Results for 'Tradição platônica'

994 found
Order:
  1. George Berkeley e a tradição platônica.Costica Bradatan & Jaimir Conte - 2009 - Princípios 16 (26):257-284.
    Existe já uma grande quantidade de literatura dedicada à presença na filosofia inicial de Berkeley de alguns assuntos tipicamente platônicos (arquétipos, o problema da mente de Deus, a relaçáo entre ideias e coisas, etc.). Baseados em alguns desses escritos, nas próprias palavras de Berkeley, assim como no exame de alguns elementos da tradiçáo platônica num amplo sentido, sugiro que, longe de serem apenas tópicos isolados, livremente espalhados nos primeiros escritos de Berkeley, eles formam uma perfeita rede de aspectos, atitudes (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  4
    O anjo pagão: A questão do daímon na tradição platônica.Juliano Eugenio da Silva - 2023 - Revista Guairacá de Filosofia 39 (2).
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3. O Tempo Na Narrativa Platônica Da Criação: O Timeu.José Santos - 2007 - Hypnos. Revista Do Centro de Estudos da Antiguidade 18:42-55.
    A cosmologia proposta no Timeu visa a dupla finalidade de criticar o naturalismo grego e compatibilizar o mundo visível com a teoria das Formas, introduzindo uma série de conceitos reformuladores da tradição. Assente no pressuposto dualista de que a mutabilidade sensível nasceu do modelo eterno, perfeito e imutável, das Formas inteligíveis , a narrativa platónica harmoniza os mundos opostos e coexistentes, dominados pelo teleologismo da Inteligência e mecanicismo da “causa errante”. É o que este texto pretende expor.The cosmology presented (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  4.  10
    Index locorum.Prolegomena Philosophiae Platonicae - 2007 - Oxford Studies in Ancient Philosophy: Winter 2007 33:401.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  17
    A natureza do homem como fronteira (methórios) em Fílon de Alexandria e Gregório de Nissa.Bento Silva Santos - 2012 - Revista de Filosofia Aurora 24 (35):597.
    O exame do termo methórios na obra de Gregório de Nissa mostra que há uma inequívoca dependência de Filon de Alexandria. Gregório não o utiliza jamais para designar nem a continuidade da matéria e do espírito, no sentido estoico, nem a do espírito e do divino, no sentido platônico. Ele não admite continuidade em nenhum desses casos. Não obstante a condição de queda, o homem é dotado de espírito: isso fez com que ele se colocasse como ponto de demarcação (methórios) (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  8
    O platonismo de Hegel: O absoluto.Osvaldino Marra Rodrigues - 2018 - Claridades. Revista de Filosofía 2 (1):133-140.
    Hegel foi o último filósofo a expor a Filosofia enquanto Sistema. Ele é da tradição platônica onde o Absoluto se desdobra internamenteenquanto Sistema. Hegel foi o iniciador, antes mesmo de Heidegger e Gadamer, da hermenêutica. Crítico de Kant, demonstrou que a vigência de dois mundos paralelos não passa de ilusão de uma razão demasiado apegada à sacralidade da coisa em si. Hegel demonstrou, muito antes de Heidegger, que ser e tempo possuem uma imbricação ontológica, que o horizonte do (...)
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  26
    Das potências da memória. A afirmação da transitoriedade histórica E da eternidade Das ideias.Augusto B. De Carvalho Dias Leite - 2020 - Kriterion: Journal of Philosophy 61 (145):107-129.
    RESUMO A partir do exame da tradição heraclitiana e platônica sobre a transitoriedade e a imortalidade - conceitos compreendidos como universais - este artigo defende a seguinte antinomia como tese: para haver temporalidade é preciso haver eternidade. Essa tese é demonstrada por meio do estudo e atualização das noções de alma, espírito, ideia e memória, as quais estão conectadas invariavelmente ao tempo passado como princípio ontológico do fenômeno histórico. Para além do ponto de vista filosófico, portanto, da perspectiva (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  16
    A potencialidade na filosofia da educação antiga e medieval.Lais Boveto & Terezinha Oliveira - 2021 - Educação E Filosofia 35 (74):779-811.
    A potencialidade na filosofia da educação antiga e medieval 1 Resumo: O texto aborda a potencialidade, na filosofia da educação antiga e medieval, como a capacidade de aperfeiçoamento da razão. A noção de paideia conduz essa reflexão, uma vez que perpassa o pensamento educacional desde a antiguidade clássica até a baixa Idade Média. Essa continuidade explicita a tradição da formação integral do homem que considerava os aspectos morais e políticos como uma totalidade indissociável. O encaminhamento teórico segue a concepção (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  22
    Linguagem e pensamento na filosofia grega clássica.José Santos - 2006 - Manuscrito 29 (2):525-550.
    O meu objectivo é apontar as mais relevantes contribuições da Filosofia Grega Clássica para o estudo das relações entre Linguagem e Pensamento. Vejo-as expressas na contínua tarefa de inovação concep-tual que acompanha a tradição grega clássica, desde as suas origens. Co-meço pela concepção de Ser, desenvolvida no Poema de Parménides, mostrando como corresponde à execução de um programa de investiga-ção do real, concebida a partir da evidência proporcionada pela lingua-gem e pensamento. Particular atenção é conferida à emergência da con-cepção (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  17
    The Visible Cosmos of Dialogues. Some Historical and Philosophical Remarks about Plato in the Late Antique Schools.Anna Motta - 2014 - Archai: Revista de Estudos Sobre as Origens Do Pensamento Ocidental 12:11-18.
    English and Portuguese Between the 5 th and the 6 th centuries A. D., the Neoplatonic school of Alexandria, where the philosophical didactic follows a specific cursus studiorum , is opened also to the Christian students. D espite some divergences of religious (but also of economical and of political) natures, and after some violent events which occur in the Egyptian city, the Alexandrian school is linked to its contemporary Neoplatonic school in Athens. And indeed t he Prolegomena to Platonic Philosophy, (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  11.  3
    Vida Como Esc'ndalo da Verdade.Lucas Villa - 2023 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 68 (1):e44132.
    O presente artigo tem por objetivo analisar o último curso ministrado por Michel Foucault no Còllege de France, em 1984, extraindo dele uma espécie de testamento filosófico. Início buscando fazer emergir dessa escrita de si foucaultiana uma prestação de contas parresiástica, em que Foucault fala de forma franca sobre as dimensões de seu trabalho e de seu horizonte de preocupação com o entrelaçamento de três grandes temas: a verdade, o poder e o sujeito. Posteriormente, analiso como esses três temas são (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  17
    La Discusión Sobre Vita Activa, Nobilitas y Libertad en La Utopía de Tomás Moro.Manuel Méndez Alonzo - 2011 - Revista Portuguesa de Filosofia 67 (2):355-376.
    The objective of this work is to analyze the relation between active life, nobility and liberty in Thomas More s Utopia. In Quentin Skinners interpretation, Moro argues that the true nobility should not be understood as abundance of wealth, but as willingness to provide good services for the commonwealth. In first place, this paper will show some classical interpretations in favor and against of active and contemplative life. Second, it will contrast the propositions of two strands of Humanism found in (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  20
    Platão, Al-fârâbî e Averróis: as qualidades essenciais ao governante.Rosalie Helena de Souza Pereira - 2011 - Trans/Form/Ação 34 (1):01-20.
    A filosofia política que se desenvolveu no mundo islâmico, entre os séculos IX e XII, apropriou-se de conceitos da filosofia grega, principalmente de Platão e de Aristóteles. A República e as Leis, de Platão, e a Ética Nicomaqueia, de Aristóteles, foram os textos que fundamentaram as concepções políticas dos filósofos de expres são árabe , desde as virtudes a serem buscadas individualmente até a ideia do melhor regime político. Com base nos textos gregos traduzidos para o árabe, esses filósofos delinearam (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  24
    As contribuições dos sofistas para O fenômeno da educação numa perspectiva contemporânea.David Velanes de Araújo - 2013 - Cadernos Do Pet Filosofia 4 (7):53-64.
    Os sofistas trouxeram grandes contribuições para a educação, tal como, os próprios fundamentos da pedagogia moderna. A sofística constituiu um fenômeno com um alto significado na história da educação, pois foi com os sofistas que a paidéia ganhou um sentido e um significado mais profundo, isto é, a educação passou a ser tratada de forma mais consciente e racional. Dessa maneira, este artigo busca uma interpretação positiva do movimento sofístico, diferente daquela deixada pela tradição socrático-platônica.
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15. Uma filosofia da percepção em Platão.Hugo Filgueiras de Araújo - 2014 - Archai: Revista de Estudos Sobre as Origens Do Pensamento Ocidental 13:109-114.
    O presente trabalho defende, na filosofia platônica, a hipótese das Formas tem como escopo explicar os sensíveis e a sensibilidade, e não rechaçá-los, como fora pregado pela tradição. No Teeteto , Sócrates chega a analisar exaustivamente a possibilidade de a sensação ser encarada como conhecimento; no Fédon , no argumento da reminiscência, o mestre admite que para haver aprendizado/recordação é necessário que haja duas experiências cognitivas correlatas e mutuamente necessárias: a percepção sensível ( aísthesis ) que suscita a (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  8
    Platão: crítica e censura a poesia.Luciano da Silva Façanha, José Assunção Fernandes Leite & Eliete da Silva Cruz - 2016 - Griot : Revista de Filosofia 13 (1):37-55.
    O presente artigo tem como objetivo abordar a questão sobre a natureza da arte, em específico da poesia trágica, seus efeitos sobre os indivíduos e a censura da poesia, segundo a concepção de Platão na obra República, especificamente nos livros II, III e X. Na República, Platão ao censurar, condenar e rejeitar a poesia como um instrumento para a formação dos indivíduos, vai de encontro ao modelo tradicional grego de educação. Sua crítica adentra na tradição de seu povo. Essa (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  2
    Ontologia Platonica.David Peipers - 1972 - Osnabrück,: O. Zeller.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  4
    Platonica minora.Heinrich Dörrie - 1976 - München: W. Fink.
  19. Prosopographia Platonica.G. Groen van Prinsterer - 1823 - Amsterdam: Adolf M. Hakkert.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20.  3
    A Tradição Na Experiência Filosófica Nietzschiana.Lúcia Schneider Hardt - 2014 - Revista Sul-Americana de Filosofia E Educação 22:73-89.
    O texto tem como propósito realizar uma reflexão sobre a ideia da tradição, considerando a experiência nietzschiana. A tradição não é o oposto da contemporaneidade, não impede a reflexão sobre o presente. A tradição, em qualquer perspectiva filosófica bem como em qualquer dimensão cultural, é um recurso utilizado para explicar nossa inserção na história, poderá ser um recurso para reeditar esta inserção considerando os desafios atuais.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21. Theologia Platonica de immortalitate animorum: xviii libris comprehensa.Marsilio Ficino - 1975 - New York: G. Olms.
  22.  3
    Pseudo-Platonica.William Arthur Heidel - 1896 - Baltimore,: The Friedenwald company.
    The works of Plato have been a cornerstone of Western philosophy for centuries, inspiring countless readers and thinkers over the course of millennia. But not all of the writings attributed to Plato are genuine. In this scholarly investigation, W.A. Heidel explores the origins and authenticity of some of these so-called 'pseudo-Platonic' texts, providing insights into the ways in which ancient cultures valued and appropriated the ideas of its greatest thinkers. This work has been selected by scholars as being culturally important, (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  3
    Platonica.Walther Kranz - 1941 - Philologus: Zeitschrift für Antike Literatur Und Ihre Rezeption 94 (1-4):334-338.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24.  2
    Scholia Platonica.F. D. Allen, John Burnet, Charles Pomeroy Parker & William Chase Greene - 1938 - In Lucem Protulit Societas Philologica Americana.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   7 citations  
  25.  9
    Studia Platonica.Klaus Döring & Wolfgang Kullmann (eds.) - 1974 - Amsterdam,: Grüner.
  26.  8
    Tradição, Tomismo e Teísmo na Filosofia Moral de Alasdair MacIntyre.Isabel Cristina Rocha Hipólito Gonçalves - 2019 - Pensando - Revista de Filosofia 9 (18):235.
    Alasdair MacIntyre ao realizar uma série de críticas à moralidade e filosofia moral modernas e contemporâneas defende a tese de que o desacordo moral e a ausência de justificação racional para a moralidade é fruto do abandono do elemento teleológico da ética, especialmente do abandono da ética aristotélica, o que o leva a propor a retomada da ética teleológica de Aristóteles. Essa retomada é justificada com a teoria da racionalidade das tradições, por meio da afirmação de que o modo tradicional (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27.  34
    Resonancias platónicas en la serie de fragmentos 33-36 del Protréptico de Aristóteles.Claudia Seggiaro - 2011 - Areté. Revista de Filosofía 23 (2):399-420.
    El objetivo del presente trabajo será examinar la serie de fragmentos33-36 del Protréptico a la luz de la posible influencia platónica. La tesis que intentaremosponer a prueba es que, pese a que la definición de ciencia como elconocimiento de las causas y la identificación de estas con los principios de lo reales una concepción esencial del platonismo, el hecho de que encontremos en elProtréptico la influencia de esta concepción no nos permite inferir que Aristótelesse esté refiriendo allí a las Ideas (...)
    Direct download (10 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28. Theologia Platonica.Heinrich Dörrie & Matthias Baltes - 1996 - In Die Philosophische Lehre des Platonismus: Text, Übersetzung, Kommentar. Frommann-Holzboog.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29.  2
    Teologia platonica. Proclus - 2005 - Milano: Bompiani. Edited by Michele Abbate.
  30.  2
    Scholia Platonica.Herbert B. Hoffleit & Guilielmus Chase Greene - 1943 - American Journal of Philology 64 (2):241.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   5 citations  
  31.  5
    Teologia platonica.Marsilio Ficino - 2011 - [Milan, Italy]: Bompiani. Edited by Errico Vitale.
  32.  59
    Platonica: the anecdotes concerning the life and writings of Plato.Alice Swift Riginos - 1976 - Leiden: Brill.
    INTRODUCTION There are extant six ancient lives of the philosopher Plato: the fragmentary remains of the Academicorum philosophorum index ...
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   4 citations  
  33.  13
    Tradição alimentar: elemento de emancipação frente a mecanismos globais de dominação.Ana Claudia Guske & Erica Karnopp - 2016 - Ágora – Revista de História e Geografia 18 (1):156.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34.  8
    Ideia platônica e o mundo intuitivo em Schopenhauer, de Yasuo Kamata.Lucas Lazarini Valente - 2017 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 8 (2):150.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  35. Testimonia platonica: per una raccolta delle principali testimonianze sui legómena hágrapha dógmata di Platone: testimonianze di età ellenistica e di età imperiale.Margherita Isnardi Parente - 1998 - Roma: Accademia nazionale dei Lincei.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36.  12
    Scholia Platonica Contulerunt Atque Investigaverunt.Forest Allen, Ioannes Burnet, Carolus Pomeroy Parker & Guglielmus Chase Greene - 1940 - Philosophical Review 49 (4):465-466.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37.  3
    11.Platonica.Albertus de Bamberg - 1866 - Philologus: Zeitschrift für Antike Literatur Und Ihre Rezeption 23 (1-4):351-353.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38. Platonica.L. A. Post - 1928 - American Journal of Philology 49 (4):368.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39.  40
    Platonica: The anecdotes concerning the life and writings of Plato.William J. Prior - 1980 - Journal of the History of Philosophy 18 (1):80-81.
  40.  31
    Platonica II.John Burnet - 1905 - The Classical Review 19 (02):99-101.
  41. 4. Platonica.R. B. Hirschig - 1855 - Philologus: Zeitschrift für Antike Literatur Und Ihre Rezeption 10 (1-4):186-190.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42.  3
    43. Platonica.R. B. Hirschig - 1854 - Philologus: Zeitschrift für Antike Literatur Und Ihre Rezeption 9 (1-4):723-728.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43.  3
    25. Platonica.R. Β Hirschig - 1854 - Philologus: Zeitschrift für Antike Literatur Und Ihre Rezeption 9 (1-4):556-563.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44.  3
    16. Platonica.R. Β Hirschig - 1854 - Philologus: Zeitschrift für Antike Literatur Und Ihre Rezeption 9 (1-4):383-385.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45.  3
    Principia Platonica restituta.Thomas Sören Hoffmann - 1997 - Allgemeine Zeitschrift für Philosophie 22 (1):69-82.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46.  27
    Platonica.R. G. Bury - 1906 - The Classical Review 20 (01):12-14.
  47.  26
    Platonica I.John Burnet - 1904 - The Classical Review 18 (04):199-204.
  48.  29
    Platonica III.John Burnet - 1905 - The Classical Review 19 (06):296-299.
  49.  13
    Vindiciae Platonicae I.John Burnet - 1914 - Classical Quarterly 8 (04):230-.
    As the plan of the Oxford Bibliotheca does not allow an editor to justify his treatment of a text in detail, it is inevitable that misunderstandings should arise, and I see that even a competent Platonic scholar like C. Ritter has missed the point more than once in his recent Bericht . I make no complaint of that–it was inevitable–but I feel bound to put on record my views on at least the more important problems suggested by the text. First, (...)
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50.  4
    Vindiciae Platonicae II.John Burnet - 1920 - Classical Quarterly 14 (3-4):132-.
    These notes have been interrupted by the war, and the appearance of Wilamowitz's Platon makes it desirable to resume them on a slightly different plan. That work has an appendix entitled Textkritik, which cannot be passed over in silence, since the writer's reputation and the air of authority he assumes might easily mislead those who have no first-hand knowledge of Platonic textual criticism. I hope to show that most of his conjectures are wrong, and that many of them suggest doubts (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 994