Results for 'dos cismas fenomenológicos'

1000+ found
Order:
  1.  35
    El “gran cisma fenomenológico” y el “cisma fenomenológico-existencial”. Sobre la continuidad en la crítica contemporánea respecto del tránsito de Husserl hacia el idealismo trascendental.George Heffernan & Merrimack College - 2016 - Estudios de Filosofía (Universidad de Antioquia) 14:233-272.
    It is generally acknowledged that there were two schisms in the early history of the phenomenological movement. The first, the Great Phenomenological Schism, started between 1905 and 1913, as many of his younger contemporaries, for example Pfänder, Scheler, Reinach, Stein, and Ingarden, rejected Husserl’s transformation of phenomenology from the descriptive psychology of the Logical Investigations into the transcendental idealism of Ideas I. The second, the Phenomenological-Existential Schism, happened between 1927 and 1933, as it emerged that with Being and Time Heidegger’s (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  6
    El “gran cisma fenomenológico” y el “cisma fenomenológico-existencial”. Sobre la continuidad en la crítica contemporánea respecto del tránsito de Husserl hacia el idealismo trascendental.George Heffernan - 2016 - Estudios de Filosofía (Universidad de Antioquia) 14:233-272.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  4
    Dependência e dinamismo no pluralismo ontológico fenomenológico-hermenêutico.Róbson Ramos dos Reis - 2022 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 67 (1):e43028.
    No presente artigo, é abordado o problema da unidade de determinações pertinentes a modos de ser diferentes em um mesmo ente. Assumindo o pluralismo ontológico formulado por Heidegger, é examinada a unidade dos modos de ser da vida orgânica e da existência histórica, que se torna conspícua na experiência da enfermidade. Essa unidade é analisada com base na distinção entre composição e constituição. O vínculo entre as determinações componentes e constituintes é concebido como uma relação de dependência ontológica, mais especificamente, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  12
    A constituição do Eu em Merleau-Ponty e o estatuto da projeção na psicanálise freudiana.Renato dos Santos - 2018 - Trans/Form/Ação 41 (s1):243-268.
    Resumo: As reflexões desenvolvidas ao longo do presente artigo se apresentam como desdobramento do texto3 de Alfredo Pereira Jr., mais especificamente sobre a noção de Eu sentiente e do conceito de “projeção”, desde a psicanálise freudiana. Num primeiro momento, analisa-se de que forma Merleau-Ponty, em contraste com as filosofias empirista e racionalista, reformula a noção da subjetividade, num plano fenomenológico e ontológico. O Eu se define não mais por uma sorte de pensamento, ou por uma causalidade de leis físicas e (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  13
    Surveillance e as “novas” tecnologias de Controle biopolítico.Augusto Jobim do Amaral & Felipe da Veiga Dias - 2019 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 64 (1):e33427.
    O presente estudo tem como tema o surveillance e a sociedade do controle biopolítico, sendo dada ênfase à conexão com o sistema penal e as tecnologias dispostas nas práticas de segurança. Tem-se como problema de pesquisa como e de que forma operam os “novos” mecanismos de surveillance em prol da segurança no modelo biopolítico do Estado penal? Conclui-se que o modelo de controle atual baseado em riscos e algoritmos emprega o surveillance em uma atuação securitária seletiva, adotando o discurso “científico/tecnológico” (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  13
    A trajetória do dado fenomenológico (1874-1945):: de Brentano a Merleau-Ponty, o panorama das ideias e as polêmicas.Paulo Henrique Reis de Sena - 2024 - Aoristo - International Journal of Phenomenology, Hermeneutics and Metaphysics 7 (1):26-42.
    O artigo versa sobre a aparição e os desdobramentos de algumas, dentre as principais abordagens da fenomenologia, no que se refere ao problema do sentido intuitivo do dado fenomenológico. Qual sua natureza? Como deve ser teorizada sua objetividade? Bem como, o sentido de sua imediaticidade? É um artigo bastante simplificador do problema, no qual se tem como objeto apresentar a dinâmica do trabalho fenomenológico no período entre 1874 e 1945 a partir de uma brevíssima exposição das polêmicas internas da tradição (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7. O Ponto Cego Do Olhar Fenomenológico.Zeljko Loparic - 1996 - O Que Nos Faz Pensar 1:127-149.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark   2 citations  
  8.  3
    Mapeamento do método fenomenológico nas pesquisas em educação no Brasil.Rafael Belo & Luís Paulo Leopoldo Mercado - 2022 - Filosofia E Educação 14 (1):136-166.
    O presente estudo tem o objetivo de mapear dissertações e teses brasileiras na área da Educação que, no método de investigação, utilizaram-se da Fenomenologia como referência. O levantamento foi realizado no Banco de Teses e Dissertações da Capes, encontrando-se 1.142 registros, dos quais 89 foram analisados, referentes aqueles orientados pelos pesquisadores com maior número de orientações nesta perspectiva. Constatou-se um aumento da presença da Fenomenologia nos estudos da área da Educação, além da grande diversidade de procedimentos adotados. Identificou-se, ainda, a (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  18
    Linhas gerais do método fenomenológico husserliano.Jordino Marques - 1997 - Philósophos - Revista de Filosofia 2 (2):55-70.
    O presente artigo tece considerações sobre o porquê de o método fenomenológico e a filosofia husserliana representarem uma das propostas filosóficas de maior influência e importância no século XX.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  15
    Embustes fenomenológicos entre Husserl e Brentano sobre a origem do tempo.Isabela Carolina Carneiro de Oliveira - 2024 - Aoristo - International Journal of Phenomenology, Hermeneutics and Metaphysics 7 (1):8-25.
    O tempo é um grande tema para a fenomenologia. O atual artigo remonta alguns dos embates teóricos entre as primeiras teorias elaboradas por Husserl e Brentano sobre esta temática. É curioso notarmos que Husserl também se deparou com muitos dos problemas epistêmicos enfrentados pelo Brentano. No entanto, Husserl não tinha o compromisso de melhorar a teoria brentaniana, uma vez que o autor não quis continuar como um membro de sua escola. Conforme veremos, Husserl elaborou desde os seus escritos iniciais sobre (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  38
    A disciplina de Cultura Religiosa na PUC Minas: aspectos fenomenológicos e éticos como tópos privilegiado do diálogo. Dissertação.Joelma Aparecida Santos Xavier - 2013 - Horizonte 11 (32):1654-1655.
    XAVIER, Joelma Aparecida dos Santos. A disciplina de Cultura Religiosa na PUC Minas : aspectos fenomenológicos e éticos como tópos privilegiado do diálogo. Dissertação (Mestrado) 2013. 96p. - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Programa de Pós-graduação em Ciências da Religião, Belo Horizonte.
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  34
    Macrorrealismo fenomenológico e campos-experiência.Renato Schaeffer - 1995 - Trans/Form/Ação 18:141-156.
    This paper criticizes the predominant, representational-neurophysicalist conception of sensory perception. It introduces the notion of "experience-field" to give a tentative ontological account of the phenomenological data of experience. The general idea is that visual experience, for instance, would be ontologically something like an experience-field extending over and between the central nervous sistem of the subject of the experience and the distal object of vision. I call this position phenomenological macrorealism, in contrast to scientific microrealism. Phenomenal qualities are not subjectively inside (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  8
    corpo fenomenológico em Edith Stein e Simone Weil.Juliana Missaggia & Paola Ramos Ávila - 2021 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 66 (1):e39847.
    O objetivo deste artigo é realizar uma análise comparativa da forma como Edith Stein e Simone Weil desenvolvem o conceito de “corpo”, sobretudo em escritos de juventude. Para isso, partimos de uma análise de como cada uma das filósofas entende a corporeidade, indicando, a seguir, as semelhanças e diferenças. Embora encontremos diversos estudos apontando a afinidade entre as autoras, tais trabalhos costumam investigar as semelhanças biográficas, ou o envolvimento de ambas com a vivência mística. Seguindo, no entanto, um caminho pouco (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  17
    O método fenomenológico em Husserl e Heidegger - Diferenças e aproximações.Jordino Marques - 1997 - Philósophos - Revista de Filosofia 2 (1):41-54.
    Este artigo analisa alguns aspectos do método fenomenológico em Husserl e Heidegger.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  10
    Los modelos de análisis fenomenológico del joven Heidegger. Una discusión sobre el lugar político de la filosofía.Francisco de Lara - 2018 - Pensamiento. Revista de Investigación E Información Filosófica 74 (281):603-621.
    El presente trabajo pretende ser un aporte a la discusión actual sobre las implicaciones políticas de la filosofía de Heidegger. A tal efecto, se remonta a la filosofía del joven Heidegger y presenta los dos grandes modelos de análisis fenomenológico que éste pone en marcha en sus primeros cursos de Friburgo. Gracias a ello se vuelve posible hacer explícitas sus convicciones acerca del objeto y el sentido de la filosofía, así como sobre la relación de ésta con lo que el (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  14
    Herramientas para un análisis fenomenológico de la experiencia del chiste.Horacio Mario Ramón Banega - 2022 - Tópicos 44:e0008.
    En este trabajo diseño un posible marco de análisis fenomenológico para describir la experiencia de percibir la performance de que se cuenta un chiste. Partiendo del análisis de Michael Barber en su Religion and Humor as Emancipating Provinces of Meaning, Cham, Suiza, Springer / CARP, 2017 me ocupo de lo que sucede en el ámbito finito de sentido del humor. El chiste presenta una estructura de relato. El análisis del discurso y la semántica lingüística han avanzado en este tema de (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  4
    Um olhar fenomenológico-existencial sobre o uso de drogas.Ruth Escudero - 2022 - Aoristo - International Journal of Phenomenology, Hermeneutics and Metaphysics 5 (2):140-153.
    O presente artigo tem como objetivo refletir sobre as concepções comuns acerca do uso de drogas e seus usuários, compreendidos na atualidade como portadores de uma “doença”: Dependência Química; e ainda sobre os tratamentos voltados a este público. Na reflexão que propomos, recorremos às tematizações realizadas por Martin Heidegger, uma vez que este filósofo, através da sua analítica do Dasein, desenvolveu uma compreensão de homem para além da cisão dominante que o representa como um sujeito encapsulado, apartado do mundo, com (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  5
    Anotações sobre o Tema da Técnica Moderna (Devaneios, Cismas).Gilvan Fogel - 2017 - Aoristo - International Journal of Phenomenology, Hermeneutics and Metaphysics 1 (1):71-104.
    O texto discute a técnica moderno-contemporânea a partir de F. Nietzsche (espírito de vingança), F. Dostoievski (l’homme révolté, bípede ingrato) e M. Heidegger (terra, finitude, serenidade). O tipo moderno (l’homme révolté), movido por espírito de vingança ― isso constitui a essência da técnica amoderna. A retomada do sentido da Terra (finitude, limite, possível) abre a possibilidade da transformação do sentido da ação e da produção, justo a partir da vigência de tal experiência, a saber, Terra, finitude, serenidade.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19.  4
    El doble acceso fenomenológico-ético a la realidad del otro en la filosofía de Paul Ricoeur.Martín Grassi - 2011 - Tópicos 22:141-164.
    Este trabajo pretende introducir al lector en la problemática de la intersubjetividad desde la perspectiva de Paul Ricoeur, considerando el doble acceso, ético y gnoseológico, a la realidad del otro. Se estudiará en primer lugar cómo, a los ojos de Ricouer, la fenomenología husserliana debe enfrentar su prueba más definitoria, la de la explicitación del fenómeno de la intersubjetividad, y cómo puede superarla. En segundo lugar, se mostrará cómo Ricoeur no reduce el acceso al otro a la constitución egológica, sino (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20.  6
    El método fenomenológico como posibilidad de integración entre ética y ontología.Carmen González - 2010 - Tópicos (19):49-64.
    The present work is an attempt to show how experience, as a fundamental moment of the phenomenological method, allows for the recuperation of the linkage between the subject and the world that modern idealism had questioned. It is pointed out as well, that, in Husserl's philosophy as in Hegel's, this very experience has a load, perhaps an excessive one, of emotionality in one case, and of intellective activity in the other, but both separated from each other. This disengagement of the (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21.  44
    O projeto fenomenológico de fundação das ciências.Marcus Sacrini - 2009 - Scientiae Studia 7 (4):577-593.
    m primeiro lugar, este artigo esclarece que o sentido de fundação das ciências proposto por Husserl não deve ser confundido com algum tipo de fundacionismo epistêmico (seção 1). Em seguida, expõe o primeiro modelo de fundação do conhecimento defendido por Husserl, em Filosofia da aritmética, e as principais críticas recebidas (seções 2-3). Por fim, acompanha a elaboração de um segundo modelo, apresentado em Prolegômenos à lógica pura (seções 4-7).
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22.  10
    Ginnobili, Santiago. "El estatus fenomenológico de la teoría de la selección natural", Ideas y Valores [Universidad Nacional de Colombia].Gustavo Caponi - 2013 - Ideas Y Valores 62 (152):319-322.
    RESUMEN Se analiza si la versión de la justicia como equidad, presentada en El liberalismo político, es genuinamente una concepción política. Se examina el problema de la razonabilidad de las doctrinas comprehensivas, y se indaga luego si el argumento en dos etapas afecta la integridad estructural del liberalismo político. Se concluye que J. Rawls fracasa en su intento de justificar un liberalismo independiente de una doctrina comprehensiva de carácter liberal. ABSTRACT The article analyzes whether the conception of justice as fairness, (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  13
    Fantasía y conciencia estética: El estatuto fenomenológico de la imagen.Ricardo Mendoza-Canales - 2020 - Areté. Revista de Filosofía 32 (1):93-114.
    Este artículo busca establecer en primer lugar una doble distinción: de un lado, entre fantasía y conciencia de imagen; y, por el otro, entre fantasía y conciencia estética, ambas a partir de los trabajos de Edmund Husserl. Las dos series de distinciones se encuentran ligadas una con otra por el especial estatuto fenomenológico que Husserl concede a la imagen, el cual debe ser también sometido a aclaración. El artículo propone tres conclusiones: que la así llamada “conciencia estética” no es resultado (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  24.  34
    El yo como tema de análisis fenomenológico.Flor Emilce Cely Á - 2011 - Ideas Y Valores 60 (146):59-72.
    Husserl comenzó oponiéndose a la posibilidad de considerar el yo como centro de referencia esencial de los actos intencionales. Sin embargo, luego aceptó incluirlo en la descripción fenomenológica como centro de referencia de las vivencias intencionales. Se analizan esos dos momentos y se estudia su posible correlación con la teoría kantiana del yo, para hacer énfasis, finalmente, en una importante diferencia entre ambos autores.
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25.  21
    L'Idealismo Fenomenologico di Edmund Husserl. [REVIEW]M. A. - 1972 - Review of Metaphysics 26 (1):151-152.
    With this study of the phenomenological idealism of Husserl, in all of its dimensions and phases, Giorgio Baratta places himself within the ranks of a new type of student of Husserlian phenomenology. Representatives of this type are R. Boehm, I. Kern, and L. Kelkel among others. They do not feel the need to apologize for Husserl’s conceptual awkwardness, an awkwardness that reflects growth; nor are they overafflicted by Husserl’s sin of idealism, nor embarrassed by his recourse to the bewildering realm (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26.  26
    Filosofia do Corpo e Inventário da Dor.Luís António Umbelino - 2020 - Revista Filosófica de Coimbra 26 (52):291-310.
    Um aspeto fundamental do modo de ser da nossa corporeidade complexa, sugerido na primeira parte deste trabalho pelo alinhamento da experiência do amputado com a experiência do luto, permaneceu aí implícito e não enfrentado, sendo agora o momento de o retomar: trata-‑se de saber que papel desempenha o corpo na própria origem da relação intersubjetiva -‑ ou, se quisermos, como pode contribuir para resolver o “problema da existência de outras mentes”. Voltando ao horizonte do projeto fenomenológico merleau-‑pontyano, a nossa questão (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27.  32
    Além do inconsciente: sobre a desconstrução heideggeriana da psicanálise.Zeljko Loparic - 2001 - Human Nature 3 (1):91-140.
    O presente artigo propõe-se a estudar a desconstrução heideggeriana da teoria clínica e da metapsicologia de Freud à luz do método fenomenológico construtivo-desconstrutivo. Depois de caracterizar a teorização psicanalítica como devedora da metafísica da subjetividade objetificada, o artigo mostra em que sentido se pode dizer que essa metafísica oculta o modo de ser originário dos seres humanos para, em seguida, examinar a crítica heideggeriana dos elementos dessa metafísica, embutidos tanto na teoria clínica como na metapsicologia de Freud.The aim of this (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   2 citations  
  28.  8
    Apresentação do Dossiê Fenomenologia e Educação.Márcio Danelon & Romana Valente Pinho - 2021 - Educação E Filosofia 34 (71):483-487.
    A fenomenologia nasceu como teoria do conhecimento. Kant, antes mesmo de Husserl, foi o primeiro a encampar o uso do termo “fenômeno” em suas investigações acerca dos limites e possibilidades do conhecimento. Das reflexões kantianas acerca do dualismo entre fenômeno e noumenon, nasceu sua teoria do conhecimento, posteriormente classificada de criticismo. Assim, é no campo da gnosiologia que o termo fenômeno debuta na cena filosófica. A apropriação do termo fenômeno por Husserl se deu em seu profícuo projeto filosófico de resolução (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29.  3
    Neoplatonismo agustiniano y neoplatonismo dionisiano en Jean-Luc Marion: aportes para un sincretismo fenomenológico.Matías Ignacio Pizzi - 2023 - Patristica Et Medievalia 44 (2):23-36.
    El presente artículo pretende abordar la recepción practicada por Marion del neoplatonismo agustiniano y dionisiano al interior de su fenomenología de la donación. Sirviéndonos del estudio de Josef Koch sobre las notas distintivas de estos dos tipos de neoplatonismo, sostenemos, a modo de hipótesis general, que en la propuesta de Marion se pone en juego un sincretismo fenomenológico en el que ambas tradiciones cooperar para formular lo que denominamos un “lenguaje de la saturación” como modo de nombrar fenómenos que exceden (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30.  72
    Juan el Bautista y Jesús de Nazaret en el judaísmo del Segundo Templo: paralelismos fenomenológicos y diferencias implausibles.Fernando Bermejo Rubio - 2010 - 'Ilu. Revista de Ciencias de Las Religiones 15:27-56.
    La relación entre los predicadores judíos Juan el Bautista y Jesús de Nazaret es definida por la mayoría de estudiosos del Nuevo Testamento e historiadores del cristianismo en términos de “contraste” o “diferencia radical”. el objetivo del presente artículo es doble: por un lado, exponer de modo detallado los numerosos paralelismos fenomenológicos que las fuentes permiten establecer entre estos dos predicadores palestinos coetáneos; por otro, reconsiderar algunas supuestas diferencias que, según muchos estudiosos, obligarían a establecer un contraste entre esos (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31.  34
    Premissas fundamentais do sistema ético de Max Scheler.Possidônio Ferreira Barbosa Júnior & Antonio Rômullo Pereira Ribeiro de Sousa - 2016 - Cadernos Do Pet Filosofia 7 (14):62-71.
    O artigo constitui-se de uma apresentação sucinta dos elementos principais do sistema ético de Max Scheler. Utilizando-se do método fenomenológico, Scheler afirma que a ética deve basear-se na experiência, pois o valor não é algo que se atribui, mas que é experimentado. O fenomenólogo alemão defende que o homem está rodeado por um cosmos de valores que não necessita ser produzido, apenas reconhecido através do perceber sentimental, possibilitando, inclusive, uma organização hierárquica dos valores. No entanto, este perceber se encontra afetado (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32.  9
    El valor de la Guerra Y la Paz en el pensamiento fenomenológico de Max Scheler.Marisol Ramírez Patiño - 2021 - Investigaciones Fenomenológicas 14:191.
    El problema de la paz ha interesado y preocupado a la conciencia universal prácticamente desde sus inicios. No obstante, la historia que nos es conocida se caracteriza por una larga sucesión de conflictos armados que no han traído ni siquiera los atisbos indubitables de su consecución. Así, entre el ecuménico anhelo de la paz y la adversa realidad, preguntamos: ¿es la idea de la paz humanamente posible? Este ensayo aporta una respuesta a esta interrogante desde las reflexiones de Max Scheler. (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33.  63
    Dos versiones de psicología fenomenológica. En torno a la influencia de William James en las Investigaciones lógicas de Edmund Husserl.Raúl E. Zegarra Medina - 2011 - Estudios de Filosofía (Universidad de Antioquia) 9:71-92.
    El artículo constituye una breve investigación histórica y teórica en torno a los principales nexos entre el pensamiento temprano de William James y el trabajo desplegado por Edmund Husserl en las Investigaciones lógicas. A través de un examen preliminar de las relaciones personales entre ambos autores, pasaremos a un estudio sobre el aparato conceptual desarrollado por James, sobre todo en Principios de psicología, con el objetivo de contrastarlo con el planteado por Husserl, mostrando cómo el primer autor esbozó, entre otros, (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34.  7
    Análisis genético del "Análisis reflexivo". Para un re-encuentro fenomenológico: Lester Embree, Javier San Martín, Ludwig Landgrebe y José Ortega y Gasset.Noé Expósito Ropero - 2021 - Investigaciones Fenomenológicas 7:257.
    En el contexto del homenaje filosófico que rendimos a Lester Embree, este trabajo intenta ofrecer un análisis genético del Análisis reflexivo del filósofo norteamericano, tomando como hilo conductor el debate público y privado entre Lester Embree y Javier San Martín, e intentando profundizar en los problemas que nos plantean. Para ello me remitiré, en un segundo momento, a dos ensayos de Ludwig Landgrebe publicados en Faktizität und Individuation. Finalmente, como cierre de este escrito, añado un breve “Epílogo para orteguianos. Lester (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35.  8
    Premissas fundamentais do sistema ético de Max Scheler.Possidônio Ferreira Barbosa Júnior & Antônio Rômullo Pereira Ribeiro de Sousa - 2016 - Cadernos Do Pet Filosofia 17 (14):62-71.
    O artigo constitui-se de uma apresentação sucinta dos elementos principais do sistema ético de Max Scheler. Utilizando-se do método fenomenológico, Scheler afirma que a ética deve basear-se na experiência, pois o valor não é algo que se atribui, mas que é experimentado. O fenomenólogo alemão defende que o homem está rodeado por um cosmos de valores que não necessita ser produzido, apenas reconhecido através do perceber sentimental, possibilitando, inclusive, uma organização hierárquica dos valores. No entanto, este perceber se encontra afetado (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36.  5
    Experiência Religiosa e Saúde – Uma Análise Fenomenológico- Empírico Das Práticas Meditativas Neo-Xamânicas.Tommy Akira Goto & Thaíke Augusto Narciso Ribeiro - 2018 - Simbio-Logias Revista Eletrônica de Educação Filosofia e Nutrição 10 (13):08-33.
    Shamanism is an ancient system centered on individuals chosen from shamans who gained access to extraordinary information through meditation or trance to meet the psychological, medical, and spiritual needs of a community. "Neoxamanism" is thus the current attempt to reconcile this wisdom with modern elements and ideas. This research aimed to understand,through the phenomenological-empirical method, the sense of the neoxamanic religious experience from five collaborators of the city of Uberlândia-MG. After the interviews, a process of analysis was followed which obtained (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37.  7
    Paradigmas do estudo da religião: as contribuições de Jean Greisch.Geraldo Luiz de Mori - forthcoming - Horizonte:615-615.
    São muitas as abordagens do fenômeno religioso surgidas nos últimos dois séculos. Algumas recorrem aos métodos elaborados pelas ciências humanas, sobretudo a historiografia, a sociologia, a etnologia/antropologia, a psicologia e a fenomenologia. Outras tratam a religião numa perspectiva filosófica, como se pode ver nos grandes autores que, sobretudo a partir do século XIX, se consagraram à elaboração de uma filosofia da religião. Nas últimas décadas, com a renovação da filosofia hermenêutica, novas leituras da religião têm surgido, renovando profundamente esse campo (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38.  8
    Metamorfoses do conceito de literatura na arqueologia de Foucault.Caio Souto - 2020 - Revista de Filosofia Aurora 32 (55).
    A elaboração de um conceito de literatura, por Foucault, esteve atrelada às demais problematizações caras à arqueologia como as da linguagem, da vida e do estatuto filosófico do homem. Após História da loucura, Foucault publica diversos textos em que analisa o domínio literário. Nessas análises, observa-se o exercício de modificação de um conceito de literatura, o qual obteve uma primeira formulação em meados da década de 1950 nos escritos fenomenológicos de Foucault e passou a ganhar uma importância cada vez (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39.  2
    Que Lugar É Este, o da Pergunta Para a Filosofia? Uma Linha de Resposta Fenomenológico-Hermenêutica.Gabriel Henrique Dietrich - 2020 - Thaumàzein - Rivista di Filosofia 13 (25):57-65.
    O objetivo central deste trabalho é explorar criticamente o tema proposto para o Encontro Regional da Residência Pedagógica em Filosofia, realizado na UFSM, a saber, “que lugar é este, o da filosofia?”. Mais especificamente, esta exploração crítica toma como impulso inicial uma inflexão na formulação deste questionamento que desloca a pergunta (e o perguntar) para a posição de destaque e como o lugar da filosofia. Desde um ponto de vista histórico, a perspectiva aqui adotada aproxima-se da famosa perspectiva de Kant (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40.  6
    Dos interpretaciones de la angustia: Heidegger y Boss.Roberto Saraiva Kahlmeyer-Mertens - 2022 - Aoristo - International Journal of Phenomenology, Hermeneutics and Metaphysics 5 (2):199-209.
    El presente artículo asume por tema el fenómeno de la angustia. Tal temática es considerada a partir de la fenomenología existencial del filósofo alemán Martin Heidegger (1889-1976) y de su apropiación por parte del psicoterapeuta suizo Medard Boss (1903-1990), la cual se hizo conocida por la designación: Daseinsanalyse. Tenemos el objetivo de aclarar las diferencias de comprensión que los mismos hacen del fenómeno en cuestión, para tal, determinaremos las diferencias conceptuales existentes en la angustia y, específicamente, presentar los pormenores de (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41.  3
    Na Fronteira da Fenomenologia: Sentido Além Do Fenômeno.Paulo Henrique Carboni - 2023 - Thaumàzein - Rivista di Filosofia 16 (32):95-105.
    Com este artigo pretendemos apresentar a relação entre o sentido e o conhecimento do fenômeno. A fenomenologia iniciada por Edmund Husserl e continuada em nomes como o de Emmanuel Levinas e Maurice Merleau-Ponty se apossou desta questão para oferecer tanto a crítica quanto a possibilidade do saber fenomenológico relacionado a facticidade da subjetividade. Veremos como a pergunta pelo sentido, na argumentação dos dois filósofos, se desdobra para o que está além-do-sentido. Isso perturba o fenômeno claro e racional que a fenomenologia (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42.  11
    As implicações da reforma do novo ensino médio na prática e na formação docente em filosofia.Neuza Ferreira Rodrigues & Sônia Maria Lira Ferreira - 2021 - Filosofia E Educação 13 (1):2020-2055.
    Com a chegada do novo Ensino Médio, o ensino de filosofia mais uma vez sofre um golpe, voltando ao campo da instabilidade das políticas educacionais ao deixar de ser uma disciplina obrigatória. Compreender a aceitação e a recusa dos estudantes no que se refere ao estudo de filosofia nesse cenário é primordial para garantir a sobrevivência dessa disciplina no atual contexto educacional. Por isso, os professores de Filosofia são convocados a repensar o ensino de filosofia e a formação docente, abordando (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43.  40
    A percerpção do tempo em Husserl.Alfredo Pereira Júnior - 1990 - Trans/Form/Ação 13:73-83.
    A brief reconstruction of the first two sections of Edmund Husserl's Vorlensungen zur Phänomenologie des inneren Zeitbewusstseins is done, showing how, making use of the phenomenological method, the author develops his transcendental theory of time. A revaluation of the meaning of "perception of time" allows him to establish the basis which are, in our perspective, able to give an account of one of the most debatable questions about time, its asymmetry or unidirectionality. We furthermore discuss the main difficulties that affect (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   2 citations  
  44.  11
    Por uma poética do olhar: dos dilemas da imagem na fenomenologia da obra de arte.Solange Costa - 2018 - Doispontos 15 (2).
    Este trabalho examina a questão do olhar na obra de arte a partir da fenomenologia. Investiga, a princípio, os pressupostos que, desde Platão, tornaram a imagem um elemento filosófico por excelência. A abordagem se separa da filosofia platônica e da noção de olhar como epistême e leva a discussão para o âmbito da fenomenologia de Merleau-Ponty, que pensa e compreende a realidade pelo olhar num duplo significado, que vê a si mesmo e também é visto por ele. A obra de (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  45.  2
    Fenômeno Saturado e Experiência Do Sagrado: Revendo Uma Noção de Jean-Luc Marion.Marco Heleno Barreto - 2022 - Síntese Revista de Filosofia 49 (154):265.
    Neste trabalho a noção de fenômeno saturado, proposta por Jean-Luc Marion, é apresentada criticamente e revista. Apoiando-se nas objeções levantadas por L.B. Puntel, que têm um impacto considerável sobre o projeto de Marion de pensar Deus exclusivamente de um ponto de vista fenomenológico, o autor revê o fenômeno saturado através de um retorno à sua fonte primeira: a terceira Crítica de Kant. Desta forma, a natureza simbólica desse fenômeno fica enfatizada, assim como sua constituição estrutural pela imaginação analógica. Em seguida, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46.  9
    Constructivismo y fenomenología existencialista: dos momentos en la epistemología posracionalista.Pablo López-Silva & Mauricio Otaíza-Morales - 2023 - Cinta de Moebio 76:24-36.
    ResumenEl enfoque posracionalista surge desde la crítica constructivista a la forma en que el cognitivismo tradicional conceptualiza la relación entre sujeto y realidad. Tomando como principal unidad de análisis el estudio de la identidad personal como fenómeno bio-psicológico, el modelo de Vittorio Guidano se ha convertido en la formulación más popular de este enfoque. Lamentablemente, la abrupta partida de su fundador parece haber dejado una serie de cuestiones conceptuales abiertas a la base del modelo. El presente artículo identifica los aspectos (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47.  9
    O desenvolvimento do ser pessoal em Edith Stein.Etelvina Nunes - 2021 - Franciscanum 63 (175):1-23.
    Este artigo apresenta a conceção de Stein sobre o desenvolvimento pessoal, que acontece a partir de um núcleo, um centro pessoal. Stein individua tal núcleo, já nos escritos fenomenológicos, como uma estrutura pessoal, sinónimo da individualidade própria, constituída por um eu anímico. A ideia do núcleo será desenvolvida numa fase posterior do seu pensamento, em que elabora uma ontologia em chave antropológica. O núcleo informa a alma e o corpo no decurso do processo. A individualidade não se dá pelo (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48.  1
    Estudos sobre a questão do fundamento em Heidegger.Bartolomeu Leite da Silva - 2018 - Pensando - Revista de Filosofia 8 (16):370.
    Este artigo aborda alguns aspectos fenomenológicos da questão do fundamento com relação ao conceito de mundo na obra a Essência do Fundamento, de Heidegger. O conceito fenomenológico de mundo, nos termos em que Heidegger irá abordar, tem suas raízes em Kant, e consistia em ser um resultado puro produzido pelo pensamento. Heidegger apresentará uma concepção fenomenológica completamente nova do mundo numa relação direta com o homem enquanto Dasein. Com isto, Heidegger atesta que homem e mundo partilham da mesma base (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49.  55
    Algunos comentarios sobre las dos ediciones de la ‘Crítica de la Razón Pura’ y su recepción en la fenomenología de Husserl.Stephanie Martinic Caneo - 2019 - Hybris, Revista de Filosofí­A 10 (1):197-216.
    En este artículo me propongo mostrar ciertos aspectos de la filosofía de Kant que podrían haber servido como antecedente a la elaboración de la fenomenología por parte de Husserl. Se toma para este respecto la Deducción de los conceptos puros del entendimiento como sistematización del criticismo kantiano, pero, además, por la controversia que las dos ediciones de la Crítica de la razón pura suscitan en torno a la imaginación en esta sección. Una vez expuesta esta parte de la Crítica en (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50.  5
    Notas sobreaformaçãodos indíciosformais nafenomenologia do jovem Heidegger.Miguel Ângelo Caruzo - 2019 - Cadernos Do Pet Filosofia 10 (20):36-46.
    A fenomenologia heideggeriana é marcada pela busca de uma experiência que precede a oposição de sujeito e objeto. Esse processo teve início na juventude desse filósofo em seus cursos e que culminou na elaboração de seu procedimento fenomenológico conhecido como os indícios formais. A intenção desse artigo é encontrar elementos que elucidem a gênese desse processo que se encontra, em especial, no curso proferido em 1919, entre outros. Além disso, intenta-se perceber o inevitável desembocar dessa abordagem para uma das questões (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 1000