Results for 'Trabalhador Alienado'

134 found
Order:
  1. A capacitação do professor no" programa de filosofia para crianças" de Matthew Lipman: O professor como.Trabalhador Alienado - 2001 - Quaestio: Revista de Estudos de Educaç̧ão 3:55.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2. A capacitação do professor no" Programa de filosofia para crianças" de Matteew Lipman: o professor como trabalhador alienado.Renê José Trentin Silveira - 2001 - Quaestio: Revista de Estudos Em Educação 3 (1):p - 55.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3. Trabalho alienado em Marx e novas configurações do trabalho.Ricardo Santos da Luz & Agemir Bavaresco - 2010 - Princípios 17 (27):137-165.
    Resumo: A teoria marxiana do trabalho alienado ocupa um papel de destaque na Filosofia política moderna. Seguindo a esteira de Hegel, Marx concebe o homem como sendo o produto de sua própria atividade, isto é, a autoproduçáo do homem pelo trabalho. Isso significa que o ser humano náo é um ser que nasce acabado, mas que se desenvolve como ser humano enquanto desenvolve as potencialidades que lhe sáo inerentes. Imerso no estudo da sociedade capitalista, Marx percebe como nela se (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  15
    Os trabalhadores da Baixada Fluminense na luta armada contra a ditadura civil-militar brasileira.Higor Codarin Nascimento - 2019 - Dialogos 23 (2):140.
    Este artigo tem por objetivo analisar a trajetória de trabalhadores da Baixada Fluminense na luta armada brasileira. Especificamente, propõe a análise de um conjunto de trabalhadores ligados a Felix Escobar, militante envolvido no embate para a conquista de terra por posseiros na cidade de Duque de Caxias. Integrado ao PCB antes do golpe de 1964, buscou alternativas de militância nas organizações de luta armada. Vinculou-se, em meados de 1969, ao Movimento Revolucionário 8 de Outubro, trazendo consigo outros trabalhadores. Através dessas (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  5
    Trabalho, trabalhadores e educação: conjeturas e reflexões.Naira Lisboa Franzoi (ed.) - 2010 - Porto Alegre: Editora Evangraf.
  6.  8
    Alienados e culpados: os cidadãos no republicanismo contempor'neo.Alessandro Pinzani - 2010 - Ethic@ - An International Journal for Moral Philosophy 9 (2):267-288.
    O artigo trata de um déficit teórico presente no pensamento neo-republicano dos últimos anos, a saber a falta de qualquer discurso relativo à concentração de poder econômico e político nas mãos de uma minoria. Depois de uma breve exposição de algumas variantes do republicanismo contemporâneo , se analisam algumas críticas formuladas por Robert Dahl e Kenneth Baynes . Finalmente, são consideradas as posições de Robert Putnam e Benjamin Barber, a fim de desenvolver algumas considerações sobre a questão de se a (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  18
    O trabalhador voluntário e seus sentimentos ante a doença eo sofrimento.Denise Zanatta & María Piedad Rangel Meneses - 2006 - Aletheia: An International Journal of Philosophy 23:113-121.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  26
    O trabalhador voluntário e seus sentimentos ante a doença e o sofrimento.Denise Zanatta & María Piedad Rangel Meneses - 2006 - Aletheia: An International Journal of Philosophy 23:113-121.
    O presente estudo é resultado da experiência de uma das ações de estágio profissionalizante em Psicologia Social Comunitária, realizada através de uma pesquisa-intervenção que teve como objetivo o fortalecimento de um grupo de voluntários da região noroeste do estado do Rio Grande do Sul para facili..
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  10
    Cuidados Psicológicos à Trabalhadores do Serviço Funerário.Cecilia Côrtes Carvalho, Isabela Garcia Rosa, Érika Perina Motoyama, Tatiane Sayuri Maeda, Giorgia Caterina Quattrone Troiano Valentim Cruz, Giovanna Vaz De Donno, Thais Fonseca Ares & Maria Helena Pereira Franco - 2021 - Aletheia 54 (1).
    Este relato de experiência discute um eixo de um projeto de ensino, pesquisa e extensão multi e interdisciplinar sobre educação e humanização da morte. Trata-se de ações da Psicologia destinadas à saúde mental dos trabalhadores do serviço funerário da cidade de São Paulo. A intervenção dividiu-se em duas etapas: visitas aos cemitérios, para aproximação daqueles pesquisadores à realidade e às demandas desses servidores; e oficinas com técnicas de dinâmica de grupo. Estas aconteceram por cinco meses, contaram com 130 participantes — (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10. Del hombre alienado al super-hombre: señalamientos de una antropología filosófica en la Europa contemporánea.Walter Aldini - 1989 - [Mexico]: Centro de Investigación en Ciencias Sociales y Humanidades.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11. Trabalhadores-estudantes: estudar e trabalhar, ou estudar para trabalhar? Uma análise da relação entre trabalho e educação no sul fluminense.Marina de Carvalho Cordeiro - 2012 - Enfoques: Sociologia e Antropologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro 11 (1):1.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  8
    PRÁTICAS DE FORMAÇÃO DO TRABALHADOR: resultados e indicadores.Inês Amaro da Silva - 1998 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 43 (5):27-34.
    O avanço científico e tecnológico e as transformações econômicas, políticas e sociais em curso colocam em um novo lugar a questão do trabalho e da formação dos trabalhadores, que passa a referir-se ao desenvolvimento humano global e abrangente, em níveis intelectuais, emocionais, sociais, políticos e comportamentais. As novas realidades demandam explicitar processos, relações e práticas de formação de forma a assinalar algumas rupturas necessárias e construir dimensões e indicadores que apontem caminhos para modelos sociopedagógicos voltados à instauração da competência e (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  17
    Formação do adolescente trabalhador: ampliando caminhos para a cidadania.Maria da Penha Zanotelli Felippe & Rita de Souza Leal - 2007 - Horizonte 6 (11):161-169.
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  46
    A escuta do trabalhador estressado enquanto estratégia de aprimoramento da formação profissional.Eduardo Silva - 2009 - Revista Aletheia 29:43-56.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  11
    Os conselhos populares e o PT Análise da proposta de participação direta do Partido dos Trabalhadores por meio das páginas da revista Teoria e Debate.Rafael Saraiva Lapuente - 2018 - Dialogos 22 (2):58.
    este artigo busca analisar como a proposta dos conselhos populares, pauta bastante presente no Partido dos Trabalhadores nos anos 1980, foi retratada nos primeiros volumes da revista Teoria e Debate, que era editada pelo próprio partido. Para esse estudo, consultamos os cinco primeiros volumes da revista online, que abarcam o período de 1987, quando foi lançada, até março de 1989, abrangendo o período em que o PT passou a governar as primeiras grandes capitais, chegando até a fase pré eleitoral de (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  10
    O movimento operário E a formação do trabalhador.Luiz Inácio Gaiger & Daniela de Oliveira - 1998 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 43 (5):91-96.
    O artigo tem como foco a participação das organizações operárias na formação educacional do trabalhador rio-grandense. Com base na análise de obras repertoriadas sobre o tema, identifica, de um lado, os aspectos em destaque na bibliografia e, de outro, as experiências operárias mais significativas para a formação do trabalhador. Centra-se na Primeira República, revisando a literatura e caracterizando as práticas pedagógicas e a influência das correntes anarquistas.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  13
    Dinámicas familiares en torno al sujeto sordo: un horizonte de posibilidades en la experiencia del cuerpo alienado.Gloria Esperanza Castellanos-García, Andrea Del Pilar Arenas & Jorge Enrique Rojas-Delgado - 2020 - Ratio Juris 15 (30).
    El presente artículo plantea, partiendo de las vivencias de padres oyentes ante la llegada de un hijo sordo a partir de sus narraciones y experiencias de vida, por un lado, la comprensión de las etapas por las que atraviesan desde el momento en que se sospecha la existencia de la discapacidad de su hijo, hasta el momento en que es confirmada y asumida; por otro lado, describir los cambios que se producen al interior de la dinámica familiar ante la llegada (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  16
    O jornal vida operária: instrumento de conscientização, mobilização e luta dos trabalhadores de Manaus.Luciano Everton Costa Teles - 2011 - Dialogos 15 (3).
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19. Paulo Freire no Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST): Presente!Elisiani Vitória Tiepolo - 2021 - In Valdir Borges & Peri Mesquida (eds.), 1921, Paulo Freire, 2021: 100 anos de ética, liberdade e educação. Curitiba, Brasil: Editora CRV.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20.  7
    Marx, Engels e o movimento dos trabalhadores nos EUA: um contributo para a compreensão da conceção materialista da história.Paulo Fernando Rocha Antunes - 2019 - Griot : Revista de Filosofia 19 (2):51-70.
    No presente artigo procuramos recuperar a reflexão de Karl Marx e Friedrich Engels acerca do movimento dos trabalhadores estado-unidense do seu tempo, sobretudo no que ao papel dos socialistas dirá respeito. É nosso entendimento que esta reflexão contribui, apesar de pouco explorada, para a compreensão da conceção de ambos – a conceção materialista da história –, não porque tenha contribuído para a sua elaboração mais acabada, mas por via do exercício que os autores fizeram desta quando analisaram o que se (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21. A responsabilidade do estado na terceirização: Um paralelo entre O direito à verba alimentar do trabalhador E a promoção do estado segurador do segmento privado.Paulo Vitor Avelino Silva Barros - 2015 - Revista Fides 6 (1).
    A RESPONSABILIDADE DO ESTADO NA TERCEIRIZAÇÃO: UM PARALELO ENTRE O DIREITO À VERBA ALIMENTAR DO TRABALHADOR E A PROMOÇÃO DO ESTADO SEGURADOR DO SEGMENTO PRIVADO.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22.  10
    A Identidade Negra como instrumento de luta entre os trabalhadores rurais, 1954-64.Max Fellipe Cezario Porphirio - 2019 - Dialogos 23 (3):241-258.
    Influenciados pelas discussões desenvolvidas por Álvaro Nascimento no artigo Trabalhadores Negros e o “Paradigma da Ausência”: contribuições à história social do trabalho no Brasil, pensamos este trabalho, cujo objetivo é analisar a instrumentalização da identidade negra nas estratégias argumentativas do Partido Comunista Brasileiro, das Ligas Camponesas e da Igreja Católica, forças que atuaram no campo brasileiro entre 1945 e 1964. Para tanto, consultamos um conjunto diversificado de periódicos e dialogamos com produções de diferentes centros de pesquisa.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  13
    O movimento dos trabalhadores rurais semterra e o direito fundamental ao trabalho digno: uma pesquisa etnográfica.Matheus Felipe de Castro & Adriana Rodrigues - 2015 - Ratio Juris 10 (20):89-112.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24. Bem-estar, lócus de controle e crença no mundo justo de trabalhadores da saúde.Daniela Sacramento Zanini, Juliana Xavier Santos & Ana Raquel Rosas Torres - 2011 - Revista Aletheia 35:123-136.
    O objetivo deste estudo foi analisar o bem-estar dos trabalhadores da saúde de um centro de reabilitação e readaptação, relacionando-o com a crença no mundo justo e com o lócus de controle. Participaram 146 profissionais que responderam a um questionário formado por perguntas sobre dados sócio-demog..
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25.  11
    Populações tradicionais, camponeses e trabalhadores rurais sem-terra: diálogos, trajetórias e mudanças -doi: 10.4025/dialogos.v17i1.788. [REVIEW]Angelo Priori - 2013 - Dialogos 17 (1).
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26.  50
    A legitimidade dos atos de desobediência civil do movimento dos trabalhadores rurais sem Terra sob O enfoque da teoria de Hannah Arendt.Carla Simone Silva - 2013 - Synesis 5 (1).
    Nesse trabalho será analisado o tratamento teórico apresentado por Hannah Arendt sobre o tema da desobediência civil em sua obra Crises da República, traçando um paralelo com as práticas do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra no que tange à legitimidade dos seus atos de desobediência civil. Sob esse enfoque a luta pelo acesso a terra se apresenta como uma possibilidade de que seus integrantes integrem-se em comunidade fundando um espaço público e desenvolvendo sua capacidade de ação política, característica essencial da (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27.  46
    O movimento de Educação para Todos: a escolarização básica como retórica na formação do trabalhador.Francisca Helena de Oliveira Holanda & Maria Cleide da Silva Barroso - 2011 - Filosofia E Educação 3 (2):p - 204.
    O artigo trata de uma crítica ao Programa de Educação para Todos, sob a organização do Banco Mundial, impõe um amplo programa de reestruturação dos sistemas nacionais de ensino, priorizando a universalização da educação básica. Esse ideário de educação tem sua gênese a partir da ascensão da burguesia ao poder, determinando um novo modo de produção: o sistema capitalista. Assim, a formação do trabalhador inclui aprendizagens úteis e adquiridas fora do trabalho. No caso brasileiro, as reformas educacionais constituem um (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28.  47
    Sobre narrativas e movimentação social dos trabalhadores: Uberl'ndia no final do século XX e início do século XXI.Carlos Meneses Sousa Santos - 2012 - Dialogos 16 (1).
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29.  22
    A “cidade luz” e os trabalhadores da Renault: lugares de trabalho e da memória. Da periferia parisiense ao Magrebe.Ricardo Medeiros Pimenta - 2011 - Dialogos 15 (3).
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30. Cultura e cotidiano nas minas de ouro: trabalhadores em tempos de experiências autoritárias e suas resistências plurais.Andréa Casa Nova Maia - 2011 - Topoi: Revista de História 12 (22):209-227.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31. O ensino integrado e os saberes dos trabalhadores no PROEJA.Fernanda Zorzi - 2010 - In Naira Lisboa Franzoi (ed.), Trabalho, trabalhadores e educação: conjeturas e reflexões. Editora Evangraf.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32. Reseña de "Burnout: Quando o trabalho ameaça o bem-estar do trabalhador" de A. M. Benevides-Pereira.Pedro R. Gil-Monte - 2003 - Aletheia: An International Journal of Philosophy 17:159-162.
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33.  24
    Depressão e desesperança: um estudo comparativo entre trabalhadores noturnos e trabalhadores diurnos; Depression and hopelessness: a comparative study between day and night workers.Patrícia Mesquita Goulart & Fernanda Barcellos Serralta - 1999 - Aletheia: An International Journal of Philosophy 10:25-32.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34.  20
    Processo de trabalho na produção de verduras no Alvinho, em Lagoa Seca/PB: a atividade dos trabalhadores e sua relação com o processo saúde-doença.Edil Ferreira da Silva & Yldry Souza Ramos - 2008 - Revista Aletheia 28:159-173.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35.  17
    O desemprego e suas repercussões na vida psíquica do trabalhador; Unemployment and its repercussion on laborer psychic life.Mary Sandra Carlotto & Katiane Kalil - 2002 - Aletheia: An International Journal of Philosophy 15:85-91.
  36. Trabalho, lar e botequim: o cotidiano dos trabalhadores no Rio de Janeiro da Belle Époque. São Paulo: Brasiliense, 1986.. Visões da liberdade: uma história das últimas décadas da escravidão na corte.Sidney Chalhoub - forthcoming - História.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37.  49
    Treinamentos corporativos, qualidade de vida e saúde do trabalhador.Rosalina Carvalho da Silva, Leandro Gilio & Fabio Scorsolini-Comin - 2012 - Revista Aletheia 37:197-211.
    O objetivo deste estudo foi investigar a qualidade de vida de alunos de dois cursos de pós-graduação na modalidade a distância, funcionários de uma instituição bancária do setor público. Trata-se de um estudo exploratório e transversal, com método misto. Os 245 participantes responderam a um instrum..
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38.  43
    Possibilidades da educação física na formação do trabalhador.Jorge Oliveira dos Santos - 2010 - Filosofia E Educação 2 (2):p - 297.
    A problematização das práticas da Educação Física curricular em uma instituição federal de ensino profissional é o foco deste texto. Investigaram-se as concepções de educação física dos grupos de professores da disciplina e administrativo-pedagógico da instituição. O conceito marxiano de corpo e toda a análise da pesquisa deu-se com base no materialismo histórico e dialético. Concluímos que a subsunção da instituição às leis do mercado de trabalho e a ausência de politização na condução pedagógica nas práticas dos grupos estudados, evidenciou (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39.  32
    Quando o mundo se movimenta o vivo estremece: narrativas de uma cartógrafa em seu encontro com um coletivo hospitalar.Simone Mainieri Paulon, Débora de Moraes Coelho & Fernanda Luz Beck - 2010 - Revista Aletheia 32:161-173.
    A partir de um personagem conceitual, a cartógrafa, as autoras descrevem e analisam os encontros promovidos por uma intervenção institucional realizada com a equipe de trabalhadores da Emergência de um hospital de grande porte de Porto Alegre. Utilizando o conceito de atenção ao presente, a interven..
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40.  7
    Educação e Qualificação Profissional no Contexto do Trabalho Migrante Sul-Norte.Fabiane Santana Previtali, Cílson César Fagiani & Sérgio Paulo Morais - 2022 - Educação E Filosofia 36 (78):1359-1387.
    O artigo aborda historicamente a imigração internacional no sentido dos países do Sul aos países do Norte, apresentando indicativos recentes sobre o tema, a partir da perspectiva da atual globalização econômica, na fase da divisão sociotécnica do trabalho marcada pela difusão da tecnologia digital ou Indústria 4.0. São considerados dados da EUROSTAT (2020), e relatórios da International Organization for Migration (IOM, 2020) e da World Migration Report (2019). Os referenciais teóricos remetem ao materialismo histórico-dialético, centrando-se na relação entre expropriação e (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41.  29
    História natural E ateísmo antropológico em John Locke.Saulo Henrique Souza Silva - 2018 - Cadernos Espinosanos 38:107-126.
    O objetivo deste artigo é dar relevo à presença da argumentação histórica e antropológica nas obras publicadas por John Locke entre 1689 e 1695. Essa orientação defende a existência de uma diversidade de povos e costumes ao redor do mundo, tomando como base as comunidades longínquas descritas nos relatos de viagens. Entre os tipos de povos considerados por Locke, existem sociedades ateias, idólatras, de moral filosófica e, poder-se-ia dizer, culmina com a defesa do cristianismo como a religião mais apropriada para (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42.  1
    Pandemia.José Antonio Callegari - 2023 - Logeion Filosofia da Informação 10:91-106.
    No categories
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43.  13
    The Paneb Case (Papyrus Salt 124). Between Frustration and Sense of Justice.José das Candeias Sales - 2012 - Cultura:13-37.
    Paneb foi um trabalhador da aldeia de Deir el-Medina que viria a ocupar uma posição de relativo destaque a partir do ano 5 de Seti II como «chefe da equipa do lado esquerdo do grupo» e que está associado a um caso judicial em que é acusado por Amennakht, seu tio adoptivo, de uma série de subornos, roubos, abusos de autoridade, ataques físicos, violações, adultério e até assassinato, cometidos na sua aldeia e no Vale dos Reis ao longo de (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44.  3
    Da disciplina à necropolítica, o papel do trabalho e da seguridade em Foucault e na atualidade.José Eduardo Pimentel Filho - 2020 - Griot : Revista de Filosofia 20 (1):131-143.
    A transição do trabalhador da Idade Média para a Moderna forçou os meios de produção burgueses a criarem modos de positivar a cultura do trabalho. Para além das ideologias e da própria miséria como impulsionadores da cultura do trabalho, o que pretendemos neste artigo é jogar luz sobre o papel das previdências como instrumentos de subjetivação e normalização, originalmente disciplinares; utilizando então uma leitura foucaultiana do tema. Partiremos do como as técnicas disciplinares ajustaram os corpos trabalhadores para o trabalho (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45.  6
    Alienación y representación. Elementos para una relectura de Marx.Cristián Sucksdorf - 2024 - Anales Del Seminario de Historia de la Filosofía 41 (1):93-107.
    Este artículo se basa en la problematización del concepto marxiano de alienación, interpretándolo a partir del problema más amplio del proceso histórico de sustitución creciente de las relaciones fundantes de los cuerpos por su forma representada. En primer lugar, se abordará el filosofema de la alienación, fundamentalmente en las concepciones de Hegel y Feuerbach, para mostrar, sobre fondo de esa relación, cuál es la diferencia específica de la perspectiva marxiana. A continuación, se seguirá paso a paso el desarrollo del concepto (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46.  36
    How Globo media manipulated the impeachment of Brazilian President Dilma Rousseff.Teun A. van Dijk - 2017 - Discourse and Communication 11 (2):199-229.
    The impeachment of Brazilian President Dilma Rousseff in 2016 was the result of a coup of the economically dominant conservative oligarchy against the leftist Partido dos Trabalhadores, in power since 2003. The right wing Brazilian media played a crucial role in this coup by manipulating public opinion as well as the politicians who voted against Dilma. In particular, the media of the powerful Globo Corporation, such as O Globo newspaper, and especially Globo’s Jornal Nacional, the pervasive TV news program, systematically (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   3 citations  
  47.  5
    Marx Sobre a Loucura.Pedro Henrique Antunes da Costa - 2022 - Revista Dialectus 26 (26):11-31.
    No artigo, apresentamos uma análise sobre a loucura a partir de Marx, extraindo sua compreensão sobre como ela é produzida no modo de produção capitalista (MPC). Para isso, analisamos produções marxianas acerca do sofrimento ou deste nas suas formas mais aguçadas como a loucura e o suicídio, situando tal compreensão nos marcos de sua análise totalizante, materialista histórico-dialética sobre o ser social no MPC e dialogando com elaborações de importantes autores no campo psi, cujos entendimentos se fundamentam nos postulados marxianos. (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48.  6
    Dos ideários neoliberais à constituição de políticas de formação docente brasileira: tempos de recessão ideológica ou alienação mercadológica?Anderson Cristian Barreto, Maria Luisa Costa & Vânia de Fátima Matias Souza - 2021 - Conjectura: Filosofia E Educação 26:021010.
    A formação docente brasileira foi marcada por interlocuções epistêmicas, mudanças e transformações estruturais e conjunturais, atreladas aos âmbitos sociais, culturais, econômicos, jurídicos e políticos, influenciando e configurando as dimensões do ser professor. Sua configuração, como um ser social, permite a transposição dicotômica entre conhecimentos científicos e senso comum, possibilitando reflexões a uma análise conjuntural acerca da realidade posta, efetivando a essencialidade do processo formativo elucidada a partir do rompimento alienado efetivado por meio dos princípios ideológicos que regem, fragilizam e (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49.  8
    La gramática de las pasiones en la era de la igualdad: Tocqueville acerca del pathos democrático.Juan Antonio González de Requena Farré - 2012 - Tópicos 23:47-63.
    El pathos de la democracia moderna ha sido descrito de diversos modos, aunque comúnmente en un sentido unívoco. A veces, se dice que la era de la igualdad exhibe una reflexividad y un autocontrol desapasionados; otras veces, la modernidad es retratada como un proceso de exacerbación de los deseos, o como una gran transformación de las pasiones en intereses razonables. Además, las pasiones democráticas son vistas frecuentemente como pequeños sentimientos domésticos, alienados de la esfera pública, gestionados en una intimidad clausurada, (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50.  13
    Pietro Barcellona y sus compromisos: de la política del derecho a la democracia como forma de vida.Héctor Claudio Silveira Gorski & Roberto Bergalli - 2000 - Anales de la Cátedra Francisco Suárez 34:221-246.
    En esta contribución se analizan dos grandes períodos de la obra intelectual de Pietro Barcellona. El primero se corresponde con sus originarias reflexiones sobre los distintos usos del derecho, en el sentido de la transformación-adecuación de las instituciones y del ordenamiento jurídico italiano de la postguerra con los principios de la Constitución de 1948. De este primer período hay que destacar sus investigaciones sobre el uso alternativo del derecho y de los lazos de funcionalidad existentes entre el Estado, la economía (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 134