Order:
Disambiguations
Tomás Mendonça da Silva Prado [4]Tomás Prado [3]
  1.  12
    A presença dos gregos na análise bergsoniana das ciências e da metafísica.Tomás Prado - 2021 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 65 (3):e37619.
    Em 1911, Henri Bergson proferiu na Universidade de Oxford conferências em que associa sua visão das ciências ao pensamento grego. Com base nessa comparação, trata-se de reconstituir sua análise das ciências e da metafísica desde os cursos que ele ofereceu na juventude sobre a filosofia grega. Consideramos que eles explicitam tanto seu vínculo com a tradição filosófica quanto a radicalidade do seu pensamento, sobretudo nas conclusões metafísicas de A evolução criadora. Nesse percurso, pretendemos distinguir a física e a matemática da (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  6
    Foucault e a ética da inf'mia.Tomás Mendonça da Silva Prado - 2014 - Ethic@ - An International Journal for Moral Philosophy 13 (2):323-338.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  56
    Kant, Hegel, Foucault and Unreason in History: the Philosophical Canon of the History of Madness.Tomás Prado - 2014 - Trans/Form/Ação 37 (2):197-218.
    Este artigo propõe relacionar as filosofias da história de Kant e de Hegel às bases do pensamento de Foucault, em História da loucura na idade clássica. Buscamos reconhecer, não indícios de uma história cosmopolita ou universal, mas em que medida o pensamento crítico e a filosofia como ciência das essências puras comparecem na inteligibilidade histórica de Foucault. A reunião de uma diversidade de experiências sob o conceito de desatino , fio condutor da obra, sugere uma proximidade com a tradição. Por (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  7
    O sonho da interpretação na arqueologia de Foucault.Tomás Mendonça da Silva Prado - 2014 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 59 (2):339-360.
    This article seeks to present the foundations in Foucault’s thought that led him to elaborate the concept of archeology and, in addition, try to recognize its limits. To achieve this, we present his main theoretical dialogues at the beginning of his investigations and the reasons that made necessary to reframe that concept later. Among the conclusions of this study, we suggest that the allegorical conception of language, that was sustained over the period, is formally similar to the structure of metaphysical (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  17
    Técnica, metafísica e totalitarismo à luz da tragédia.Tomás Mendonça da Silva Prado - 2015 - Doispontos 12 (1).
    resumo: Este trabalho investiga os laços entre a técnica, a metafísica e o totalitarismo, com base nos pensamentos de Heidegger e Arendt. Além disso, propõe que tais análises sugerem que a filosofia e a história pertencem a um enredo trágico fundamental. Para tanto, de início pesquisamos em que medida o ambivalente sentido de esgotamento e salvação, presente em diversas abordagens da técnica, implica a produção de prognósticos e uma reflexão teleológica. Investigamos se estes são elementos que, no século XX, serviram (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark