Order:
  1.  2
    A Pintura da Igreja do Santíssimo Sacramento dos Paulistas (Santa Catarina).Nuno Saldanha - 2017 - Cultura:157-184.
    A actual igreja paroquial de Santa Catarina, do antigo convento da congregação de São Paulo da Serra d’Ossa, é sem dúvida uma das mais ricas de Lisboa, e essa opulência, para além do seu recheio decorativo, passa também pela riqueza do seu programa iconográfico. Sendo originalmente igreja conventual de uma congregação eremítica, dedicada ao Santíssimo Sacramento, esta circunstância reflecte-se naturalmente no seu programa decorativo. Assim, é precisamente esta dupla vertente (a eucarística e a eremítica) que marca o seu complexo programa (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  17
    Style and iconography – The blessed of Portugal and romanesque painting.Nuno Saldanha - 2010 - Cultura:105-120.
    O século XVII revelou-se bastante positivo no tocante ao enriquecimento do hagiológio lusitano, tendência que se conseguiu manter activa até inícios de Setecentos. Para além da canonização da Rainha Santa Isabel (1625), em 1671, o Papa Clemente X estende o culto de Gonçalo de Amarante (beatificado em 1561) à Ordem dos Pregadores e a todo o reino de Portugal, com missa e ofício litúrgicos próprios.Seguir-se-ão outros processos de infantas portuguesas, mais prolíferos em termos de produção artística e iconográfica, que decorrem (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  13
    Pierre-Antoine Quillard (c. 1703-1733). Os livros e a ilustração na gravura joanina.Nuno Saldanha - 2005 - Cultura:77-99.
    Quillard tem sido um artista frequentemente esquecido pela nossa historiografia, apesar de Portugal ter exercido uma importância considerável no desenvolvimento da sua carreira. Depois de um período de estreita aproximação ao estilo de Watteau, será aqui que o artista parisiense dará início a um novo estilo, mais maduro, e a novas temáticas na sua obra, tanto na Pintura como na Gravura, mormente no desenvolvimento da arte do Retrato, na temática religiosa, histórica e alegórica, mais de acordo com o gosto e (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark