Results for 'Religião e saúde'

974 found
Order:
  1.  10
    Ciência, religião e saúde.Luciana Fernandes Marques - 2016 - Horizonte 14 (41):8-12.
    Ciência, religião e saúde Editorial v 14, n 41, jan./mar. 2016.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  15
    Apresentação - Dossiê "Religião e Saúde" - v. 14, n. 41, Jan./Mar. 2016.Antonio Geraldo Cantarela - 2016 - Horizonte 14 (41):5-7.
    Presentation: Dossier "Religion and Health" - Vol. 14, No. 41, Jan./Mar. 2016.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  4
    Espiritualidade e saúde: possíveis repercussões para a Teologia e as Ciências da Religião.Roberto Pereira Miguel - 2021 - Horizonte:946.
    Editorial - Dossiê Espiritualidade e saúde - Horizonte, v. 19, n. 60, set./dez. 2021. “Acho que nunca passei um minuto do dia me perguntando por que eu realizei este trabalho, ou se valeu à pena. O chamado para proteger a vida – e não apenas a vida, mas a identidade de outra pessoa; talvez não seja demais dizer a alma de outra pessoa – era óbvio em sua sacralidade. Antes de operar o cérebro de um paciente, eu entendi que (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  71
    Oração e Saúde: questões para a Teologia e para a Psicologia da Religião (Prayer and Health: issues for theology and psychology of religion) - DOI: 10.5752/P.2175-5841.2013v11n30p627. [REVIEW]Mary Rute Gomes Esperandio & Kevin Lee Ladd - 2013 - Horizonte 11 (30):627-656.
    A pesquisa quantitativa tem sido predominante nos estudos sobre oração. A partir de uma abordagem qualitativa baseada na análise de conteúdo, este estudo examina as relações entre oração e saúde. Os dados são provenientes de 104 vídeos com entrevistas gravadas com participantes de igrejas Católicas, Protestantes e Pentecostais. A análise levantou quatro categorias descritivas do uso da oração: 1. Como estratégia de coping (enfrentamento) (62,5%); 2. Para manter viva a espiritualidade (15,3%); 3. Como técnica de empoderamento mútuo (8,6%); 4. (...)
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  4
    Religião, espiritualidade e saúde: funções, convivências e implicações.Lisete Mónico - 2021 - Horizonte:951.
    As religiões sempre foram, em parte, religiões de cura. Ao longo da história, têm sido perspetivadas como aliadas na procura de sentido para a vida e suas vicissitudes, com destaque para as situações de doença. Desde o trabalho inaugura de William James, que referia o papel preventivo da religião em certas doenças, associado à ação da ciência, diversos estudos têm explorado a relação entre religiosidade/espiritualidade e saúde e bem-estar. Mas que papel e funções a religião desempenha hoje (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  4
    Religião, espiritualidade e saúde: um olhar da logoterapia.Thiago Antonio Avellar de Aquino - 2021 - Horizonte:1041.
    O objetivo do presente artigo é apontar a perspectiva da Logoterapia de Viktor Frankl acerca da religiosidade e da espiritualidade e suas expressões no contexto da saúde. Para tanto, realizou-se uma revisão da literatura das principais obras do autor. Abordam-se os conceitos de sentido na obra de Frankl assim como os de saúde, religião, religiosidade e espiritualidade. Por fim, ilustram-se algumas casuísticas que retratam a expressão da religiosidade como dimensão saudável do espírito humano em diferentes aspectos existenciais. (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  11
    Espiritualidade e saúde: polissemia, fragilidades e riscos do conceito.Ana Luísa Prosperi Leite, Fabio L. Stern & Silas Guerriero - 2021 - Horizonte:1015.
    O artigo objetiva compreender como o termo “espiritualidade” tem sido utilizado na área da saúde, discutindo os problemas decorrentes e as possíveis adversidades de sua polissemia. Para tanto, dividimos o estudo em três partes. Na primeira, apresentamos as diferentes definições de “espiritualidade” nas ciências humanas, sua relação histórica com a teologia cristã, e recente ressignificação pela Nova Era. Na sequência, demonstramos como a maior parte das produções sobre a temática na área da saúde adota uma concepção reificada e (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  15
    Espiritualidade e saúde: o modus operandi de Jesus em Mc 1,32-39.João Luiz Correia Júnior - forthcoming - Horizonte:1149.
    O tema deste artigo é sobre o modus operandi de Jesus, a maneira como ele proclama a chegada o Reino de Deus, que consiste na restauração da saúde das pessoas em suas diversas enfermidades. Qual a sua fonte de energia para a missão? Onde ele foi buscar o poder para curar e até salvar pessoas da morte, restaurando-lhes a saúde? Em suma, onde ele encontrou forças para essa missão salvífica? O objetivo desta breve pesquisa consiste em demonstrar a (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  44
    Religiosidade e saúde mental: evolução da depressão em pacientes segundo o nível de envolvimento religioso.Lauro Eustáquio Guirlanda de Moura - 2017 - Horizonte 15 (47):1081-1083.
    A presente dissertação tem como objetivo principal estudar as relações entre a depressão moderada a grave e a religiosidade nos sujeitos da contemporaneidade. Para isso, foram entrevistados e colhidos dados de onze pacientes através de instrumentos padronizados e validados de pesquisa. O nível de depressão também foi medido 60 a 90 dias depois, para se fazer correlações com o nível de melhora da depressão e o nível de religiosidade intrínseca. Os resultados mostraram que maior nível de envolvimento religioso medido pela (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  10
    As duas alternativas da pesquisa em espiritualidade e saúde.Humberto Schubert Coelho - 2021 - Horizonte:998.
    Na medida em que o termo espiritualidade é em si mesmo ambíguo, o desafio específico da pesquisa em espiritualidade e saúde enquanto campo é definir de que maneiras o conceito ‘espiritualidade’ pode ser frutiferamente aplicado à saúde física e mental. Uma vez que a relatividade hermenêutica de um conceito humanístico tem de se relacionar com os resultados mensuráveis das ciências empíricas, algumas dificuldades inevitavelmente surgem. Isso não impediu, contudo, a formação de duas abordagens claramente definidas na pesquisa em (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  12
    Percepção de docentes brasileiros sobre as relações entre saúde, religião, espiritualidade e seu ensino.Taís Oliveira da Silva, Alexander Moreira de Almeida, André Luis Mattedi Dias & Marcus Welby-Borges - 2021 - Horizonte:1057.
    Apesar do maior reconhecimento da importância das relações entre saúde, religião e espiritualidade no cuidado em saúde, as universidades brasileiras ainda não fornecem treinamento adequado nesse âmbito. O objetivo desse artigo é compreender como docentes de uma universidade pública brasileira percebem as relações entre saúde, religião, espiritualidade e seu ensino. 10 professores foram submetidos à entrevista semiestruturada e os dados foram analisados por meio da análise de conteúdo. Apreenderam-se três núcleos temáticos e, a partir destes, (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  7
    Saúde e Espiritualidade”: das evidências científicas para a prática clínica.Giancarlo Lucchetti - 2023 - Horizonte 20 (63):206202-206202.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  68
    Reiki: Religião ou prática terapêutica? (Reiki: religion or therapeutic practice?) - DOI: 10.5752/P.2175-5841.2009v7n15p142. [REVIEW]Niédja Barros Teixeira - 2009 - Horizonte 7 (15):142-156.
    O objetivo deste artigo é analisar a imposição de mãos, através da técnica da utilização dessa terapia conhecida como reiki. Nele, focamos os agentes de cura que se utilizam dessas práticas consideradas não religiosas, suas raízes e a sua formação como parte do cenário religioso brasileiro. Para esses fieis em busca de saúde exclui a ideia de salvação comum em todas as religiões. Em suas práticas ritualísticas enquanto grupos organizados estão sempre ancorados na ideia de um Deus como energia (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  34
    Saúde Comunitária: conhecimentos e experiências na América Latina.Anamélia Lins E. Silva Franco - 2012 - Revista Aletheia 37:235-237.
  15.  62
    O grupo Maternar... Uma experiência com mulheres gestantes e com estudantes da área de saúde - UFBa.Anamélia Lins E. Silva Franco - 2012 - Revista Aletheia 37:228-234.
    O grupo Maternar é uma experiência de atividade curricular em comunidade (ACC) que visa desenvolver atividades em saúde materno-infantil e tem tido como principal campo de atuação a Maternidade Climério de Oliveira, maternidade-escola da UFBA. A cada semestre estudantes, uma monitora, residentes, té.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  9
    Apolo cantador de feira: a mitopoética religiosa na obra Os Peãs.Alexandre Sugamosto E. Silva - forthcoming - Horizonte:1416.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  23
    Religião pós-moderna no Brasil? Postmodern religion in Brazil?Lenny Francis Campos Alvarenga & Claudio Herbert Nina E. Silva - 2011 - Horizonte 9 (23):916-931.
    A presente Comunicação pretende analisar comparativamente alguns aspectos da definição de modernidade e pós-modernidade e sua aplicabilidade na análise do contexto religioso brasileiro. Partindo de autores como Giddens e Bauman, desenvolvemos a contextualização de suas teorias para uma realidade eminentemente européia. Depois, com autores como Canclini, Mariano e Prandi, dentre outros, que analisaram o contexto latino americano e, principalmente, brasileiro, procurou-se delinear o erro em se considerar que os conceitos de modernidade e pós-modernidade cabem à análise do cenário religioso brasileiro (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  33
    Religião e inclusão social: uma análise sobre o trabalho de inclusão de surdos em igrejas cristãs de Belo Horizonte.Marissandra Silva do Rosário Freitas - 2016 - Horizonte 14 (42):665-667.
    Resumo/abstract dissertação de Mestrado FREITAS, Marissandra Silva do Rosário. Religião e inclusão social: uma análise sobre o trabalho de inclusão de surdos em igrejas cristãs de Belo Horizonte.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19. Forças, Diferença e Loucura: pensando para além do princípio da clínica.Alexandre Magno Teixeira de Carvalho E. Paulo Amarante - 2000 - In Paulo Amarante (ed.), Ensaios: subjetividade, saúde mental, sociedade. Rio de Janeiro, RJ: SciELO - Editora FIOCRUZ.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20.  10
    Relato de experiência através de vivências profissionais e a inserção da espiritualidade nos cuidados paliativos.Janaina Luiza dos Santos, Alexandre Diniz Breder, Irene Bulcão, Ana Carolina Ferreira Castanho, Lilian Claudia Ulian Junqueira, Ana Claudia Moreira Monteiro & Márcia Gomide da Silva Mello - 2024 - Prometeica - Revista De Filosofía Y Ciencias 29:307-319.
    A equipe da Enfermagem é privilegiada, pois, é o cuidador que permanece vinte e quatro horas na assistência direta do paciente, podendo ter uma visão ampliada da pessoa no processo do adoecimento, tendo a oportunidade de incorporar e desenvolver os princípios dos Cuidados Paliativos (CP). Na perspectiva holística da saúde a religião/religiosidade/espiritualidade é uma das possibilidades de cuidado e manejo, porém ainda muito negligenciada pelos profissionais da saúde, seja por desconhecimento ou preconceitos e tabus, mas que se (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21.  16
    Para o “descanço dos Mestres, e utilidade dos Discipulos”.Fernando Ripe & Giana Lange do Amaral - 2021 - Educação E Filosofia 34 (72):1379-1408.
    Para o “descanço dos Mestres, e utilidade dos Discipulos”: direções para a educação dos infantis no manual pedagógico Nova Escola de Meninos (Portugal, século XVIII) Resumo: O presente estudo, de natureza historiográfica e filosófica, pretende desenvolver uma análise dos discursos relativos à boa educação de sujeitos infantis que estão presentes na obra Nova escola de meninos [...]. Publicado em Coimbra no ano de 1784. O impresso de autoria do presbítero português Manoel Dias de Sousa (1753-1823) tinha como principal objetivo apresentar (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22.  14
    Religião e as teias do Multiculturalismo - Resenha.Klaus Paz Albuquerque - 2016 - Horizonte 14 (44):1687-1689.
    Book OLIVEIRA, Irene Dias de. Religião e as teias do multiculturalismo. São Paulo: Fonte Editorial, 2015. 97p. ISBN 978-85-68252-55-0.
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  41
    Religião e ciência. Eduardo Rodrigues da Cruz.Jair Souza Leal - 2015 - Horizonte 13 (37):657-659.
    Resenha: CRUZ, Eduardo Rodrigues da. Religião e ciência. São Paulo: Paulinas, 2014.
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24.  38
    Religião e saber absoluto. A passagem da representação para o conceito na Fenomenologia do espírito.Klaus Vieweg - 2007 - Cadernos de Filosofia Alemã 10:13-34.
    O ARTIGO INVESTIGA A PASSAGEM DO CAPÍTULO DA RELIGIÃO PARA O DO SABER ABSOLUTO NA FENOMENOLOGIA DO ESPÍRITO DE HEGEL. TRATA-SE DE LOCALIZAR A RELIGIÃO COMO TRADUÇÃO DA FORMA OU DA LINGUAGEM DA REPRESENTAÇÃO PARA A FORMA OU A LINGUAGEM DO CONCEITO E AS IMPLICAÇÕES QUE ESSA DETERMINAÇÃO FORMAL TRAZ PARA UMA POSSÍVEL COMPREENSÃO DO LUGAR ESPECÍFICO DO DISCURSO RELIGIOSO, QUE SE MOVE ENTRE O UNIVERSAL E O PARTICULAR.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   3 citations  
  25.  22
    Religião E projeção em Freud. Elementos para O debate entre psicanálise E religião.Fabiano Veliq - 2016 - Synesis 8 (2):49-65.
    O presente artigo visa a ser uma contribuição para o debate entre Religião e Psicanálise a partir do conceito de projeção formulado por Freud. Freud várias vezes é colocado como defensor de um ateísmo do qual não se pode escapar na contemporaneidade e em poucos momentos é pensada a “sobrevivência” da religião apesar das críticas de Freud. Neste artigo procuraremos trabalhar a noção de religião no pensamento freudiano a partir do conceito de projeção mostrando que a crítica (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26. Religião e política no pensamento de Maquiavel.J. L. Ames - 2006 - Kriterion: Journal of Philosophy 47 (113):51-72.
    For Machiavelli, religion is valued not by the importance of its founder, the content of its teachings, the truth of its dogmas or the significance of its rites. It is not the essence of what really matters but its function and importance for collective life. Religion teaches to recognize and respect political rules through the religious commandments. This collective norm could assume the outer coercive aspect of the military discipline as well as the inner persuasive character of civic and moral (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  27.  20
    Ética, religião e política.Alberto Antoniazzi - 1997 - Horizonte 1 (1):59-70.
    O tema é, evidentemente, muito amplo. Era necessário escolher uma abordagem particular, limitada. Escolhi uma abordagem empírica, uma análise de fatos, tomada como ponto de partida para provocar reflexões e debates. O presente artigo pretende responder às seguintes questões: a religião ameaça a paz?; como se pode refletir hoje sobre o tema religião e modernidade?; quais as perspectivas de futuro: conservadores ou progressistas?; pode haver ética política sem democracia?; e, finalmente, a democracia ameaça a religião?
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28.  8
    Religião e política: embate de sentidos sobre a fé evangélica em posts de pastores no Instagram.Cristiane Carvalho de Paula Brito & Thyago Madeira França - 2024 - Bakhtiniana 19 (2).
    ABSTRACT This work aims to reflect on possible meanings for the evangelical faith based on utterances produced by three evangelical ministers in their social networks when they enunciate on themes that are linked, directly or indirectly, to political agendas. Based on the theoretical scope of studies in Applied Linguistics and on Bakhtinian conceptions of language, our analyzes point to three predominant meanings, which mean the evangelical faith as: i) reaffirmation of identity; ii) exercise of otherness and respect to the other; (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29.  11
    Secularismo, religião e o problema da emancipação humana em Marx.Juliano Cordeiro da Costa Oliveira & Mayra Carneiro De Carvalho - 2021 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 66 (1):e39810.
    O artigo objetiva investigar a relação entre secularismo e religião na sociedade burguesa à luz do problema da emancipação humana, a partir de escritos do jovem Marx, como, por exemplo, Sobre a Questão Judaica, Crítica da Filosofia do Direito de Hegel – Introdução, entre outros, que dizem respeito ao momento inicial de seu pensamento crítico; além de A Ideologia Alemã, obra posterior em que Marx retoma algumas das discussões iniciadas naquele período. A novidade trazida por Marx para o debate (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30.  5
    Ciência, religião e escola.Saulo Quintana Gomes & Silvia Fernanda de Mendonça Figueiroa - 2022 - Prometeica - Revista De Filosofía Y Ciencias 25:66-82.
    Interessa ao educador científico contemporâneo compreender as relações entre ciência e religião, particularmente investigando como elas se dão entre seus estudantes e na realidade por eles vivenciada, posto que essa bagagem cultural está presente na sala de aula. Neste sentido, o presente trabalho objetiva identificar e analisar as principais características e tendências de investigações sobre as relações entre ensino de ciências e a religião, a fim de fornecer subsídios atualizados para quem o desejar ou necessitar. Para tanto, uma (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31.  5
    Religião e direitos humanos, entre avanços e recuos.Rodrigo Ferreira Toniol - forthcoming - Horizonte:15-15.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32.  12
    Reconhecimento, religião e secularismo em Charles Taylor.Juliano Cordeiro da Costa Oliveira - 2019 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 64 (1):e30758.
    O artigo objetiva investigar, à luz do filósofo Charles Taylor, a questão do reconhecimento dos sujeitos a partir da relação entre secularismo e religião. O fio condutor do pensamento de Taylor é o comunitarismo. Este se relaciona com a ideia de que o contexto das normas que regem uma sociedade deve ser o de uma comunidade que, em seus valores, práticas e instituições formam um horizonte constitutivo para a identidade de seus membros. Somente assim seria possível colocar as questões (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33.  25
    Evolução, religião e ambiente (Evolution, religion and environment) - DOI: 10.5752/P.2175-5841.2010v8n17p109.Martin Lindsey Christoffersen - 2010 - Horizonte 8 (17):109-124.
    Neste Ano Internacional da Biodiversidade, reflito sobre as responsabilidades crescentes das entidades religiosas no contexto atual da Crise Ambiental. Faço uma retrospectiva sobre a origem evolutiva das religiões no contexto da evolução cultural do homem. Em seguida, menciono algumas dimensões ecológicas do pensamento religioso, significativas para os problemas ambientais. Paradigmas religiosos se originam de forma semelhante aos das ciências. As doutrinas sociais das igrejas, especialmente a igreja católica, estabelecem compromissos com os excluídos e promovem o desenvolvimento integral da pessoa humana, (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34. Psicologia e saúde: intervenção em hospital geral; Psychology and health: general hospital therapeutics.Tânia Martins de Barros - 2002 - Aletheia: An International Journal of Philosophy 15:77-83.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35.  17
    Religião e relações de gênero: Igrejas Evangélicas fundadas por mulheres na região industrial de Contagem, Minas Gerais.Rosane Aparecida de Souza Guglielmoni - 2015 - Horizonte 13 (39).
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36.  15
    A Religião e o Esgotamento do Iluminismo - Estudo de Filosofia da Religião a Partir da Dialética do Iluminismo.Manoel Ribeiro Moraes Junior - 2016 - Horizonte 14 (43):937-951.
    Studies of religion in Renaissance and Enlightenment modernity were always under the conditions of the emancipatory promises of secular knowledge, technology experimental and critical traditions, aiming at social emancipation from the old ways of thinking and society. However, the disasters of the great wars and the problems arising from political and economic forms of technical and bureaucratic characteristics favored painful ailments and even bloody in the twentieth century. Religion has always been treated in the size of traditional societies, of which (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37.  17
    Religião e linguagem: uma leitura da religião na Escrita do Deus de Jorge Luis Borges.Abdruschin Schaeffer Rocha & Kenner Roger Cazotto Terra - 2020 - Horizonte 18 (55):350.
    Nietzsche é considerado figura de vital importância na crítica a certa “inflação do sentido” verificada no pensamento ocidental, tanto no que diz respeito à tradição filosófica quanto no que concerne ao Cristianismo. Esse caráter tirânico do sentido fortaleceu sua crítica que, em geral, conclui que todo sentido deriva do fenômeno, que é a representação subjetiva e interpretativa do mundo. Mesmo que não tenha sido a intenção de Nietzsche, suas reflexões ensejaram novos parâmetros para a compreensão da religião em bases (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38.  57
    A Religião e a Dinâmica da sua Manifestação: A Oração como tema da Fenomenologia.João J. Vila-Chã - 2008 - Proceedings of the Xxii World Congress of Philosophy 45:429-476.
    Starting with an account of some of the main elements that are constitutive of the contemporary approach to the phenomena of religion, whereby special attention shall be given to the phenomenological approaches to the phenomenon of Religion as such, this paper shall, in the following moment, proceed with a reflexive analysis of some of the crucial analytic aspects of religion on the basis of a philosophical study of one of its most universal manifestations, i.e., the phenomenon of Prayer. We shall (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39.  11
    Religião e paz: teses a partir de uma visão cristã em perspectiva evangélico-luterana.Rudolf Von Sinner - 2006 - Horizonte 4 (8):17-30.
    O presente texto, apresentado originalmente numa mesa inter-religiosa, procura, sob forma de teses, contribuir para com uma postura religiosa sincera, autocrítica e crítico-construtiva em relação à sociedade e seus agentes, na busca do bem comum. Longe de serem as únicas atrizes, e ainda que pressupondo um estado laico, as religiões não deixam de ser uma força importante para a legitimação e o exercício de uma cultura da paz. Nessa caminhada, não se deve desconsiderar o aspecto da exclusividade salvífica que, de (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40.  11
    Religião e política na obra de Giorgio Agamben.Benjamim Brum - 2021 - Griot : Revista de Filosofia 21 (1):446-453.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41.  11
    Religião e condição humana: uma leitura comparada entre Ludwig Feuerbach e Georg Simmel.Adriana Veríssimo Serrão - 2021 - Conjectura: Filosofia E Educação 26:021045.
    O presente artigo aborda, em leitura comparada, alguns aspectos centrais da filosofia da religião de Ludwig Feuerbach e de Georg Simmel. Para além das diferentes orientações filosóficas, aproxima-os uma perspectiva genética que reconduz as religiões historicamente instituídas à sua fonte na subjetividade. Na origem da religião estão a fé viva e a religiosidade, expressões da experiência vivida que incluem dimensões não intelectuais, como o sentimento e a emoção. Ao aceder a zonas não conceptualizáveis do ser humano, a filosofia (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42.  7
    Religião e educação: elementos para a autotransformação do ser humano.Amarildo Luiz Trevisan & Gary Camargo da Luz - 2021 - Conjectura: Filosofia E Educação 26:021042.
    This illustration aims to present the contributions of religion, as an alert, to the distancing from different types of criminality. It identifies which benefits the religious experience, more specifically, the feelings of faith and religiosity. It brings to the person who is in a situation of delinquency and the margin of society, due to his acts committed against the norms established for the harmonious coexistence of society. In addition, it seeks to present social factors intertwined with the criminality situation, that (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43.  50
    Religião e Ciência: sustentação e entraves acerca do debate.Andréia Christina Nascimento Dias - 2014 - Horizonte 12 (34):604-605.
    DIAS, Andréia Christina do Nascimento. Religião e Ciência: sustentação e entraves acerca do debate. 2014. Dissertação (Mestrado), Programa de Pós-graduação em Ciências da Religião, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Belo Horizonte. Palavras-Chave: Religião. Ciência. Razão. Psicologia. Moral. Educação. Keywords : Religion. Science. Reason. Psychology. Morals. Education.
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44.  21
    Religião e Revolução nas principais obras de Edmund Burke e Alexis de Tocqueville.Christian Jecov Schallenmueller - 2010 - Cadernos de Ética E Filosofia Política 17:153-171.
    This paper aims at discussing the relations between religion and revolution according to Edmund Burke’s and Alexis de Tocqueville’s considerations on the unleashment of the French Revolution. There is a rare dialog between both authors made by the French thinker, mainly in his book The Old Regime and the Revolution. Nonetheless, I intend to deepen this dialog. This procedure will make it possible to review the comparisons – between the English and the French Revolutions – made by both authors and (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45.  25
    Religião e Linguagem: abordagens teóricas interdisciplinares.Júlio Cesar Tavares Tavares Dias - 2017 - Horizonte 15 (47):1097-1101.
    Book reviews: NOGUEIRA, Paulo Augusto de Souza. Religião e linguagem: abordagens teóricas interdisciplinares. São Paulo: Paulus, 2015. 446 p.. ISBN 978-85-349-4187-7.
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46.  8
    Estoicismo e saúde mental.Bertrand Russell - 2014 - Prometeus: Filosofia em Revista 7 (15).
    Tendo em vista as ameaças dolorosas da vida, o conhecimento delas pelas crianças não deve ser evitado nem impedido; esse conhecimento deverá vir quando as circunstancias o fizerem inevitável. As coisas dolorosas, quando elas devem ser mencionadas, devem ser tratadas sincera e indiferentemente, exceto quando a morte ocorrer na família, porque neste caso não seria natural esconder o sofrimento. Os adultos deveriam demonstrar em suas próprias condutas certa coragem extrovertida, que os jovens adquirirão inconscientemente a partir de seus exemplos.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47.  99
    Religião e Espiritismo: o conceito de religião da Doutrina Espírita segundo a concepção de Alan Kardec.Brasil Fernandes de Barros - 2019 - Horizonte 17 (52):525-526.
    Dissertação de mestrado de: BARROS, Brasil Fernandes de. Religião e Espiritismo: o conceito de religião da Doutrina Espírita segundo a concepção de Alan Kardec. 2018. Dissertação – Programa de Pós-graduação em Ciências da Religião, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48.  27
    Religião e cultura: um breve itinerário do fim do mundo antigo aos dias de Kierkegaard.Marcio Gimenes de Paula - 2014 - Revista de Filosofia Aurora 26 (38):191.
    Kierkegaard nos mostra, em boa parte de suas obras, sua categórica rejeição em aceitar que a religião cristã pudesse ser reduzida a uma questão de cultura. Mesmo vivendo numa época em que muitos parecem aceitar essa premissa, o filósofo enfrenta inúmeras dificuldades para fazer valer seu posicionamento e, por outro lado, sua proposta parece, ao mesmo tempo, profundamente discutível e polêmica. O cristianismo parece se confundir com a cultura desde seus primórdios e, inclusive, talvez tenha dependido disso para sua (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49.  20
    Religião e projetos educacionais para a nação: a disputa entre metodistas e católicos na Primeira República brasileira.Ana Lúcia Cordeiro - 2005 - Horizonte 4 (7):110-124.
    Este artigo tem por objetivo investigar, no contexto da Primeira República, as tensões entre dois projetos educacionais implementados por confissões religiosas que, por meio da formação das elites, disputavam a hegemonia ideológico-cultural da sociedade brasileira, a saber, o protestante, na sua versão metodista, e o católico. Palavras-chave: Metodistas; Católicos; Educação. ABSTRACT This article aims at investigating in the context of the First Republic, the tensions between the two educational projects implemented by the religious groups who, through the formation of the (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50.  14
    Religião e criminalidade: da cultura da morte à cultura da paz e do perdão.Robson Sávio Reis Souza - 2005 - Horizonte 3 (6):97-120.
    Um dos principais problemas sociais da atualidade é o assustador crescimento de várias modalidades de crimes violentos em várias cidades brasileiras. O retrato atual da violência no Brasil pode ser assim exposto: crescimento da delinqüência urbana, com espantoso aumento dos homicídios em torno do tráfico de drogas nas grandes cidades; consolidação da criminalidade organizada, através de redes de tráfico internacional, tráfico de órgãos e seres humanos, máfias internacionais de contrabando e pirataria; aumento das violações de direitos humanos, comprometendo a ordem (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 974