Results for 'Vincius Vicenzi'

Order:
  1. Childhood As A Weapon In The Struggle Between Rhetoric And Philosophy In Plato's Gorgias.Vincius Vicenzi - 2010 - Childhood and Philosophy 6 (11):21-39.
    This article intends to show how the “sophists,” in their argument with the “philosophers” in Plato’s Gorgias, appropriate the concept of childhood. The goal here is to think how the imputation of the “childish” to the other's discourse, sophist or philosopher, is a key point in the establishment of a victory of one discourse over the other in the history of western thinking. The paper also intends to present the differences between the sophistic and philosophical conceptions of childhood, showing, however, (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  9
    Como a recepção da filosofia interfere no seu modo de ensino? Uma discussão a partir de alguns interlocutores de Sócrates.Vinicius B. Vicenzi - 2011 - Revista Sul-Americana de Filosofia E Educação 13:93-108.
    Este artigo apresenta o diálogo Górgias de Platão como um cenário interessante por onde pensar a relação do ensino de filosofia com interlocutores não-filósofos, buscando pontos de encontro entre a cena antiga e a cena de hoje. Os três personagens do diálogo platônico são pensados a partir de afetos que os caracterizam na relação com o ensino socrático e a intenção é ver em que medida o ensino de filosofia se modifica de acordo com esses afetos.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  21
    Para além de O mestre ignorante.Vinicius Bertoncini Vicenzi - 2021 - Educação E Filosofia 35 (73):373-391.
    Para além de O mestre ignorante - O encontro entre filosofia e educação como questão filósofico-política a partir da obra de Jacques Rancière Resumo: Este artigo busca situar, a partir da filosofia de Jacques Rancière, em que medida a educação se constitui um verdadeiro problema à filosofia política. A partir da análise que o filósofo francês faz do encontro polêmico entre filosofia e democracia na filosofia platônica, buscamos traçar alguns paralelismos com relação ao encontro, também polêmico, entre filosofia e educação. (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark