Results for 'Rafael Vizca��no'

1000+ found
Order:
  1. Universidad Rafael Belloso Chacín (URBE). Bloque-G segundo piso. Circunvalación No. 2 con Avenida Guajira, frente a la plaza de Toros. [REVIEW]Cesar A. Montoya Medero - 2006 - Telos: Critical Theory of the Contemporary 8 (1).
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2. Qué nos enseña la tradición monástica.Rafael Palacios - 2011 - Nova et Vetera: Temas de Vida Cristiana 35 (72):343-356.
    No categories
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  5
    Rafael Huertas. Orfila, Saber y Poder Médico. Madrid: Consejo Superior de Investigaciones Cientificas, 1988. Pp. v + 435. ISBN 84-00-06745-2. No price given. [REVIEW]Jenny Ward - 1990 - British Journal for the History of Science 23 (2):220-220.
    No categories
    Direct download (3 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  14
    A metáfora do cálculo no período intermediário de Wittgenstein.Rafael Lopes Azize - 2009 - Doispontos 6 (1).
    Normal 0 21 false false false PT-BR X-NONE X-NONE /* Style Definitions */ table.MsoNormalTable {mso-style-name:"Tabela normal"; mso-tstyle-rowband-size:0; mso-tstyle-colband-size:0; mso-style-noshow:yes; mso-style-priority:99; mso-style-qformat:yes; mso-style-parent:""; mso-padding-alt:0cm 5.4pt 0cm 5.4pt; mso-para-margin:0cm; mso-para-margin-bottom:.0001pt; mso-pagination:widow-orphan; font-size:11.0pt; font-family:"Calibri","sans-serif"; mso-ascii-font-family:Calibri; mso-ascii-theme-font:minor-latin; mso-fareast-font-family:"Times New Roman"; mso-fareast-theme-font:minor-fareast; mso-hansi-font-family:Calibri; mso-hansi-theme-font:minor-latin; mso-bidi-font-family:"Times New Roman"; mso-bidi-theme-font:minor-bidi;} Este artigo investiga alguns usos da metáfora da linguagem como cálculo em Wittgenstein. A metáfora do cálculo emerge, nos anos 30, numa interlocução com o referencialista, e é ali instrumental na recondução do olhar filosófico para os usos (...)
    Direct download  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  17
    Festa de Sucot: sua origem, celebração e presença no evangelho de João.Rafael Antonio Faraone Dutra - 2017 - Revista de Teologia 11 (19):183-190.
    As festas estabelecidas por Deus no Antigo Testamento possuem ricos significados, cujos elementos marcaram sua presença ao longo de toda a história bíblica, tendo como ápice a vida de Cristo. Sucot é uma das principais festas, a qual, através de um olhar atento para o evangelho de João é possível revelar muito de seu sentido.
    No categories
    Direct download  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  3
    Jônios E Itálicos: Antagonismo Nos Primórdios da Filosofia Grega.Rafael Estrela Canto - 2019 - Griot : Revista de Filosofia 19 (2):311-329.
    O tema deste artigo é o antagonismo entre duas “escolas” filosóficas que se desenvolveram a partir de princípios opostos: as “escolas” jônica e a itálica. Aquela desenvolveu-se desde Tales em Mileto, passando por Anaximandro, Anaxímenes, Heráclito, Leucipo, Demócrito, Epicuro..., cuja filosofia se denomina materialista A segunda, de Parmênides, Zenão... até, principalmente, Sócrates, Platão e Aristóteles, cuja filosofia se chama idealista. O proposto é um esquema de releitura dessa história e uma problematização mínima das suas consequências. Verifica-se que desde a Antiguidade (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7. Arte E política no pensamento de Jean-François Lyotard.Rafael Silva Gargano - 2013 - Revista Inquietude 4 (2):123-142.
    Trata-se de investigar, em um primeiro momento, as raízes das discussões estéticas na filosofia de Lyotard. Essas raízes são políticas. É somente a partir da compreensão do desconforto político de Lyotard em relação à teoria marxista de sua época que podemos compreender seu recurso à estética para compreensão dos novos modos de organização política. Tal investigação se fará, sobretudo, a partir da relação que Lyotard estabelece entre arte e política, principalmente aquela elaborada no ensaio Notas sobre a função crítica da (...)
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8. A Compreensão Heideggeriana de Espaço Como Elemento Constitutivo da Estrutura Ser-No-Mundo.Rafael Da Silva Paes Henriques - 2019 - Pensando - Revista de Filosofia 10 (19):62.
    Este artigo tem o objetivo de desconstruir o modo como cotidianamente compreendemos a natureza do espaço como extensão. Além disso, pretendemos apresentar como contraponto a esse entendimento, a compreensão heideggeriana de espaço. Em Heidegger, ao invés de algo fora, separado e apartado do sujeito, o espaço é uma dimensão constitutiva daquilo que é a experiência que nós somos. Para cumprir com esses objetivos, vamos seguir de perto, principalmente, a obra Ser e tempo.
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9. A relativização da impenhorabilidade nos processos de execução: A imprescindibilidade da hermenêutica constitucional na análise do Caso concreto.Lucely Ginani Bordon & Rafael Bruno do Carmo Dias - 2015 - Revista Fides 6 (1).
    A RELATIVIZAÇÃO DA IMPENHORABILIDADE NOS PROCESSOS DE EXECUÇÃO: A IMPRESCINDIBILIDADE DA HERMENÊUTICA CONSTITUCIONAL NA ANÁLISE DO CASO CONCRETO.
    No categories
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  9
    Creencia no evidencial y certeza vital.Rafael Miranda Rojas - 2016 - Estudios de Filosofía (Universidad de Antioquia) 53.
    No categories
    Direct download  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  17
    Gênero e Revolução Cubana: reflexões sobre as relações de gênero no Exército Rebelde.Rafael Saddi & Érica Isabel Melo - 2012 - Dialogos 16 (3).
    No categories
    Direct download  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  4
    O Mais Originário Do Dasein: O Lidar Prático No Mundo.Rafael Ribeiro Almeida - 2019 - Investigação Filosófica 10 (1):87.
    Na década de 20 do século passado, época do aparecimento de _Ser e tempo, _Heidegger posiciona-se veementemente contra o modelo _teórico-cognitivo _de sujeito-objeto, problematizando, assim, a hegemonia da teoria do conhecimento na filosofia.Contra este paradigma, o filósofo alemão traz à tona um modo original de abordar a lida mais primária do _Dasein_ no mundo, cuja primazia recai em um sentido _prático, _por assim dizer.Neste sentido, nosso objetivo reside em explicitar, a partir do pensamento heideggeriano, a relação mais primária que o (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  18
    El no lugar de la música indigenista en Chile: hacia una etnomusicología de la soledad.Rafael Díaz Silva - 2009 - Aisthesis 45.
    No categories
    Direct download  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14. O surfe brasileiro e as mídias sonora e audiovisual nos anos 1980.Rafael Fortes - 2010 - Logos: Comuniação e Univerisdade 17 (2):90-105.
    Esporte midiático por excelência, o surfe estabeleceu uma série de relações com a cultura (música, televisão, cinema), incluindo imbricações com a cultura pop. Estas manifestações foram fundamentais para a divulgação da modalidade e a construção de uma imagem em torno da mesma para o público externo, assim como a discussão e a configuração de valores para os membros de sua subcultura. No Brasil, este processo teve notável força durante a década de 1980. O artigo mapeia as imbricações entre surfe e (...)
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  6
    El Paraguas. Ex-perimentos. Homo-no.Rafael Iglesia - 2008 - Polis 1 (10-11):32-37.
    Direct download (3 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  6
    Apresentação Dossiê Reinscrever o conhecimento escolar no território do comum: uma introdução.Roberto Rafael Dias da Silva - 2018 - Educação E Filosofia 32 (64).
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  7
    A Trindade no mais antigo escrito cristão. Elementos trinitários da Primeira Carta de Paulo aos Tessalonicenses.Diones Rafael Paganotto - 2014 - Revista de Teologia 8 (14):197-215.
    A Primeira carta de Paulo aos Tessalonicenses tem como tema principal a escatologia, a parusia do Senhor. Paulo para esclarecer as dúvidas da comunidade acerca do destino dos mortos e da realização do encontro definitivo com Cristo, evidencia também alguns aspectos trinitários da pregação primitiva da comunidade cristã, pois toda obra de salvação, desde a criação até a escatologia, é trinitária. O presente artigo parte de uma análise dos termos relacionados às três pessoas da Trindade em 1Ts para enfatizar, assim, (...)
    No categories
    Direct download  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  23
    Una escenificación filosófica. Las redes de blogs Y las no-net blogs.Rafael Herrera Guillén - 2006 - Daimon: Revista Internacional de Filosofía 39:159-168.
    On September 19th, 2005, an Spanish blogger wrote a post against blog nets. In that post he showed a kierkegaardian interpretation of blogging issue. It was the first time someone was using strictly philosophical categories in the blogosphere. On 2006, February, the 23rd, Rafael Herrera Guillén made a philosophical dramatization about this issue in a game of heteronyms.
    No categories
    Direct download (3 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19.  86
    Realismo pitagórico y realismo cantoriano en la física cuántica no relativista.Rafael Andrés Alemañ-Berenguer - 2012 - Revista Colombiana de Filosofía de la Ciencia 25 (12):61-81.
    El carácter fundamentalmente probabilista de la teoría cuántica cuestionó el realismo como filosofía básica de la ciencia, si bien ciertas interpretaciones instrumentalistas podrían no amenazar por sí solas la existencia de un mundo exterior e independiente de nuestra conciencia. La falta de un valor definido para tales magnitudes antes de la medición alentó la suposición de que tales valores “no existen” antes de la medida. Una reinterpretación de nuestras ideas sobre las magnitudes físicas, considerándolas formalmente representadas por conjuntos de valores (...)
    Direct download  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20.  2
    " Dialectica y" armonica" en los inicios de la filosofía. En diálogo no Nunzio Incardona.Rafael Alvira - 2004 - Giornale di Metafisica 26 (2):213-226.
    No categories
    Direct download  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21.  6
    Da Proteção À Instrução: Mobilizações Prático-Discursivas Em Torno da Inf'ncia Nos Debates Sobre Gênero E Sexualidade Na Educação.Amana Rocha Mattos & Rafael Cavalheiro - 2020 - Childhood and Philosophy 16 (36):01-20.
    This article discusses how some childhood senses have been triggered in the confrontations about the legitimacy of gender and sexuality themes in education, considering the contemporary scenario in the country. For this, we aim to analyze two practical-discursive pitfalls that have been consolidated. The first, forged by the actors of the anti-gender offensive, consists of the narrative construction of vulnerable children, to be protected, and triggers moral panic against discussions about gender and sexuality in schools. The second, more subtle trap, (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22. Newton da Costa sobre la lógica no-reflexiva y la identidad.Jonas Rafael Becker Arenhart - 2019 - Metatheoria – Revista de Filosofía E Historia de la Ciencia 9:19--31.
    No categories
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  5
    Dispositivos de atenção psicossocial no Brasil e gestão pela liberdade: breves relatos históricos das práticas relacionadas à saúde mental.Marcus Vinícius do Amaral Gama Santos, Higor Theobald Seabra da Cruz, Laura Petrenko Dória, Bárbara Victor Souza, Letícia Gomes Canuto, Mateus dos Santos Martins, Rafael de Souza Lima & Arthur Arruda Leal Ferreira - 2020 - Hybris, Revista de Filosofí­A 11 (2):75-91.
    The main objective of this work is to understand the daily practices of user management in post-reformist devices in the Brazilian mental health field. Through Foucault's genealogical work on government practices, understood as forms of conducting the behavior of others, it is possible to open a possible field for the study of the practices of psi knowledge, considering them as forms of management that act by through the free and natural acts of individuals. More specifically, our goal is to examine (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24. O Problema da Origem da Tragédia Em Nietzsche.Rafael Koehler & Rosana Jardim Candeloro - 2012 - Griot : Revista de Filosofia 6 (2):122-137.
    O objetivo deste artigo consiste em analisar como Nietzsche, baseado na filosofia schopenhauriana, resolveu o problema do surgimento da tragédia grega através da elevação dos elementos Apolo e Dionísio a um estatuto ontológico, e como os gregos fizeram isso em seu tempo através da Música, além de revelar como, em Nietzsche, o pensamento de Sócrates surge como o “perverso algoz da arte”.O estudo foi realizado através de uma pesquisa bibliográfica com base nas seguintes obras do filósofo: A visão Dionisíaca de (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25. Efeitos de Sentido Sobre Sexualidade E Gênero Nos Discursos de Crianças Escolares.Rafael De Tilio, Maria Teresa de Assis Campos & Luara Daisy Nascimento - 2019 - Quaestio - Revista de Estudos Em Educação 21 (3).
    A escola possui papel preponderante enquanto possível reprodutora de tradicionalismos de gênero na formação da subjetividade das crianças. A fim de compreender alguns dos efeitos de sentido sobre sexualidade e gênero presentes em um contexto escolar foi realizada uma pesquisa qualitativa com entrevistas semiestruturadas e desenhos com sete estudantes do 3o ao 5o ano do ensino fundamental, de ambos os sexos, de uma escola pública de Uberaba/MG. A análise foi realizada a partir do referencial teórico da Análise do Discurso de (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26.  6
    Educação em direitos humanos no Brasil e em Portugal.César Augusto Ribeiro Nunes & Rafael Mário Iorio Filho - 2020 - Filosofia E Educação 12 (2).
    Estudo histórico-crítico sobre a relação entre Direito, Educação e Política, desenvolvido a partir de fontes teóricas do Brasil e de Portugal sobre o tema da Educação em Direitos Humanos. Investiga as origens econômicas, políticas e sociais identitárias dos Estados brasileiro e português, a partir da intrínseca relação existente entre o processo de colonização e a contraditória transformação das sociedades nos respectivos períodos de redemocratização, alcançados no final do século XX. Apresenta a luta pelos Direitos Humanos, no Brasil e em Portugal, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27.  21
    The Future of a Discipline: Considering the Ontological/Methodological Future of the Anthropology of Consciousness, Part III.Rafael G. Locke - 2011 - Anthropology of Consciousness 22 (2):106-135.
    The anthropology of consciousness is a field of enormous and demanding scope. In this article, there is no attempt to address all of the current trends in thinking and research; rather, the aim was to draw a line through the field that extends from the 19th century and European philosophies to some contemporary expressions of those philosophies in social science research. In particular, taking the original project of Edmund Husserl, an approach to the phenomenological investigation of the nature of consciousness (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   2 citations  
  28. Mandado de injunção em perspectiva no direito brasileiro.Rafael Caiado Amaral - 2007 - Aletheia: Cuadernos Críticos Del Derecho 3:17-39.
    No categories
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29. Is the Idea of the Good Beyond Being? Plato's "Epekeina Tês Ousias" Revisited.Rafael Ferber & Gregor Damschen - 2015 - In Debra Nails, Harold Tarrant, Mika Kajava & Eero Salmenkivi (eds.), SECOND SAILING: Alternative Perspectives on Plato. Wellprint Oy. pp. 197-203.
    The article tries to prove that the famous formula "epekeina tês ousias" has to be understood in the sense of being beyond being and not only in the sense of being beyond essence. We make hereby three points: first, since pure textual exegesis of 509b8–10 seems to lead to endless controversy, a formal proof for the metaontological interpretation could be helpful to settle the issue; we try to give such a proof. Second, we offer a corollary of the formal proof, (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  30.  26
    De la constitucionalización a la indeterminación. Retos Y desafíos Del positivismo jurídico.Rafael Escudero Alday - 2010 - Anales de la Cátedra Francisco Suárez 44:395-415.
    The article presents a vision of the challenges to which contemporary legal positivism has to respond. The constitutionalisation that governs current legal systems offers a new framework in which to develop the classic controversy between positivism and iusnaturalism. This article analyses the different positivist proposals put before the reality of the constitutional state as well as its replies to the criticisms of those who consider it anoutdated theory of little use. Finally, it will also deal with the relationship between positivism (...)
    Direct download  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31.  15
    Medellín como acontecimiento sinodal. Una eclesialidad colegiada fecundada y completada.Rafael Luciani - 2018 - Horizonte 16 (50):482-516.
    Medellínsupuso una recepción única del Concilio Vaticano II que llevó a la Iglesia latinoamericana a posicionarse como una Iglesia fuente, una Iglesia que no solo había creado una forma colegial de interactuar a nivel continental con la creación del Celam, sino que inauguró un espíritu de ser y trabajar y un modo de interacción que dieron paso a una forma de proceder que caracterizaría a su identidad. En este sentido, nos proponemos leer a Medellín como acontecimiento que no puede ser (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32. Direito à informação nas relações de consumo de produtos alimentícios no atacado E no varejo: Particularidades sobre composição, características, preço E quantidade do produto.Joaquim de Assis Úrsula Júnior & Rafael Heider Barros Feijó - 2014 - Revista Fides 5 (1):141-157.
    DIREITO À INFORMAÇÃO NAS RELAÇÕES DE CONSUMO DE PRODUTOS ALIMENTÍCIOS NO ATACADO E NO VAREJO: PARTICULARIDADES SOBRE COMPOSIÇÃO, CARACTERÍSTICAS, PREÇO E QUANTIDADE DO PRODUTO.
    No categories
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33.  4
    A filosofia da matemática de Frege no contexto do neokantismo.Gottfried Gabriel, Sven Schlotter, Lucas A. D. Amaral & Rafael R. Garcia - 2021 - Kant E-Prints 16 (2):363-376.
    Há muitos pontos de concordância entre Frege e os neokantianos. Isso vale especialmente para os representantes do neokantismo da teoria do valor ou do Sudoeste alemão na tradição de Hermann Lotze. Não discutiremos aqui todos os aspectos dessa proximidade; de acordo com o tema que propomos, ficaremos restritos à filosofia da matemática. A primeira parte do artigo tratará da relação entre aritmética e geometria, mostrando surpreendentes semelhanças entre Frege e o neokantiano Otto Liebmann. A segunda parte discutirá as diferentes recepções (...)
    Direct download  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34.  28
    Girolamo Savonarola E as Formas de Governo.Rafael Salatini - 2015 - Trans/Form/Ação 38 (1):43-56.
    O trabalho apresenta um estudo analítico do tema das formas de governo, no pensamento político de Girolamo Savonarola, a partir de Tratatto circa il regimento e governo dela città di Firenze. Parte-se da metodologia bobbiana, analisando-se o tema sob três perspectivas simultâneas: sistemática, axiológica e teleológica. The work presents an analytical study of the theme of the forms of government in the political thought of Girolamo Savonarola, based on his Tratatto circa il regimento e governo dela città di Firenze. Using (...)
    Direct download (7 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35. Never Enter Your Real Data.Rafael Capurro - 2011 - International Review of Information Ethics 16:74-78.
    The present debate over privacy and security is on shaping freedom in the digital age. It seems unquestion-able that ICT in general and social media in particular are changing the "web of relationships" that binds us. What makes this debate on ICT and social media unique is the fact that it takes place at a local and global level with different forms of synergy related to questions of friendship and fun no less than of oppression and justice. This paper addresses (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark   2 citations  
  36.  20
    HORKHEIMER, Max. Eclipse da Razão. Tradução de Carlos Henrique Pissardo. São Paulo: Editora da Unesp, 2015, 207p.Rafael Cordeiro Silva - 2019 - Trans/Form/Ação 42 (1):245-254.
    Resumen: El artículo pretende realizar una confrontación entre el modelo fenomenológico de Merleau-Ponty y la propuesta deconstructiva de Derrida acerca del tema del lenguaje y de la problemática genética. En Merleau-Ponty, la cuestión genética se vincula a la noción de cuerpo y a la expresividad precategorial de los gestos, en los que el silencio describe una dimensión opaca e inalcanzable temáticamente, pero originaria y decisiva para la mirada fenomenológica. Por otra parte, Derrida es un crítico muy radical de todo uso (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37.  76
    La teoría de la casualidad natural de Francisco Sánchez el escéptico.Rafael V. Orden Jiménez - 2003 - Anales Del Seminario de Historia de la Filosofía 20:247-267.
    La obra más popular de Francisco Sánchez, Quod nihil scitur (1581), transmite un pensamiento completamente escéptico. No obstante, otros escritos como Carmen de Corneta anni MDLXXVII (1578), nos ofrecen diversas ideas de cómo consideraba Sánchez que era posible el conocimiento científico como, por ejemplo, su pensamiento sobre las relaciones causales entre objetos naturales.
    Direct download (6 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38.  33
    Art and Reconciliation in Herbert Marcuse's Thought.Rafael Cordeiro Silva - 2005 - Trans/Form/Ação 28 (1):29-48.
    This paper aims to clarify the relation between art and reconciliation in Herbert Marcuse's thought, according to some of his writings concerning the subject. These works employ the term "reconciliation" with two meanings: it means the possibility of effectuating within material relations the sublimed cultural themes and this would result in the disappearance of the art; on the other hand, it means the image of a harmonic world which art preserves in itself and that stays away from social order. Under (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39. Esfera civil e eleições 2010: uma análise de iniciativas online para maior controle civil.Rafael Cardoso Sampaio, Dilvan Passos de Azevedo & Maria Paula Almada - 2012 - Logos: Comuniação e Univerisdade 18 (2).
    A proposta deste estudo é investigar, a partir de três estudos de caso relacionados às eleições de 2010 no Brasil (o Eleitor 2010, o 10Perguntas e o Ficha Limpa), em que medida tais iniciativas de democracia digital de fato contribuíram para ampliar a capacidade do cidadão de exercer algum controle ou influência sobre o processo eleitoral. Para tanto, analisamos o funcionamento de cada site, as ferramentas de ação e de consulta, assim como ganhos de visibilidade, transparência, controle social e empowerment (...)
    No categories
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40.  3
    Dilemas deônticos e escolha: considerações pragmáticas.Rafael Testa - 2009 - Revista Brasileira de Filosofia 232:231-246.
    Neste artigo fazemos uma discussão conceitual acerca da ferramenta de escolha por nós apresentada no trabalho “Solving Normative Conflicts using Preference Relations”, isto é, explicitamos a racionalidade subjacente a tal ferramenta, bem como as consequências práticas de sua aceitação.
    Direct download (3 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41.  34
    Arte e reconciliação em Herbert Marcuse.Rafael Cordeiro Silva - 2005 - Trans/Form/Ação 28 (1):29-48.
    O artigo pretende explicitar a relação entre arte e reconciliação no pensamento de Herbert Marcuse, considerando-se vários de seus escritos que tocam no tema. Ao longo deles, percebe-se que o uso do termo reconciliação assume um duplo significado: por um lado, significa a possibilidade de que os temas sublimados da cultura possam ser efetivados no plano das relações materiais, o que implicaria o desaparecimento da arte; por outro, significa a imagem de um mundo harmonizado que a arte preserva em si (...)
    Direct download (3 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42.  44
    Book Review: Altered States of Consciousness and Psi: An Historical Survey and Research Prospectus (Parapsychological Monograph Series No. 18). Edward F. Kelly and Rafael G. Locke. [REVIEW]Hillary S. Webb - 2010 - Anthropology of Consciousness 21 (2):224-226.
  43.  1
    A Tese da Transparência Do Sentido Segundo Frege E Dummett.Rafael Ribeiro Silva - 2020 - Griot : Revista de Filosofia 20 (1):154-164.
    Apresentamos no presente texto o papel da tese da transparência do conteúdo nas concepções de sentido de Frege e Dummett, a fim de revelar as razões desses autores para aderir a tal tese. A primeira parte do texto é dedicada a Frege. Nessa parte mostra-se que a tese da transparência subjaz ao modo como Frege entendeu seus critérios para a igualdade de sentido, e que a transparência do sentido atua como premissa em um de seus argumentos em favor da introdução (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44.  2
    Tecnologia E Progresso: Dois Pontos de Vista da Teoria Crítica/Technology and Progress: Two Views of Critical Theory.Rafael Cordeiro Silva - 2014 - Pensando - Revista de Filosofia 4 (7):55.
    O artigo pretende mostrar a discussão sobre a tecnologia no Instituto de Pesquisa Social baseado nos pensamentos de Horkheimer e Marcuse. Embora ambos discutam a tecnologia referenciada socialmente, as conclusões a que chegam não são as mesmas. O pensamento do jovem Horkheimer avalia positivamente a tecnologia enquanto força produtiva capaz de libertar o ser humano. Gradativamente essa posição vai cedendo lugar, a partir dos anos 1940, a uma posição mais cética sobre as possibilidades da tecnologia. Esta passa a ser vista (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45.  19
    Sensibilidade estética E sentimento religioso na filosofia de Max Horkheimer's (pelos trinta anos de morte de Horkheimer).Rafael Cordeiro Silva - 2005 - Philósophos - Revista de Filosofia 10 (1).
    Pretende-se investigar a estética e a religião na filosofia de Max Horkheimer, enquanto instâncias de crítica à ordem estabelecida e à imagem de uma sociedade possível ainda não realizada. Mesmo não tendo desenvolvido um pensamento estético de grande envergadura, como foram os casos de Adorno e Marcuse, suas esparsas considerações sobre a relação entre arte e sociedade coincidiram, durante longo período, com as de seus dois colegas do Instituto de Pesquisa Social. Ou seja, a arte autêntica é conhecimento e crítica (...)
    Direct download  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46. Weak Discernibility in Quantum Mechanics: Does It Save PII?Jonas Rafael Becker Arenhart - 2013 - Axiomathes 23 (3):461-484.
    The Weak Principle of the Identity of Indiscernibles (weak PII), states that numerically distinct items must be discernible by a symmetrical and irreflexive relation. Recently, some authors have proposed that weak PII holds in non relativistic quantum mechanics, contradicting a long tradition claiming PII to be simply false in that theory. The question that arises then is: are relations allowed in the scope of PII? In this paper, we propose that quantum mechanics does not help us in deciding matters concerning (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   6 citations  
  47.  41
    El amor a la verdad según san Agustín de Hipona.Rafael Lazcano - 2010 - Revista Española de Filosofía Medieval 17:11-20.
    El amor a la verdad define la vida de San Agustín. La búsqueda de la verdad está inserta en su existencia concreta y personal. Le inquieta sobremanera el deseo de saber. Es consciente de las dificultades de la inteligencia para encontrarla. A la verdad se va por el amor. Él es quien le mueve e impulsa a ir en búsqueda de la verdad. En este camino se encuentra Agustín con diferentes compañeros de viaje. Él, enamorado de la verdad, nunca está (...)
    No categories
    Direct download  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48.  44
    Review Of: Jorgenson, Chad, The Embodied Soul in Plato’s Later Thought (Cambridge Classical Studies), Cambridge University Press, Cambridge 2018. [REVIEW]Rafael Ferber - 2020 - Augustiniana 70:407-410.
    This review tries to show that even if Plato ties the soul in the later dialogues more to the body, he still adheres in the Timaeus to the separation of the soul from the body as far as it is possible for humans, and in the Laws to the soul as a separated entity whose union with the body is in no way better than separation.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49. Debate Transformado Em Querela: Panorama Sobre a Relação Entre o Luxo E as Paixões.Rafael de Araújo E. Viana Leite - 2018 - Griot : Revista de Filosofia 17 (1):33-47.
    Pretendo mostrar a relação entre o surgimento das primeiras apologias do luxo no século XVIII e a mudança de estatuto das paixões humanas. A hipótese que gostaria de defender é a de que a alteração da compreensão das paixões humanas possibilitou a formulação de uma nova antropologia segundo a qual a busca por prazer é entendida como legítima moral e politicamente.
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50. Literatura, Arte E Discurso Argumentativo: Apontamentos Para Um Contraste/Literature, Art and Argumentative Discourse: Notes Towards a Contrast.Rafael Lopes Azize - 2014 - Pensando - Revista de Filosofia 4 (8):103.
    Literatura e arte, por um lado, e discurso argumentativo, por outro, soem situar-se em campos opostos, de tal maneira que maximizar um é minimizar o outro. Mais ainda se restringimos os conceitos a poesia e lógica. Quando ensaiamos contrastar esses campos do discurso, listas de atributos distintivos necessários e suficientes, ou mesmo a noção de função, parecem recursos pobres para dar conta do papel que esses conceitos desempenham. Pensamos, com isso, no que Wittgenstein gostava de chamar de rituais de uma (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 1000