5 found
Order:
  1.  4
    Da parte ao todo: a cisão cartesiana na epistemologia de Heisenberg.Vinícius Carvalho da Silva - 2018 - Griot : Revista de Filosofia 18 (2):1-13.
    Neste trabalho buscamos investigar como o físico filósofo alemão Werner Heisenberg compreendeu a importância da filosofia cartesiana na construção do pensamento científico da modernidade. Para Heisenberg o elemento central da grande influência de Descartes nas ciências da natureza é a separação entre “Deus”, “homem” e “mundo”. O físico filósofo analisa tal separação e propõe que a partir da mecânica quântica, a cisão entre sujeito e objeto, homem e natureza, tornou-se insustentável.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  6
    O anti-realismo na filosofia da física de Werner Heisenberg: da potentia aristotélica ao formalismo puro.Vinicius Carvalho da Silva - 2011 - Griot : Revista de Filosofia 3 (1):109-120.
    Qual a Filosofia da Natureza que podemos inferir da Física Contemporânea? Para Werner Karl Heisenberg, prêmio Nobel de Física de 1932, a ontologia da Ciência Moderna, estruturada no materialismo, no mecanicismo e no determinismo já não pode servir de fundamento para a nova Física. Esta requer uma nova base ontológica, onde o anti-realismo, seguido de um formalismo puro, aparece como o princípio basilar de uma nova Filosofia Natural.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  8
    O valor da Ciência: O debate entre a concepção epistêmica e o reducionismo utilitarista na Filosofia da Ciência de Illka Niiniluoto.Vinicius Carvalho da Silva - 2019 - Pensando - Revista de Filosofia 10 (20):1.
    No presente artigo analisamos o debate entre duas concepções de ciência. De um lado, temos o que vamos chamar de imagem epistemicista, conforme a qual a ciência possui um valor intelectual e cultural intangível, e por isso é um fim em si mesmo. Tal concepção pode ser atacada como cândida, como se defendesse uma imagem de ciência como “Torre de Marfim”. Do outro temos uma imagem de ciência que reduz a pesquisa científica a um meio para alcançarmos fins práticos, como (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  4
    Teoria qu'ntica, física nuclear e filosofia grega: ensaio sobre os físicos filósofos do século XX.Vinícius Carvalho da Silva - 2017 - Griot : Revista de Filosofia 15 (1):233-250.
    No início do século XX seria impensável, entre cientistas europeus, separar ciência natural e filosofia. Os físicos filósofos foram cientistas como Einstein, Bohr, Heisenberg, Schrödinger, dentre outros, que refundaram a física ao lançar as bases da mecânica quântica e da relatividade especial e geral. Neste artigo analisamos brevemente como alguns desses pensadores encararam as questões do valor da ciência, da relação entre ciência e filosofia, e da importância da filosofia grega para a física nuclear e a teoria quântica.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  23
    Socio-emotional development in high functioning children with Autism Spectrum Disorders using a humanoid robot.Filomena O. Soares, Sandra C. Costa, Cristina P. Santos, Ana Paula S. Pereira, Antoine R. Hiolle & Vinícius Silva - 2019 - Interaction Studies 20 (2):205-233.
    The use of robots had already been proven to encourage the promotion of social interaction and skills lacking in children with Autism Spectrum Disorders, who typically have difficulties in recognizing facial expressions and emotions. The main goal of this research is to study the influence of a humanoid robot to develop socio-emotional skills in children with ASD. The children’s performance in game scenarios aiming to develop facial expressions recognition skills is presented. Along the sessions, children who performed the game scenarios (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark