Results for 'Rafael Vizca��no'

1000+ found
Order:
  1.  3
    As pinturas de Rafael Sanzio no ateliê filosófico de Nietzsche.José Nicolao Julião - 2022 - Cadernos Nietzsche 43 (2):201-226.
    The article explores the considerations of Nietzsche on the Renaissance painter Raphael Sanzio, who are rare in the set of the work of the philosopher, however permeates all the phases of his intellectual development process. The approach, more often than is positive, with remnants of censorship with respect to the artist’s timidity in promoting a transvaluation of Christianity, which sounds as a certain ambiguity. The most fruitful moment of the approach occurs in the intermediate period, in which Nietzsche values the (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2. Rafael Corazón, Por qué pensar si no es obligatorio, Madrid, Rialp, 2014.Rafael Reyna - 2016 - Studia Poliana:144-145.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3. Universidad Rafael Belloso Chacín (URBE). Bloque-G segundo piso. Circunvalación No. 2 con Avenida Guajira, frente a la plaza de Toros. [REVIEW]Cesar A. Montoya Medero - 2006 - Telos: Critical Theory of the Contemporary 8 (1).
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4. Qué nos enseña la tradición monástica.Rafael Palacios - 2011 - Nova et Vetera: Temas de Vida Cristiana 35 (72):343-356.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  5
    Rafael Huertas. Orfila, Saber y Poder Médico. Madrid: Consejo Superior de Investigaciones Cientificas, 1988. Pp. v + 435. ISBN 84-00-06745-2. No price given. [REVIEW]Jenny Ward - 1990 - British Journal for the History of Science 23 (2):220-220.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6. Arte E política no pensamento de Jean-François Lyotard.Rafael Silva Gargano - 2013 - Revista Inquietude 4 (2):123-142.
    Trata-se de investigar, em um primeiro momento, as raízes das discussões estéticas na filosofia de Lyotard. Essas raízes são políticas. É somente a partir da compreensão do desconforto político de Lyotard em relação à teoria marxista de sua época que podemos compreender seu recurso à estética para compreensão dos novos modos de organização política. Tal investigação se fará, sobretudo, a partir da relação que Lyotard estabelece entre arte e política, principalmente aquela elaborada no ensaio Notas sobre a função crítica da (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  12
    Jônios e itálicos: antagonismo nos primórdios da filosofia grega.Rafael Estrela Canto - 2019 - Griot : Revista de Filosofia 19 (2):311-329.
    O tema deste artigo é o antagonismo entre duas “escolas” filosóficas que se desenvolveram a partir de princípios opostos: as “escolas” jônica e a itálica. Aquela desenvolveu-se desde Tales em Mileto, passando por Anaximandro, Anaxímenes, Heráclito, Leucipo, Demócrito, Epicuro..., cuja filosofia se denomina materialista A segunda, de Parmênides, Zenão... até, principalmente, Sócrates, Platão e Aristóteles, cuja filosofia se chama idealista. O proposto é um esquema de releitura dessa história e uma problematização mínima das suas consequências. Verifica-se que desde a Antiguidade (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  18
    Festa de Sucot: sua origem, celebração e presença no evangelho de João.Rafael Antonio Faraone Dutra - 2017 - Revista de Teologia 11 (19):183-190.
    As festas estabelecidas por Deus no Antigo Testamento possuem ricos significados, cujos elementos marcaram sua presença ao longo de toda a história bíblica, tendo como ápice a vida de Cristo. Sucot é uma das principais festas, a qual, através de um olhar atento para o evangelho de João é possível revelar muito de seu sentido.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  17
    Gênero e Revolução Cubana: reflexões sobre as relações de gênero no Exército Rebelde.Rafael Saddi & Érica Isabel Melo - 2012 - Dialogos 16 (3).
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  14
    A metáfora do cálculo no período intermediário de Wittgenstein.Rafael Lopes Azize - 2009 - Doispontos 6 (1).
    Normal 0 21 false false false PT-BR X-NONE X-NONE /* Style Definitions */ table.MsoNormalTable {mso-style-name:"Tabela normal"; mso-tstyle-rowband-size:0; mso-tstyle-colband-size:0; mso-style-noshow:yes; mso-style-priority:99; mso-style-qformat:yes; mso-style-parent:""; mso-padding-alt:0cm 5.4pt 0cm 5.4pt; mso-para-margin:0cm; mso-para-margin-bottom:.0001pt; mso-pagination:widow-orphan; font-size:11.0pt; font-family:"Calibri","sans-serif"; mso-ascii-font-family:Calibri; mso-ascii-theme-font:minor-latin; mso-fareast-font-family:"Times New Roman"; mso-fareast-theme-font:minor-fareast; mso-hansi-font-family:Calibri; mso-hansi-theme-font:minor-latin; mso-bidi-font-family:"Times New Roman"; mso-bidi-theme-font:minor-bidi;} Este artigo investiga alguns usos da metáfora da linguagem como cálculo em Wittgenstein. A metáfora do cálculo emerge, nos anos 30, numa interlocução com o referencialista, e é ali instrumental na recondução do olhar filosófico para os usos (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11. A relativização da impenhorabilidade nos processos de execução: A imprescindibilidade da hermenêutica constitucional na análise do Caso concreto.Lucely Ginani Bordon & Rafael Bruno do Carmo Dias - 2015 - Revista Fides 6 (1).
    A RELATIVIZAÇÃO DA IMPENHORABILIDADE NOS PROCESSOS DE EXECUÇÃO: A IMPRESCINDIBILIDADE DA HERMENÊUTICA CONSTITUCIONAL NA ANÁLISE DO CASO CONCRETO.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  7
    A Trindade no mais antigo escrito cristão. Elementos trinitários da Primeira Carta de Paulo aos Tessalonicenses.Diones Rafael Paganotto - 2014 - Revista de Teologia 8 (14):197-215.
    A Primeira carta de Paulo aos Tessalonicenses tem como tema principal a escatologia, a parusia do Senhor. Paulo para esclarecer as dúvidas da comunidade acerca do destino dos mortos e da realização do encontro definitivo com Cristo, evidencia também alguns aspectos trinitários da pregação primitiva da comunidade cristã, pois toda obra de salvação, desde a criação até a escatologia, é trinitária. O presente artigo parte de uma análise dos termos relacionados às três pessoas da Trindade em 1Ts para enfatizar, assim, (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13. O surfe brasileiro e as mídias sonora e audiovisual nos anos 1980.Rafael Fortes - 2010 - Logos: Comuniação e Univerisdade 17 (2):90-105.
    Esporte midiático por excelência, o surfe estabeleceu uma série de relações com a cultura (música, televisão, cinema), incluindo imbricações com a cultura pop. Estas manifestações foram fundamentais para a divulgação da modalidade e a construção de uma imagem em torno da mesma para o público externo, assim como a discussão e a configuração de valores para os membros de sua subcultura. No Brasil, este processo teve notável força durante a década de 1980. O artigo mapeia as imbricações entre surfe e (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  10
    Creencia no evidencial y certeza vital.Rafael Miranda Rojas - 2016 - Estudios de Filosofía (Universidad de Antioquia) 53.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15. Cuerpos nómadas.Rafael Ángel Gómez Choreño - 2020 - In Luis Gerena & Arturo Aguirre (eds.), Poder, violencia y estado: discusiones filosóficas sobre los espacios de conflicto. Editorial Biblos.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  1
    A compreensão heideggeriana de espaço como elemento constitutivo da estrutura ser-no-mundo.Rafael Da Silva Paes Henriques - 2019 - Pensando - Revista de Filosofia 10 (19):62.
    Este artigo tem o objetivo de desconstruir o modo como cotidianamente compreendemos a natureza do espaço como extensão. Além disso, pretendemos apresentar como contraponto a esse entendimento, a compreensão heideggeriana de espaço. Em Heidegger, ao invés de algo fora, separado e apartado do sujeito, o espaço é uma dimensão constitutiva daquilo que é a experiência que nós somos. Para cumprir com esses objetivos, vamos seguir de perto, principalmente, a obra Ser e tempo.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  2
    Mapeamento do método fenomenológico nas pesquisas em educação no Brasil.Rafael Belo & Luís Paulo Leopoldo Mercado - 2022 - Filosofia E Educação 14 (1):136-166.
    O presente estudo tem o objetivo de mapear dissertações e teses brasileiras na área da Educação que, no método de investigação, utilizaram-se da Fenomenologia como referência. O levantamento foi realizado no Banco de Teses e Dissertações da Capes, encontrando-se 1.142 registros, dos quais 89 foram analisados, referentes aqueles orientados pelos pesquisadores com maior número de orientações nesta perspectiva. Constatou-se um aumento da presença da Fenomenologia nos estudos da área da Educação, além da grande diversidade de procedimentos adotados. Identificou-se, ainda, a (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  3
    Cartografia do pensamento queer.Rafael Leopoldo - 2020 - Simões Filho, BA: Editora Devires.
    Este livro instala-se no território do pensamento queer para cartografar suas linhas de constituição. Em movimentos abertos de experimentação, composição, montagem e desmontagem, Rafael Leopoldo lança o seu olhar nos entre-lugares das geografias dissidentes, criando um mapa possível da teoria queer. Trata-se, é preciso dizer, de um mapa aberto e em movimento. Um mapa de fluxos, devires, extratos, linhas de fuga, poderes e resistências. Uma escrita-menor que forja possibilidades potentes para compreender e analisar o pensamento queer nas paisagens micropolíticas (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19.  18
    El no lugar de la música indigenista en Chile: hacia una etnomusicología de la soledad.Rafael Díaz Silva - 2009 - Aisthesis 45.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20.  6
    El Paraguas. Ex-perimentos. Homo-no.Rafael Iglesia - 2008 - Polis 1 (10-11):32-37.
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21.  4
    O mais originário do Dasein: o lidar prático no mundo.Rafael Ribeiro Almeida - 2019 - Investigação Filosófica 10 (1):87.
    Na década de 20 do século passado, época do aparecimento de _Ser e tempo, _Heidegger posiciona-se veementemente contra o modelo _teórico-cognitivo _de sujeito-objeto, problematizando, assim, a hegemonia da teoria do conhecimento na filosofia.Contra este paradigma, o filósofo alemão traz à tona um modo original de abordar a lida mais primária do _Dasein_ no mundo, cuja primazia recai em um sentido _prático, _por assim dizer.Neste sentido, nosso objetivo reside em explicitar, a partir do pensamento heideggeriano, a relação mais primária que o (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22.  6
    Apresentação Dossiê Reinscrever o conhecimento escolar no território do comum: uma introdução.Roberto Rafael Dias da Silva - 2018 - Educação E Filosofia 32 (64).
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  26
    Una escenificación filosófica. Las redes de blogs Y las no-net blogs.Rafael Herrera Guillén - 2006 - Daimon: Revista Internacional de Filosofía 39:159-168.
    On September 19th, 2005, an Spanish blogger wrote a post against blog nets. In that post he showed a kierkegaardian interpretation of blogging issue. It was the first time someone was using strictly philosophical categories in the blogosphere. On 2006, February, the 23rd, Rafael Herrera Guillén made a philosophical dramatization about this issue in a game of heteronyms.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24.  2
    " Dialectica y" armonica" en los inicios de la filosofía. En diálogo no Nunzio Incardona.Rafael Alvira - 2004 - Giornale di Metafisica 26 (2):213-226.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25. Realismo pitagórico y realismo cantoriano en la física cuántica no relativista.Rafael Andrés Alemañ-Berenguer - 2012 - Revista Colombiana de Filosofía de la Ciencia 25 (12):61-81.
    El carácter fundamentalmente probabilista de la teoría cuántica cuestionó el realismo como filosofía básica de la ciencia, si bien ciertas interpretaciones instrumentalistas podrían no amenazar por sí solas la existencia de un mundo exterior e independiente de nuestra conciencia. La falta de un valor definido para tales magnitudes antes de la medición alentó la suposición de que tales valores “no existen” antes de la medida. Una reinterpretación de nuestras ideas sobre las magnitudes físicas, considerándolas formalmente representadas por conjuntos de valores (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26.  7
    Da proteção à instrução: Mobilizações prático-discursivas em torno da inf'ncia nos debates sobre gênero E sexualidade na educação.Amana Rocha Mattos & Rafael Cavalheiro - 2020 - Childhood and Philosophy 16 (36):01-20.
    This article discusses how some childhood senses have been triggered in the confrontations about the legitimacy of gender and sexuality themes in education, considering the contemporary scenario in the country. For this, we aim to analyze two practical-discursive pitfalls that have been consolidated. The first, forged by the actors of the anti-gender offensive, consists of the narrative construction of vulnerable children, to be protected, and triggers moral panic against discussions about gender and sexuality in schools. The second, more subtle trap, (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27. Mandado de injunção em perspectiva no direito brasileiro.Rafael Caiado Amaral - 2007 - Aletheia: Cuadernos Críticos Del Derecho 3:17-39.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28.  6
    Educação em direitos humanos no Brasil e em Portugal.César Augusto Ribeiro Nunes & Rafael Mário Iorio Filho - 2020 - Filosofia E Educação 12 (2).
    Estudo histórico-crítico sobre a relação entre Direito, Educação e Política, desenvolvido a partir de fontes teóricas do Brasil e de Portugal sobre o tema da Educação em Direitos Humanos. Investiga as origens econômicas, políticas e sociais identitárias dos Estados brasileiro e português, a partir da intrínseca relação existente entre o processo de colonização e a contraditória transformação das sociedades nos respectivos períodos de redemocratização, alcançados no final do século XX. Apresenta a luta pelos Direitos Humanos, no Brasil e em Portugal, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29.  6
    Dispositivos de atenção psicossocial no Brasil e gestão pela liberdade: breves relatos históricos das práticas relacionadas à saúde mental.Marcus Vinícius do Amaral Gama Santos, Higor Theobald Seabra da Cruz, Laura Petrenko Dória, Bárbara Victor Souza, Letícia Gomes Canuto, Mateus dos Santos Martins, Rafael de Souza Lima & Arthur Arruda Leal Ferreira - 2020 - Hybris, Revista de Filosofí­A 11 (2):75-91.
    The main objective of this work is to understand the daily practices of user management in post-reformist devices in the Brazilian mental health field. Through Foucault's genealogical work on government practices, understood as forms of conducting the behavior of others, it is possible to open a possible field for the study of the practices of psi knowledge, considering them as forms of management that act by through the free and natural acts of individuals. More specifically, our goal is to examine (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30.  48
    Metodologias para o Ensino de Lógica em Libras: Notas sobre o desenvolvimento de uma aula de Lógica para o projeto IFSP FILOLIBRAS.Rafael Testa, Lucimar Bizio & João Antonio de Moraes - 2022 - CLE E-Prints 20 (3).
    Resumo -/- A partir da experiência de produção de uma videoaula de Lógica em Libras (Testa, Moraes, Bizio e Caló, 2021) para o IFSP FILOLIBRAS, inserida no contexto do projeto ‘O Ensino de Filosofia para Surdos: elaboração de material didático em uma perspectiva de inclusão escolar’ (Moraes e Bizio, 2021), levantamos algumas questões relativas ao arcabouço teórico do projeto. Após introduzirmos as motivações do projeto, explicamos como sua metodologia foi tratada no contexto da aula de Lógica, expondo as principais dificuldades (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31. Newton da Costa sobre la lógica no-reflexiva y la identidad.Jonas Rafael Becker Arenhart - 2019 - Metatheoria – Revista de Filosofía E Historia de la Ciencia 9:19--31.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32. Os Manuscritos de 1844 de Karl Marx e a retomada da economia política no pensamento pós-hegeliano.Douglas Rafael Dias Martins - 2020 - Verinotio – Revista on-line de Filosofia e Ciências Humanas 26 (1):301-329.
