Order:
Disambiguations
Nuno Ribeiro [6]Nuno Filipe Ribeiro [3]Nuno Filipe Gonçalves Nunes Ribeiro [1]
  1.  11
    Charles Robert Anon & Alexander Search: filosofia e psiquiatria.Nuno Ribeiro & Cláudia Souza - 2012 - Revista Filosófica de Coimbra 21 (42):541-556.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  52
    Enzo de Pellegrin, ed. , Interactive Wittgenstein: Essays in Memory of Georg Henrik von Wright . Reviewed by.Nuno Ribeiro - 2013 - Philosophy in Review 33 (2):106-108.
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  29
    Fernando Pessoa E o problema da metafísica.Nuno Ribeiro - 2015 - Kriterion: Journal of Philosophy 56 (132):433-450.
    RESUMO O presente artigo visa elucidar a tematização que Fernando Pessoa apresenta da questão da metafísica, à luz dos escritos filosóficos deixados por este autor no seu espólio. No espólio de Fernando Pessoa, conservado na Biblioteca Nacional de Portugal, existe uma multiplicidade de projetos e fragmentos de cariz filosófico sobre metafísica dos quais resultaram uma pluralidade de escritos relativos ao sentido da noção de ser. Assim, através de uma análise dos diversos projetos pessoanos consagrados à questão da metafísica, pretendemos clarificar (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  19
    Fernando Pessoa e o movimento racionalista: um estudo a partir do espólio.Nuno Ribeiro - 2016 - Revista Filosófica de Coimbra 25 (49):157-170.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  19
    Fernando Pessoa leitor de Pascal E o projeto do livro do desassossego.Nuno Ribeiro & Cláudia Souza - 2019 - Cadernos Espinosanos 40:119-134.
    O presente artigo visa explorar as relações entre Pascal e Pessoa tendo por base o impacto da obra do autor francês tanto na estruturação quanto nas temáticas presentes ao longo do projeto do Livro do Desassossego. Com efeito, na Biblioteca Particular de Pessoa encontramos livros de e sobre Pascal que se encontram sublinhados e anotados pelo autor português e nos possibilitam certificar o interesse de Pessoa pelo pensamento pascaliano. Para além disso, o espólio de Pessoa oferece-nos um conjunto de fragmentos (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  11
    Fernando Pessoa leitor de Schopenhauer e o problema do livre-arbítrio.Nuno Filipe Gonçalves Nunes Ribeiro & Cláudia Franco Souza - 2020 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 11 (2):529-539.
    O presente artigo visa elucidar as relações entre Fernando Pessoa, Schopenhauer e a questão do livre arbítrio, tendo por base a leitura que o autor português fez da obra schopenhaueriana. Com efeito, ao longo dos escritos de Pessoa encontramos múltiplos testemunhos da leitura que o poeta e pensador português fez do pensamento schopenhaueriano. Um importante indício para o estudo da reapropriação pessoana do pensamento de Schopenhauer constata-se, desde logo, na Biblioteca Particular de Fernando Pessoa, onde encontramos uma tradução francesa do (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  7
    Goethe, Spengler e a morfologia da linguagem em Wittgenstein.Nuno Ribeiro - 2017 - Griot : Revista de Filosofia 15 (1):173-186.
    O presente artigo apresenta a importância da morfologia de Goethe e de Spengler para o desenvolvimento de uma morfologia da linguagem em Wittgenstein, após o seu retorno a Cambridge e à filosofia em 1929. Com efeito, de acordo com o testemunho de Norman Malcolm, presente em Ludwig Wittgenstein: A memoir, Wittgenstein afirma, no decurso das lições sobre a filosofia da psicologia, ocorridas entre 1946 e 1947, que aquilo que a sua filosofia procura fazer é fornecer a morfologia do uso de (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8. Os livros filosóficos inacabados de pessoa-Problemas e critérios para a publicaçao dos escritos filosóficos de pessoa.Nuno Filipe Ribeiro - 2011 - Philosophica -- Revista Do Departamento de Filosofia da Faculdade de Letras de Lisboa 38:165-176.
     
    Export citation  
     
    Bookmark