Results for 'Senhor'

71 found
Order:
  1.  12
    O Senhor da Criação.Susanne Katherina Langer & Clovis Salgado Gontijo Oliveira - 2023 - Educação E Filosofia 37 (79):681-707.
    Autora: Susanne Katherina Langer Tradução: Clovis Salgado Gontijo Oliveira Obra: LANGER, Susanne Katherina. The Lord of Creation. Fortune Magazine, v. 30. P. 127-154. 1944. O senhor da Criação Resumo: Neste artigo, publicado pela revista Fortune em 1944, a filósofa estadunidense Susanne K. Langer retoma temas fundamentais de sua obra mais célebre, Filosofia em nova chave, cuja primeira edição data de 1942. Em linguagem acessível destinada a público não especializado, a autora sintetiza sua concepção antropológica, visitando questões como a especificidade (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2. Colóquio com o Senhor de Saci sobre Epicteto e Montaigne.Blaise Pascal & Jaimir Conte - 2005 - Princípios 12 (17):183-204.
    Traduçáo do texto: Colóquio com o Senhor de Saci Sobre Epicteto e Montaigne, de Blaise Pascal, por Traduçáo: Jaimir Conte.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3. As dívidas do Senhor Jácome Lumachi. Pernambuco ea Companhia Geral pombalina.Teresa Cristina de Novaes Marques - 2011 - Topoi: Revista de História 12 (22):63-74.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  2
    Conversa com senhor de Sacy sobre Epiteto e Montaigne e outros escritos, de Blaise Pascal.Cláudia Souza - 2016 - Griot : Revista de Filosofia 13 (1):458-460.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  27
    Futuros sacerdotes do Senhor: a decisão vocacional entre seminaristas em Santa Catarina.Marcos Alfonso Spiess - 2016 - Horizonte 14 (42):654-656.
    A proposta do presente trabalho é analisar desde uma perspectiva antropológica a decisão vocacional entre seminaristas catarinenses. O trabalho de campo através da “objetivação participante” foi desenvolvido no Seminário Filosófico de Santa Catarina, e ampliado para ex-seminaristas, estagiários e padres. Analisando discursos e práticas foi possível perceber como que o despertar da vocação e as decisões implicadas na caminhada vocacional estão relacionados às condições históricas, econômicas e sociais. O primeiro capítulo resgata a história da implantação das dioceses e seminários no (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  57
    A Súdita do Senhor dos Milagres e os Bastidores da Festa de Passos em Sergipe (The subjects of the Lord of Miracles and the backstage Party Steps into Sergipe) - DOI: 10.5752/P.2175-5841.2011v9n20p114. [REVIEW]Magno Francisco de Jesus Santos - 2011 - Horizonte 9 (20):114-126.
    Todos os anos, no segundo final de semana da quaresma é realizada em São Cristóvão a mais importante manifestação festiva católica de Sergipe. Trata-se da Festa de Passos, que reúne romeiros dos mais variados municípios sergipanos, com pagamento de promessas, práticas penitenciais e conflitos. Ao longo do século XX um nome importante que participou ativamente dos bastidores da solenidade foi o de Maria Paiva Monteiro, professora, religiosa, madrinha dos cristovenses e considerada a guardiã da memória da romaria dos Passos. Nesse (...)
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  67
    Movimento Lógico da Figura Hegeliana do Senhor e do Servo.André Oliveira Costa & Agemir Bavaresco - 2013 - Trans/Form/Ação 36 (1):37-60.
    O presente artigo objetiva discutir a lógica subjacente ao movimento dialético da figura do Senhor e do Servo. Jean-Pierre Labarrière é quem afirma categoricamente a tese segundo a qual há uma Lógica por trás do movimento da Consciência. Ora, a questão fundamental que se coloca, nesse caso,é: qual a lógica que preside o movimento da consciência para a consciência de si, culminado em sua unidade no momento da Razão? A hipótese aqui perseguida, situando-se na esteira da interpretação de Labarrière, (...)
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  52
    Patrimônio de Fé e Religiosidade: os Bens Culturais inseridos na Festa do Senhor dos Passos em São Cristóvão, Sergipe, Brasil (Heritage of Faith and Religiosity: Cultural Objects inserted on the Festival of Senhor dos Passos in São Cristóvão).Ivan Rêgo Aragão - 2013 - Horizonte 11 (31):1018-1041.
    Patrimônio de Fé e Religiosidade: os Bens Culturais inseridos na Festa do Senhor dos Passos em São Cristóvão, Sergipe, Brasil. (Heritage of Faith and Religiosity: Cultural Objects inserted on the Festival of Senhor dos Passos in São Cristóvão) - DOI: 10.5752/P.2175-5841.2013v11n31p1018 O conceito de Bens Culturais de uma localidade vem passando por novos paradigmas quanto à abrangência e relevância. Nesse âmbito, além do Patrimônio Material de ruas, praças, igrejas, objetos artísticos e históricos, o discurso e ações dos órgãos (...)
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  42
    ARAGÃO, Ivan Rêgo. “Vinde todas as pessoas, e vede a minha dor”: A Festa/Procissão ao Nosso Senhor dos Passos como Atrativo Potencial Turístico em São Cristóvão-Sergipe-Brasil.Ivan Rêgo Aragão - 2014 - Horizonte 12 (34):602-603.
    ARAGÃO, Ivan Rêgo. “ Vinde todas as pessoas, e vede a minha dor ”: A Festa/Procissão ao Nosso Senhor dos Passos como Atrativo Potencial Turístico em São Cristóvão-Sergipe-Brasil. 2012. 198f. Dissertação (Mestrado) Cultura e Turismo – Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Ilhéus-BA. Palavras-chave: Turismo Cultural-Religioso Católico. Religiosidade Popular. Festa do Senhor dos Passos. Keywords: Catholic Religious-Cultural Tourism. Popular Religiosity. Party of Lord of the Steps.
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  7
    A morte impossível: Uma análise da luta de Vida E morte na figura do senhor E do servo.Maria de Lourdes Borges - 1995 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 40 (157):37-48.
    Este artigo propõe-se a determinar o sentido da morte na figura do senhor e do servo da Fenomenologia do Espírito de Hegel. Para tal propósito, o texto será dividido em três partes. Na primeira, exporei o pano de fundo no qual se encontra a figura - a seção 'Autoconsciência da Fenomenologia do Espírito - bem como a importância desta no desenvolvimento da obra em questão. Num segundo momento, exporei o desenvolvimento da figura numa análise interna de sua estrutura, ressaltando (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11. "Sobre a feitura de livros: duas cartas ao senhor Friedrich Nicolai", de Immanuel Kant.Alexandre Hahn - 2017 - Revista de Filosofia Moderna E Contemporânea 5 (1):213-227.
  12. Colóquio de Pascal com o senhor de Saci: sobre Epicteto e Montaigne, de Blaise Pascal.Jaimir Conte - 2005 - Princípios 12 (17):12.
    Tradução para o português de "L'Entretien de Pascal avec M. de Saci" - Colóquio com o Senhor de Saci Sobre Epicteto e Montaigne". Tradução realizada com base na edição das Œuvres completes de Pascal, estabelecida e anotada por Jacques Chevalier, da Bibliothèque de la Plêiade, Paris, 1954, p. 560-574.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13. Efigênia Angola, Francisca Muniz forra parda, seus parceiros e senhores: freguesias rurais do Rio de Janeiro, século XVIII. Uma contribuição metodológica para a história colonial.João Fragoso - 2010 - Topoi: Revista de História 11 (21):74-106.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  9
    Museu é lugar de criança sim senhor! a conson'ncia entre a educação patrimonial e o ensino de história a partir de uma experiência do programa residência pedagógica da Unisc, em Santa Cruz do Sul/RS.Eduardo Alexandre Louzado, Gabriela Schwengber & Cícero Augusto Richter Schneider - 2019 - Ágora – Revista de História e Geografia 21 (2):94-105.
    Este trabalho discorre considerações acerca das relações entre a educação patrimonial e o ensino de história - dentro de uma perspectiva transversal, a partir de uma ação educativa com alunos e alunas da educação básica no Museu do Colégio Mauá, situado em Santa Cruz do Sul. Amostra desta pesquisa, uma turma de sexto ano do ensino fundamental da Escola Estadual de Educação Básica Estado de Goiás composta por 25 alunos e alunas apresentou, previamente, suas expectativas quanto à visitação do espaço (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  7
    O argumento de Putnam contra O senhor skep: Por que Kant estava Certo quanto à existência do mundo exterior?Luis Milman - 2001 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 46 (1):131-144.
    O artigo defende a validade dos argumentos transcendentais. Hilary Putnam fez uso deste tipo de argumento para fixar uma condição metafísica para a semântica. Seu raciocínio segue o estilo de inferência desenvolvido por Kant, na refutação do ceticismo fenomenista e idealista. Segue-se da argumentação de Putnam a necessidade metafísica do princípio externalista em semântica. Com isso, desarmam-se as tentativas de fixar condicionamentos exclusivamente intersimbólicos para a constituição do significado.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   2 citations  
  16.  21
    A Súdita do Senhor dos Milagres e os Bastidores da Festa de Passos em Sergipe (The subjects of the Lord of Miracles and the backstage Party Steps into Sergipe)-DOI: 10.5752/P. 2175-5841.2011 v9n20p114. [REVIEW]Magno Francisco de Jesus Santos - 2011 - Horizonte 9 (20):114-126.
  17.  35
    Festa e Turismo Religioso: a procissão em louvor ao Nosso Senhor dos Passos na cidade de São Cristóvão (Sergipe - Brasil) (Feast and Religious Tourism) - DOI: 10.5752/P.2175-5841.2011v9n20p96. [REVIEW]Ivan Rêgo Aragão & Janete Ruiz de Macedo - 2011 - Horizonte 9 (20):96-113.
    Normal 0 21 false false false PT-BR X-NONE X-NONE MicrosoftInternetExplorer4 As festas realizadas pela Igreja Católica foram os primeiros eventos sociais no período do Brasil colônia, agregando pessoas de classes sociais distintas, mesclando as diferentes culturas e etnias. Estas foram motivo de congraçamento, mas também de pelejas e controle social realizado pela Igreja e Estado Português. Atualmente no Brasil, as festas católicas deslocam uma grande quantidade de pessoas no período dos seus acontecimentos. Além de atrativos turísticos, as celebrações religiosas no (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  20
    Cronologia de um crime no século XX. O roubo do Senhor Bom Jesus do Saivá, em Antonina, Paraná, Brasil -doi: 10.4025/dialogos.v17i3.782. [REVIEW]Cláudia Eliane Martinez - 2013 - Diálogos (Maringa) 17 (3).
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19.  13
    Cronologia de um crime no século XX. O roubo do Senhor Bom Jesus do Saivá, em Antonina, Paraná, Brasil -doi: 10.4025/dialogos.v17i3.782. [REVIEW]Cláudia Eliane Martinez - 2014 - Dialogos 17 (3).
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20.  16
    Catequese: preparar para a Festa da Eucaristia.Benedita Izabel Rosa - 2017 - Revista de Teologia 11 (19):167-175.
    O presente artigo objetiva refletir sobre a dimensão da preparação da Festa da Eucaristia através da Catequese. Sabendo-se - de acordo com o Catecismo da Igreja Católica e alguns documentos do Magistério da Igreja, tais como a Sacrosanctum Concilium e a Sacamentum Caritatis - que a Eucaristia é “fonte e ápice de toda a vida cristã”, pois esse sacramento “contém todo o bem espiritual da Igreja, a saber, o próprio Cristo, nossa Páscoa.” Com efeito, a Eucaristia é por excelência o (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21.  13
    A Trindade no mais antigo escrito cristão. Elementos trinitários da Primeira Carta de Paulo aos Tessalonicenses.Diones Rafael Paganotto - 2014 - Revista de Teologia 8 (14):197-215.
    A Primeira carta de Paulo aos Tessalonicenses tem como tema principal a escatologia, a parusia do Senhor. Paulo para esclarecer as dúvidas da comunidade acerca do destino dos mortos e da realização do encontro definitivo com Cristo, evidencia também alguns aspectos trinitários da pregação primitiva da comunidade cristã, pois toda obra de salvação, desde a criação até a escatologia, é trinitária. O presente artigo parte de uma análise dos termos relacionados às três pessoas da Trindade em 1Ts para enfatizar, (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22.  25
    A Religiosidade Trinitária do Povo Goiano (The Religious Faith on Trinity of people from Goiás, Brazil) - DOI: 10.5752/P.2175-5841.2011v9n23p763. [REVIEW]Irene Dias Oliveira & Rafael Lino Rosa - 2011 - Horizonte 9 (23):763-781.
    Pretende-se, neste artigo, inserir o leitor no universo do catolicismo popular do povo goiano a partir de suas três dimensões: o culto popular à figura de Deus Pai, que em Goiás ganha o nome de Divino Pai Eterno, na cidade de Trindade; a devoção popular à figura de Deus Filho, no culto ao Senhor Bom Jesus dos Passos, na Cidade de Goiás; e por último, no culto ao Espírito Santo, na Festa das Cavalhadas, na cidade de Pirenópolis. Na religiosidade (...)
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  19
    As minhas revistas.Mário Soares - 2009 - Cultura:15-18.
    Senhor Director da Faculdade, Senhora Professora, Senhores Professores, caro Dr. Alfredo Caldeira, minhas Senhoras e meus Senhores, meus caros Amigos: Para a Fundação Mário Soares, é realmente um grande gosto, um estímulo e extremamente importante ter uma ligação como esta com a Universidade Nova. Nós temos vindo a colaborar com a Universidade Nova, estamos a fazer cursos de história contemporânea sucessivos – acabámos o último há poucas semanas – e temos vindo a publicar os livros, embora co...
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24.  15
    Boutwerk, Balthazar Barbosa, Willaschek e os Paradoxos da Filosofia do Direito de Kant.João Carlos Brum Torres - 2020 - Analytica. Revista de Filosofia 22 (2):1-27.
    O artigo tem por objeto o exame de três registros de gritantes e distintos paradoxos na Doutrina do Direito de Kant. Registros feitos em tempos e contextos históricos diferentes por Friedrich Bouterwek, Marcus Willaschek e Balthazar Barbosa Filho. Bouterwek atribuiu a Kant a mais paradoxal das proposições jamais enunciadas por qualquer autor, a de que a mera ideia de soberania deve obrigar-nos a obedecer como a nosso inquestionável senhor a quem quer que se haja estabelecido como tal, sem que (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25.  5
    Claude Clerselier lettore del dubbio di René Descartes.Siegrid Agostini - 2021 - Educação E Filosofia 34 (72):1077-1103.
    Claude Clerselier leitor da dúvida de René Descartes Resumo: Claude Clerselier foi amigo, correspondente, tradutor e editor de René Descartes, de quem publicou os três volumes da correspondência (Cartas do senhor Descartes), O homem e O mundo. Sua atividade de editor e tradutor foi sempre animada por um duplo desígnio : divulgar a filosofia de Descartes, construindo e veiculando, entretanto, a imagem mais ortodoxa possível do filósofo. Essa imagem de Cleserlier « vulgarizador » da filosofia de Descartes, que sempre (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26.  15
    Fenomenologia do Direito em Alexandre Kojève.Agemir Bavaresco & Sérgio B. Christino - 2006 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 51 (4):5-28.
    O tema do reconhecimento é central na obra de G. W. F Hegel. Classicamente, situa-se na figura da luta entre o senhor e o escravo, na Fenomenologia do Espírito. A intersubjetividade e, portanto, o reconhecimento, na obra hegeliana, colocam o seguinte problema: como é possível construir uma interpretação que supere o conceito de subjetividads moderna, positivado pela prática jusfilosófica, vindo a garantir um novo paradigma fundado na intersubjetividade e, portanto, pressupondo a teoria hegeliana do reconhecimento? Em primeiro lugar, analisa-se (...)
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27.  3
    De Volta À Fenomenologia Do Espírito: O Materialismo Dialético Como Etapa Necessária da Consciência Infeliz.Sinésio Ferraz Bueno - forthcoming - Revista Dialectus.
    Sob o ponto de vista hegeliano, a alienação da consciência é de natureza espiritual, pois expõe a sua incapacidade de compreender a si mesma como fundamento ontológico da realidade. De maneira oposta à visão idealista, para o materialismo dialético, o estranhamento da consciência é originado pela práxis material. Em termos filosóficos, a perspectiva idealista é de natureza especulativa, e se fundamenta na concepção do Espírito Absoluto como causa sui. Por outro lado, os fundamentos conceituais do materialismo dialético não podem apelar (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28.  4
    Notícias do galinheiro.J. B. De Souza Freitas - 2021 - Desleituras Literatura Filosofia Cinema e outras artes 1:7-11.
    Convenções e costumes estabelecem que a denominação galinheiro prevaleça em espaços destinados abrigar bichos de pena de variadas extrações. Este o caso do galinheiro em questão, cujo domínio, em que pese a absoluta maioria galinácea, é ostensivamente exercido por casal de perus. Caminhos se abrem quando todo enfunado, rabo imponentemente aberto em leque, o senhor peru desanda grugrulejante e majestoso a desfilar.Fato de subidíssima relevância motiva-o no momento a incorporar com frequência essa postura de maneira menos casual: madame perua (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29. Reconhecimento e autorrealização: um caminho para a construção da liberdade em Hegel.Thadeu Weber & Kassius Kirsten - 2017 - Conjectura: Filosofia E Educação 22 (1):121-135.
    O presente estudo tem por objetivo demonstrar uma via de interpretação na qual o conceito de Reconhecimento, como abordado por Axel Honneth a partir da obra hegeliana, é uma engrenagem fundamental no processo de determinação da Liberdade na obra de Hegel. Para isso, é necessário que se caminhe para além da fronteira erigida na tradição, a qual liga o conceito de Reconhecimento à dialética do senhor e do escravo na Fenomenologia. Dado que os trabalhos de Honneth se fundam nos (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30. Grande Sertão: Veredas by João Guimarães Rosa.Felipe W. Martinez, Nancy Fumero & Ben Segal - 2013 - Continent 3 (1):27-43.
    INTRODUCTION BY NANCY FUMERO What is a translation that stalls comprehension? That, when read, parsed, obfuscates comprehension through any language – English, Portuguese. It is inevitable that readers expect fidelity from translations. That language mirror with a sort of precision that enables the reader to become of another location, condition, to grasp in English in a similar vein as readers of Portuguese might from João Guimarães Rosa’s GRANDE SERTÃO: VEREDAS. There is the expectation that translations enable mobility. That what was (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31.  6
    Expropriação, ascese e controle dos corpos femininos: o surgimento e o desenvolvimento do capitalismo sob três pontos de vista.Cezar Prado - 2020 - Cadernos PET-Filosofia (Parana) 18 (2).
    Durante longo tempo tentou-se, no âmbito da Economia Política e de outras áreas, compreender como se deu o surgimento do sistema de produção capitalista, como se deu a transição do regime feudal, pautado nas relações entre vassalos e suseranos, para um regime baseado na relação entre trabalhadores “livres” e patrões, no qual os primeiros venderiam sua força de trabalho para os segundos e estes, por sua vez, explorariam os primeiros para a obtenção de lucro, sem que houvesse uma coerção formal (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32.  25
    A questão do Jesus "Histórico".Johan Konings - 1997 - Horizonte 1 (1):55-58.
    Jesus de Nazaré continua sendo uma presença inelutável na consciência cultural do Ocidente e do mundo inteiro. Mesmo quem lhe recusa assentimento religioso, não escapa ao fascínio exercido, se não por sua pessoa, então pelo menos pelo lugar que ele ocupa na história e a importância que, de bom ou de mau grado, lhe é reconhecida. Esse fascínio se traduz no desejo de saber o que Jesus de fato andou fazendo, prescindindo daquilo que seus seguidores fizeram dele. Que é que (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33.  1
    Sensores e Censores.Flávio R. Kothe - 2021 - Desleituras Literatura Filosofia Cinema e outras artes 7.
    "A arte que servisse para enaltecer a grandeza dos senhores e mostrar a baixeza dos escravos estava aí dentro dos padrões da “veritas aestheticologica”. Isso pode ser comprovado em Aristófanes e Plauto, como em Homero e Platão. O cristianismo contrapôs a tese de que todos os humanos teriam alma, mas soube conviver com a escravidão durante séculos, inclusive sacramentando-a como vontade divina (baseando na suposta maldição de Noé). Baudelaire fez, porém, no poema sobre “A raça de Caim”, a inversão do (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34.  5
    Etica.Newton Bignotto & Adauto Novaes (eds.) - 1992 - São Paulo ;: Companhia das Letras.
    Como pensar a ética a partir das contradições de um mundo que, no mesmo espaço e ao mesmo tempo, produz uma ciência e intelectuais dedicados a pesquisar princípios de vida e armas de morte; progressos nas comunicações e mecanismos sutis e aberrantes de censura? Eis as questões: falso bem, falsa justiça, falsa liberdade, falsa virtude, que, ao criarem o homem da concórdia, da submissão e da boa-fé, o tornam duas vezes escravo: da superstição e das convenções. Os textos que compõem (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35.  8
    A POLÍTICA NO TEMPO: a encenação da dialética.Maria de Lourdes Borges - 1998 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 43 (4):1071-1080.
    Neste artigo pretendo mostrar que o desenvolvimento temporal da política na história mundial deve ser considerado como uma encenação da dialética hegeliana. Encenação deve ser aqui tomado como uma apresentação na efetividade de um texto pressuposto. Tal texto é a Ciência da Lógica. Minha intenção é mostrar a utilização, não deste texto na sua totalidade, mas de algumas sequências preferenciais da lógica. Tal será mostrado: 1) na figura do senhor/servo; 2) na relação eticidade e moralidade. Neste segundo momento, procurarei (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36.  6
    Sartre leitor de Hegel: avaliação da história nos Cadernos para uma moral.Hamilton Cezar Gondim - 2023 - Griot 23 (1):101-119.
    Sartre, na obra os _Cadernos para uma moral_ (1947-1948), apresenta apontamentos sobre a dimensão da história que começa a se desenvolver inicialmente no interior de sua reflexão moral. Sartre, entretanto, não tem uma versão finalizada de sua teoria da história, vinculando sua reflexão a uma comparação e crítica da filosofia da história hegeliana e do materialismo histórico marxiano. Objetivamos neste artigo analisar a crítica sartriana à Hegel nos Cadernos para uma moral sobre a história, mostrando um esboço das noções iniciais (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37.  14
    Moisés e os discípulos de Jesus não falam por si.Matthias Grenzer & José Ancelmo Santos Dantas - 2019 - Franciscanum 61 (171):175-191.
    Existem intertextualidades surpreendentes entre as tradições vétero e neotestamentárias. Os autores do Novo Testamento, pois, fizeram questão de ou citar literalmente algo das Sagradas Escrituras de Israel ou, de forma mais livre, fazer alusões a tais tradições. Nesse sentido, a personagem de Moisés e pormenores ligados à sua trajetória e/ou biografia, presentes nas narrativas de Êxodo a Deuteronômio, ganha maior destaque na segunda parte da Bíblia cristã. Justamente isso vale também para um discurso que, segundo a narrativa em Ex 3,1–4,17, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38.  40
    Da experiência estético-teleológica da natureza à consciência ecológica: uma leitura da Crítica do Juízo de Kant.Leonel Ribeiro dos Santos - 2006 - Trans/Form/Ação 29 (1):7-29.
    O objetivo deste ensaio é propor uma interpretação daquilo que para muitos intérpretes constitui o enigma e a dificuldade maior da terceira Crítica de Kant: o fato de o filósofo remeter para a mesma faculdade do espírito (a faculdade de julgar – Urteilskraft) e para o mesmo princípio transcendental de apreciação (a teleoformidade ou conformidade a fins – Zweckmässigkeit) o fenômeno da arte humana e os fenômenos da natureza organizada – a estética e a teleologia. Na leitura que propomos, tentamos (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39.  66
    From aesthetic experience and teleological appreciation of nature to the ecological consciousness: Reading Kant's Critique of Judgment.Leonel Ribeiro dos Santos - 2006 - Trans/Form/Ação 29 (1):7-29.
