Results for 'Tese da mente estendida'

1000+ found
Order:
  1. A tese da mente estendida à luz do externismo ativo: Como tornar Otto responsivo a razões?Eros Moreira de Carvalho - 2020 - Trans/Form/Ação 43 (3):143-166.
    The extended mind thesis claims that some mental states and cognitive processes extend onto the environment. Items external to the organism or exploratory actions may constitute in part mental states and cognitive processes. In Clark and Chalmers’ original paper, ‘The Extended Mind’, this thesis receives support from the parity principle and from the active externalism. In their paper, more emphasis is given to the parity principle, which is presented as neutral regarding the nature of cognition. It would be advantageous to (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2. Affordances Sociais e a Tese da Mente Estendida.Eros Carvalho - 2018 - Proceedings of the Brazilian Research Group on Epistemology 2018: Social Epistemology.
    A tese da mente estendida alega que ao menos alguns processos cognitivos se estendem para além do cérebro do organismo no sentido de que eles são constituídos por ações realizadas por esse organismo no ambiente ao seu redor. Um movimento mais radical seria alegar que ações sociais realizadas pelo organismo poderiam pelo menos constituir alguns dos seus processos cognitivos. Isso pode ser chamando de tese da mente socialmente estendida. Baseando-me na noção de affordance tal (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  9
    Estratégias de aprendizagem: reflexões sobre o papel do corpo e a tese da mente estendida.Débora Vieira Machado, Thiago Januario Lisbôa & Zena Eisenberg - forthcoming - Aprender-Caderno de Filosofia E Psicologia da Educação.
    Este trabalho tem por objetivo refletir sobre a relação entre a tese da mente estendida e do papel do corpo no uso das estratégias de aprendizagem. Nas discussões, tecemos algumas possíveis interseções entre a teoria das estratégias de aprendizagem com a tese da mente estendida de Andy Clark e David Chalmers e o papel do corpo. Em um primeiro momento, apresentamos a teoria das estratégias de aprendizagem. Em seguida, fizemos uma breve exposição da teoria (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  9
    Comentário a “Dissolving the Self: the cognitive turn of the extended mind theory” 25 Anos da Tese da Mente Estendida.Bernardo Alonso - 2023 - Trans/Form/Ação 46 (2):215-220.
  5.  8
    Processos Cognitivos e Mente Estendida: uma metáfora neofuncionalista?Léo Peruzzo Júnior & Amanda Luiza Stroparo - 2020 - Revista Natureza Humana 22 (1).
    Este artigo pretende analisar como a hipótese da mente estendida, por um lado, redesenha o conceito de processos cognitivos a partir de uma crítica ao paralelismo físico/mental e, por outro, se ampara em argumentos funcionalistas para considerar outros níveis do organismo e do ambiente. Para tanto, inicialmente, mostramos como a dicotomia físico/mental constrói uma imagem epistemologicamente confusa, especialmente quando se considera o argumento da causação mental. A tese de que os processos mentais interfiram nos fenômenos físicos, ou (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  6.  3
    Resenha: The dialogical roots of deduction.Mayk Silva & Marcos Antônio da Silva Filho - 2022 - Prometeus: Filosofia em Revista 40.
    Filosofia, História, Psicologia, Ciências Cognitivas e Práticas Matemáticas: este é o horizonte investigativo muito seminal no qual o livro The Dialogical Roots of Deduction se encontra situado. Catarina Dutilh-Novaes, por meio dessa obra, buscou defender a tese de que a dedução tem raízes dialógicas. Mais que isso, a lógica estaria ligada às práticas humanas, interações sociais, cultura e sociedade. Não estando, assim, vinculada com algum âmbito de formas platônicas, de representações da mente ou do sujeito transcendental. A lógica (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  23
    Dissolving the Self: the cognitive turn of the extended mind theory.Léo Peruzzo Júnior & Amanda Luiza Stroparo - 2023 - Trans/Form/Ação 46 (2):193-214.
    Resumo: O objetivo deste artigo é demonstrar como a teoria da mente estendida, particularmente os argumentos de Andy Clark, pode explicar os processos mentais não como fenômenos restritivos ao cérebro e endossar sua conexão com o corpo e o ambiente. Dessa forma, inicialmente, reconstroem-se as principais perspectivas materialistas que limitaram o self ao crânio; em seguida, aponta-se como o caráter estendido da mente escapa aos seus limites naturais e se mistura “descaradamente” ao mundo. Argumenta-se que artefatos externos (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  8. Perspectivas em filosofia da mente e da linguagem.César Meurer, Nara Miranda de Figueiredo & Raquel Krempel - 2019 - Sofia 8 (1):1-9.
    Os artigos que compõem este dossiê lidam com temas centrais da filosofia da mente e da filosofia da linguagem. Alguns deles abordam temas clássicos e apresentam panoramas em língua portuguesa, de modo que se fazem úteis a jovens leitores. Outros textos apresentam propostas mais ousadas e prometem incitar debate entre filósofos mais experientes. Desse modo, este volume se equilibra ao oferecer conteúdo para diversos públicos. Esta introdução pretende fornecer uma descrição sintética das contribuições deste volume, para que o leitor (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  9
    Comentário de René Descartes sobre um Certo panfleto publicado na bélgica no fim do ano de 1647 com O seguinte título: Explicação da mente humana ou da Alma racional, onde explica-se O que é E o que pode ser.William de Jesus Teixeira - 2021 - Cadernos Espinosanos 45:257-283.
    Henricus Regius ou Henri LeRoy, outrora amigo e divulgador da filosofia de Descartes, agora escrevendo como adversário de seu antigo mestre, publica em Utrecht um panfleto anônimo sobre a natureza da mente humana. No intuito de evitar que as teses apresentadas por seu ex-discípulo fossem tomadas como suas, Descartes decide, então, refutar as opiniões defendidas no panfleto de Regius. É precisamente o texto produzido por Descartes nessa ocasião que é traduzido a seguir. Esse texto, aparentemente impresso sem o consentimento (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  8
    Papel da Informação No Processo Sistêmico da Mente.Jorge Luiz Domiciano, Renan Henrique Baggio & Juliana Moroni - 2023 - Cognitio 24 (1):e63904.
    Investigamos, neste texto, as concepções de informação propostas por Peirce (1839-1914) e Bateson (1904-1980) e suas implicações no processo sistêmico e evolucionário da mente, contextualizando-as no antropoceno. Destacamos as semelhanças entre as abordagens dos dois autores a partir do papel exercido pela informação na dinâmica constitutiva dos processos mentais, bem como tais abordagens podem servir como uma bússola para redirecionarmos nossa visão fragmentada de mundo e minimizarmos os impactos da ação humana na natureza, amenizando as dificuldades da era do (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  10
    Consciência, subjetividade e o problema do inconsciente na filosofia da mente de John Searle.Tárik de Athayde Prata - 2020 - ARARIPE — REVISTA DE FILOSOFIA 1 (1):6-26.
    Resumo: John R. Searle articulou uma filosofia da mente de acordo com a qual a consciência é o mais importante dos fenômenos mentais, sendo essencialmente caracterizada por uma subjetividade de seu modo de existência. O problema é que a existência de fenômenos mentais inconscientes coloca essa concepção em dificuldades, pois fenômenos inconscientes existem sem serem vivenciados, ou seja, existem de forma objetiva. Para escapar desse problema, Searle propõe uma teoria disposicional do inconsciente, mas a tese do presente trabalho (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  23
    A estrutura da autoconsciência na filosofia da mente de John Searle.Tárik de Athayde Prata - 2017 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 62 (2):428-452.
    A tese defendida no presente artigo é que a autoconsciência, na visão de Searle é uma caraterística do campo unificado de consciência. Após uma discussão de três distinções a respeito da consciência propostas por Rosenthal, é discutido o conceito de consciência de Searle – como um fenômeno qualitativo, subjetivo e unificado – e o caráter holístico desse conceito. A discussão que Searle faz dos conceitos de autoconsciência e de introspecção mostra que ele acredita que uma autoconsciência implícita é uma (...)
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   2 citations  
  13.  6
    Imagens e analogias do corpo e da mente na política de Spinoza.Alexandre Arbex Valadares - 2010 - Cadernos Espinosanos 23:95.
    O presente artigo propõe estudar algumas possibilidades interpretativas suscitadas pela analogia com que Spinoza busca ilustrar, a partir da imagem do corpo humano, a estrutura de composição do corpo político. Começando por discutir a dinâmica de produção de corpos na Natureza, o texto desenvolve uma análise da contradição entre duas teses, presentes na obra de Spinoza – uma, na sua ontologia, e outra, na política –, que se formulam nos termos da analogia do corpo humano com o corpo político; em (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  5
    Finalismo E superstição em espinosa: A falsidade da liberdade causal da mente.Pedro Luiz Stevolo - 2015 - Cadernos Espinosanos 33:207.
    O presente trabalho pretende investigar como a noção de superstição apresentada por Espinosa no Apêndice da Ética I tem sua gênese no fato dos homens julgarem livre sua capacidade de imaginar e desejar e, deste modo, ignorarem que estas também possuem causas que independem da vontade de um Deus criador. Para tal, iniciaremos nossa análise apresentando, a partir do Apêndice da Ética I, como os preconceitos que impedem a compreensão de Deus podem ser resumidos a um só, a saber, o (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15. O pluralismo da tese dos três mundos de Popper e a crí­tica de Habermas.João Batista C. Sieczkowski - 2006 - Princípios 13 (19):31-55.
    Este estudo abordará a tese dos três mundos, TTM, de Karl Popper. A TTM como pluralista e interacionista opõe-se ao monismo e a algumas concepções dualistas. Em uma segunda parte, pretendemos enfocar a crítica de Jürgen Habermas quando tenta aplicar a TTM e o M3 (mundo três) na obtençáo de uma justificaçáo da teoria da açáo para a sociologia. Nesta crítica Habermas acaba negligenciando muitos objetivos claros da TTM e do M3 descritos por Popper, principalmente quando náo considera a (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16. A abordagem da natureza da mente por Descartes e a crí­tica de Damásio.João Luis da Silva Santos - 2008 - Princípios 15 (24):45-57.
    O estudo da natureza da mente ocupa um lugar de destaque na agenda das investigações da Filosofia da Mente, porque sua abordagem parece fornecer uma explicaçáo da forma pela qual os humanos têm acesso aos dados da realidade. Pretendemos problematizar a teoria cartesiana de natureza da mente a partir de sua concepçáo de idéias inatas produzida a partir de um instrumental matemático, que segundo Descartes, nasce com o sujeito. Para tanto, faremos uma breve explanaçáo do método cartesiano, (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  3
    O direito a ter direitos como uma teoria do reconhecimento.Paulo Henrique Araújo da Silva & Victor Sales Pinheiro - 2024 - Controvérsia 20 (1):118-133.
    O presente artigo discute o direito a ter direitos, compreendido como a formulação de uma personalidade jurídica a partir da qual são atribuídos direitos legais aos indivíduos. A partir de uma pesquisa bibliográfica de caráter qualitativo, a problemática desenvolvida nesta pesquisa consiste em ampliar esse conceito para além de seu diagnóstico político-jurídico, compreendendo a ideia de descartabilidade decorrente de sua destituição pelos regimes totalitários como uma consequência da mudança de percepção moral sobre a humanidade. A hipótese a ser analisada é (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  17
    Espinosa e a neurobiologia: os usos do modelo das relações corpo/mente em Changeaux, Damasio e Atlan.Chantal Jaquet & Gabriel Frizzarin de Souza - 2023 - Cadernos Espinosanos 49:17-64.
    A concepção espinosista das relações entre o corpo e a mente é frequentemente apresentada como um modelo e uma referência na biologia e na neurobiologia contemporâneas, como testemunham as obras de Jean-Pierre Changeux, de Antonio Damasio ou de Henri Atlan. Apesar de suas profundas diferenças, esses pesquisadores expõem de maneira análoga três teses que fazem de Espinosa um precursor: o monismo psicofísico, a dualidade de expressão da unidade corpo/mente e a ausência de interação e de causalidade recíproca. Esse (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19.  10
    A tese do “Fim da Arte” e o caráter de atualidade do Belo: Reflexões Hermenêutico-Filosóficas.Almir Ferreira da Silva Jr - 2018 - Pensando - Revista de Filosofia 8 (16):193.
    Discute-se a importância da tese do fim da arte, anunciada por Hegel em suas Preleções sobre a estética, como condição de possibilidade para uma reflexão hermenêutico-filosófica sobre a atualidade do belo. Mesmo considerando-se o conjunto de críticas hermenêuticas dirigidas à estética hegeliana, quando se trata de pensar a arte moderna a tese do “ fim da arte” sobressai como paradigmática, seja no que se refere a interpretação das mudanças das configurações artísticas, seja no tocante à sua ressignificação enquanto (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20.  23
    Filosofia e psicoterapia no projeto da análise existencial de Viktor Frankl: a compreensão da pessoa espiritual a partir da transcendência.Marcos Vinícius da Costa Meireles - 2020 - Horizonte 18 (55):418.
    Esta tese, de caráter epistemológico, tem como objetivo demonstrar como a relação entre filosofia e psicoterapia contribui com o empreendimento da Análise Existencial frankliana, permitindo vislumbrar uma concepção de ser humano desde uma dimensão existencial. A relação com a filosofia se deu principalmente a partir das obras de Martin Heidegger, em especial Os fundamentos metafísicos da lógica e Seminários de Zollikon. No tocante à bibliografia de Frankl, destaca-se Logoterapia e Análise Existencial. Esta pesquisa teórico-bibliográfica está dividida em três momentos. (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21.  18
    Arte e Verdade: da imitação à apresentação da verdade em Platão e Hegel/Art and Truth: from mimesis to presentation of truth in Plato and Hegel.Almir Ferreira da Silva Jr - 2012 - Pensando: Revista de Filosofia 3 (6):16-26.
    A comunicação tem como propósito uma análise comparativa sobre o problema filosófico da arte como expressão de verdade, tendo em vista o idealismo platônico e o idealismo estético moderno de G.W.Hegel. Parte-se da hipótese que a presente análise sustenta uma relação paradoxal entre ambas propostas idealistas, na medida em que se em Platão é afirmada a tese da arte como distanciamento da verdade, considerando o seu caráter essencialmente mimético, em Hegel, a arte ao constituir-se como momento de realização efetiva (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22.  9
    Normatividade, Naturalidade e Necessidade.Ricardo Tavares da Silva - 2020 - Dissertation, University of Lisbon
    Porventura, o principal problema a enfrentar em Filosofia Normativa é aquele que designarei de ‘problema da compatibilidade’: as normas têm duas características essenciais, a necessidade e a violabilidade, que parecem ser incompatíveis. De acordo com a primeira das características intrínsecas das normas, se p é obrigatório, então p tem de ser verdadeira. De acordo com a segunda das características intrínsecas das normas, mesmo sendo p obrigatório, p pode não ser verdadeira. A capacidade para acomodar esta aparente natureza paradoxal das normas (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  17
    A consistência das teses de Trasímaco sobre a justiça no livro I da República de Platão.Luiz Maurício Bentim da Rocha Menezes - 2020 - Archai: Revista de Estudos Sobre as Origens Do Pensamento Ocidental 30:e03001.
    A discussão entre Trasímaco e Sócrates no Livro I da República de Platão dá vigor à questão da justiça iniciada com Céfalo. Trasímaco é um personagem importante da obra, pois vai relacionar a justiça ao governo da cidade. Isso faz com que a justiça saia da esfera individual e entre na esfera pública. Em nosso artigo, pretendemos verificar as teses de Trasímaco sobre a justiça e se estas são consistentes entre si. O problema da consistência das teses é antigo entre (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24.  13
    Fenomenologia literária e literatura fenomenológica sartreanas.Francisco Amsterdan Duarte da Silva & Emanuel Ricardo Germano Nunes - 2020 - Pensando - Revista de Filosofia 11 (24):133-158.
    A predominância dos temas literários e fenomenológicos nos textos sartrianos dos anos 1930 já chamou atenção de vários especialistas e comentadores da obra do autor. É notável, entretanto, como os exames dos textos dessa época contentam-se, no mais das vezes, em apontar o paralelismo ou a contemporaneidade entre fenomenologia e literatura ali presente, sem realçar a fundamentação que uma parece conferir à outra e que constitui uma das questões mais interessantes que a filosofia sartriana levanta. Há que se incluir, na (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25.  29
    No espírito da música: para uma tese acerca da síntese trágica em Schopenhauer e Wagner.Luan Corrêa da Silva - 2012 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 3 (1 e 2):211.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  26.  12
    Percursos Formativos a Caminho da Descolonização Didática: quais Enfrentamentos No Ensino Das Ciências Na Educação Básica?Rosiléia Santana Da Silva & Luiz Marcio Santos Farias - 2021 - Odeere 6 (2):134-150.
    Neste artigo buscamos apresentar um relato de experiência vivenciada numa formação continuada, em 2019, entre docentes de história, biologia, química, física e matemática da Rede de Ensino do Estado da Bahia. A formação é parte da tese de doutorado, desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências da Universidade Federal da Bahia, que tem como sentido potencializar a descolonização de saberes científicos e do fazer didático no ensino das ciências da educação básica. Mesmo diante da (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  27.  5
    Teses e conceitos de Newton da Costa.Katia Cilene da Silva Santos - 2023 - ARGUMENTOS - Revista de Filosofia 30:173-184.
    Neste texto, exploramos algumas das teses mais importantes desenvolvidas por Newton da Costa, ao longo da sua carreira filosófica. Apresentamos conceitos e ideias de suas obras, que reúnem contribuições no campo da lógica e da filosofia da ciência. A atenção será voltada aos trabalhos Sistemas formais inconsistentes, Ensaios sobre os fundamentos da lógica e O conhecimento científico, dos quais explicitaremos as temáticas e alguns dos conceitos e resultados alcançados pelo filósofo. Objetivamos com essa apresentação ressaltar a originalidade de seu pensamento, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28.  4
    Natureza como "espírito nascente".Claudinei Aparecido de Freitas da Silva - 2022 - Philósophos - Revista de Filosofia 26 (2).
    Tendo, pois, como pano de fundo o horizonte de uma fenomenologia da natureza, o texto, a seguir, explora uma proposição emblemática enunciada por Gabriel Marcel: a ideia da “natureza como espírito nascente”. Para tanto, a fim de melhor compreender o sentido e alcance dessa tese, a exposição se divide em duas partes correlatas: a primeira, retrospectivamente negativa, reconstitui a crítica marceliana ao naturalismo e ao idealismo vistos como dois gestos concêntricos à medida que não atribuem qualquer estatuto ou significação (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29.  3
    Dangdai Zhongguo Tese Zongjiaoxue Shi’er Lun 《当代中国特色宗教学十二论》, written by Mou Zhongjian 牟钟鉴.Mei Yang & Xiaoqun Da - 2021 - Journal of Chinese Philosophy 48 (3):333-335.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30.  37
    Dissertações e Teses v.2 n.4.Alexandre da Costa, Amauri Carlos Ferreira, Davidson Sepini Gonçalves, Aurino José Góis & Paulo Antônio Couto Faria - 2004 - Horizonte 2 (4):159-164.
    COSTA, Alexandre da. Fundamentos da bioética: estudo sobre o pensamento de Hugo Tristram Engelhardt Jr. FERREIRA, Amauri Carlos. O imaginário religioso e modos de vida urbana: experiência e memória da Juventude Católica em Belo Horizonte – MG, anos 80. GONÇALVES, Davidson Sepini. O Panóptico de Jeremy Bentham: por uma leitura utilitarista. GÓIS, Aurino José. Parque Municipal de Belo Horizonte: público, apropriações e significados. FARIA, Paulo Antônio Couto. Teologia no limiar da filosofia: a modernidade e o encontro fé e razão na (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31.  36
    Dissertações e Teses v. 4 n.7.Maria da Penha Nunes da Rocha & Suzana dos Santos Gomes - 2005 - Horizonte 4 (7):163-164.
    ROCHA, Maria da Penha Nunes da. As estratégias de comunicação da Igreja Universal do Reino de Deus. GOMES, Suzana dos Santos. Tessituras docentes de avaliação formativa.
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32.  11
    Entre Mead e Heidegger: a interioridade desdobrada e a formaç'o humana.Marli Teresinha Silva da Silveira, Raísla Girardi Rodrigues & Angelo Vitorio Cenci - 2021 - Educação E Filosofia 34 (71):819-852.
    Entre Mead e Heidegger: a interioridade desdobrada e a formaçâo humana Resumo: O artigo visa aproximar a abordagem da psicologia social de Mead e a perspectiva fenomenológico-existencial de Martin Heidegger da noção de interioridade desdobrada. Tal aproximação permite sustentar que há uma radical e inseparável reciprocidade entre homem/mulher e mundo. A radicalidade de tal reciprocidade suplanta a dicotomia interioridade e exterioridade, reaproximando o corpo do tempo, lugar mesmo da abertura existencial humana. Apresenta-se a noção de “self” como processo e a (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33. Dissertações e Teses v. 4 n. 7.Maria da Penha Nunes da Rocha & Suzana dos Santos Gomes - 2005 - Horizonte 4 (7):163-164.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34.  42
    Mente, mundo e autoconhecimento: uma apresentação do externalismo.Waldomiro José da Silva Filho - 2007 - Trans/Form/Ação 30 (1):151-168.
    Este texto faz considerações introdutórias sobre o argumento externalista no contexto do debate filosófico atual. Não é um resumo, um retrato fiel ou uma história do externalismo, mas uma apresentação a partir de um certo ângulo, traçando um cenário precário onde o problema da subjetividade (e os temas a ela associados, como conhecimento e racionalidade) remete à pergunta sobre qual a relação entre a mente e seus conteúdos e o mundo físico-social-lingüístico circundante.
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35.  5
    O problema da origem da negatividade: uma confrontação crítica de Heidegger com Hegel.Taciane Alves da Silva - 2022 - Aoristo - International Journal of Phenomenology, Hermeneutics and Metaphysics 5 (1).
    É notória a centralidade apresentada pelo fenômeno do nada no itinerário de pensamento de Martin Heidegger, na medida em que se afigura como fio condutor privilegiado para a compreensão de parte significativa de seu percurso filosófico. Não por acaso, a tese de que a origem ontológica do conceito de negatividade repousa no fenômeno do nada constitui um dos tópicos fundamentais de sua Auseinandersetzung com Hegel, orientada principalmente pelo intuito de superar a tradição metafísica em sua totalidade. O propósito desse (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36.  2
    O terrível limite da palavra: um encontro entre Benedito Nunes, Vilém Flusser e Clarice Lispector.Rodrigo Antônio da Paiva Duarte - 2021 - REVISTA APOENA - Periódico dos Discentes de Filosofia da UFPA 3 (5):31.
    O consagrado livro de Benedito Nunes sobre Clarice Lispector, cuja versão definitiva (e expandida) foi publicada em 1989, teve duas edições anteriores: a primeira publicada em 1966, com o título de O mundo de Clarice Lispector, e a segunda em 1973, intitulada Uma leitura de Clarice Lispector. A primeira versão, de 1966 chamou a atenção do filósofo Vilém Flusser, que escreveu e publicou no Suplemento Literário do Estado de São Paulo, em sua edição de 25/06/1966, uma entusiasmada resenha sobre o (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37.  5
    Sonho, Imagem e Sensação Na Teoria da Percepção Sensível de Epicuro.Marcos Roberto Damásio da Silva - 2022 - Prometeus: Filosofia em Revista 39.
    Esboça-se, a partir da compreensão dos parágrafos 32 e 51 do Livro X de Diógenes Laércio: Vida e doutrinas dos filósofos ilustres, uma teoria da percepção sensível e da imagem no pensamento de Epicuro. Contudo, buscando demonstrar o processo epistêmico das sensações (αἰσθήσεις), iniciado nas “projeções imagéticas” (φανταστικὰς ἐπιβολὰς), ou seja, no desprendimento das superfícies dos corpos compostos mediante o movimento (κίνεσις) constante dos átomos, Epicuro, despretensiosamente, fundamenta a natureza do “sonho” (ὄναρ) como uma derivação das imagens (εἴδωλα) dos entes (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38.  10
    O problema da extensão do conhecimento na hipótese regulacionista da iluminação em agostinho de hipona.Daniel Rodrigues da Costa - 2020 - Kriterion: Journal of Philosophy 61 (146):363-380.
    RESUMO O objetivo deste artigo é analisar o problema da extensão e do conteúdo da iluminação uma vez que se adote a interpretação regulacionista para a teoria do conhecimento de Agostinho. O regulacionismo, tese defendida por Etienne Gilson, afirma que a iluminação divina do intelecto humano diz respeito ao caráter necessário dos conhecimentos alcançados pela inteligência, e não sobre o conteúdo do conhecimento; assim, a iluminação não teria por função auxiliar na formação de conceitos, mas teria a função de (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39. O Que É O Poder? As formas de exercício do poder na vida social e pragmática dos indivíduos.Emanuel Isaque Cordeiro da Silva - manuscript
    Como podemos observar na sociedade contemporânea, as relações de poder estão cada vez mais disseminadas por todos os lados, seja nas relações familiares, num grupo de amigos, numa instituição, numa empresa, em cargos públicos, etc, e essas relações podem-se caracterizar de forma simples (entre dois indivíduos) ou numa esfera mais complexa (empresa, cidade ou país). E cada uma dessas relações têm em comum o fato de servirem como meio de influência na consulta alheia. Na esfera social, são números demasiados de (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40.  9
    O Espaço Lógico Das Razões de Wilfrid Sellars e a Racionalidade Do Discurso Religioso: Uma Vindicação.Gabriel Ferreira da Silva & Alex Ribolli - 2023 - Síntese Revista de Filosofia 50 (158):447.
    Resumo: O problema básico a cuja resposta se almeja nesse artigo é o problema geral da epistemologia da filosofia da religião: é possível falar de uma racionalidade, de um modo geral, do e no discurso religioso? É racional, a título de exemplo, falar-se – e, mais ainda, defender – proposições como “há vida depois da morte”, “existe Deus”, “a alma reencarna e é eterna”, “Jesus ressuscitou ao terceiro dia” etc.? Para uma plêiade de autores a resposta é negativa; para uma (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41.  9
    Arte e Verdade: da imitação à apresentação da verdade em Platão e Hegel/Art and Truth: from mimesis to presentation of truth in Plato and Hegel.Almir Ferreira da Silva Jr - 2013 - Pensando - Revista de Filosofia 3 (6):16.
    A comunicação tem como propósito uma análise comparativa sobre o problema filosófico da arte como expressão de verdade, tendo em vista o idealismo platônico e o idealismo estético moderno de G.W.Hegel. Parte-se da hipótese que a presente análise sustenta uma relação paradoxal entre ambas propostas idealistas, na medida em que se em Platão é afirmada a tese da arte como distanciamento da verdade, considerando o seu caráter essencialmente mimético, em Hegel, a arte ao constituir-se como momento de realização efetiva (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42.  8
    Direitos humanos: da uniformidade da espécie à universalidade do direito.Moisés Rodrigues da Silva - 2017 - Griot : Revista de Filosofia 16 (2):132-147.
    Este artigo pretende abordar, por um viés filosófico, o problema dos Direitos Humanos enunciados em Declarações dos séculos XVIII e XX. A questão de fundo consiste nos Direitos do Homem a partir do “ideal de humanidade” ou “dignidade humana” considerando duas ideias: 1) o paradoxo da Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão e a noção de que só se sente um “humano” com direitos garantidos alguém que se vê contemplado no bojo jurídico de uma nação. 2) A humanidade (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43. Sobre o Hílemorfismo: corpo e alma como condição de possibilidade do viver.Suelen Pereira da Cunha - 2016 - Clareira: Revista de Filosofia da Região Amazônica 3 (2):22-34.
    O presente trabalho visa demonstrar como a relação entre corpo e alma são indispensáveis para o viver. Para tanto, considera a tese de que o ser animado é uma substância composta de matéria e forma, que também pode ser analisada sob a perspectiva de potência e ato. Neste sentido, o trabalho inicia com a compreensão sobre o que é uma substância, qual tipo de substância é o ser vivo para, em seguida, mediante as definições de alma presentes no livro (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44.  18
    Pregnância lógica dos mitos: A via original de Lévi-Strauss.Acílio da Silva Estanqueiro Rocha - 1992 - Revista Portuguesa de Filosofia 48 (4):511-550.
    Pretende mostrar-se como a interpretação peculiar e original que Lévi-Strauss faz dos mitos, pela conexão estabelecida quer com a linguagem quer com a música, significa a própria actividade lógica, ínsita ao ser humano. Neste sentido. a analise estrutural dos mitos (que se ilustra com La Geste d'Asdiwal e com um breve excurso por Mythologiques), ao mostrar como as narrativas míticas remetem para a arquitectura da mente, traduz, nos nossos dias, um novo esforço kantiano, que confere à pesquisa antropológica um (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45.  12
    Candiotto, Cesar. Foucault E a crítica da verdade. 2a ed. belo horizonte: Autêntica, 2010. 174 P. isbn: 9788575264973.Francisco Antonio da Silva Filho - 2016 - Cadernos Do Pet Filosofia 17 (14):109-110.
    Cesar Candiotto, é licenciado em Filosofia pela PUCPR, bacharel em Teologia pela Pontificia Universidad Católica de Chile, mestre em Educação pela PUCPR e doutor em Filosofia pela PUC-SP, com estágio doutoral na Université Paris XII e no Centre Michel Foucault. Além da obra analisada, o autor tem outras obras publicadas, como Mente, cognição, linguagem e Ética: abordagens e perspectivas, e capítulos de livros sobre o pensamento francês contemporâneo, principalmente sobre Michel Foucault. É professor do curso de Filosofia e do (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46.  19
    “Kierkegaard Não SE Desprendeu De Hegel”: Notas Sobre O Juízo De Heidegger Sobre Kierkegaard Em A Hermenêutica Da Facticidade.Gabriel Ferreira da Silva - 2020 - Trans/Form/Ação 43 (1):51-76.
    Resumo O curso proferido por Heidegger, no semestre de verão de 1923, e publicado posteriormente, sob o título de Ontologia: a hermenêutica da facticidade, é um dos importantes loci nos quais Heidegger deixa entrever tanto a influência e importância de Kierkegaard quanto algumas de suas avaliações acerca do pensamento do filósofo dinamarquês. Uma delas, em especial, não obstante formule um interessante juízo sobre a relação entre Kierkegaard e Hegel - a partir da figura de F. A. Trendelenburg -, um dos (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47.  15
    Metafísica teórica E metafísica prática em Schopenhauer à Luz da influência de Francis Bacon.Luan Corrêa da Silva - 2020 - Kriterion: Journal of Philosophy 61 (147):789-808.
    RESUMO O presente artigo tem por objetivo caracterizar a “metafísica prática ” em Schopenhauer. Segundo essa caracterização, a metafísica prática corresponde ao correlato prático da “metafísica teórica” e, desse modo, ao correlato empírico do discurso filosófico. Para Schopenhauer, isto equivale a afirmar a possibilidade de comprovação, via experiencia, da tese metafísica fundante de “O mundo como vontade e como representação”, a saber, da identidade metafísica da vontade subjacente aoplano da multiplicidade aparente. Por funcionar como uma espécie de prova empírica (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48.  33
    "O que nosso tempo mais precisa": Kierkegaard E o problema Das categorias na filosofia do século XIX.Silva Gabriel Ferreira da - 2017 - Kriterion: Journal of Philosophy 58 (137):333-350.
    Resumo: Nos últimos anos, a literatura acerca da filosofia do século XIX tem apresentado uma reavaliação, tanto no que diz respeito a seus problemas e movimentos, quanto ao papel de determinados filósofos no interior daquele panorama. Com o objetivo de evidenciar a contribuição empreendida pelo filósofo dinamarquês Søren Kierkegaard ao contexto geral da virada anti-Hegel em meados daquele século, este artigo analisa os problemas referentes às categorias como loci da tese idealista da unidade entre lógica e ontologia a partir (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49.  24
    Movimento e educação popular em Gramsci.Ronney da Silva Feitoza - 2010 - Filosofia E Educação 2 (1):p - 254.
    A atualidade das teses marxistas, em questões contemporâneas, é o eixo de abordagem, em uma dimensão revolucionária, pautada na interlocução com Gramsci e marxistas contemporâneos. Traz à cena a concepção praxiológica da História, criticando os determinismos econômicos, como única fonte explicativa, partindo da práxis como ação coletiva dos seres humanos. Investiga as possibilidades de emancipação humana, através do movimento e da educação popular, partindo de ideias que se inscrevem na perspectiva do materialismo histórico e dialético, na luta pela humanização e (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50.  5
    A Crítica de Dworkin ao Positivismo Jurídico e a Construção do Conceito de Discricionariedade.Pedro D'Angelo da Costa - 2015 - Revista Brasileira de Filosofia do Direito 1 (1).
    Conhecido como Debate Hart-Dworkin, o entrechoque de opiniões entre esses dois autores gerou intensa discussão acerca do positivismo jurídico e das teorias que buscam refutar suas teses fundamentais. Neste contexto, Ronald Dworkin se empenha em repreender a doutrina positivista demonstrando que as noções elementares dessa teoria não são capazes de produzir uma doutrina eficaz sobre a natureza do direito. No presente artigo, pretendo analisar as críticas lançadas por Dworkin ao positivismo jurídico e às conceituações de Herbert Hart, com específica atenção (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 1000