Results for 'Subjetivação'

86 found
Order:
  1.  6
    Subjetivação e veridição no cristianismo e na antiguidade greco-romana.Vera Portocarrero - 2019 - Revista de Filosofia Aurora 31 (52).
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  14
    Sujeição, subjetivação E migração: Reconfigurações da governamentalidade biopolítica.Cesar Candiotto - 2020 - Kriterion: Journal of Philosophy 61 (146):319-338.
    RESUMO O artigo estuda, em um primeiro momento, os processos de sujeição e subjetivação nos trabalhos de Michel Foucault e sua relação com a dupla dimensão, moral e material, da governamentalidade. Se em sua dimensão moral a produção de sujeições tem como contraponto os processos éticos de subjetivação, já em sua dimensão material predomina o governo biopolítico do meio vital no qual populações são reguladas e sujeitadas em detrimento das possibilidades de subjetivação. A ênfase do governo biopolítico (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  11
    Subjetivação e identidade: implicações do transindividual em Simondon.Maria Fernanda Novo - 2019 - Doispontos 16 (2).
    O texto explora a maneira pela qual o transindividual em Individuação à luz das noções de forma e Informaçãose compõe como saída para a combinação entre as fases do ser, do pré-individual à individuação psíquico coletiva.Na tese de 1958, o transindividual se apresenta também como um tipo singular de intersecção que visa resolver acomposição entre o físico e o vital, e o singular e o coletivo. Aparece, com isso, a coexistência entre os dinamismosque disparam individuações e que correspondem tanto à (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4. Currículo, subjetivação e política da diferença: um diálogo com Homi Bhabha // DOI: 10.18226/21784612.v22.n3.10.William de Goes Ribeiro - 2017 - Conjectura: Filosofia E Educação 22 (3):576-597.
    As chamadas políticas de identidade estão hoje enfatizadas entre os debates educacionais em esfera global-local, reiterando, na luta discursiva, significantes como currículo, cultura, alteridade e diferença. A aposta em termos como diálogo e tolerância não tem sido casual. No Brasil, as demandas da diferença vêm sendo objeto de múltiplas articulações políticas, sobretudo, desde os anos pós-ditadura militar em meio a estratégias e tensões que ressignificam, segundo o contexto, acordos e dissensos. Em jogos de poder, questões circunscritas pela ênfase em raça/ (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  15
    A subjetivação estética em Kant: Da apreciação da beleza ao gênio artístico.Verlaine Freitas - 2003 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 48 (2):253-276.
    O texto procura compreender a subjetividade tal como pensada por Kant na Crítica da faculdade do juízo a partir de conceitos relativos ao juízo de gosto, sobre a beleza, mostrando como que a relação das faculdades é seu fio condutor. A seguir, procura-se encaminhar a discussão para o tema do gênio, a faculdade necessária à produção de obras belas, culminando na análise sobre a importância da arte como um todo para o modo como o sujeito pode se conceber precisamente através (...)
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  6.  8
    Reflexões sobre biopolítica: subjetivação, vida nua e formas de vida | Reflections on Biopolitics: Subjectivation, Bare Life and Life Forms.Oswaldo Giacóia Junior - 2023 - Revista de Filosofia Aurora 35.
    O objetivo principal deste artigo consiste em explicitar a significação dos conceitos de biopolítica e biopoder na obra de Giorgio Agamben, com apoio em noções cardinais como exceptio, vida nua, sujeito e forma-de-vida. Para tanto, serão mobilizados estratégicos recursos teóricos e metodológicos na filosofia jurídico-política deste pensador, de modo a possibilitar uma adequada compreensão de suas semelhanças e diferenças relativamente a elementos congêneres definidos por Michel Foucault.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  37
    Juventude e religiosidade: Cartografia dos processos de subjetivação de jovens católicos em uma comunidade de fé (Youth and religiousness: mapping the subjectivation processes of the catholic youth in a community of faith).Mary Rute Gomes Esperandio & Alexsander Cordeiro Lopes - 2012 - Horizonte 10 (26):476-499.
    Juventude e religiosidade: Cartografia dos processos de subjetivação de jovens católicos em uma comunidade de fé (Youth and religiousness: mapping the subjectivation processes of the catholic youth in a community of faith). DOI: 10.5752/P.2175-5841.2012.v10n26p476. Este estudo apresenta os resultados de uma pesquisa motivada pela constatação de que muitas subjetividades juvenis católicas do Brasil vivem uma situação de fragmentação que faz emergir distintos grupos identitários e em graves conflitos no seio das comunidades de fé. Por meio da realização de uma (...)
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  6
    Formas de Subjetivação de Uma Professora.Marluce Pereira da Silva & Cássio Eduardo Rodrigues Serafim - 2011 - Revista Sul-Americana de Filosofia E Educação:45-56.
    O artigo reflete sobre os modos como os discursos constituem realidades sociais e subjetividades nos processos de lutas simbólicas e materiais por imposição de significados e discute os modos como uma professora negra organiza microlutas discursivas na tentativa de constituir-se enquanto sujeito. Para tanto, utilizam-se os estudos foucaultianos para analisar o fenômeno do poder e as técnicas de resistência a esses fenômenos.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  9
    Processo de subjetivação feminina e política do terror.Renata Queiroz Maranhão - 2011 - Revista Sul-Americana de Filosofia E Educação 5.
    O presente artigo procura avaliar a política de terror como estratégia de controle social a partir da constituição de uma natureza feminina e de propostas para sua remodelagem. Para tanto, foram analisadas mensagens eletrônicas (hoaxes) que circulam na internet. Tais mensagens acabam por propor a segregação social de grupos minoritários. A temática base de tal remodelagem é garantida pela difusão do terror, que serve a estratégias de controle social.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  6
    Entre Foucault e Brown: a escrita da história e o papel do intelectual na análise dos processos de subjetivação neoliberais.Thiago Fortes Ribas - 2023 - Griot 23 (3):212-222.
    O artigo propõe uma comparação entre as pesquisas de Michel Foucault e de Wendy Brown a partir das críticas e das complementariedades propostas pela pensadora norte-americana derivadas de sua leitura de _Nascimento da biopolítica_. Inicialmente, a explicação sobre o modo como Foucault escreve suas pesquisas históricas no contexto da sua crítica ao humanismo tem a função de auxiliar a compreensão das diferenças nos papeis intelectuais adotados. A recusa da história dialética aparece ligada, então, às críticas a figura do intelectual universal (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  25
    A emersão do homo friabilis: subjetivação em tempo de cleptoafetividade.Alexandre Filordi de Carvalho - 2020 - Educação E Filosofia 33 (68):591-616.
    Resumo: O artigo investiga a seguinte hipótese: o homo friabilis tem se tornado uma nova condição para a compreensão humana emergente da experiência contemporânea. O homo friabilis é uma experiência de fragmentação, no sentido de friável, ou seja, aquilo que se fragmenta facilmente, esboroa-se, ou em sua aquisição mais figurativa, desagrega-se. Para tanto, parte-se de uma questão teórica situada por Deleuze e Guattari em Mil Platôs acerca da complexa relação da potência-impotência do poder na produção de subjetivação. Ver-se-á que (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  10
    Viventes, dispositivos e os processos de subjetivação segundo Agamben.Itamar Soares Veiga - 2016 - Griot : Revista de Filosofia 13 (1):411-427.
    Este artigo trata sobre a filosofia de Agamben com o enfoque no tema dos processos de subjetivação. A investigação busca responder a seguinte interrogação: o que significam tais processos para Agamben? Compreende-se que Agamben possui uma definição diferente daquela usada por Focault. Assim, a exposição recupera elementos relacionados aos processos de subjetivação. Entre estes elementos estão os dispositivos e o sujeito. Através da análise dos dispositivos, mostra-se que Agamben amplia o conceito, primeiramente elaborado por Focault, inserindo-o na análise (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  36
    Tornar-Se Calunga: Participação e Subjetivação Política de Crianças e Jovens.José Eduardo Gama Noronha & Gabriela Tebet - 2023 - Childhood and Philosophy 19:01-26.
    The article intends to discuss processes of political subjectivation of children and young people based on excerpts from a research carried out within the scope of a master's degree in education, presenting a cartography of the political participation of children and young people living in vulnerable territories of the municipality of São Vicente, on the south coast from São Paulo, members of collectives and educational actions of the Instituto Camará Calunga. The concepts of mobilization and subjectivation are presented as important (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  7
    Foucault e a Insurreição Iraniana como Acontecimento: O Si e os Outros, Do assujeitamento à subjetivação/Foucault and the Iranian Insurrection as Event: The self and others, from subjection to subjectivation.Gabriela Menezes Jaquet - 2017 - Pensando - Revista de Filosofia 7 (14):306.
    O objetivo deste artigo é, de forma geral, discutir a noção de acontecimento enquanto uma das principais categorias para a leitura da obra de Michel Foucault, o que nos permite, a partir de uma determinada operacionalização, compreender todo seu projeto como uma acontecimentalização da história. A fim de especificar este processo, estabelecemos o diagnóstico foucaultiano da Insurreição Iraniana como mote de nossa verificação do acontecimento, em que atentaremos para dois aspectos que convergem no nexo principal do événement: o “poder pastoral” (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  9
    Educação Filosófica e Magia: A experimentação de outros processos de subjetivação.Tiago Brentam Perencini - 2020 - Educação E Filosofia 33 (68):685-720.
    Resumo: Defendo que a relação entre filosofia e magia possibilita processos de subjetivação para experimentarmos outro tipo de educação filosófica, que possa resistir à biopolítica e ao neoliberalismo na contemporaneidade. Faço uma caracterização de ambos como um tipo de poder enfeitiçador que se enraizou em nossa subjetividade. Partindo de uma leitura anarqueológica sobre o pensamento de Michel Foucault, procuro conceituar os processos de subjetivação, evidenciando como a cronologia ocidental silenciou a magia, experiência-limite para a filosofia, da mesma maneira (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  12
    Não chuta que é macumba: processos de subjetivação em médiuns desenvoventes na Umbanda.Alexandre Frank Silva Kaitel - forthcoming - Horizonte:862.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  9
    Contato Improvisação e o corpo como “coisa que sente”: sugestões para outros modos de mobilidade e subjetivação no interior da cultura empreendedora.Daniele Pires de Castro - 2023 - Dois Pontos 19 (3).
    A partir da crítica a um modelo de mobilidade, próprio ao modo de vida nas sociedades capitalistas contemporâneas, baseado na ideia de avanço contínuo, autoengendrado e objetivamente orientado, propomos a reflexão a respeito de uma forma alternativa de expressão do movimento e, consequentemente, de construção de subjetividades. Através da análise da técnica de dança Contato Improvisação, buscamos identificar e analisar os elementos que contribuem para a experiência concreta de uma mobilidade sem metas, que também leva a outra maneira de nos (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18. A Escuta E A Cultura De Si: A Subjetivação Da Verdade: The listening and the self-care: the subjectivity of the truth.Fabiano Incerti - 2008 - Controvérsia 4 (1).
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19.  13
    Tessituras.Maura Corcini Lopes & Alfredo José da Veiga-Neto - 2022 - Educação E Filosofia 36 (78):1489-1517.
    Celebrando os quarenta anos de A Hermenêutica do Sujeito — o curso ministrado por Michel Foucault no Collège de France, em 1982 —, este texto propõe-se a estabelecer conexões, gerais e específicas, entre aquele curso e a Educação. É feita uma discussão acerca da perspectiva analítica não metafísica adotada por Foucault, em contraste com o atual discurso pedagógico interpretativo dominante. São discutidos os sentidos que se pode dar a alguns insights daquele curso, em suas relações com a Educação contemporânea. Propondo-se (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20.  19
    Adolescência, escola e o tempo na pandemia.Cláudia Braga de Andrade, Luciana Coutinho, Andréa Martello, Aline Araújo Lewenkopf & Daniel Bitencourt - forthcoming - Aprender-Caderno de Filosofia E Psicologia da Educação.
    O artigo se propõe a pensar o retorno dos adolescentes às escolas após a pandemia fazendo a articulação entre conceitos psicanalíticos e a importância da escola na transição que a adolescência representa para a constituição psíquica do sujeito. A partir de uma experiência de pesquisa-extensão em uma escola com estudantes do Ensino Médio, pensamos sobre como o laço social contemporâneo impacta os modos de subjetivação e a educação, relacionando-o ao mal-estar nos estudantes adolescentes nos contextos educativos brasileiros. Além disso, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21.  10
    O Brincar Como Mecanismo de Controle Do Espaço, Tempo e Do Corpo Em Friedrich Fröebel.Adilson Cristiano Habowski & Cleber Gibbon Ratto - 2023 - Conjectura: Filosofia E Educação 28:023011.
    O ensaio se ocupa em mostrar como se manifestaram os ideais educacionais em relação às brincadeiras na modernidade, identificando Fröebel como o principal referente teórico nesse âmbito. Veremos em Fröebel como as ideias do brincar são importantes para a sociedade e para as escolas modernas, e como podem funcionar nos modos se subjetivação infantil. Fröebel enfatiza a necessidade de organizar o cotidiano de forma estruturada, partindo do cotidiano, que envolve todas as atividades das crianças na instituição, o que revela (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22.  12
    Corpo e Escola.Gregory de Jesus Gonçalves Cinto, Romualdo Dias & Sueli Aparecida Itman Monteiro - 2013 - Revista Sul-Americana de Filosofia E Educação 19 (19):4-24.
    Apresentamos os resultados dos nossos estudos entre os processos educacionais e processos de subjetivação. Associamos este fato com a dificuldade dos educadores deslocarem o corpo do lugar de quem ensina para o lugar de quem aprende. Estudamos as implicações do corpo nos processos educacionais e sugerimos uma “atitude moderna” a partir do “cuidado de si”, apoiados em Foucault, como a ação do educador que “toma partido” do educando.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  9
    Ensaio Visual - O Encontro Etnográfico em Do Outro Lado do Atl'ntico.Daniele Ellery Mourão & Marcio Elísio Carneiro Câmara - 2021 - Logos: Comuniação e Univerisdade 27 (3).
    O ensaio visual pretende refletir sobre o processo de realização do documentário Do Outro Lado do Atlântico, com estudantes de Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa no Brasil, a partir da ideia de um “encontro etnográfico” com os personagens do filme. Traz uma reflexão sobre a abordagem dos documentários de busca, e seus processos de subjetivação, ao mesmo tempo que busca reafirmar uma postura contra-colonial e antirracista, desconstruindo imaginários visuais de raça, subalternidade e estereótipos de África.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24.  5
    Sujeito Laborans: Uma Narrativa Sobre a Identificação Do Sujeito da Psicanálise Confrontado Pelo Trabalho.Bruno Costa Alvares & Kamayra Gomes Mendes - 2021 - Revista Brasileira de Filosofia do Direito 7 (1):172.
    A pesquisa pretende fazer uma narrativa, à luz da teoria de Jacques-Alain Miller, sobre o sujeito em dialética com as formas jurídicas do trabalho. Considerando a dinâmica social transpassada pela mercantilização, buscou-se uma elucidação sobre a formação e relação do sujeito com a linguagem e o ’Outro’, não concebida no entendimento do sujeito de direito tradicional. Como resultado, notou-se que a desconsideração da subjetivação do trabalhador é uma lacuna no mundo jurídico, que viabiliza sua reiterada sujeição e descaracteriza a (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25.  7
    Ensaios: subjetividade, saúde mental, sociedade.Paulo Amarante (ed.) - 2000 - Rio de Janeiro, RJ: SciELO - Editora FIOCRUZ.
    Composta por textos históricos, filosóficos, antropológicos, sociológicos, clínicos, enfim, de diferentes abordagens relacionadas à área. O livro procura, em especial, dar prosseguimento às questões suscitadas pelos pensadores Michel Foucault e Franco Basaglia, visando a provocar um debate acerca dos modos de subjetivação vigentes em nossa sociedade, assim como propor alternativas aos processos de patologização da experiência trágica da loucura. Destaque para um documento histórico sobre a visita que Olavo Bilac fez à seção de crianças do Hospício Nacional de Alienados, (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26. Um periódico juvenil: civilidades nas páginas de O Clarim.Dóris Bitencourt Almeida - 2012 - Conjectura: Filosofia E Educação 17 (2):123-144.
    O trabalho investiga a revista O Clarim, produzida pelos alunos de uma escola, em Porto Alegre/RS, entre os anos de 1945 e 1965. A história de O Clarim constitui-se em uma rica documentação de história da educação, pois revela um pouco das representações da cultura juvenil daquele tempo. Aqui interessam os significados da difusão dos discursos difundidos pelo periódico, nos processos de subjetivação provocados pelos textos e suas possíveis influências na construção das identidades daqueles jovens. A pesquisa identifica-se com (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27.  19
    Esferas da insurreição.Pedro Xavier Russo Bonetto & Alessandra Aparecida Dias Aguiar - 2020 - Filosofia E Educação 12 (2).
    A obra de Suely Rolnik traz para o debate filosófico contemporâneo a possibilidade de pensar os dias de hoje a partir de conceitos psicanalíticos e filosóficos. O livro em si não trata especificamente a área da educação, mas o fio condutor criado pela autora, o que ela denomina de descolonização do inconsciente, bem como a prática micropolítica que se dá sobre os processos de subjetivação e os demais conceitos apresentados: pulsão, linguagem, desejo, imaginação, criação, afetos e outros; são absolutamente (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28.  2
    Pensar a Estética Do Encontro Intersubjetivo Como Experiência Formativa.Rodrigo Avila Colla - 2014 - Revista Sul-Americana de Filosofia E Educação 21:89-103.
    Discute-se a experiência intersubjetiva sensível enquanto dimensão autonomamente formativa. Nessa perspectiva, o encontro estetizado entre sujeitos favorece a criação, por qualquer uma das partes, de alternativas de conhecimentos, de vias de subjetivação e de modos de experienciação que não seriam possíveis não fosse o reconhecimento do outro enquanto legítimo e, ao mesmo tempo, fonte de possibilidades de recriação do eu.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29.  9
    Literatura e docência: uma justificativa estética da existência // Literature and teaching: an aesthetic justification of existence.Francieli Corbellini & Betina Schuler - 2020 - Conjectura: Filosofia E Educação 25:020022.
    Em tempos de aceleração, de competição consigo mesmo e de uma linguagem instrumental e pragmática para se falar da educação, qual seria o valor de uma justificativa estética da existência em se tratando da formação de professores? Tendo tal problemática como motivadora, objetivamos, com este estudo, levantar a discussão acerca da relação entre literatura e docência, procurando aproximá-las de modo não utilitário, mas com vistas à estética da existência. Como um modo de resistência, optamos por perguntar pela formação de professores (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30.  10
    Dispositivi della Normatività.Augusto Jobim Do Amaral & José Luís Ferraro - 2021 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 66 (1):e40228.
    O presente texto constitui-se como resenha do livro Dispositivi della Normatività, de Antonio Tucci, professor da Università degli Studi di Salerno, Itália. Ao longo da obra, Tucci joga luzes sobre a questão da norma, da normalização e dos dispositivos de segurança, inserindo temas como o da soberania — referente às questões fronteiriças —, da identidade e da cidadania —, ao abordar questões relacionadas aos processos de subjetivação e à necessária reespacialização do espaço político, em um panorama da governamentalidade biopolítica.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31.  8
    Memes políticos e dessubjetivação: o ocaso da phoné na política contempor'nea brasileira.Ana Suelen Tossige Gomes & Andityas Soares de Moura Costa Matos - 2019 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 64 (3):e34035.
    Analisando a comunicação memética a partir dos pontos de vista da semiologia saussuriana e do dispositivo biopolítico tal como pensado por Foucault e Agamben, bem como estabelecendo conexões entre essas teorias e o uso desse tipo de comunicação na política brasileira contemporânea, foi possível perceber neste artigo que os memes, em especial os memes políticos, em vez de operarem por meio da subjetivação, operam como dispositivos dessubjetivantes.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32.  14
    A governamentalidade como ferramenta analítica em Michel Foucault.Ketlin Kroetz & José Luis Schifino Ferrano - 2019 - Conjectura: Filosofia E Educação 24.
    O presente artigo tem como objetivo abordar a governamentalidade proposta por Michel Foucault como ferramenta de análise a ser utilizada em investigações no campo da educação. Considerando sua tradição arqueogenealógica, ao romper com perspectiva de um continuum historiográfico em favor de uma descontinuidade histórica, trata-se de uma mirada sobre os acontecimentos para além da tradicional narrativa encadeada dos fatos, convertendo-se em uma analítica das condições de possibilidade para a emergência de outras formas de se pensar e agir sobre a história. (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33.  10
    Experiência como acontecimento: a necessidade de uma nova língua para a educação em Jorge Larrosa / Experience as phenomenon: the need for a new language in education in Jorge Larrosa.Samuel Mendonça & Amanda Tavares Venturoso - 2020 - Conjectura: Filosofia E Educação 25:020010.
    O estudo consiste na discussão da perspectiva larrosiana do conceito de experiência, a partir do livro Tremores. Partiu da pergunta: O conceito de experiência como acontecimento fundamenta a necessidade de uma nova língua educacional? O método tratou de pesquisa bibliográfica que teve o início na revisão de literatura sobre o tema, análise sistemática do livro Tremores, da mesma forma que problematização em torno do conceito de acontecimento em Martin Heidegger e de experiência em Walter Benjamin. Como resultado, o conceito de (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34. A inf'ncia como "dispositivo": uma abordagem Foucaultiana para pensar a educação.Moruzzi Andrea Braga - 2017 - Conjectura: Filosofia E Educação 22 (2):279-299.
    Este artigo investe na ideia de que a infância é um dispositivo histórico do poder. Tem-se como referência analítica Michel Foucault, que concebe a noção de dispositivo em suas discussões a respeito da sexualidade. A hipótese geradora é a de que, a partir do momento em que a criança se torna um dos grupos estratégicos do dispositivo da sexualidade, produz-se sobre ela um conjunto heterogêneo de regimes de verdades e práticas que configura uma maneira de ser e ter uma infância, (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35.  21
    Foucault E Gadamer: Entre a hermenêutica E a ética do cuidado de si.Rodrigo Diaz de Vivar Y. Soler - 2017 - Cadernos Do Pet Filosofia 8 (15):1-11.
    Nosso ensaio procura explorar as relações entre o cuidado de si e a experiência de uma ética originária no contexto da hermenêutica. Num primeiro momento apresentamos os desdobramentos do cuidado de si e os exercícios espirituais da filosofia antiga a partir das contribuições dos pensamentos de Foucault e Hadot. Esses dois intelectuais elaboram uma contextualização desse princípio como uma relação entre o cuidado de si e os exercícios espirituais compreendidos como um trabalho do sujeito sobre si mesmo no que se (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36.  17
    Como duas mentes podem conhecer uma única coisa.Sofia Inês Albornoz Stein & Camila von Holdefer Kehl - 2023 - Cognitio 24 (1):e57240.
    “Como duas mentes podem conhecer uma única coisa” é um dos textos que Wil-liam James (1842-1910) pretendia reunir sob o nome de Ensaios sobre empirismo radi-cal, embora nunca tenha chegado a ver o projeto concluído. Trata-se da obra tardia do autor, quando este passou a desenvolver algumas das ideias que já se encontravam, em muitos casos de forma embrionária, no monumental Princípios de psicologia. “Como duas mentes podem conhecer uma única coisa” é um dos textos mais importantes desse esforço, uma (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37.  15
    Da filosofia como forma de Vida: A insurreição dos governados E a ontologia histórica de nós mesmos em Michel Foucault.Rodrigo Diaz de Vivar Y. Soler - 2018 - Philósophos - Revista de Filosofia 23 (2).
    Este artigo possui a finalidade de apresentar as correlações entre a filosofia como forma de vida e as insurreições dos governados a partir de uma leitura foucualtiana em torno da ontologia histórica de nós mesmos. Num primeiro momento, procura-se estabelecer uma leitura acerca da problematização empreendida por Foucault em torno da biopolítica compreendida como governo da vida na nossa modernidade a partir da formação de certos dispositivos de controle e de assujeitamentos através da articulação entre as estratégias de saber, das (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38.  24
    Evangélicos e conservadorismo – afinidades eletivas: as novas configurações da democracia no Brasil.Paulo Gracino de Souza Junior & Carlos Henrique Pereira de Souza - forthcoming - Horizonte:1188.
    Neste artigo partimos da hipótese de que a afinidade que atrai evangélicos e conservadorismo está muito mais ligada às condições discursivas que engendram os sujeitos e suas subjetividades, do que as características intrínsecas à teologia cristã ou, especificamente, evangélica pentecostal. Com isso não queremos dizer que conformações teológicas específicas não ensejaram discursos religiosos regressivos, que a maioria de nós classificaria como conservador. Assim, chamamos a atenção, tanto para o caráter relacional, posicional das identidades evangélicas, que engendram o discurso conservador, quanto (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39.  6
    Quem o cérebro pensa que é? ‐ uma neurologia das conectividades.Lucas Paolo Sanches Vilalta - 2019 - Doispontos 16 (2).
    Trata-se no presente texto de tomar o cérebro e alguns modelos da neurociência como pontos privilegiadosde análise para refletirmos sobre as conexões entre subjetivação e redes cognitivas e informacionais. Para tanto,realizamos uma neurologia crítica, a partir da filosofia simondoniana, de dois dos modelos hegemônicos decompreensão do cérebro, por um lado, o da substancialização do cérebro e das redes neurais como individualidadesjá constituídas, por outro, do cérebro como um sistema homólogo a uma máquina digital. Na sequência, propomos,a partir da filosofia (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40. O SUJEITO DISCURSIVIZADO COMO EMPRESA NO YOUTUBE: TRABALHO E CONDIÇÕES (DIGITAIS) DE PRODUÇÃO.Guilherme Adorno & Luciana Nogueira - 2020 - Anais Do SEAD 9:1-7.
    Autogestão, autoempreendedorismo, infotrabalho, trabalho intermitente, criptomoeda, uberização, proletariado de serviços e servidão digital delineiam uma série de designações indicativas das mudanças das condições de (re)produção do Capital nas suas formas contemporâneas. Grandes corporações como Google, Facebook e Amazon participam desse processo tanto no eixo da infraestrutura econômica, quanto na produção discursiva que sustenta ideologicamente as relações de trabalho determinadas pelo Aparelho Digital. Essa pesquisa elege como material específico de análise uma sequência de cursos oferecidos pelo “YouTube Academy” para a criação, (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41. Subjetivações em meio à vida universitária e sua interface com o aprender inventivo.Carla Gonçalves Rodrigues & Lisandra Berni Osório - 2016 - Conjectura: Filosofia E Educação 21 (3):538-560.
    Nosso objetivo é problematizar os modos de subjetivações em interface com o aprender que se circunscreve em meio à vida no ambiente universitário. Para além de critérios avaliativos e paradigmas psicológicos, buscamos a temática do aprender sob o viés das Filosofias da Diferença, perpassando pelo escopo da inventividade. Nessa direção, encontramos, em Deleuze, a ideia de que o pensamento produz uma diferença quando é coagido pelo encontro com os signos que o forçam, desdobrando, daí, algo que lhe confira novo sentido. (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42.  68
    Ética e poder. A sujeição política, novo dilema ético.Castor Mari Martín Bartolomé Ruiz - 2008 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 53 (2):35-50.
    A ética é uma prática que coimplica subjetividade e da alteridade. Nas atuais sociedades de controle se procura fabricar subjetividades destemperadas numa ética do descuido de si. As éticas do cuidado de si visavam ajudar a constituir sujeitos livres pela prática ética da virtude. Os novos dispositivos de controle atualizaram o poder da ética como prática em que o sujeito pode dirimir seu estilo de vida entre a sujeição ou a liberdade. As éticas do cuidado de si desconsideraram a importância (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43.  20
    Foucault, O Sobrinho de Rameau e a parrhesía: da verdade da loucura à loucura da verdade.Márcio Sales - 2012 - Revista de Filosofia Aurora 24 (35):313.
    Em seus últimos cursos no Collège de France, Foucault dedica uma atenção especial ao conceito de parrhesía. Trata-se de uma experiência viva na cultura greco-romana, que ele analisa em meios às técnicas de produção dos modos de subjetivação. No ensaio de si, como forma de cuidado de si, os antigos submetiam a vida à prova por meio do exercício corajoso da verdade. A parrhesía é, pois, o dizer-verdadeiro que faz da vida um campo de experimentação. No contexto dessas análises, (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44.  17
    Foucault, O Sobrinho de Rameau e a parrhesía: da verdade da loucura à loucura da verdade.Márcio Sales - 2012 - Revista de Filosofia Aurora 24 (34):313.
    Em seus últimos cursos no Collège de France, Foucault dedica uma atenção especial ao conceito de parrhesía. Trata-se de uma experiência viva na cultura greco-romana, que ele analisa em meios às técnicas de produção dos modos de subjetivação. No ensaio de si, como forma de cuidado de si, os antigos submetiam a vida à prova por meio do exercício corajoso da verdade. A parrhesía é, pois, o dizer-verdadeiro que faz da vida um campo de experimentação. No contexto dessas análises, (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45.  17
    A recepção de Agostinho em As confissões da carne, de Foucault.Luiz Marcos da Silva Filho - 2021 - Discurso 51 (2):91-112.
    Neste artigo, pretendo apreciar a recepção de Agostinho em “As confissões da carne”, volume 4 da História da sexualidade, de Michel Foucault, especialmente no penúltimo capítulo da obra “O bem e os bens do casamento”, com um propósito geral duplo: entender melhor, de um lado, por que a obra agostiniana é expediente privilegiado para Foucault apresentar criticamente a subjetivação e a objetivação de uma moral sexual cristã, bem como problematizar, por outro lado, em que medida a leitura foucaultiana de (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46. Egoí­smo contra identidades: a avaliação da moral como estética da existência e ética como amor-próprio.Jason de Lima E. Silva - 2008 - Princípios 15 (24):81-98.
    Este ensaio pretende levantar as seguintes questões: 1. de que modo é possível reconstituir o sentido de moral segundo um amor-próprio cujo conteúdo é dado menos por um isolamento ou negaçáo do outro do que por um trabalho pessoal sobre si mesmo, em vista de um êthos , de uma ética? 2. em que medida o valor da moral hoje em dia pode ser deslocado da lei universal para uma atitude de diferença, da normalidade do comportamento para o cultivo de (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47.  8
    A partilha do sensível em lugares liminares: visibilidades e invisibilidades da memoria.Maria Dulce Simões - 2019 - Endoxa 44:91.
    Na fronteira hispano-portuguesa, a criação de lugares e atividades culturais dedicadas ao poeta Miguel Hernández configura uma «comunidade de partilha», que envolveu a produção de um público definido pela perceção e nomeação de injustiças atrozes, a que o poeta serve de interlocutor. As palavras do poeta trazem à experiência sensível vozes e testemunhos da repressão franquista, até então não reconhecidos na comunidade. Neste texto interrogo as formas de consenso e de dissenso expressas em processos de subjetivação política, do que (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48.  5
    Corpos Em Fluxo e Gestão da Vida Conectada: Notas Sobre a Constituição de Si a Partir Das Práticas de Uso de Telefones Celulares.Claudia Dipolitto de Oliveira Scire - 2016 - Astrolabio: Nueva Época 16:33-60.
    Este trabalho tem como objetivo principal chamar a atenção para algumas questões que se inauguram a partir de uma reflexão sobre as práticas de uso de objetos extremamente presentes na vida social atual a saber, os telefones celulares. O intuito é descrever e analisar alguns dos fenômenos imbricados nas novas possibilidades de se conceber e interpretar práticas e relações sociais e, ao mesmo tempo, trazer à tona reflexões sobre os sujeitos que se constroem em meio a este processo enquanto sujeitos (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49.  3
    A escrita como autoformação e resistência: Foucault, Nietzsche e a criação de mundos e histórias.Bruno Abilio Galvão - 2019 - Griot : Revista de Filosofia 19 (1):96-114.
    A ficção corresponde a um estilo de escrita que sustenta a construção de narrativas capazes de arrancar o escritor de si mesmo em um sentido de, por meio do experimento da própria linguagem, constituir-se esteticamente. Quando observamos as obras de Nietzsche, percebemos que há uma pluralidade de estilos literários, compostos, frequentemente, por aforismos que demandam outro performático: a escrita hiperbólica. Por meio da escrita artística, Nietzsche cria um mundo compreendido como vontade de poder em que dá a si mesmo como (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50.  9
    Dobrar para desconhecer.Diane Sbardelotto - 2020 - Revista Philia Filosofia, Literatura e Arte 2 (2):729-738.
    Este ensaio visual desdobra-se de uma pesquisa poética de mestrado na qual o corpo da pesquisadora-artista é tornado objeto de si em experimentação. Essa experimentação se dá a partir da produção de uma série de fotodobragens intitulada Mulher dobrada (2016-2019), realizada em um ambiente rural de origem. Com isso, busca pensar os processos de subjetivação do feminino. O conceito filosófico de dobra, presente nos estudos de filosofia de Michel Foucault e Gilles Deleuze é aberto ao ato físico de dobrar (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 86