    The aim of this paper is to suggest how the kantian conception of aesthetic experience of nature can illuminate some demands posed by the actual ecological consciousness. Main topics of our exposition would be the reversible analogy Kant supposes between art and nature, the kantian concept of a "technic of nature", the recognised priority of aesthetic experience of natural beauty within kantian Aesthetics and the function that she plays in the whole architectonics of the Critique of Judgment, namely making possible (...)
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40.  8
    Soberania e concepção do público no advento do Estado moderno: uma comparação entre os modelos de Jean Bodin e Thomas Hobbes.Wladimir Barreto Lisboa & Paulo Baptista Caruso MacDonald - 2023 - Dois Pontos 20 (3).
    O direito público contemporâneo é pensado a partir do tratamento impessoal dos cidadãos por autoridades e funcionários que agem dentro da moldura jurídica que delimita sua competência e orienta a sua ação ao interesse público. Se a soberania for compreendida a partir do instituto da propriedade (dominium), a relação entre o Estado e o cidadão acaba por espelhar a forma da relação entre senhor e escravo, em que os súditos se encontram submetidos à vontade privada do soberano. Uma tal (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41.  68
    The logical movement of the Hegelian figure of the master and the servant.André Oliveira Costa & Agemir Bavaresco - 2013 - Trans/Form/Ação 36 (1):37-60.
    O presente artigo objetiva discutir a lógica subjacente ao movimento dialético da figura do Senhor e do Servo. Jean-Pierre Labarrière é quem afirma categoricamente a tese segundo a qual há uma Lógica por trás do movimento da Consciência. Ora, a questão fundamental que se coloca, nesse caso, é: qual a lógica que preside o movimento da consciência para a consciência de si, culminado em sua unidade no momento da Razão? A hipótese aqui perseguida, situando-se na esteira da interpretação de (...)
    Direct download (7 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42.  6
    O “poema” do Breviloquium: pensamento e oração em São Boaventura.Emmanuel Falque - 2022 - Revista Ética E Filosofia Política 2 (24):241-270.
    O Breviloquium de São Boaventura é, certamente, um “breve tratado” ou uma “pequena suma” de teologia, mas é também uma oração, mesmo uma liturgia. Para convencer-se disto, basta abrí-lo em seu Prólogo - que refere-se muito explicitamente à Epístola aos Efésios: “Eu me ajoelho diante do Pai de nosso senhor Jesus Cristo, de quem toda paternidade celeste e terrestre tira seu nome (Ep 14, 15)”. Mas os “joelhos do coração” são igualmente os “joelhos do pensamento”, ao menos para o (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43.  65
    Resenhas v. 4 n. 8.Amauri Carlos Ferreira, Antônio Francisco da Silva, Ivonei Antônio de Oliveira, João Batista Libanio, Lindomar Rocha Mota & Roberlei Panasiewicz - 2006 - Horizonte 4 (8):153-171.
    SENA, Luzia (Org.). Ensino religioso e formação docente . (Religious teaching and teacher qualification) Amauri Carlos Ferreira SANGENIS, Luiz Fernando Conde. Gênese do pensamento único em educação: franciscanismo e jesuitismo na história da educação brasileira. (Genesis of an only thought in education: franciscanism and Jesuitism in the history of Brazilian education) Antônio Francisco da Silva TREVISAN, A. Santo Tomás de Aquino – O Credo: tradução, prefácio, introdução e notas. (Saint Thomas of Aquinas – The Creed: translation, preface, introduction and notes) (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44.  16
    Esclarecimento e educação em Kant: a autonomia como projeto de melhoramento humano.José Edmar Lima Filho - 2019 - Trans/Form/Ação 42 (2):59-84.
    Resumo: A presente exposição propõe a tese, com base no pensamento de Immanuel Kant, de que educação e melhoramento humano são noções que se implicam necessariamente. Isso significa que não se pode conceber, desde a posição kantiana, uma proposta pedagógica cujo cume não desemboque na construção de si do sujeito como instância racional teórico-prática. Parte-se, pela leitura imanente da opera kantiana, da necessidade da admissão da unidade da razão, para se desdobrarem os argumentos que pretendem justificar a posição da pedagogia (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45.  57
    Heidegger and Foucault, critics of modernity: humanism, technics and biopolitics.André Duarte - 2006 - Trans/Form/Ação 29 (2):95-114.
    I intend to discuss Foucault's and Heidegger's critical diagnosis of Modernity emphasizing its continuities. Generally speaking, it is possible to argue that in Heidegger philosophical reflection assumes itself as essentially historical, while in Foucault's case historical investigation assumes itself as an essentially philosophical task. Although recognizing the differences between Foucault's and Heidegger's general theoretical approaches, I argue that both consider that, in order to understand who we are today, it is necessary to elaborate a critical understanding of Modernity. In both (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  46.  49
    Heidegger e Foucault, críticos da modernidade: humanismo, técnica e biopolítica.André Duarte - 2006 - Trans/Form/Ação 29 (2):95-114.
    Discute-se o diagnóstico crítico da Modernidade proposto por Heidegger e Foucault enfatizando as suas continuidades. Em linhas gerais, pode-se afirmar que, em Heidegger, é a reflexão filosófica que se assume enquanto essencialmente histórica, ao passo que, para Foucault, é a investigação essencialmente histórica que assume o caráter de reflexão filosófica. No entanto, ainda que a partir de démarches teóricas distintas, ambos consideram que a compreensão a respeito de quem somos, hoje, depende de uma análise da constituição da modernidade como época (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  47.  14
    O fim Das filosofias da história: Liberdade E dialética.Delamar José Volpato Dutra - 1999 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 44 (4):965-976.
    A Escola de Frankfurt abandona,progressivamente, as teses da filosofia da história,cuja aceitação fornecia uma espécie de fundamentopara a teoria crítica, na medida em que sepodia confiar nos conteúdos emancipatórios darazão, embutidos nos ideais da sociedade burguesa:Tentaremos mostrar o pressuposto obliteradodas teses da filosofia da história a partir dadialética do senhor e do escravo de Hegel, e porque, então, tais teses mostraram-se insuficientes.Por fim, buscaremos demonstrar que a figuraçãoteórica do oposto às teses da filosofia da históriaencontra-se nos Über den Begriff (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48.  10
    Ética E estar-aí, ou a pista do irredutível. Um esboço acerca da questão do reconhecimento.Heinz Eidam - 2003 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 48 (2):159-168.
    O texto examina a questão do reconhecimento do outro nos pensamentos de Hegel e Levinas, examinando aproximações e afastamentos entre ambas as concepções e argumentando sobre a insuficiência do intento de compreensão da questão do reconhecimento em Hegel apenas a partir da “dialética do senhor e do escravo”.
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49.  18
    O Sacro Império Romano-Germ'nico - um irregulare aliquod corpus et monstro simile?Peter Johann Mainka - 2019 - Dialogos 23 (2):162.
    Resumo: Este artigo pretende fornecer algumas informações básicas sobre o Sacro Império Romano-Germânico na transição da Idade Média para os Tempos Modernos, enfocando a estrutura constitucional do Império; a dinastia dos Habsburgos, que reinaram no Império a partir do século XV até o seu fim em 1806 quase que ininterruptamente; e o período da reforma constitucional do Império no fim do século XV, quando o Império passou por uma fase de institucionalização e condensação. Enquanto outros países da Europa já tinham (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50.  34
    As doutrinas do "hen Kai pan": Giordano Bruno E espinosa na leitura de F. H. Jacobi.Juliana Ferraci Martone - 2018 - Cadernos Espinosanos 39:215-244.
    As denominadas filosofias do _hen kai pan_tiveram um papel determinante no pensamento alemão do século XVIII e XIX, em boa parte devido ao tratamento que lhes foi dado por F. H. Jacobi em _Sobre a doutrina de Espinosa em cartas ao senhor Moses Mendelssohn _. Espinosa e Giordano Bruno são os grandes representantes desse modo de pensar, e suas filosofias inauguram uma nova articulação entre causa e razão, mundo e Deus. Jacobi identifica em ambos o modelo da máxima coerência (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 71