Results for 'cidadanía'

202 found
Order:
  1.  14
    Cidadania e Igualdade: Capacidades e Necessidades.Maria Xosé Agra Romero - 2003 - Revista Portuguesa de Filosofia 59 (1):47 - 68.
    Na linha do recente debate sobre a cidadania surgem novamente algumas questões fundamentais que se nos colocam a propósito do conflito entre liberdade e igualdade. O presente artigo pretende reflectir sobre os problemas de igualdade económica, social e política e as exigências de justiça e de liberdade que os acompanham, tomando como centro as capacidades e as necessidades de cada um. Nesse sentido, a autora recorre sobretudo às aportações de Martha C. Nussbaum e de Iris M. Young. /// Following the (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  12
    Cidadania e identidade no estado democrático de direito: acerca da inclusão política do imigrante.Marcio Renan Hamel & Jelson Becker Salomão - 2020 - Philósophos - Revista de Filosofia 25 (1).
    O presente artigo discute a inclusão do imigrante em contextos políticos democráticos. Pretende demonstrar que o paradigma procedimental de direito proposto por Jürgen Habermas oferece as condições formais requeridas para a solução da tensão entre cidadania e identidade, produzida pelo fenômeno das migrações. O modelo habermasiano visa a assegurar, mediante a estrutura reflexiva do direito, a inviolabilidade da pessoa e a neutralidade ética do Estado democrático de direito. Todavia, embora tenha fundado o Princípio da Democracia na ideia de reconhecimento intersubjetivo, (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  11
    Cidadania Liberal e Reconhecimento Cultural.João Cardoso Rosas - 2003 - Revista Portuguesa de Filosofia 59 (1):171 - 183.
    Este artigo coloca o problema da relação entre a concepção liberal da cidadania, definida por um conjunto igual de direitos e deveres, e a necessidade de acomodar o reconhecimento das diferentes comunidades culturais. Duas respostas divergentes são apresentadas: uma de carácter abstractizante - a de John Rawls - e outra de tipo multiculturalista - a de Will Kymlicka. De seguida, essas respostas são avaliadas. Segundo o autor do artigo, a diferenciação do conceito de cidadania liberal mediante a atribuição de direitos (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4. Cidadania e.Luiz Carlos Bresser Pereira - forthcoming - Res Publica.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5. Cidadania no Brasil: O despertar da sonolência.Francisco Jozivan Guedes de Lima - 2012 - Revista Internacional de Direitos Humanos 1 (13).
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  9
    CIDADANIA EM CONSTRUÇÃO: a proposta do pão dos pobres.Ana Paula Brasil Vaz Madruga - 1998 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 43 (5):15-19.
    O presente artigo tem como objetivo verificar as principais concepções relativas à construção das dimensões de cidadão e cidadania desenvolvidos pelo Orfanotrófio Pão dos Pobres, na década de 20, através da análise do impresso da escola - Boletim Pão dos Pobres -· bem como a sua relação com a realidade social da época, a fim de demonstrar como essas iniciativas procuravam atender às necessidades do novo contexto social emergente.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  3
    Biopolítica, Cidadania e Produção de Subjetividade. Notas Esparsas Sobre Pedagogia Especulativa e Subjetividade Flexível.Ana Godoy - 2013 - Revista Sul-Americana de Filosofia E Educação 20:30-44.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  8
    Cidadania.Joel Pimentel De Ulhôa - 2000 - Philósophos - Revista de Filosofia 5 (2):49-68.
    As profundas mudanças do mundo exigem ampliação do conceito de cidadania produzido pela ascenção da burguesia,que teve seu ápice na Revolução Francesa.Definido,basicamente pela declaração dos direitos do homem e do cidadão, de 1789,que foi reiterada,em 1948,pela ONU, a cidadania não ´pode desprezar os deveres sociais e éticos que todos nós temos,com vistas a uma sociedade mais justa,que resgate o ser humano no cidadão.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  16
    Dependência e cidadania no Brasil: uma relação a ser discutida a partir das matrizes culturais religiosas brasileiras.Rodrigo Portella - 2006 - Horizonte 5 (9):43-53.
    O presente artigo visa discutir criticamente a relação entre dependência política e cidadania no Brasil, com o enriquecimento de questionamentos e dados referentes à cultura religiosa e política brasileira. Na discussão sobre cidadania e dependência no Brasil, que abaixo desenvolvo, busco, nas figuras dos “mitos fundadores” da nação, a exegese do atrofiamento da cidadania do povo brasileiro. Tais mitos fundadores teriam um caráter “antropológico de solução imaginária para tensões, conflitos e contradições” (CASTRO, 2003, p. 57). É a solução de problemas (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  24
    Cidadania e Comunidade No Contexto Democrático Ocidental: Análise Filosófico-Educacional.Bruno Fonseca Ortega & Roberto Fanzini Tibaldeo - 2023 - Childhood and Philosophy 19:01-25.
    This paper endeavors to carry out a philosophical analysis of the current state of civic education in Western democracies, in order to deal with the problematic dualism between extreme individualism and endogamic communitarianism, which alters the relational modalities and specific lifestyles that characterize human plurality. As such, the intention of this article is to understand how the formation of citizens supported by the practice of philosophy can cultivate a dialogical, open, and pluralistic community capable of facing this duality. For this (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  21
    Alfabetização como empoderamento da cidadania em idosas com doença crônica.Luzia Wilma Santana da Silva, Ítalo Oliveira Chaves, Letícia Santos Azevedo, Neuziele Miranda da Silva, Carla Manoela Oliveira de Araújo, Leiliane Hilário Gonçalves dos Santos Correia, Eulina Patrícia Oliveira Ramos Pires & Juciara de Santana Silva - 2020 - Odeere 5 (9):408-437.
    O artigo verificou se após um programa de alfabetização, pessoas adulto-idosas com doenças crônicas apresentaram capacidade cognitiva à autonomia e autoconfiança aos cuidados de saúde. De método qualitativo na transversalidade com a pesquisa-ação, realizado no interior da Bahia com um grupo de mulheres, idade entre 53 a 73 anos, de um núcleo interdisciplinar de cuidados à saúde, todas com déficit de autocuidado potencializado pelo analfabetismo. Os resultados demonstraram que no ciclo vital tardio, mães/avós encontraram na alfabetização o empoderamento da cidadania (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12. A Cidadania como Cultivo.José Barata-Moura - 2003 - Philosophica 22 (2003):83-98.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  6
    Democracia, Cidadania e Direito Fundamental À Educação: Elementos de Efetivação e Vinculatividade.Rogério Luiz Nery da Silva & Darléa Carine Palma Mattiello - 2021 - Revista Brasileira de Filosofia do Direito 7 (1):221.
    A pesquisa possui como tema a democracia e suas relações com efetiva prestação educacional, considerando que democracia, cidadania e educação são interdependentes. O problema de pesquisa consiste em esclarecer qual o nível de entrelaçamento entre democracia, cidadania e educação na América Latina. Objetiva-se vincular os conceitos determinantes de democracia em Guillermo O’Donnell com a educação enquanto meio de empoderamento, com base na experiência latino-americana. Utiliza-se pesquisa bibliográfica e documental, com abordagem qualitativa e método hipotético-dedutivo. Em conclusão, elucida-se o quão determinante (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14. Uma crítica à cidadania liberal no contexto da formação de jovens e adultos na educação escolar // A critical to citizenship in the context of liberal youth and adult education in school education.Rubens Luiz Rodrigues & Solano - 2015 - Conjectura: Filosofia E Educação 20 (3):108-122.
    O presente artigo discute o conceito de cidadania e sua relação com as questões educacionais, sobretudo, as relacionadas ao campo da Educação de Jovens e Adultos. Constitui-se como resultado de pesquisa intitulada “Cidadania e EJA: concepções e desafios que marcam a escola pública brasileira” no âmbito do Núcleo de Estudos sobre Trabalho e Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora. O texto destaca como o conceito de cidadania se desenvolveu historicamente, buscando seus fundamentos ideológicos e (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  14
    A ambiguidade da cidadania moderna - O caso do contratualismo.Karl Friedrich Herb - 1997 - Philósophos - Revista de Filosofia 2 (1):55-66.
    Este artigo discute tópicos fundamentais relativos à tensão interna entre os aspectos absolutista e liberal do pensamento de Hobbes.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  5
    Dossiê: História, cidadania e direitos humanos.Angelo Priori & Luciano Alonso - 2019 - Dialogos 23 (3):0-4.
    Editorial do dossiê: História, cidadania e direitos humanos.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  7
    Resgate da Cidadania e da Cultura de Paz Na Terapia Do Reencontro Mediado.Janete Rosa Martins & Francéli Raquel Radons - 2018 - Revista Brasileira de Filosofia do Direito 4 (1):138.
    O presente tem como finalidade analisar a terapia do reencontro mediado como resgate da cidadania e cultura da paz. Modelo esse proposto por Luiz Alberto Warat. em uma concepção transformadora da mediação, construída para fomentar a autonomia e emancipação dos sujeitos numa relação conflitiva, como um novo paradigma de autoconhecimento. A metodologia utilizada será o hipotético dedutivo e como técnica de pesquisa indireta em doutrinas. A discussão e aprofundamento se dá pelos conceitos da teoria do reencontro mediado proposto com o (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18. A cidadania Antiga e a cidadania Moderna: algumas considerações introdutórias.Vladimir Fernandes - 2015 - IF-Sophia 2 (5):106.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19.  6
    CIDADANIA E AÇÃO SOCIAL: contribuições a partir da categoria "formação".Nilton Bueno Fischer - 1997 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 42 (2):283-290.
    Neste artigo analisamos uma experiência, no campo da assistência social, desenvolvida na última década em Porto Alegre, a partir da contribuição da categoria formação. Enfatizamos a importância das atividades geradoras de renda por mulheres papeleiras junto aos galpões de reciclagem. A compreensão dessa prática social também envolve um processo formativo que incide também nos agentes de mediação bem como no conjunto da população.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  20.  13
    Cidadania e liberdade: Rousseau contra Hobbes.Yara Frateschi - 2014 - Discurso 44:55-78.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21.  23
    Pluralismo, cidadania e igualdade: a teoria da justiça de Michael Walzer.Ricardo Corrêa de Araujo - 2017 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 62 (3):748-778.
    O objetivo deste artigo é apresentar uma reconstrução da teoria da justiça de Michael Walzer a partir de sua obra Esferas da justiça: uma defesa do pluralismo e da igualdade, que enfatiza apenas o pluralismo, destacando-se também o papel essencial da cidadania democrática na obtenção da igualdade. Para isto, será feita uma apresentação dos conceitos básicos daquele livro: a teoria pluralista dos bens, a autonomia das esferas da justiça a partir do significado social dos bens, as noções negativas de predomínio (...)
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22.  8
    Movimentos sociais E cidadania no brasil hoje.Emil A. Sobottka - 1998 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 43 (5):193-203.
    O texto parte da pergunta sobre como enfocar a problemática da cidadania e sua relação com a atuação dos movimentos sociais nas sociedades atuais. Frente à diversidade de definições de cidadania e a pluralidade morfológica dos movimentos, a proposição é mudar o enfoque, centrando-o em modelos de análise global da sociedade, no marco de propostas contratualistas. Reformas recentes no Brasil, com a descentralização ainda em curso, oferecem a oportunidade de visualizar o enfoque e mostrar por que ONGs e novas formas (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  2
    Esfera pública, cidadania multicultural e formação crítica em jurgen Habermas.Anderson de Alencar Menezes - 2023 - Logeion Filosofia da Informação 9:4-17.
    A temática que envolve este trabalho é de grande complexidade pelas relações imbricadas no mesmo. Penso que a questão da Esfera Pública numa ótica habermasiana se assinala a partir de algumas notas características. Primeira, deve-se realçar o aspecto Multicultural da cidadania, aspecto que recebe especial signifi cado na compreensão habermasiana, pois, insere-se na dimensão de Esfera Pública, algo fundamental na compreensão habermasiana. A segunda está contida na dimensão formativa da obra habermasiana que nos leva a compreender a Interculturalidade a partir (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24. Travestilizando a Cidadania.Silmara Montejano & Pedro Vitor Barnabé Milanesi - 2015 - Saberes Em Perspectiva 5 (12):35-55.
