17 found
Order:
  1.  28
    Da hermenêutica da facticidade.Roberto Saraiva Kahlmeyer-Mertens - 2024 - Aoristo - International Journal of Phenomenology, Hermeneutics and Metaphysics 7 (1):71-81.
    O artigo se ocupa da Hermenêutica da facticidade, do filósofo alemão contemporâneo Martin Heidegger (1889-1976). Nosso propósito inicial é apresentar, sumariamente, os termos do referido projeto filosófico e como este pretende uma abordagem do fenômeno humano enfocado como “vida fática” (faktische Leben). Neste modo de visar, importa para Heidegger a determinação dessa vida, a qual ele denomina de “facticidade” (Faktizität), conceito que, ao longo de sua investigação, vai, progressivamente, ganhando importância e centralidade. Tratado no seio de Ontologia: Hermenêutica da Facticidade (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  17
    Campo de jogo e din'mica existencial.Roberto Saraiva Kahlmeyer-Mertens - 2024 - Aoristo - International Journal of Phenomenology, Hermeneutics and Metaphysics 6 (2):84-92.
    O propósito do artigo é abordar o conceito de jogo (Spiel) na hermenêutica filosófica de Gadamer, tal como aparece na obra Verdade e Método. Questionamos como o jogo, tratado como metáfora, nos permite compreender conceitos genuinamente hermenêuticos como compreensão e interpretação. O objetivo é mostrar o jogo como uma dinâmica existencial quando a questão é compreender e interpretar. Centramo-nos na noção de compreensão e no campo de jogo que a constitui; também, o quanto a interpretação é formada a partir de (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  5
    A hermenêutica e sua abordagem das ciências sociais segundo Bauman.Roberto Saraiva Kahlmeyer-Mertens - 2024 - Filosofia Unisinos 25 (2):1-6.
    Trata-se da resenha informativa da edição brasileira de um livro de juventude do sociólogo e filósofo polonês Zygmunt Bauman. No livro enfocado, o autor aborda a hermenêutica e sua importância para as ciências humanas e sociais, dedicando dez ensaios sobre problemas das ciências sociais que constituem desafios a autores em cujo pensamento pode ser identificado o elemento hermenêutico. Desse modo, pensadores como Dilthey, Weber, Heidegger, Schütz são analisados em suas contribuições para o tema.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  20
    Dossiê Estudos Dilthey.Roberto Saraiva Kahlmeyer-Mertens & Eduardo Henrique Silveira Kisse - 2019 - Aoristo - International Journal of Phenomenology, Hermeneutics and Metaphysics 2 (1):1-6.
    Ao editar seu terceiro número, Aoristo – International Journal of Phenomenology, Hermeneutics and Metaphysics reafirma seu compromisso de contribuir com a divulgação científica e com o incremento dos estudos de filosofia fenomenológica, de filosofia hermenêutica e de metafísica na Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Unioeste, bem como, modestamente, na cena filosófica brasileira e estrangeira. Como afirmado já em seu projeto editorial, Aoristo reforça seu escopo de realizar-se como espaço de acolhida de parceiros nacionais e internacionais. O propósito é (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  8
    A edição “Princeps” da Revista Aoristo, Dossiê Ser e tempo, 90 anos de repercussões.Roberto Saraiva Kahlmeyer-Mertens - 2017 - Aoristo - International Journal of Phenomenology, Hermeneutics and Metaphysics 1 (1):1-5.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  22
    Destruição da história da educação: Indicações programáticas a partir da hermenêutica heideggeriana.Roberto Saraiva Kahlmeyer-Mertens - 2014 - Filosofia E Educação 6 (3):117-136.
    O artigo deseja responder o seguinte problema: como a hermenêutica fenomenológica de Heidegger possibilita pensar os conceitos fundamentais da educação? Para responder esta pergunta precisaremos: a) Apresentar o projeto heideggeriano da hermenêutica da facticidade; b) Caracterizar a história da educação como narrativa dos seus fundamentos, e c) Indicar como a hermenêutica heideggeriana liberaria o sentido das interpretações de educação, tornando seus fundamentos compreensíveis e permitindo interpretações radicais dos mesmos.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  13
    Dilthey Dossier Studies.Roberto Saraiva Kahlmeyer-Mertens & Eduardo Henrique Silveira Kisse - 2019 - Aoristo - International Journal of Phenomenology, Hermeneutics and Metaphysics 2 (1):7-13.
    By publishing its third edition, the Aoristo – International Journal of Phenomenology, Hermeneutics and Metaphysics reaffirms its commitment to contribute to the dissemination of scientific knowledge and to the growth of phenomenological philosophy, hermeneutical philosophy and metaphysics at the Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Unioeste, as well as in a modest way in the Brazilian and international philosophical scene. As affirmed in its editorial project, this journal reinforces its purpose of being a welcoming space to both national and (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  15
    Dos interpretaciones de la angustia: Heidegger y Boss.Roberto Saraiva Kahlmeyer-Mertens - 2022 - Aoristo - International Journal of Phenomenology, Hermeneutics and Metaphysics 5 (2):199-209.
    El presente artículo asume por tema el fenómeno de la angustia. Tal temática es considerada a partir de la fenomenología existencial del filósofo alemán Martin Heidegger (1889-1976) y de su apropiación por parte del psicoterapeuta suizo Medard Boss (1903-1990), la cual se hizo conocida por la designación: Daseinsanalyse. Tenemos el objetivo de aclarar las diferencias de comprensión que los mismos hacen del fenómeno en cuestión, para tal, determinaremos las diferencias conceptuales existentes en la angustia y, específicamente, presentar los pormenores de (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  11
    Ficha catalográfica v.6, n.1, 2023.Roberto Saraiva Kahlmeyer-Mertens - 2023 - Aoristo - International Journal of Phenomenology, Hermeneutics and Metaphysics 6 (1):156-159.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  24
    FIGAL, Günter. Nietzsche: uma introdução filosófica. Trad. Marco Antônio Casanova. Rio de Janeiro: Mauad X, 2012.Roberto Saraiva Kahlmeyer-Mertens - 2014 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 59 (1):15-19.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  28
    Memória E confissão como exercício prático do conhecimento da verdade de deus no pensamento de agostinho.Roberto Saraiva Kahlmeyer-Mertens - 2003 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 48 (3):343-349.
    Este estudo oferece uma interpretação filosófica dos conceitos de memória e confissão, a partir da obra Coniissões de Agostinho. Estes conceitos são abordados com relação a outros temas importantes do pensamento de Agostinho, como, por exemplo, a teoria da iluminação, a prova noológica da existência de Deus e a concepção de Deus como fundamento da totalidade dos entes.
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  28
    Ser e tempo de Martin Heidegger.Roberto Saraiva Kahlmeyer-Mertens - 2013 - Filosofia Unisinos 14 (2).
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  2
    Ciência e técnica moderna no pensamento de Martin Heidegger.Francisco Wiederwild & Roberto Saraiva Kahlmeyer-Mertens - 2024 - Aoristo - International Journal of Phenomenology, Hermeneutics and Metaphysics 7 (2):5-25.
    A relação originária entre técnica moderna e ciências da natureza é um tema constante na produção filosófica tardia de Martin Heidegger. Para o filósofo alemão, esses fenômenos não se resumem a meras produções de conhecimento subordinadas à razão e vontade humanas, derivadas de processos históricos transitórios, produtos de erros e acertos de personagens históricas “geniais” amparadas por casualidades fortuitas. Técnica e ciência compõem, na verdade, fenômenos constitutivos que definem a Era Moderna, ditando ao homem contemporâneo o que pensar e como (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  51
    DILTHEY, Wilhelm. Filosofia e educação. Org. de Maria Nazaré de Camargo Pacheco Amaral. Trad. de Alfred Josef Keller e Maria Nazaré de Camargo Pacheco Amaral. São Paulo: EdUSP, 2010. [REVIEW]Roberto Saraiva Kahlmeyer-Mertens - 2012 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 57 (3):219-222.
    O texto é uma resenha de uma obra do filósofo e psicólogo alemão Wilhelm Dilthey. A resenha aborda uma publicação para o português da obra Filosofia e educação na data em que se celebra o centenário de morte de Dilthey. A iniciativa dessa análise se justifica por ressaltar esta edição que: apresenta ao público brasileiro este autor relativamente pouco conhecido em nosso país; introduz os termos de sua filosofia. Dilthey é pensador crucial para o século XX por ter contestado a (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  65
    DILTHEY, Wilhelm. Ideias sobre uma psicologia descritiva e analítica. Trad. Marco Antonio Casanova. Rio de Janeiro: Via verita, 2011. [REVIEW]Roberto Saraiva Kahlmeyer-Mertens - 2011 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 56 (3):187-190.
    Em 2011, celebra-se o centenário de morte de Wilhelm Dilthey (1833-1911). Para esta data, no Brasil e no exterior, editoras e universidades vêm se mobilizando, desde o ano passado, para organizar novas edições e eventos acadêmicos sobre o filósofo alemão. Associados à Fundação Fritz Thyssen em Colônia, Alemanha, tradutores de diversos idiomas vêm vertendo a obra para o inglês, o russo e o japonês. Também traduções para o português estão sendo preparadas no Brasil.
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  72
    DILTHEY, Wilhelm. Introdução às ciências humanas – tentativa de uma fundamentação para o estudo da sociedade e da história. Trad. de Marco Antônio Casanova. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2010. ISBN: 978-85-218-0470-3. [REVIEW]Roberto Saraiva Kahlmeyer-Mertens - 2012 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 57 (3):223-226.
    O texto é uma resenha de uma obra do filósofo e psicólogo alemão Wilhelm Dilthey. A resenha aborda uma publicação para o português da obra Introdução às ciências humanas (1883), na data em que se celebra o centenário de morte de Dilthey. A iniciativa dessa análise se justifica por ressaltar esta edição que: apresenta ao público brasileiro este autor relativamente pouco conhecido em nosso país; introduz os termos de sua filosofia. Dilthey é pensador crucial para o século XX por ter (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  22
    Hegel-Husserl-Heidegger de Hans-Georg Gadamer. [REVIEW]Roberto Saraiva Kahlmeyer-Mertens - 2014 - Filosofia Unisinos 15 (1):84-87.