Order:
  1.  13
    A monstruosidade da Vida contemporânea.Ronie Alexsandro Teles da Silveira - 2017 - Synesis 9 (1):165-179.
    Resumo: Os monstros ocupam um lugar de destaque no ambiente da cultura contemporânea, especialmente no cinema. O objetivo desse artigo é compreender os motivos dessa presença marcante. Em primeiro lugar, podemos observar que os monstros indicam os limites morais e epistemológicos da modernidade. Entretanto, os monstros contemporâneos têm se tornado mais sutis, interiorizando-se ou espiritualizando-se. Podemos notar, então, que eles passaram a representar a potência humana para assumir qualquer vida efetiva – ou a liberdade, entendida como pura indeterminação. Por meio (...)
    Direct download  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  15
    As humanidades no tempo da mercantilização / humanities in the commoditization's time.Ronie Alexsandro Teles da Silveira - 2013 - Synesis 5 (2):167-181.
    Inicialmente, proponho a discussão sobre as justificativas que são fornecidas para o ensino de humanidades. Analiso, em seguida, algumas dessas justificativas a partir de suas raízes filosóficas que julgo remontarem a Aristóteles e a Hegel. Identifico na estratégia enciclopédica desse último, o tipo de argumento mais usual para legitimar o ensino de humanidades ainda hoje. Indico, na seqüência, os motivos pelos quais nenhuma dessas justificativas possui, nos nossos dias, poder de convencimento. Finalmente, utilizando o diagnóstico de Lyotard sobre o mundo (...)
    Direct download  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark