Results for 'crença culpável'

336 found
Order:
  1. Ética da Crença.Eros Carvalho - 2022 - In Rogel Esteves de Oliveira, Kátia Martins Etcheverry, Tiegue Vieira Rodrigues & Carlos Augusto Sartori (eds.), Compêndio de Epistemologia. Editora Fi. pp. 467-493.
    Há pelo menos três modos pelos quais o debate sobre a conduta doxástica se relaciona com a ética. O primeiro e menos contencioso assinala que o ato de crer, analogamente às ações morais, responde a um tipo de normatividade, não necessariamente moral. Por exemplo, as normas para o ato de crer podem ser puramente epistêmicas. Nesse caso, essas normas diriam respeito a como o agente deve visar ou buscar a verdade. O segundo modo como o debate da ética da (...) se relaciona com a ética diz respeito à fundamentação das normas para crer. A ideia é que a adoção dessas normas se fundamenta com base em razões morais e sociais. Por fim, o modo mais substancial consiste em sustentar que o ato de crer, ao menos em alguns casos, é em parte um fenômeno essencialmente moral e que, portanto, razões morais incidem diretamente sobre a legitimidade da crença. Por razões morais, alguém poderia ser recriminado por sustentar uma crença ainda que tivesse evidência favorável para ela. Neste verbete, tangenciando o clássico debate entre Clifford e William James e reações mais contemporâneas ao debate, apresentaremos e discutiremos cada um desses aspectos da ética da crença. (shrink)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  20
    Intuição, crença e saber imediato: Jacobi, Fichte e Schelling entre Fé e saber e as Lições sobre a história da filosofia de Hegel.Eduardo Brandão - 2023 - Cadernos de Filosofia Alemã 28 (2):13-22.
    O objetivo do artigo é indicar que na crítica a Fichte em Fé e saber, referida à noção de crença de Jacobi, já se pode vislumbrar dentro de certos limites e desvios a posição de Hegel nas Lições sobre a história da filosofia sobre o vínculo entre Schelling e Jacobi no que diz respeito às noções de intuição intelectual e saber imediato.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  23
    Crença e razão na fenomenologia de Husserl.Martina Korelc - 2015 - Revista de Filosofia Moderna E Contemporânea 3 (2):33-52.
    O texto analisa o conceito de crença [Glaube]e sua relação com a razão na fenomenologia de Husserl, sob três aspectos. Primeiramente, a partir da concepção da razão como essência e telos do homem e da concepção da filosofia como o modo de vida que lhe corresponde e que exige a crença na razão. Em segundo lugar é analisada a crença como posição de ser e a sua legitimação pela razão. O último aspecto analisado é o da implição (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  43
    Crenças básicas e bem-estar pessoal em adolescentes brasileiros.Ângela Carina Paradiso, Jorge Castellá Sarriera, Eveline Fávero & Tiago Zanatta Calza - 2012 - Revista Aletheia 37:105-120.
    As crenças fazem parte de um sistema conceitual que se forma na infância e é refinado e estabelecido ao longo da vida. O presente estudo investiga associações entre crenças básicas e bem-estar pessoal em 1.588 adolescentes brasileiros, meninos e meninas com idade entre 12-16 anos (M= 14,13; DP=1,26)..
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  15
    Crença e conhecimento em Nietzsche.André Luís Mota Itaparica - 2015 - Cadernos Nietzsche 36 (2):201-218.
  6. Revisão de Crenças Paraconsistente baseada em um operador formal de consistência.Rafael Testa - 2014 - Dissertation, University of Campinas
    A Revisão de Crenças estuda como agentes racionais mudam suas crenças ao receberem novas informações. O sistema AGM, trabalho mais influente desta área apresentado por Alchourrón, Gärdenfos e Makinson, postula critérios de racionalidade para os diferentes tipos de mudança de crenças e oferece construções explícitas para tais - a equivalência entre os postulados e operações é chamado de teroema da representação. Trabalhos recentes mostram como o paradigma AGM pode ser compatível com diferentes lógicas não-clássicas, o que é chamado de AGM-compatibilidade (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   4 citations  
  7.  24
    Crenças, valores e visões: trabalhando as dificuldades relacionadas a sexualidade e gênero no contexto escolar.Adriano Beiras, Grazielle Tagliamento & Maria Juracy Filgueiras Toneli - 2005 - Aletheia: An International Journal of Philosophy 21:69-78.
  8. As crenças naturais e a mitigação do ceticismo em Hume.André Luiz Olivier da Silva - 2010 - Princípios 17 (27):203-218.
    Resumo: Este artigo pretende mostrar que a teoria das ideias de Hume náo apresenta apropriadamente uma soluçáo cética para o problema da justificaçáo das crenças, mas, sobretudo, uma soluçáo naturalista. Uma investigaçáo empirista como a de Hume prioriza as impressões sensíveis no processo cognitivo da natureza humana ao mesmo tempo em que reconhece as dificuldades em se extrair ideias diretamente de impressões, o que pode ocasionar a dúvida e a suspensáo das crenças. Como mitigaçáo ao ceticismo, Hume propõe uma intervençáo (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  9.  27
    Crença, regra e ação.Luiz Henrique de Araújo Dutra - 2010 - Principia: An International Journal of Epistemology 14 (2):279-308.
    In this paper I analyze the relation between ascribing knowledge to a human agent in two kinds of circumstances, namely acting according to environmental contingences and acting according to a rule. My discussion begins with the distinction I put forward between descriptive and explicative hypotheses. After relating the notions of rule and belief, I try to support the idea that modifications in overt behavior are prior to any ascriptions of knowledge to an agent, connecting this topic with processes of investigation. (...)
    Direct download (10 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10. Crença no mundo exterior: um diálogo entre Hume e Berkeley.Andrea Cachel - 2007 - Princípios 14 (21):125-146.
    No Tratado, Hume procura investigar as causas da crença nos objetos exteriores, admitindo ser impossível provar se os mesmos existem ou náo. Sua análise consistirá na investigaçáo da origem da inteligibilidade das noções de continuidade e distinçáo dos objetos sensíveis, em última instância, a crença do senso comum na continuidade e distinçáo das próprias percepções. Este texto pretende mostrar como essa discussáo humeana é um diálogo direto com a filosofia berkeleyana, a defesa humeana da crença na matéria (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11. Crença no mundo exterior: Mente e objetividade em Hume.Andrea Cachel - 2013 - Revista de Filosofia Moderna E Contemporânea 1 (2):194-225.
    Este artigo pretende analisar a discussão humeana sobre a crença nos corpos, apresentada na seção Do ceticismo quanto aos sentidos, do Tratado da Natureza Humana, e na seção Da Filosofia Acadêmica ou Cética, das Investigações acerca do Entendimento Humano. Em especial, ele procura mostrar que a inteligibilidade da existência externa funda-se em uma atividade da mente, por meio da atuação da imaginação, e pressupõe uma resignificação dos conceitos de mente e de percepção. Para tanto, parte da exposição de alguns (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  10
    Crença, descrença, conversão.Danilo Marcondes - 2020 - Discurso 50 (2):49-60.
    Embora a noção de crença e sua relação com a ação sejam bastante discutidas na literatura sobre o ceticismo, a descrença e as mudanças de crenças são pouco examinadas, apesar de bastante relevantes para a análise das crenças. Em que condições mudamos de crenças, abandonamos crenças anteriores e adotamos novas crenças? Examinaremos dois exemplos significativos e muito influentes na tradição que podem nos esclarecer quanto a isso: Agostinho e Martinho Lutero.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  17
    As crenças e as suas qualidades.Adam Morton - 2004 - Critica.
    this seems to be an unauthorized translation from an early chapter of *A Guide through the Theory of Knowledge*.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  19
    Crença, regra e ação DOI:10.5007/1808-1711.2010v14n2p279.Luiz Henrique de Araújo Dutra - 2010 - Principia: An International Journal of Epistemology 14 (2):279-308.
    In this paper I analyze the relation between ascribing knowledge to a human agent in two kinds of circumstances, namely acting according to environmental contingences and acting according to a rule. My discussion begins with the distinction I put forward between descriptive and explicative hypotheses. After relating the notions of rule and belief, I try to support the idea that modifications in overt behavior are prior to any ascriptions of knowledge to an agent, connecting this topic with processes of investigation. (...)
    No categories
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15. Crença verdadeira mais informação adequada: Fortalecendo a visão de Foley.Tiegue Vieira Rodrigues - 2015 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs (nº 3):548-565.
    Resumo: No livro When is Knowledge True Belief? (2012), Richard Foley apresenta uma teoria do conhecimento bastante simples e original, que pretende desbancar as rivais e reorientar a teoria do conhecimento: um sujeito S sabe alguma proposição p se e somente se S verdadeiramente crê que p e não lhe falta nenhuma informação importante. Michael Hannon, em seu artigo “Is Knowledge True Belief Plus Adequate Information?” (2013), faz uma objeção à visão de Foley, acusando-o de oferecer um argumento circular que, (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16. Crença, Verdade, Racionalidade.Waldomiro Silva Filho, Plinio J. Smith & Santos P. (eds.) - 2015 - Salvador: Edufba.
    This book gathers the contribution of Brazilian and Argentine philosophers around themes of contemporary analytical philosophy.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  11
    Crença, Verdade e Exatidão: O Realismo Científico Encontra a Filosofia Das Medições.Félix Flores Pinheiro - 2022 - Kriterion: Journal of Philosophy 63 (153):683-708.
    ABSTRACT The current debate on scientific realism is an entire universe. A general thesis can be put like follows: scientific activity attains a world that is independent of science itself. This “reaching out” can be thought of in terms of theoretical practices, such as the formulation of true theories, and/or experimental practices, such as the construction of suficiently accurate methods to (re)formulate and test what is said by the theories. By this latter route, the debate about scientific realism in the (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  55
    Crenças justificadas não-inferencialmente e o mito do dado.Eros Moreira De Carvalho - 2009 - Princípios 16 (25):231-263.
    The aim of this paper is to present an explanation of how perceptual experience fulfills its role of justification. The idea is that perceptual experience justifies non-inferentially empirical beliefs in an internalist sense of justification. Against Sellars, I want to say that S relied on his experience to believe that the world is so and so. To discuss this question, I choose the arguments of Brewer and McDowell. Both argue that theexperience can justify beliefs, provided it has a conceptual content. (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  19.  19
    Crenças e Conhecimento Científico – Resenha Do Livro Ciência e Pseudociência: Por Que Acreditamos Apenas Naquilo Em Que Queremos Acreditar (Contexto, 2018), de Ronaldo Pilat.João Paulo Maciel de Araujo - 2023 - ARARIPE — REVISTA DE FILOSOFIA 4 (1):210-218.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20.  13
    Cura religiosa, questões de crença e os limites da pesquisa.Fátima Regina Gomes Tavares - 2016 - Horizonte 14 (41):173-184.
    In this paper I bring up some ideas on how to search for religious healing through criticism to the concepts of "belief" and "symbolic efficiency". With this purpose, its presented a brief overview of the imbrication between cure and religion in the Brazilian religious field, indicating the vitality of this relationship in the contemporary context, followed by two episodes of healing narrative in which I was personally involved. In the end, I argue that contrary to what the concept of belief (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21.  24
    A “basicalidade” da crença em Deus segundo Alvin Plantinga: uma apresentação.Guilherme V. R. De Carvalho - 2006 - Horizonte 4 (8):97-113.
    O artigo apresenta a defesa da racionalidade da crença em Deus desenvolvida pelo filósofo reformado Alvin Plantinga, a partir de sua redefinição como “crença apropriadamente básica”. Após uma breve introdução, que situa a epistemologia religiosa de Plantinga no contexto das transformações recentes no campo da filosofia analítica da religião, expõe-se a crítica de Plantinga ao fundacionalismo clássico, cujo colapso teria reaberto a viabilidade epistemológica da crença em Deus. Segue-se a defesa plantingiana da crença em Deus como (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22.  24
    O Crepúsculo da Realidade e a Ironia Melancólica do Sucesso Brilhante e Duradouro: Reflexões sobre os Interpretantes Emocionais e Lógicos nos Modos peircianos de Fixação das Crenças.Ivo Assad Ibri - 2018 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 63 (3):921-932.
    A Fixação da Crença (1877) é, provavelmente, um dos mais famosos ensaios entre todos publicados por Charles S. Peirce (1839-1914) em sua vida. Neste ensaio, Peirce propôs quatro métodos segundo os quais as crenças humanas podem se tornar fixas, a saber, tenacidade, autoridade, a priori e científica. Todavia, considero que a riqueza e originalidade deste ensaio ainda não foram suficientemente exploradas, principalmente quando fazemos uso dos conceitos e vocabulário da Semiótica para uma análise mais profunda das consequências pragmáticas desses (...)
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  10
    Suspendendo a (Des)Crença? Diversidade cultural e religião na Europa contempor'nea.Jorge Botelho Moniz - 2019 - Araucaria 21 (42):109-132.
    Este trabalho analisa as condições de crença numa Europa contemporânea marcada por uma forte e crescente diversidade cultural. Observamos o estado da arte relativamente aos resultados de estudos anteriores sobre o binómio religião-diversidade. Verificamos que, tendencialmente, a diversidade se encontra negativamente associada à coesão e vitalidade religiosas. Os efeitos fragmentadores e relativizadores da diversidade e o crescimento de uma cultura, implícita ou explicitamente, secular são habitualmente apontados como os motivos fundamentais para a fragilização dos laços religiosos, sobretudo dos tradicionais/institucionais. (...)
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24.  6
    Dos milagres ou das crenças causais ilegítimas, em David Hume.Rubens Sotero Santos - 2020 - Griot : Revista de Filosofia 20 (2):99-108.
    Abordaremos aqui as crenças causais em milagres a partir do método experimental usado por Hume a fim de saber se tais crenças podem ser ditas legítimas ou não. Dessa forma, teremos duas possibilidades: ou os critérios usados para julgar crenças causais confirmam a legitimidade de milagres, e então teremos que assumir que tais critérios são demasiados falhos ao dar conta da natureza dos milagres – uma vez que são contrários à experiência. Ou, então, os critérios usados para julgar crenças causais (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25.  10
    Ceticismo e crença religiosa no Tratado da natureza humana.Lívia Guimarães - 2011 - Kriterion: Journal of Philosophy 52 (124):509-528.
  26.  13
    Ceticismo e crença religiosa no Tratado da natureza humana.Lívia Guimarães - 2011 - Kriterion: Journal of Philosophy 52 (124):509-528.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27.  15
    Festas devocionais em Mazagão Velho : crenças e rituais na história de uma sociedade.Adriene dos Anjos Noronha - 2017 - Horizonte 15 (47):1076-1077.
    Este trabalho apresenta uma pesquisa sobre a religiosidade em Mazagão Velho, expressa por meio das festas devocionais que ali ocorrem, buscando compreendê-las como um elemento histórico de coesão social. Para tanto, parte-se do estudo da mentalidade formada no Brasil colônia com sua ideologia de expansão da fé cristã. É nesse contexto que toma forma o catolicismo popular. A localidade escolhida como base para este estudo apresenta especificidades que a tornam um caso único. Ela traz a memória das antigas lutas entre (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28.  9
    Sobre o significado e a legitimidade transcendental dos conceitos de precisão, interesse, esperança e crença na filosofia kantiana.Joel Thiago Klein - 2014 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 59 (1):143-173.
    Este trabalho apresenta uma interpretação abrangente e sistemática do significado e da legitimidade dos conceitos de precisão, interesse, esperança e crença no interior da filosofia kantiana. A análise desses conceitos está diretamente vinculada à discussão acerca da natureza da razão prática pura, da legitimidade do conceito de sumo bem e da unidade arquitetônica da razão. Defende-se que tanto os conceitos de precisão e interesse, assim como os conceitos de crença e esperança possuem legitimidade transcendental e concordam com as (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   2 citations  
  29.  13
    Fé, razão e crença na apologia Raymond Sebon: somos cristãos como somos perigordinos ou alemães?Telma Souza Birchadel - 2005 - Kriterion: Journal of Philosophy 46 (111):44-54.
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30.  13
    Fé, razão e crença na apologia Raymond Sebon: somos cristãos como somos perigordinos ou alemães?Telma de Souza Birchal - 2005 - Kriterion: Journal of Philosophy 46 (111):44-54.
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31.  11
    Fé, razão e crença na apologia Raymond Sebon: somos cristãos como somos perigordinos ou alemães?Telma de Souza Birchal - 2005 - Kriterion: Journal of Philosophy 46 (111):44-54.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32. A Ética da Crença: uma Defesa Moderada da Posição Indiciária.Eros Carvalho - 2018 - Sofia 7 (1):17-40.
    In this paper, I articulate and discuss Clifford's two main arguments in favor of the norm that it is illegitimate to believe based on insufficient evidence. The first argument appeals to the instrumental value of belief, and the second one appeals to our intrinsic interest in the truth. Both arguments bring to the fore the relevance of moral and social factors to determine norms for belief. I sustain that the first argument is insufficient to establish Clifford's norm in general. Beliefs (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  33.  12
    Niilismo e crença no diálogo David Hume de Jacobi.Luiz Fernando Barrére Martin - 2020 - Discurso 50 (2):133-146.
    Podemos afirmar de modo fundamental que a crítica de Jacobi à filosofia deriva de seu afastamento do sensível em direção à constituição de verdades cada vez mais abstratas e passíveis de demonstração. Com isso a filosofia apenas conseguiu gerar disputas a respeito do que ela seja, sem conseguir demonstrar qual posição filosófica deu conta da tarefa e que terminam por levar à perda de confiança no empreendimento, ou em outras palavras, levar ao ceticismo. Trata-se aqui de, sem desconsiderar a influência (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34. Ritos E crenças religiosos nas guerras antigas dos hebreus.Luciene de Lima Oliveira - 2013 - Principia: Revista do Departamento de Letras Clássicas e Orientais do Instituto de Letras 1 (26):49-60.
    Tendo por base alguns relatos apresentados no Antigo Testamento da Bíblia Cristã, será abordado, neste artigo, a respeito das práticas religiosas que antecediam as pugnas antigas dos hebreus. Percebe-se que o esforço humano e a vitória, em uma peleja, dependiam da Divindade, todavia, eram necessários alguns rituais essenciais como, por exemplo, os sacrifícios de animais, a purificação pessoal, o jejum, o louvor, o clamor e a obediência a Deus, para se alcançar a tão desejada vitória sobre os inimigos em uma (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35. Bem-estar, lócus de controle e crença no mundo justo de trabalhadores da saúde.Daniela Sacramento Zanini, Juliana Xavier Santos & Ana Raquel Rosas Torres - 2011 - Revista Aletheia 35:123-136.
    O objetivo deste estudo foi analisar o bem-estar dos trabalhadores da saúde de um centro de reabilitação e readaptação, relacionando-o com a crença no mundo justo e com o lócus de controle. Participaram 146 profissionais que responderam a um questionário formado por perguntas sobre dados sócio-demog..
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36. Direito à Vida frente à liberdade de crença religiosa: Uma análise jurídica da recusa à transfusão de sangue em testemunhas de jeová.Marcyo Keveny de Lima Freitas & Patrícia Borba Vilar Guimarães - 2016 - Revista Fides 7 (1).
    DIREITO À VIDA FRENTE À LIBERDADE DE CRENÇA RELIGIOSA: UMA ANÁLISE JURÍDICA DA RECUSA À TRANSFUSÃO DE SANGUE EM TESTEMUNHAS DE JEOVÁ.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37.  24
    Kierkegaard e Plantinga: a subjetividade e a crença em Deus.Paula Marcio Gimenes de Paula - 2011 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 56 (2).
    O objetivo do presente trabalho é apresentar a discussão da temática da subjetividade como um importante fator para a afirmação da crença religiosa, tanto na obra de Kierkegaard como na obra de Plantinga. A despeito de algumas diferenças conceituais, avaliamos que ambos os autores não se interessam por provar a existência de Deus, mas antes se concentram na experiência como um fator central. Além disso, em ambos os autores, e na tradição cristã em geral, a subjetividade é fundamental para (...)
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38.  23
    Ceticismo e crença no século xvii.José Neto - 2005 - Manuscrito 28 (1):9-36.
    O artigo se contrapõe a estudos recentes sobre o ceticismo seis-centista ao sustentar que ao invés de romper com a épochè este ceticismo de fato a fortalece. O artigo sugere duas razões para esta interpretação equivocada do ceticismo do século dezessete: uma in-fluência das visões cartesiana e pascaliana do ceticismo nestes estudos e a suposição que o ceticismo mais relevante no período é mais pirrônico do que acadêmico.Contrary to what has been proposed in recent literature, the ar-ticle argues that early (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  39.  19
    Associação e crença causal em david hume.João Monteiro - 2000 - Manuscrito 23 (1).
  40.  28
    Epistemologia Coletiva: crença, justificação e conhecimento de grupo.Luiz Cichoski & Leonardo Ruivo - 2017 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 62 (3):508-539.
    Neste artigo iremos sistematizar os conceitos-chave da chamada epistemologia coletiva, apontando as diferentes teorias que explicam nossa prática de atribuição de estados cognitivos a grupos. Na introdução levantaremos o problema central que motiva a área, a saber: a atribuição de estados cognitivos a grupos tem como referente o grupo enquanto grupo ou os indivíduos que o compõe? Na primeira seção apresentaremos os melhores argumentos em favor do individualismo, aqueles que defendem que as atribuições se reduzem aos indivíduos. Na segunda, terceira (...)