    Por meio de uma pesquisa em psicologia, com inspiração etnográfica, este artigo é resultado de um estudo realizado no decorrer de dez meses com travestis em Araras/SP, no qual se busca investigar as relações internas ao grupo e as ações articuladas via movimento LGBT para reconhecimento de direitos. As travestis apontam que o não reconhecimento de suas identidades de gênero colabora para que elas não sejam vistas enquanto sujeitos. Essa é uma das causas que explica a situação de marginalidade e (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25.  11
    Competência E cidadania no mundo do trabalho.Inês Amaro da Silva - 1997 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 42 (2):247-264.
    Nas proximidades do novo milênio deparamo-nos com a construção de um progresso científico e tecnológico muito intenso, o qual coloca novas dimensões às desigualdades sociais, bem como impõe novas demandas à formação. O atual estágio de desenvolvimento das forças produtivas requer, mais do que nunca, o investimento no desenvolvimento humano, abrindo novas possibilidades para um avanço na necessária articulação entre as demandas do mundo do trabalho - expressas na categoria competência - com as do mundo social com um todo, que (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  26. Educação Ambiental e Cidadania: Cenários Brasileiros.Taís de Almeida Borges - 2004 - Quaestio: Revista de Estudos Em Educação 6 (1).
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27.  7
    Esfera pública, mídia E cidadania.Antonio Teixeira de Barros - 1995 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 40 (157):87-111.
    Considerações sobre as categorias de público e privado, com vistas a uma abordagem mais ampla sobre a relação entre esfera pública, mídia e cidadania no Brasil contemporâneo. Para tanto, remete-se ao legado teórico de Hannah Arendt e Habermas, a fim de fundamentar a caracterização do momento pós-burguês da Esfera Pública e o panorama atual.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28.  7
    Direitos sociais e cidadania.Alessandro Pinzani - 2016 - Revista de Filosofia Aurora 28 (43):119.
    O presente texto tenta oferecer uma fundamentação dos direitos sociais quer a partir de uma perspectiva neoliberal, quer a partir de uma visão mais substantiva de cidadania. Ao mesmo tempo, contudo, será salientada a diferença entre as duas posições apresentadas e defendida a segunda. Na primeira parte será discutira a noção hayekiana de Grande Sociedade, que representa um avatar da ideia de sociedade característica da tradição liberal. Em seguida, se chegará a uma visão mais substantiva e robusta da sociedade organizada (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29.  4
    Incentivo À Cidadania Fiscal Na Persecução da Função Sócio-Solidária Das Empresas Transnacionais.Daniela Burgo Batata & Marisa Rossignoli - 2018 - Revista Brasileira de Filosofia do Direito 4 (1):242.
    O artigo discute os efeitos que a globalização e a existência de empresas transnacionais apresentam sobre o desenvolvimento econômico nacional. Objetiva-se discutir o papel do Estado neste novo cenário e como a regulação e políticas fiscais que aproximem o cidadão dos objetivos do Estado, aliadas à função sócio-solidária das empresas, podem auxiliar no desenvolvimento. O método é o dedutivo e a pesquisa se baseia em revisão bibliográfica. Verifica-se que políticas como o Nota fiscal Paulista e a “empresa pró-Ética” foram apresentados (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30.  13
    Sentido, sabedoria e cidadania em Eric Weil.Sérgio Siqueira Camargo - 2013 - Cultura:185-193.
    O que se pretende com este artigo é mostrar, seguindo o itinerário da sucessão das categorias, que é o mesmo das atitudes nas quais o homem se compreende, a relação entre as duas últimas categorias da Lógica da filosofia - Sentido e Sabedoria - e a ideia de cidada­nia. Com efeito, a tese de fundo deste texto consiste em dizer que uma das originalidades do pensamento de Eric Weil reside justamente no conceito de retomada, que é um conceito de compreensão, (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31.  26
    Democracia republicana e cidadania contestatória em Philip Pettit.Alberto Paulo Neto - 2018 - Conjectura: Filosofia E Educação 23 (2):363-382.
    A filosofia política de Philip Pettit realiza a leitura normativa da matriz republicana de pensamento político. Na sua construção historiográfica e normativa do significado do republicanismo é reafirmada a centralidade da liberdade como não-dominação. Pettit mantém o intuito de releitura da cidadania republicana como sendo inclusivista e que possui o cunho de realidade política em sua notória preocupação com a condição social dos cidadãos. O republicanismo apregoa que a liberdade como não-dominação é o princípio necessário para avaliação de qualquer organização (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32.  7
    Instituição assistencial E cidadania.Regina Panceri - 1997 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 42 (2):205-216.
    O presente artigo visa destacar como se instaurou o processo de construção da cidadania junto ao jovem trabalhador, no período de 1971 a 1994, através de práticas assistenciais operacionalizadas pela instituição PROMENOR, possibilitando a formação e a inserção desses jovens no espaço social florianopolitano. Tal investigação partiu do pressuposto de que a descontinuidade verificada, tanto na trajetória da Instituição PROMENOR quanto nas possibilidades de construção da cidadania, junto ao jovem trabalhador, tem-se articulado de forma conflitiva e/ou interativa com à dinâmica (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33.  9
    Psicanálise e cidadania: uma intervenção do praticante de psicanálise no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) e outras questões.Marcelo Luis Horta Silva Mariano - 2011 - Curitiba, Brasil: Editora CRV.
  34.  27
    AUDARD, Catherine. Cidadania e democracia deliberativa. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2006.André Ferreira de Araújo - 2013 - Cadernos Do Pet Filosofia 4 (8):90-96.
    Esta resenha versa sobre a obra Cidadania e Democracia Deliberativa de Catherine Audard que se refere à uma articulação rawlsiana entre uma teoria da justiça e as teses centrais do seu liberalismo político sobre o pluralismo razoável, democracia deliberativa, cidadania participativa, razão pública, direito dos povos e multiculturalismo.
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35.  11
    Filosofia No Ensino Médio: Sobre Como Os Conhecimentos Filosóficos Podem Contribuir Para o Exercício da Cidadania.Valdson dos Remédios Silva Amorim & Jonh Elvis Costa Martins - 2021 - REVISTA APOENA - Periódico dos Discentes de Filosofia da UFPA 1 (1):58.
    Este trabalho compõe-se de algumas reflexões sobre o ensino de filosofia na educação básica brasileira. Especificamente, analisar-se-ão dois pontos relativos à atividade filosófica na educação básica, a saber: 1) o ensino de filosofia concebido como exercício de pensamento, de modo a reivindicar, a partir da prática filosófica, um filosofar na educação; 2) as contribuições que a filosofia pode oferecer para a formação do aluno do ensino médio, sobretudo no que diz respeito ao exercício da cidadania. Esses dois pontos serão analisados (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36. Ética e Cidadania nos Projetos Político-Pedagógicos em Cursos de Graduação: Um Estudo de Caso da Universidade Estadual do Oeste do Paraná-Campus de Marechal Cândido Rondon-PR.Alvori Ahlert - 2007 - Quaestio: Revista de Estudos Em Educação 9 (1).
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37. Ética e Cidadania.Pedro Goergen - 2007 - Quaestio: Revista de Estudos Em Educação 9 (1).
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38.  37
    Autoctonia, filiação legítima e cidadania no Íon de Eurípides.Delfim Ferreira Leão - 2011 - Humanitas 63:105-122.
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39.  12
    Desenvolvimento Sustentável - Cultura e Cidadania.Silvio Pinto Ferreira - 2010 - Horizonte 8 (17):178-186.
    O presente artigo tem como objetivo apresentar a trajetória da valorização da cultura no contexto do crescimento e desenvolvimento sustentável desde o encontro das Nações Unidas no Brasil, que ficou conhecido como ECO-92 e, como a cultura teve sua inserção nos comprometimentos apresentados nas Agendas 21 Global e Local tomando, neste caso, o exemplo da cidade de São Paulo. Hoje, mais do que nunca, os países estão percebendo que o reconhecimento da identidade cultural de sua sociedade é elemento fundamental para (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40.  12
    O DIREITO DE CIDADANIA: uma faca de dois gumes.Hans-Georg Flickinger - 1998 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 43 (5):205-215.