    Nosso artigo visa um estudo sobre os cadernos intitulados como “Manuscritos econômico-filosóficos” de Karl Marx, do ano de 1844, tendo em vista a posição privilegiada que o texto ocupa no desenvolvimento do pensamento do autor. Do mesmo modo, os manuscritos guardam os primeiros estudos teóricos da economia política de um jovem Marx e seu pensamento precoce – anterior àquele de “O capital” –, ao mesmo tempo que também representou o aprimoramento das “armas da crítica” pela “crítica das armas” contra os (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33.  22
    Dilemas deônticos e escolha: considerações pragmáticas.Rafael Testa - 2009 - Revista Brasileira de Filosofia 232:231-246.
    Neste artigo fazemos uma discussão conceitual acerca da ferramenta de escolha por nós apresentada no trabalho “Solving Normative Conflicts using Preference Relations”, isto é, explicitamos a racionalidade subjacente a tal ferramenta, bem como as consequências práticas de sua aceitação.
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34.  21
    The Future of a Discipline: Considering the Ontological/Methodological Future of the Anthropology of Consciousness, Part III.Rafael G. Locke - 2011 - Anthropology of Consciousness 22 (2):106-135.
    The anthropology of consciousness is a field of enormous and demanding scope. In this article, there is no attempt to address all of the current trends in thinking and research; rather, the aim was to draw a line through the field that extends from the 19th century and European philosophies to some contemporary expressions of those philosophies in social science research. In particular, taking the original project of Edmund Husserl, an approach to the phenomenological investigation of the nature of consciousness (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   2 citations  
  35. Direito à informação nas relações de consumo de produtos alimentícios no atacado E no varejo: Particularidades sobre composição, características, preço E quantidade do produto.Joaquim de Assis Úrsula Júnior & Rafael Heider Barros Feijó - 2014 - Revista Fides 5 (1):141-157.
    DIREITO À INFORMAÇÃO NAS RELAÇÕES DE CONSUMO DE PRODUTOS ALIMENTÍCIOS NO ATACADO E NO VAREJO: PARTICULARIDADES SOBRE COMPOSIÇÃO, CARACTERÍSTICAS, PREÇO E QUANTIDADE DO PRODUTO.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36.  46
    Book review: Altered states of consciousness and psi: An historical survey and research prospectus (parapsychological monograph series no. 18). Edward F. Kelly and Rafael G. Locke. [REVIEW]Hillary S. Webb - 2010 - Anthropology of Consciousness 21 (2):224-226.
  37. Notas Sobre O Trajeto Aporético Da Noção De Experiência No Pensamento De Derrida.Rafael Haddock-Lobo - 2013 - Educação E Filosofia 27 (53).
    O objetivo deste texto consiste em apresentar as linhas gerais do que, em termos desconstrutivos, seria a experiência mais radical ou constitutiva de toda experiência: a experiência da aporia. Uma espécie de não-experiência ou de experiência impossível que seria, ela mesma, a condição de impossibilidade de toda experiência possível. Para tanto, buscaremos analisar alguns usos do termo “experiência” ao longo da obra de Jacques Derrida.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  38. Imunidade, desestabilização e propriedade : o sistema de direitos em Unger.Rafael A. F. Zanatta - 2019 - In Carlos Sávio G. Teixeira (ed.), Rebeldia imaginada: instituições e alternativas no pensamento de Roberto Mangabeira Unger. Autonomia Literária.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39. O problema da origem da tragédia em Nietzsche.Rafael Koehler & Rosana Jardim Candeloro - 2012 - Griot : Revista de Filosofia 6 (2):122-137.
    O objetivo deste artigo consiste em analisar como Nietzsche, baseado na filosofia schopenhauriana, resolveu o problema do surgimento da tragédia grega através da elevação dos elementos Apolo e Dionísio a um estatuto ontológico, e como os gregos fizeram isso em seu tempo através da Música, além de revelar como, em Nietzsche, o pensamento de Sócrates surge como o “perverso algoz da arte”.O estudo foi realizado através de uma pesquisa bibliográfica com base nas seguintes obras do filósofo: A visão Dionisíaca de (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40.  45
    El amor a la verdad según san Agustín de Hipona.Rafael Lazcano - 2010 - Revista Española de Filosofía Medieval 17:11-20.
    El amor a la verdad define la vida de San Agustín. La búsqueda de la verdad está inserta en su existencia concreta y personal. Le inquieta sobremanera el deseo de saber. Es consciente de las dificultades de la inteligencia para encontrarla. A la verdad se va por el amor. Él es quien le mueve e impulsa a ir en búsqueda de la verdad. En este camino se encuentra Agustín con diferentes compañeros de viaje. Él, enamorado de la verdad, nunca está (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41. Debate transformado em querela: panorama sobre a relação entre o luxo e as paixões.Rafael de Araújo E. Viana Leite - 2018 - Griot : Revista de Filosofia 17 (1):33-47.
    Pretendo mostrar a relação entre o surgimento das primeiras apologias do luxo no século XVIII e a mudança de estatuto das paixões humanas. A hipótese que gostaria de defender é a de que a alteração da compreensão das paixões humanas possibilitou a formulação de uma nova antropologia segundo a qual a busca por prazer é entendida como legítima moral e politicamente.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42.  9
    Os conselhos populares e o PT Análise da proposta de participação direta do Partido dos Trabalhadores por meio das páginas da revista Teoria e Debate.Rafael Saraiva Lapuente - 2018 - Dialogos 22 (2):58.
    este artigo busca analisar como a proposta dos conselhos populares, pauta bastante presente no Partido dos Trabalhadores nos anos 1980, foi retratada nos primeiros volumes da revista Teoria e Debate, que era editada pelo próprio partido. Para esse estudo, consultamos os cinco primeiros volumes da revista online, que abarcam o período de 1987, quando foi lançada, até março de 1989, abrangendo o período em que o PT passou a governar as primeiras grandes capitais, chegando até a fase pré eleitoral de (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43.  28
    Girolamo savonarola E as formas de governo.Rafael Salatini - 2015 - Trans/Form/Ação 38 (1):43-56.
    O trabalho apresenta um estudo analítico do tema das formas de governo, no pensamento político de Girolamo Savonarola, a partir de Tratatto circa il regimento e governo dela città di Firenze. Parte-se da metodologia bobbiana, analisando-se o tema sob três perspectivas simultâneas: sistemática, axiológica e teleológica. The work presents an analytical study of the theme of the forms of government in the political thought of Girolamo Savonarola, based on his Tratatto circa il regimento e governo dela città di Firenze. Using (...)
    Direct download (7 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44.  11
    Teses ad Feuerbach e a educação.Rafael Rossi - 2019 - Trans/Form/Ação 42 (2):85-106.
    Resumo: O presente texto aborda as Teses ad Feuerbach elaboradas por Marx, com intuito de extrair elementos de ordem ontometodológica que possam subsidiar a reflexão à filosofia da educação. Entendemos, na esteira de Lukács e Mészáros, que o pensamento marxiano se distingue qualitativamente do padrão de cientificidade moderno, em razão da instauração de uma ontologia de base materialista e dialética do ser social. Isso significa que a teoria social marxiana possui, como seu núcleo mais essencial, a historicidade na abordagem ontológica (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45.  1
    problema do amor e da dist'ncia em Anne Carson.Rafael Saldanha - 2021 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 66 (1):e38535.
    O presente trabalho tem como objetivo apresentar a rearticulação do problema do amor na obra da classicista e poeta Anne Carson. Em seu livro Eros, the bittersweet, Carson realiza uma reconstrução do problema do amor na tradição helênica. A operação, porém, não se restringe a uma mera reconstrução histórica, visto que as elaborações conceituais da autora acabam pondo o problema do amor como um tipo de situação que tem sua força justamente na transcendência das condições particulares. Analisaremos, portanto, como Carson (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46. Mate, Manuel-Reyes (2018). El tiempo, tribunal de la historia. Madrid, MD: Trotta. 176 páginas.Rafael Ortega Narváez - 2020 - Las Torres de Lucca. International Journal of Political Philosophy 9 (17):347-354.
    Manuel-Reyes Mate propone que el tiempo tiene la clave para construir un nuevo pensamiento que se haga cargo del sufrimiento y lo ponga en el orden del día. En efecto, desde hace uno años Reyes Mate interpeló a la tradición filosófica que, a su juicio, se había vuelto incapaz de responder por la catástrofe a la que condujo la razón ilustrada, catástrofe cuyo símbolo es Auschwitz. Desde Memoria de occidente y La razón de los vencidos, Reyes Mate puso la memoria (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47. Autonomia e educação: reflexões e tensões para a formação humana // Autonomy and education: reflections and tensions in ways for human training.Rafael Bianchi Silva - 2015 - Conjectura: Filosofia E Educação 20 (1):38-50.
    800x600 O objetivo deste trabalho é debater a questão da autonomia e sua relação com a formação humana a partir de dois momentos: primeiro, com o conceito de homem proposto pelas filosofias grega e iluminista e, segundo, os valores difundidos na sociedade contemporânea. Observa-se que mesmo em diferentes momentos históricos, há forte presença do ideal de autonomia e liberdade presente nos projetos educativos. Assim, ao discorrer sobre nosso momento atual e o modo de vida nele difundido, o trabalho analisa os (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48.  1
    Diversidad y espacialidad: sobre el concepto de estrato en Deleuze y Guattari.Rafael Ernesto Mc Namara - 2021 - Páginas de Filosofía 22 (25):71-99.
    Resumen: El artículo propone una lectura de la meseta “10000 AC. La geología de la moral ” desde el punto de vista de una ontología del espacio. Nos concentraremos específicamente en el concepto de estrato. En los primeros dos apartados se mostrará que todo estrato supone aspectos materiales y semióticos. Para ello se explicitarán algunos conceptos de la geología y de la lingüística utilizados por Deleuze y Guattari. Los apartados 3, 4 y 5 se ocuparán, sucesivamente, de los conceptos de (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49. Apuntes sobre el pensamiento de Spinoza: el derecho natural.Rafael Vega Pasquín - 2011 - Anales de la Cátedra Francisco Suárez 45:403 - 428.
    El derecho natural spinozista es el concepto central que articula este estudio. Y en relación con el derecho natural trataremos de explicar otros conceptos fundamentales de la filosofía de Spinoza: el común decreto, las supremas potestades y la salvación del pueblo o concordia. Los elementos a analizar son, pues, la materia, la forma, los agentes y los fines. El autor de este artículo parte de un presupuesto simple: el derecho natural representa el aspecto material del pensamiento de Spinoza. Ahora bien, (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50.  9
    A filosofia da matemática de Frege no contexto do neokantismo.Gottfried Gabriel, Sven Schlotter, Lucas A. D. Amaral & Rafael R. Garcia - 2021 - Kant E-Prints 16 (2):363-376.
    Há muitos pontos de concordância entre Frege e os neokantianos. Isso vale especialmente para os representantes do neokantismo da teoria do valor ou do Sudoeste alemão na tradição de Hermann Lotze. Não discutiremos aqui todos os aspectos dessa proximidade; de acordo com o tema que propomos, ficaremos restritos à filosofia da matemática. A primeira parte do artigo tratará da relação entre aritmética e geometria, mostrando surpreendentes semelhanças entre Frege e o neokantiano Otto Liebmann. A segunda parte discutirá as diferentes recepções (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 1000