz coletiva que, em certas situacões ligadas a crises de caráter cultural, é portadora de paixões violentas que podem produzir interferências profundas no curso da história. Em seus últimos trabalhos, o semioticista russo postulou, diante disso, a noção de uma semiótica das emoções como objeto de estudo para entender a dinâmica cultural, em especial de períodos tidos como revolucionários ou de transição, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20.  7
    Fenomenologia e Emoções: Experiência íntima do avesso.Ana Falcato - 2020 - Filosofia Unisinos 21 (2).
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21. Dossiê: Estudo das emoções: Intersecções entre ciência e filosofia.Caroline Marim & Matheus de Mesquita Silveira - 2017 - Conjectura: Filosofia E Educação 22 (Espec):IX-XIII.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22. O papel do contexto na percepção de emoções.Felipe Nogueira de Carvalho - 2019 - Perspectiva Filosófica 46 (2):116-142.
    De todos os aspectos do comportamento não-verbal, a face é sem dúvida uma das mais ricas e importantes fontes de informação sobre o estado inter- no do outro. Mas expressões faciais são raramente percebidas de forma isolada. Ao contrário, são tipicamente inseridas em contextos sociais ricos e dinâmicos, que incluem gestos e posturas corporais, conhecimento situacional, etc. Com base nessas observações, podemos nos perguntar se o contexto no qual uma expressão é percebida pode influenciar a percepção de emoções nesta (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  25
    O papel da empatia e das emoções nas distinções morais/The role of empathy and emotions in moral distinctions.Matheus de Mesquita Silveira & Adriano Naves de Brito - 2013 - Natureza Humana 15 (2).
    Este artigo tem como tema central o problema do fundamento das distinções morais, conforme proposto por David Hume na obra Investigações sobre os princípios da moral e, mais especificamente, o problema da motivação moral, tomando como foco o papel que as emoções e a empatia têm no comportamento em sociedade de animais de vida social complexa. No que tange a essa questão, a importância dada aos afetos pela tese humeana será relacionada com a teoria evolucionista. A fim de ilustrar (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  24.  24
    Uivando exigências: o papel das emoções nos comportamentos de aprovação e censura em alcateias.Matheus de Mesquita Silveira & Joanna Maria Sulich - 2021 - Conjectura: Filosofia E Educação 1:021001.
    O ponto central deste artigo é explicar como as emoções desempenham um papel fundamental no comportamento moral dos mamíferos sociais. Entendida como um fenômeno natural, a moralidade é caracterizada como um sistema de exigências recíprocas, em que os lobos estão envolvidos desde o nascimento, e o vínculo emocional entre os membros da matilha desempenha um papel fundamental. O argumento é empiricamente informado para apresentar uma possível relação entre emoções e instintos sociais com relação à aptidão dos lobos para (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25.  16
    O sentido das paixões e emoções: Hume.Frederico Ramalho Romero - 2023 - Aufklärung 10 (1):89-108.
    This article presents a critical bibliographic review of the central characteristics of Hume's Theory of Passions and Emotions, which conceived the philosophy of human nature as an analytical and experimental science. This view is contrary to the ancient and medieval ideas that passions were movements of the lower parts of the soul. For Hume, passions in general are among the perceptions of the mind, although they also serve as motivations to act and even to reason. The apparent dichotomy that existed (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26.  7
    A dimensão afetiva da existência humana à luz da fenomenologia hermenêutica: o caráter revelador das emoções em Ser e Tempo.Gabriel Henrique Dietrich - 2020 - Griot : Revista de Filosofia 20 (1):51-60.
    É crescente e plural o interesse filosófico em relação à dimensão afetiva da vida e da experiência humana. Dentre estes interesses destacam-se os recentes e variados esforços em compreender a natureza das emoções, especialmente em sua relação com diversas questões filosóficas envolvendo a agência humana. Na linha destes esforços soma-se a proposta de Goldie que consiste em um duplo movimento de, por um lado, apresentar um amplo e variado conjunto de fenômenos que precisam ser apreciados por quaisquer teorias da (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27.  5
    Práticas Contemplativas e Tomada de Decisão: A Relação Entre a Neurofenomenologia, Meditação e a Regulação Top-Down Das Emoções.Marlos Vinícius Oliveira Ramos - 2018 - Simbio-Logias Revista Eletrônica de Educação Filosofia e Nutrição 10 (13):34-54.
    This article has as its objective to analyze the relationship between the human decision making processes and self-regulating capacity / in the development of top-down regulation, in this particular case, by means of contemplative practices, principally mindfulness meditation. This debate is supported upon the nexus established between the cognitive and emotional processes, searching for comprehension of the casual bases of human decision making and the cognitive and affective process. From this theoretical perspective, emotions exercise the role of prominent neurobiological mechanisms (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28.  4
    Comentário a “Fundamentos e aplicações da sentiômica: a ciência da capacidade de sentir”: o lugar e a função dos afetos e das emoções: uma crítica psicanalítica dos fundamentos e aplicações da sentiômica.Manuel Moreira da Silva - 2023 - Trans/Form/Ação 46 (spe1):93-102.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29.  6
    A Relação Entre o Movimento de Corrupção Do Kosmos e as Emoções No Estoicismo.Joelson Nascimento - 2023 - Prometeus: Filosofia em Revista 42.
    Sêneca, em sua Epístola XC, atribui a Possidônio a tese de que houve uma época em que humanos sábios detinham o poder político autorizado por pessoas igualmente virtuosas: uma época denominada A Era de Ouro (saeculo quod aureum). No entanto, Sêneca discorda de que nessa época havia humanos sábios, por essa ser uma característica propiciada pelo uso da Filosofia, ferramenta dispensável para um período em que a virtude não era um conhecimento sobre o que é bom, mal ou indiferente. Dessa (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30.  18
    Emoção, juízo moral e razão: Damásio e a crítica do racionalismo ético.Francisco Jozivan Guedes de Lima & Nythamar Hilario de Oliveira - 2019 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 64 (2):34220-34220.
    Trata-se de mostrar, à luz da teoria das emoções de António Damásio, em que sentido “o erro de Descartes” traduz um equívoco do racionalismo ético na medida em que despreza o papel do corpo, da matéria e das paixões para a aquisição e o florescer de uma vida virtuosa no campo da filosofia moral ou mesmo para um conhecimento indubitável no campo epistemológico.
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31.  9
    A perspectiva de Darwin sobre as expressões emocionais dos bebês: contribuições para o desenvolvimento de práticas educativa.Renata Adrian Ribeiro Santos Ramos - 2023 - Educação E Filosofia 37 (79):291-314.
    Resumo: Discuto a abordagem de Darwin sobre meios e finalidades de expressões emocionais, com destaque para o choro e sorriso dos bebês; e apresento algumas contribuições, que se depreendem desse conteúdo, para a reflexão das práticas educativas direcionadas à estas crianças que se encontram na primeira etapa da vida. Para tanto, utilizo de descrições e análises apresentadas por Darwin em “A expressão das emoções nos homens e animais”, publicado em 1872 (2009); apresento perspectivas de estudiosos contemporâneos, que tratam das (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32.  16
    Kant e a ética de virtudes contempor'nea.Charles Feldhaus - 2015 - Dissertatio 42:211-230.
    Este estudo reconstrói algumas das principais críticas da ética de virtude à etica de Kant e examina essas críticas à luz do debate entre Kant e Schiller a respeito do papel do dever e das inclinações nas ações morais. Os defensores da ética de virtudes criticam o predomínio da ética de princípios no pensamento moral contemporâneo. Entretanto, nem sempre é claro exatamente a qual concepção ética essas críticas se dirigem e se, em vez de uma crítica à ética de Kant, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33.  8
    A naturalização da fenomenologia como proposta de solução do paradoxo da ficção.Gustavo Luiz Pozza - 2020 - Griot : Revista de Filosofia 20 (1):71-81.
    Partindo do preceito que emoções precisam ser direcionadas a objetos reais, ou ao menos que se acredite serem reais, o paradoxo da ficção aponta a irracionalidade de emoções provindas de narrativas ficcionais. Visto que metodologias diferentes encontram esse dilema e têm se ocupado de sua solução desde sua identificação, uma possibilidade de resolução seria a de associar descobertas e teorias de diferentes correntes na busca por uma solução mais completa do problema. Pela proposta de naturalização da fenomenologia como (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34.  22
    Humanização da saúde: da intenção à inteligência emotiva pelas ideias.Ramiro D. Borges de Meneses & José H. Silveira de Brito - 2012 - Ideas Y Valores 61 (148):23-35.
    O chamado fenómeno emocional encontra-se presente no domínio da Humanização em Saúde, onde há uma relação entre os valores e a sua fenomenologia, que é fundamental para a humanização. Na humanização aparece a relação entre as ideais clínicas, e não só, com os seus e outros valores.
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35. Leidenschaften und Interessen: Hegel und die kritische Begründung der politischen Ökonomie.Filipe Augusto Barreto Campello de Melo - 2013 - Revista de Filosofia Moderna E Contemporânea 1 (2):226-253.
    O presente artigo discute a teoria hegeliana da sociedade civil dentro de um quadro atual, tendo em vista principalmente a tensão entre paixões e interesses encontrada no modelo econômico-político do capitalismo. Esse argumento será desenvolvido em dois momentos. Primeiramente, apresento a contribuição teórica de Hegel a esse debate a partir da concepção de que as paixões se ligam a um conteúdo “particular”, que somente são concebidas como “racionais” através de um processo de formação específico. Eu procuro mostrar que Hegel liga (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36.  15
    Why the Frege-Geach problem does not refute expressivism.Oliver Hallich - 2014 - Dissertatio 39:43-54.
    É assumido com frequência que o chamado "argumento Frege-Geach" refuta o expressivismo, ou seja, a visão de que sentenças morais não são primariamente fatos situados, mas expressam atitudes ou emoções. Neste trabalho, tento refutar essa suposição e demonstrar que o argumento de Frege-Geach não representa uma ameaça séria para o expressivismo. Depois de uma apresentação inicial do argumento Frege-Geach, eu tento abrir o caminho para uma defesa do expressivismo por meio do delineamento do que o expressivista tem que fazer (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  37. Hermann Lotze e Franz Brentano.Nikolay Milkov - 2018 - Guairacá - Revista de Filosofia 34 (1):26-44.
    Resumo: Franz Brentano não foi uma figura solitária que propôs sua filosofia isolada de outros filósofos contemporâneos na Alemanha, tal como alguns neo-brentanianos reivindicaram nos últimos anos. O objetivo deste artigo é corrigir tais concepções equivocadas estabelecendo que Brentano desenvolveu sua psicologia filosófica engajado ativamente no rico contexto histórico-intelectual e acadêmico de seu tempo - em particular, sob a influência de Hermann Lotze. Especificamente, Brentano: (i) adota de Lotze a ideia de que juízo não é apenas uma associação de ideias, (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  38.  11
    A semiotic theory of self-control.Juliana Acosta López de Mesa - 2020 - Cognitio 20 (2):217-229.
    A presente proposta tem como seu principal objetivo mostrar como a emergência de hábitos autocontrolados de emoções podem ser explicados segundo a gramática especulativa de Peirce. Como resultado, espero mostrar, uma possível aplicação da gramática especulativa, sobre o qual muito é especulado, mas pouco é aplicado; segundo, sugerir uma possível teoria da linguagem entendida como uma forma controlada de nossos sentimentos de tal modo a permitir que sejam compartilhadas e comunicadas. Além disso, e ainda mais importante, isto mostraria que (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  39.  12
    "Para uma fenomenologia das afeições: Martin Heidegger e Max Scheler" de Jesús Adrián Escudero.Jesús Adrián Escudero & Vitor Matias - 2023 - Aoristo - International Journal of Phenomenology, Hermeneutics and Metaphysics 6 (1):130-136.
    O mundo das afeições e das emoções ocupa um posto certamente secundário na história da filosofia. Seu caráter difuso e ambíguo não se enquadra no modelo clássico de filosofia inspirado na certeza do conhecimento matemático. De mãos dadas à irrupção da fenomenologia, tratamos de mostrar como se produz uma reabilitação do componente afetivo e corporal da existência humana; a tal afeto, tomamos em conta o significado filosófico que Heidegger e Scheler outorgam respectivamente aos sentimentos da angustia e do amor (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40.  11
    Reflexões Acerca da Atenção À Saúde Mental de Mães-Universitárias Após Isolamento Social No Contexto da Covid-19.Kamilly Souza do Vale, Natasha Cabral Ferraz de Lima, Lerlen Michaelle Silva dos Santos, Maria Vitória Rocha de Jesus & Paula Fabiana de Oliveira Palheta - 2024 - Complexitas – Revista de Filosofia Temática 8 (2).
    Contextualizar os processos oriundos de um período pandêmico é reconhecer que, para a nossa sociedade, o que vivemos com a pandemia da Covid-19 foi, de fato, inédito e histórico. Além de apresentar um cenário de acúmulo de emoções, mudança de rotina e sentimentos de medo e angústias, uma nova forma de interação social e trabalho precisou ser vivenciada. Assim, verificamos a importância de levantar reflexões acerca da maternidade vivenciada no contexto de isolamento social pelas mulheres que são mães discentes (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41. A contribuição dos estudos críticos da branquitude para a compreensão do preconceito racial no campo da psicologia social.Felipe Carvalho & Lia Vainer Schucman - 2022 - Quaderns de Psicologia 24 (1):e1760.
    Este artigo tem como objetivo apresentar as principais abordagens em que a psicologia social clássica norte-americana teorizou sobre o preconceito racial, o racismo e o antirracismo e, a partir delas, trazer os estudos críticos da branquitude como possibilidades para superar os limites identificados nessa corrente, que ora apresenta um indivíduo fora da estrutura, ora a estrutura sem indivíduos. Para isto, neste artigo definimos três abordagens propostas pela psicologia social norte-americana: teste de associação implícita (Greenwald & Banaji 2013); teoria do contato (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42.  3
    Da cama de Procusto à régua de Lesbos.Keberson Bresolin - 2023 - Philósophos - Revista de Filosofia 28 (2).
    O presente artigo propõe uma abordagem à didática particularista, fundamentando-se em uma interpretação mitigada do particularismo aristotélico. O particularismo advoga que os julgamentos morais devem ser fundamentados em circunstâncias específicas, sem recorrer a princípios universais. Segundo esta visão, a moralidade transcende regras codificadas, demandando uma aguçada sensibilidade e discernimento diante de cada situação. Em contrapartida, o generalismo argumenta a favor da essencialidade de tais princípios para avaliações morais. O particularismo mitigado aristotélico fornece os alicerces para concebermos uma didática focada nas (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43.  13
    Quem tem medo do lobo mau?: o impacto do politicamente correto na formação das crianças.Ilan Brenman - 2019 - Campinas, São Paulo, Brasil: Papirus 7 Mares. Edited by Luiz Felipe Pondé.
    Seria um abuso sexual o príncipe roubar um beijo da Bela Adormecida? Quem brinca de polícia e ladrão pode virar bandido? Games violentos criam assassinos? Mas quem nunca matou uma formiga? E quem nunca "roubou pão na casa do João"? O filósofo Luiz Felipe Pondé se une aqui a Ilan Brenman, psicólogo e premiado autor de livros infantis, para fazer um panorama do politicamente correto e discutir suas influências na formação das crianças e, consequentemente, dos adultos que elas se tornarão. (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44. Corpo como potência e experiência na perspectiva de crianças pequenas: diálogos possíveis entre Filosofia e Educação Infantil.Márcia Buss-Simão - 2012 - Childhood and Philosophy 8 (16):327-353.
    O presente texto procura colocar em diálogo reflexões do campo da Filosofia da Infância com os da Educação Infantil. Além das contribuições teóricas pretende fazer conexões com situações observadas em uma pesquisa de doutorado na qual as relações com o espaço e o tempo são entrelaçadas com as do corpo como experiência que surgem nas relações que as crianças estabelecem com seus machucados, ou como elas definem, seus ‘dodóis’. Nessas relações duas particularidades podem ser observadas: uma primeira é que as (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45.  4
    Na base do farol, não há luz: cultura, educação e liberdade.Mauro Maldonato - 2016 - São Paulo, SP, Brasil: Edições SESC. Edited by Danilo Santos de Miranda & Federico Carotti.
    Ao propor um diálogo entre a tradição do pensamento europeu e as reflexões de artistas e intelectuais brasileiros, este livro permite ao leitor ampliar sua perspectiva a respeito dos efeitos da fragmentação do sujeito no mundo e da necessidade de construção de novos valores para a convivência com as diferenças. Para isso, Mauro Maldonato e Danilo Santos de Miranda abordam assuntos candentes da contemporaneidade como política, cultura, educação, ética, liberdade e alteridade. "Na base do farol não há luz" contribui para (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46. O amor em Kant e na filosofia analítica.Elke Elizabeth Smith & Dieter Schönecker - 2017 - Con-Textos Kantianos 5:75-93.
    De acordo com um preconceito bastante difundido no meio filosófico, a filosofia prática de Kant não levaria em consideração os sentimentos e emoções. Uma análise cuidadosa dos escritos de Kant revela, no entanto, o papel central exercido pelos sentimentos em sua ética. Neste artigo examinaremos o conceito de amor em Kant e tentaremos aproximá-lo da discussão sobre o amor na tradição analítica contemporânea, especialmente na filosofia do amor de Harry Frankfurt.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47.  3
    Um corpo constituinte no pensamento sartriano?Thana Mara de Souza - 2022 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 67 (1):e42116.
    Pretende-se, neste artigo, compreender o que é uma conduta emotiva para Jean-Paul Sartre, a partir de Esboço de uma Teoria das Emoções. Para tanto, será necessário descrever as diferenças entre os modos pragmático e mágico de ser-no-mundo, dado que a emoção se constitui como crença no aspecto mágico. Esta noção de crença, na medida em que se localiza no corpo, exige, por sua vez, uma discussão sobre o papel do corpo e sua relação com a consciência. Veremos que, embora (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48.  1
    Reconsiderações habermasianas para o conceito de ética da BNCC.Fábio Rodrigo Fernandes Araújo - 2023 - Logeion Filosofia da Informação 10:356-370.
    Na história educacional, em particular nos PCNS (1997), a ética adquire o status de tema transversal para uma educação básica de qualidade, quando são inseridos os conceitos de justiça, dialogo, afetos e emoções, reciprocidade, diálogo e racionalidade enquanto conteúdos comuns para as práticas pedagógicas e para os conhecimentos específicos das disciplinas. Na BNCC, a referência exata a esse conceito se faz nas competências gerais 6, 7, 9 e 10, como também, na menção do termo formação que está presente na (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49.  14
    Quando imagens nos adoecem.Norval Baitello Junior & Leão Serva - 2022 - Cognitio 23 (1):e57502.
    O artigo aponta que o estudioso das imagens alemão Aby Warburg (1866-1929) pode ter sido vítima de um mal provocado pelo envolvimento com suas coleções de fotos e recortes de jornais e revistas sobre a guerra: algo próximo do que é hoje conhecido como Síndrome de Estresse Pós-Traumático (PTSD, na sigla em inglês). As emoções concentradas em fotografias de cenas de guerra que ele colecionou e manipulou durante toda a Primeira Guerra Mundial (1914-18), teriam sido um fator importante para (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50. Afetividade e Criatividade em Filosofia para Crianças.Fernando Bento - 2014 - Childhood and Philosophy 10 (20):383-399.
    A prática filosófica com crianças permite que elas construam e cumulativamente reconstruam significados enquanto formam a consciência de si, mobilizando simultaneamente elementos dos domínios afetivo, cognitivo e recreativo, presentes na esfera da sua experiência. Nesta dinâmica, habilidades de diálogo e de pensamento consolidam-se sobre competências crítico-reflexivas, sensíveis a critérios razoáveis de afirmação das competências intencionais de interpretação desta sensibilidade em ambientes educativos profícuos privados e públicos, tais como a família e a escola. Sendo a vida infantil um processo de mútuo (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 74