    O debate atual em tomo da luta pelo direito de cidadania pouco dá-se conta da lógica abstraidora que caracteriza o sistema do Direito liberal, ao qual se integra. Usando como meio de inclusão social das camadas desfavorecidas, esta luta vê-se encadeada aos trilhos do procedimento legal. Ainda que possibilite avanços no que tange ao reconhecimento de novas demandas sociais, não consegue garantir sua concretização material. É na complementaridade entre a luta pelo direito de cidadania e aquela dos movimentos sociais que, (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41.  31
    Educação e cidadania: a formação humanista da juventude nos Projetos Político Pedagógicos (Education and citizenship: the humanistic education of youth in Pedagogical Political Projetcs). DOI: 10.5752/P.2175-5841.2012v10n26p399. [REVIEW]Roberlei Panasiewicz, Paulo Agostinho Nogueira Baptista, Alex de Souza Braga & Maria Emília Abreu Carneiro - 2012 - Horizonte 10 (26):399-431.
    A sociedade contemporânea convive com situações sociais, políticas e econômicas que suscitam o desejo de paz, de tolerância e de justiça. A escola é uma instituição essencial na organização social, pois por ela passam crianças, adolescentes e jovens por um período de tempo importante de sua formação e de construção da sua identidade. Nesse processo, o Projeto Político Pedagógico (PPP) tem um papel fundamental, pois gera uma ação intencional e propõe uma direção a partir de um compromisso construído coletivamente e (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42.  8
    Eine Theologie der cidadania als öffentliche Theologie in Brasilien.Rudolf von Sinner - 2010 - Zeitschrift Für Evangelische Ethik 54 (4):263-276.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43. Formação do Estado, Cidadania e Identidade Nacional: comentários sobre a formação do Estado moderno ea construção da Europa.Carlos Augusto Teixeira Magalhães - 2002 - Enfoques 1 (1).
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44. Democracia e cidadania.Maria Vitória Benevides - 1994 - Polis 14:11-9.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45.  3
    A busca pela cidadania global no ciberespaço: a perspectiva da ética intercultural no conflito israelo-palestino.Bruno Macedo Nathansohn - 2015 - International Review of Information Ethics 23.
    The following article is a critical reflection on the impact of socio-technical networks of info-communication in the prevailing ethical framework of the underground international conflict environment. It uses the intricate Israeli-Palestinian relationship to outline the reflection. By explicating a cross-cultural ethics, the article attempts to deduce how best to build a global citizenship within a conflict relationship. To accomplish the task, it analyses two political resistance groups, the Gush Emunim, and Hamas, both groups being directly dedicated to conflict, Hamas for (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46.  3
    Reflexões Acerca da Cultura, Cidadania e a Questão da Propriedade na Sociedade Contempor'nea.D. Pansarelli - 2012 - Páginas de Filosofía 4 (2):29-37.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47. Reinvenção da Cidadania, Empowerment no Campo da Saúde Mental e Estratégia Política no Movimento de Usuários.Eduardo Mourão Vasconcelos - 2000 - In Paulo Amarante (ed.), Ensaios: subjetividade, saúde mental, sociedade. Rio de Janeiro, RJ: SciELO - Editora FIOCRUZ.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48.  14
    Educação para a cidadania.Luiz Eduardo W. Wanderley - 2004 - Horizonte 2 (4):127-136.
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49.  15
    Reflexões sobre a relação entre a (des)construção do espaço público e a (sub)cidadania.Priscila Maria de Freitas, Maria Aparecida Chaves Ribeiro Papali & Mário Valério Filho - 2019 - Ágora – Revista de História e Geografia 21 (2):47-60.
    As cidades brasileiras contemporâneas possuem espaços que ora privilegiam a realização de negócios e ora a construção de cidadania. Para compreender como são ocupados destes modos se faz necessário analisar as cidades; desde sua definição, passando pelo contexto político e econômico, para então compreender seu aspecto social. Assim, este artigo busca compreender se e em que medida as características dos espaços públicos impactam no processo de construção de cidadania. Analisando por meio de observação flutuante dois espaços públicos que são duas (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50.  4
    Ciência e cidadania: homenagem a Bento de Jesus Caraça.Luísa Schmidt & João de Pina-Cabral (eds.) - 2008 - Lisboa: Imprensa de Ciências Sociais.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 202