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41.  7
    A ética da crença.P. Singer - 2005 - Critica.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42. Nomes Próprios: por que a teoria causal de Perry não dá conta da retenção de crenças.Sagid Salles - 2016 - Investigação Filosófica 4:6-29.
    Tenho dois objetivos principais neste texto. Primeiro, defenderei que a versão de Perry da teoria causal da referência não dá conta de casos de retenção de crença. Faço isto por meio de um contraexemplo à teoria de Perry. Segundo, defenderei que uma versão específica de teoria da identificação é capaz de lidar com o contraexemplo apresentado e, neste sentido, é superior à teoria de Perry.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  43.  35
    Sobre conhecimento e justificação de crenças morais.Marco Oliveira - 2017 - Philósophos - Revista de Filosofia 22 (1):141-162.
    Como em epistemologia, a discussão entre internalistas e externalistas sobre a justificação de crenças também pode ser aplicada em casos morais. Poderíamos imaginar, por exemplo, situações nas quais um agente adquire crenças morais por sorte ou acidentalmente; de um modo que não poderíamos afirmar que ele estaria autorizado em manter essas crenças. Uma posição tipicamente externalista seria afirmar que o status epistêmico das crenças morais de um agente não depende daquilo que está disponível a esse agente. Ao contestar a necessidade (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44. Cdd: 192 associação E crença causal em David hume* joão Paulo Monteiro.Rua Fialho de Almeida - 2000 - Manuscrito 23:99.
  45.  10
    O amor impiedoso (ou: sobre a crença).Elizângela Inocêncio Mattos - 2016 - Perspectivas 1 (1):82-83.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46.  38
    Uma teoria naturalista da justificação das crenças na epistemologia de David Hume.Claudiney José de Souza - 2014 - Principia: An International Journal of Epistemology 18 (2):227.
    One of the first difficulties in interpreting Hume’s epistemological writings concerns precisely the meaning of the words ‘knowledge’ and ‘belief’. In this article it is shown, initially, how, from a humean point of view, the traditional epistemic criterion to define ‘knowledge’ and ‘belief’ appears very restrictive. Hume’s theory of causal belief is then briefly reviewed in the light of epistemological naturalism of the Michael J. Costa and Louis E. Loeb. Finally, it is submitted that the examination of all these topics (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47.  9
    Changes of mind: beliefs and value judgments/Mudanças de opinião: crenças e juízos de valor.Gustavo Ortiz-millán - 2007 - Manuscrito 30 (2):569-597.
    In this paper I argue that the way in which we revise and change our beliefs is different from that in which we revise and change our judgments of value; this is due to the fact that judgments of value, unlike beliefs, have no truth-values. Changes of judgments of value do not answer in the same way to the restrictions that apply to changes of beliefs and that are determined by the norms that govern beliefs. I argue that, first when (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48.  8
    Linguagem, Conhecimento e Religião: os diversos sentidos de ‘acreditar’. Wittgenstein e a especificidade da crença religiosa/Language, knowledge and religion: the various meanings of 'believe'. Wittgenstein and specificity of religious belief.Eduardo Gomes de Siqueira - 2016 - Pensando - Revista de Filosofia 6 (12):188.
    O objetivo do texto é mostrar a pertinência da discussão do conceito de crença religiosa tanto quanto à especificidade deste tipo de crença quanto ao modo de fazê-lo, desde um ponto de vista wittgensteiniano, na interface entre a teoria do conhecimento e a filosofia da religião. Abordando a questão pelo ângulo da filosofia da linguagem do segundo Wittgenstein, procuramos mostrar alguns problemas semânticos e pragmáticos envolvidos na significação da palavra ‘crença’, um termo psicológico essencialmente vago, mas indispensável (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49.  25
    O experimento Bayle: forma filosófica, ceticismo, crença e configuração do mundo humano.Renato Lessa - 2009 - Kriterion: Journal of Philosophy 50 (120):461-475.
  50.  16
    O experimento Bayle: forma filosófica, ceticismo, crença e configuração do mundo humano.Renato Lessa - 2009 - Kriterion: Journal of Philosophy 50 (120):461-475.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 336